Chá de moringa: conheça os benefícios, saiba como fazer e como consumir

Com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, o chá de moringa pode proteger o coração, controlar a diabetes, estimular o cérebro e prevenir o câncer

  • 8
    Shares

- Continue depois da Publicidade -

A Moringa oleifera é uma árvore com folhas, frutos e sementes comestíveis que vem sendo utilizada no sul da Índia há séculos. Isso porque a planta tem propriedades curativas e uma grande concentração de nutrientes. O chá de moringa, por sua vez, apresenta vários benefícios para a nossa saúde.

Feita a partir das folhas secas, a bebida vem ganhando popularidade por ser fácil de preparar. Além disso, pode ser uma aliada do emagrecimento saudável, controlar a pressão alta, regular os níveis de açúcar no sangue e até prevenir câncer. Continue lendo!

Aproveite e siga o Fashion Bubbles no Google News! Assim, você fica sabendo em primeira mão tudo sobre Saúde, Beleza, Moda, Famosos, Décor e muito mais. É só clicar aqui, depois na estrelinha para seguir.

 

O que é chá de moringa?

 

Conhecida como árvore milagrosa, a Moringa oleifera é um superalimento. Para fazer sua infusão, o mais comum é utilizar as folhas secas da planta. Apesar de o processo de desidratação causar a perda de alguns nutrientes, o chá de moringa é rico em cálcio, ferro, vitamina A e tiamina.

- Continue depois da Publicidade -

A infusão apresenta um sabor terroso, que lembra bastante o gosto do chá verde. No entanto, é menos amargo e adstringente. Por isso, não amarra a boca e agrada mais o paladar.

 

folhas de moringa
Foto: Pixabay

 

- Continue depois da Publicidade -

  • Conheça todos os benefícios da moringa e veja mais alimentos saudáveis para incluir na dieta. Aprenda a preparar a banana-da-terra, que espanta doenças como o stress e a depressão. Inclua rúcula nas refeições para promover o bom funcionamento do organismo. Enfim, conheça 10 benefícios do inhame, como melhorar a imunidade e emagrecer.

 

Para que serve o chá da moringa?

 

As propriedades da planta ainda foram pouco estudadas pela ciência, com pesquisas apenas em animais ou células. Entretanto, descobertas iniciais apontam que a infusão pode servir como tratamento complementar para inflamações e doenças crônicas ou autoimunes. Conheça 5 benefícios do chá de moringa!

 

- Continue depois da Publicidade -

chá de moringa em xícara de vidro ao lado da folha fresca e seca
Foto: RGBstock

 

1. Perda de peso

 

Por causa de seu alto teor de polifenóis, a bebida ajuda a prevenir e a reduzir a gordura localizada. Além disso, a infusão tem propriedades anti-inflamatórias e diuréticas, diminuindo o inchaço. Para potencializar o efeito, você pode beber uma xícara do chá logo após as principais refeições.

 

 

2. Redução da pressão sanguínea

 

De acordo com um estudo recente, as folhas de moringa possuem compostos que impedem a formação de placas nas artérias, relaxam os vasos sanguíneos e diminuem taquicardia. Como resultado, seu chá pode ser uma alternativa natural de tratamento para a hipertensão e para doenças cardíacas.

 

3. Controle da diabetes

 

Um estudo utilizando o pó das folhas de moringa na alimentação de animais mostrou que seu consumo pode ajudar pessoas com diabetes. Isso porque a planta ajuda a regular o nível de glicose no sangue. No entanto, mais testes em humanos são necessários para comprovar sua eficácia.

 

Você também pode gostar!

4. Prevenção contra o câncer

 

As folhas secas usadas para fazer o chá de moringa contêm flavonoides e ácidos fenólicos. Essas substâncias agem como antioxidantes e, dessa forma, diminuem o estresse oxidativo que está associado ao desenvolvimento do câncer.

 

5. Proteção do cérebro

 

Devido a suas propriedades antioxidantes, a bebida pode ajudar a melhorar o funcionamento cerebral. Assim, pode turbinar a memória e até diminuir os riscos de doenças como Alzheimer e demência.

 

Quais são as contraindicações?

 

Estudos já provaram que o uso do chá de moringa é seguro. Contudo, mulheres grávidas e lactantes devem evitar o seu consumo.

A planta pode ainda reduzir a eficácia de alguns remédios. Portanto, se você toma medicamentos para uma doença crônica, é importante consultar seu médico antes de ingerir a bebida.

Do mesmo modo, a erva pode interferir com drogas usadas em quimioterapia. Por isso, pacientes que estão fazendo esse tratamento precisam de aprovação médica para incluir a infusão na dieta.

 

Como fazer chá de moringa?

 

Existem duas maneiras de fazer o chá de moringa. A primeira é utilizando as folhas secas dessa árvore milagrosa. Para isso, ferva 1 xícara (chá) de água, desligue o fogo e acrescente, em seguida, 1 colher (sopa) da planta seca. Tampe e deixe em infusão por 10 minutos. Coe e beba, de preferência sem adoçar.

 

ingredientes para o preparo do chá de moringa
Foto: Freepik

 

Além disso, é possível fazer a bebida utilizando o pó extraído das folhas. Neste caso, misture ½ colher (chá) do pó com 1 xícara (chá) de água quente. Trata-se de um modo de preparo mais prático, pois você não precisa aguardar a infusão e pode beber o chá logo depois.

 

xícara com líquido verde
Foto: Freepik

 

Qual o melhor horário para tomar o chá de moringa?

 

Não existe um momento ideal para beber a infusão. Como ela não contém cafeína, por exemplo, pode inclusive ser ingerida à noite sem atrapalhar o sono. No entanto, o indicado é não ultrapassar a quantidade diária de 500ml a 1 litro da bebida. Assim sendo, você pode preparar uma quantidade maior de manhã e ir tomando ao longo do dia.

 

mulher segurando xícara de bebida quente
Foto: Pexels

 

  • Por fim, aposte no poder dos chás para turbinar a saúde! Mantenha o corpo esguio, a mente afiada e os ossos fortes com chá vermelho. Tome o chá de malva a fim de obter uma pele bonita, uma boca saudável e emagrecer. Beneficie o sistema digestivo com chá de hortelã. Enfim, aprenda a preparar o chá de carqueja, que é diurético e tem ação desintoxicante.
  • 8
    Shares

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também

“Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda.” Tudo bem Mais detalhes