Foto materiais de costura.

CosturAção: conheça o projeto da Singer que promove o desenvolvimento de microempreendedores

Em colaboração com a ONG AVRA, a marca desenvolveu um programa de formação 360º com ideias práticas para o desenvolvimento de um negócio sustentável na indústria da costura

De acordo com o estudo da Serasa “Pandemia e os Impactos Financeiros”, mais de um quarto dos brasileiros, ou 35%, passou a investir na pandemia. Assim, acelerando um movimento empreendedor que já conquistava adeptos em todo o mundo.

Em resposta a esta realidade e de acordo com as práticas ESG, a Singer, marca da SVP Worldwide e líder mundial na fabricação de máquinas de costura domésticas e industriais, desenvolveu o projeto CoturAção em colaboração com a ONG AVRA, especializada na formação profissional.

O projeto visa promover o empreendedorismo entre os moradores da Vila Nova União, a terceira maior comunidade de São Paulo.

O mercado de máquinas de costura, em 2021 registrou crescimento de 306% em relação a 2020. Esses indicadores demonstram que o mercado está aquecido e nós entendemos que o nosso papel é fomentar esse momento que se mostra promissor desenvolvendo o empreendedorismo no segmento da costura

Concheta Felicitano, diretora de marketing da Singer para a América Latina

Segundo a executiva, o programa promove a transformação das pessoas ao concretizar o conceito de responsabilidade social, uma das práticas ESG que vem sendo buscada.

A Singer é uma marca centenária, que está no mundo inteiro com uma força muito grande. Diante disso, acreditamos que temos um papel que vai além dos nossos negócios, que é favorecer a transformação de pessoas por meio da costura, seja do ponto de vista pessoal, profissional ou financeiro. E é isso que queremos mostrar por meio do projeto CosturAção, que é possível tirar os sonhos do papel e ter o seu próprio negócio neste segmento de forma lucrativa e sustentável, aproveitando o aquecimento do mercado

Concheta

Como é o projeto CosturAção?

Para iniciar um negócio é preciso estar preparado, você deve primeiro ser educado. Por isso, a singer em parceria com a AVRA foca na educação como base para o empreendedorismo e o desenvolvimento de um negócio sustentável.

O CosturAço foi pensado para incentivar os empreendedores. Dessa forma, eles realizaram uma triagem para entender a situação atual de cada participante e selecionaram os alunos com base nessas entrevistas, conforme disse Concheta Feliciano.

Singer, em colaboração com a AVRA, entrevistou moradores da Comunidade Vila Nova União, dos quais 12 foram escolhidos para participar do projeto.

O CosturAço terá três módulos e um desafio que serão ministrados ao longo de seis meses. Começa com a concepção de um projeto de costura. Passa pela seleção de materiais, desenvolvimento e criação de peças, corte, costura e acabamento.

Além das oficinas de costura, os alunos selecionados terão a oportunidade de começar seu próprio negócio do zero.

“Por meio dos módulos de empreendedorismo e técnicas de vendas, os alunos passarão por um programa de educação básica com noções de administração, caixa, logística, além de aprender a técnicas de marketing e divulgação por meio da rede social”.

Laurie Cazorla, porta-voz da AVRA

Concheta ressalta que o o programa focará na confecção de . Isso porque é um dos segmentos mais valorizados no mercado.

Além disso, a conclusão dessa primeira turma será próximo ao , estação propícia para o início de um negócio focado em praia”.

Concheta

  • Enquanto isso, leia Upcycling: tudo o que você precisa saber + ideias geniais do TikTok

Singer e AVRA farão acompanhamento especial

Após a conclusão do curso de seis meses, os novos empreendedores poderão planejar e gerenciar seus próprios negócios.

No entanto, a Singer e a AVRA estarão acompanhando todos os alunos durante 12 meses com a intenção de dar suporte para que essas pessoas possam alcançar seus objetivos.

“Sabemos que a jornada do empreendedor é construída gradativamente. E o conhecimento técnico nem sempre é efetivo na superação dos desafios deste universo. Por isso, há necessidade de um acompanhamento dessa jornada no longo prazo com objetivo de dar suporte e segurança aos iniciantes”.

Concheta

A afirmação da executiva é corroborada por um estudo do SEBRAE, que constatou que a taxa de mortalidade das micro e pequenas empresas foi de 29% em um curto período de tempo. Após cinco anos, as microempresas tinham taxa de 21,6%, enquanto as pequenas empresas, 17%.

Isso demonstra que a falta de conhecimento do mercado também é um erro comum que muitos empreendedores cometem.

“Vemos nessa parceria com a Singer a possibilidade de transformar vidas através da qualificação profissional. Por meio do CosturAção reafirmamos o nosso propósito de educar para desenvolver empreendedores que possam alcançar os seus sonhos com bom retorno financeiro e com a mudança de vida”.

Laurie Cazorla

A Singer acredita que as empresas desempenham um papel importante no desenvolvimento econômico e social. Além disso, que colocar em prática as práticas ESG é uma forma de definir o posicionamento e o compromisso de uma empresa com a sociedade.

“A sociedade passou a entender o poder de transformação das corporações e tem cobrado uma participação das empresas nas questões sociais, razão pela qual o ESG deixou de ser uma sigla da moda e vem ganhando força nas empresas de todo o mundo. O CosturAção é mais um passo prático da Singer que reforça o nosso compromisso com a sociedade visando o desenvolvimento de uma cultura de de impacto sustentável e de transformação”

Concheta

Além da AVRA, Singer recebeu financiamento das seguintes organizações: Maluli, Armarinhos, Tok Stok, Focus Textile, Work On, Instituto Nua_Nova União da e ACDEM.

  • Ao mesmo tempo, leia Rios voadores: o que é e qual é sua importância ambiental

Quais são os princípios ESG?

A sigla significa Environmental, Social and Governance, ou, em português, “práticas ambientais, sociais e de governança”.

Esses são os princípios ESG que devem orientar as decisões de negócios para terem um impacto social significativo. Em outras palavras, para ser ESG, uma empresa deve desenvolver uma série de projetos internos que visem:

  • Defender ativamente os recursos naturais;
  • Incentivo à participação em políticas de diversidade e desigualdade;
  • Mitigar casos de corrupção, assassinato e discriminação por meio de políticas regulatórias.

Isto é, basicamente, o ESG é uma excelente oportunidade para as empresas melhorarem sua reputação e transformarem sua imagem aos olhos do público.

  • Logo depois, leia Flores Astrais: Upcycling marca coleção da Trama Afetiva no BEFW

Tudo sobre a Singer do Brasil

A Singer é a fabricante líder mundial de máquinas de costura domésticas e industriais, com 170 anos de experiência.

Seus produtos estão disponíveis nas maiores lojas de varejo do país, incluindo as especializadas em máquinas de costura, comércio eletrônico e artigos de costura e arte.

Por meio de sua forte presença global, a empresa desenvolve competências dentro de uma de alto desempenho com o objetivo de gerar o mais alto nível de valor agregado para seus clientes, colaboradores, investidores e sociedade.

A presença da Singer no Brasil transforma a vida das comunidades do seu entorno incentivando o empreendedorismo, o empoderamento feminino e a geração de negócios, além de estimular a economia e promover uma cultura mais moderna e dinâmica entre os funcionários e seus familiares.

Veja mais sobre a Singer.

  • Logo após, leia Os americanos inventaram o café molecular. Afinal, o que é isso?

Tudo sobre o AVRA

A AVRA é uma organização sem fins lucrativos (ONG) que utiliza o trabalho voluntário para transformar vidas por meio da educação, oferecendo capacitação profissional de baixo custo para o mercado de trabalho e contribuindo para causas beneficentes.

Ela oferece processos de mentoria e seleção de carreira, além de cursos para o desenvolvimento de líderes e empreendedores.

Seu objetivo é tornar a sociedade mais preparada para o mercado de trabalho e, ao mesmo tempo, destinar recursos para ajudar pessoas de baixa renda a desenvolver projetos que lhes permitam escrever sua própria história.


Stories

Matérias Similares