O upcycling é uma das formas de atingir dois dos três R’s da reciclagem: Reduzir e Reutilizar. Com a população crescendo cada vez mais, precisamos produzir mais de tudo, significando também gerar mais lixo. O que, como resultado, faz com que nossos recursos naturais se esgotem pouco a pouco.

Por isso a necessidade da sustentabilidade, com benefícios importantes, como a preservação do meio ambiente, melhora da economia e aumento da qualidade de vida.

O upcycling é uma das práticas em prol desse processo. No qual transforma velhos itens, que seriam descartados em aterros sanitários, em novos produtos utilizáveis. Mas ele difere da reciclagem!

Quer conhecer mais o upcycling? Então confira o que preparamos para você aqui! Saiba o que é essa prática, sua importância, a relação com a moda, a diferença com a reciclagem, como fazer, o que considerar ao pensar em fazer e também perfis no TikTok sobre o tema para seguir.

O que é upcycling e qual a sua importância?

Foto de bicicleta transformada.
Bicicleta que seria descartada utilizada como decoração em área externa. Fonte: Canva

Upcycling é a prática de fazer algo de maior qualidade ou valor a partir de coisas que já existem e seriam descartadas. Essa importância se dá, principalmente, no meio ambiente, devido à necessidade de reduzir a quantidade produzida pelo ser humano de lixo, que lota os aterros sanitários e causam impactos ambientais.

Foto de botas de galocha como vasos de flor.
Botas de galocha velhas se tornaram lindos vasos de flores. Fonte: Canva

Um brasileiro produz em média 379,2 kg de lixo anualmente, isto é, mais de 1 kg por dia. Juntos, isso chega a um total de 79,1 milhões de toneladas por ano! Portanto, em vez de encher nossos aterros com mais lixo, é fundamental que reservemos algum tempo para reciclar mais e o máximo que pudermos.

  • Enquanto isso, confira Rios voadores: o que é e qual é sua importância ambiental

O que é upcycling na moda?

Foto upcycling na moda.
Roupas velhas se tornar lindas peças novas no seu guarda-roupa! Fonte: Canva

Upcycling na moda significa pegar roupas velhas, desgastadas ou danificadas e reaproveitá-las transformando-as em algo novo. Roupas que não estejam mais em uso, rasgadas, manchadas, ou danificadas, podem ser transformadas em um atual produto.

  • Logo depois, veja Flores Astrais: Upcycling marca coleção da Trama Afetiva no BEFW

Qual a diferença entre reciclagem e upcycling?

Foto transformando cadeira velha.
Você sabia que reciclar e upcycling não são as mesmas coisas? Confira a diferença em seguida. Fonte: Canva

Reciclar significa destruir o que é lixo para criar algo novo, enquanto o upcycling quer dizer pegar o “lixo” e criar algo novo a partir dele em sua condição atual. Então, você essencialmente pega um objeto antigo e lhe dá uma nova vida.

Como fazer o upcycling?

Foto de skate velho como balanço.
O upcycling pode ser feito por qualquer um, afinal. Fonte: Canva

Diferente da reciclagem, o upcycling não demora transformar um item velho em um novo produto. O que é ótimo para o meio ambiente. Afinal, existem itens que são bem difíceis de reciclar e levam bastante tempo para isso.

O seu lixo pode ser transformado em um tesouro para outra pessoa. Além disso, você pode vender seus produtos na Shopee, Mercado Livre ou ainda iniciar uma loja no Instagram para isso.

Antes de jogar fora aquela velha estante, pense se você pode dar uma nova vida a ela. Móveis mais antigos são cheios de personalidade e foram construídos para durar, então por que devemos condená-los sem lhes dar outra chance?

Há muitas maneiras de fazer upcycling. Nós trouxemos algumas ótimas ideias para se inspirar. Confira em seguida:

  • Logo após, confira Lembrancinha DIY: 23 ideias que vão bem em qualquer ocasião!

Reaproveite suas roupas velhas

Foto de roupas velhas customizadas.
Tie-Dye e pinturas são ótimas maneiras de dar uma cara nova às peças. Fonte: Society19/ Society19

É possível fazer muitos itens de tecido com roupas inutilizáveis para serem doadas para caridade, por exemplo. Você não precisa ir ao aterro! As roupas podem ser transformadas em itens como máscaras faciais, capas de almofadas, sacolas de compras e muito mais.

Se você estiver se sentindo criativo, pode mexer na cor das peças ou adicionar detalhes como bordados ou rendas para fazer algo que pareça novo. Sua imaginação é seu único limite!

Foto upcycling: camisa velha customizada.
Que tal transformar uma camisa social velha do seu pai em um lindo vestido? Fonte: Society19

No vídeo em seguida, confira 13 transformações fáceis de calça jeans:

Faça molduras decorativas

Foto upcycling: molduras velhas customizadas.
Porta-retratos velhos podem se tornar lindos quadros e porta-chaves. Fonte: Hometalk/ Sheknows

Caso esteja pensando em jogar fora seus porta-retratos antigos, considere se você pode ser criativo e modificar os seus próprios. Tudo o que você precisa é de tinta spray e possivelmente alguns enfeites. Você pode colar conchas em uma moldura branca para uma linda obra de arte para seu quarto.

Foto upcycling: moldura velha customizadas com conchas.
Ainda mais, continuar na função, mas de cara nova e exclusiva! Fonte: ResinCrafts

No vídeo em seguida, veja 25 ideias para decorar sua casa com molduras:

A madeira pode ser transformada numa variedade de coisas

Foto upcycling: pallets transformados em móveis.
Um lindo conjunto de sofá e mesa de centro para sua área externa. Que tal? Fonte: Edinburghlive

Pallets podem ser transformados em sofás e mesas de centro para o ar livre. São infinitas as possibilidades de como a madeira pode ser transformada — basta uma lixadeira, uma serra e um pouco de tinta.

Foto upcycling: pallets transformados em cama e portas em cabeceira.
Assim, pallets e portas funcionam como cabeceira de cama também. Fonte: Ideias Decor

Em seguida, assista a um vídeo mostrando 17 ideias com caixotes de feira para você fazer em casa:

  • Logo depois, leia o nosso especial sobre decoração com pallet: lá você encontra móveis para sala, quarto, varanda e jardim

Recipiente velho? Novo vaso de planta lindo

Foto upcycling: recipientes transformados em vasos de planta.
Assim, aquele seu ralador que não tem mais utilidade ou um copo de milkshake pode se tornar um lindo vaso de flor. Fonte: Canva

Qualquer recipiente pode ser preenchido com terra e usado para fazer lindos vasos de flores, seja para dentro de casa ou fora, até mesmo uma mini horta de ervas. Inclusive sapatos velhos e botas de galocha podem ser usados para esse fim, uma decoração original e peculiar que certamente impressionará seus convidados.

Outra alternativa são os pneus velhos e gavetas, que você pode continuar valorizando transformado-os em vasos de plantas exclusivos, mesmo após terem sido degradados pelo uso anterior.

Foto upcycling: botas e pneus transformados em vasos de planta.
Galochas e pneus que seriam descartados pintados e usados como vasos de flor, enfim. Fonte: Canva

Assista no vídeo em seguida, 24 ideias de vasos de plantas originais:

Transforme livros em algo único

Foto upcycling: livros transformados em objetos de decoração.
Seu livro velho pode se tonar um lindo porta-lápis, uma bolsa, ou também um porta-joias, por exemplo. Fonte: UpcycledWonders

Livros, revistas e jornais velhos não precisam acabar no lixo. Você pode transformá-los em porta lápis ou em uma bolsa, por exemplo. O importante é reaproveitar!

Foto upcycling: livro transformado em vaso de suculentas.
Ainda mais, livros podem ser vasos para suas suculentas! Fonte: Earthr911

Veja em seguida, ideias fantásticas para fazer com páginas de livros velhos:

O que considerar caso quiser fazer um upcycling?

O upcycling, assim como a reciclagem, visa evitar que materiais e recursos acabem em aterros sanitários. Se você deseja reciclar alguma coisa, fazer as perguntas abaixo a si mesmo o ajudará a escolher os projetos que terão o impacto mais positivo no meio ambiente e serão os mais benéficos em termos de criar algo útil para você e evitar mais resíduos em aterros sanitários. Confira em seguida:

  • Isso realmente manterá o item fora do fluxo de resíduos por muito tempo?
  • Quando você usar sua criação atualizada em vez de algo novo, ela realmente funcionará?
  • O item que você atualizou é apenas uma novidade ou é realmente útil e será usado?
  • Isso inspirará outras pessoas que o encontrarem a experimentar o upcycling?

Os melhores perfis com truques e ideias de upcycling no TikTok

Felizmente para nós, TikTokers de todo o país (e do mundo) estão atualmente servindo uma enorme quantidade de conteúdo upcycling. Por isso, o Fashion Bubbles reuniu 5 perfis da rede social para servir de inspiração para você que está interessado em transformar itens antigos em novos.

Upcycling no TikTok: roupas

Há uma infinidade de pessoas mostrando formas de reutilizar roupas velhas no aplicativo. Se você tem várias peças no guarda-roupa para transformar, um visual moderno pode ser garantindo caso se inspirar na Alexia Fabriani.

Transformando tênis esportivos velhos em corset novos

Tênis esportivos podem desgastar rapidamente (provavelmente se utilizados com muita frequência), e contas como @lachicabby podem ser sua escolha se você estiver atrás de informações sobre maneiras de transformar um tênis velho em um lindo corset novo.

Uma peça produzida pela TikToker Lachica chegou a ser usada pela cantora Luisa Sonza em seu novo sucesso “Sentadona”. Confira mais detalhes no vídeo abaixo:

https://www.tiktok.com/@lachicabby/video/7076402485719600389?is_copy_url=1&is_from_webapp=v1

Colcha velha se torna conjunto de frio super confortável?!

Ou ainda você pode querer transformar aquela colcha de cama velha em um lindo conjunto de frio para o próximo inverno. Que tal? A @mata.girl fez isso com maestria!

Por que não fazer uma bolsa super estilosa sustentável?

Já imaginou a possibilidade de uma câmara de ar que seria descartada ser transformada em uma bolsa sustentável? Incrível upcycling de Bruk, do @bruk.wear no TikTok.

Upcycling de móveis e objetos

Pensando em trocar seu colchão? Antes de jogá-lo no lixo, pense em transformá-lo num lindo puff para sua sala. O perfil @adrienepe no TikTok ensina passo a passo como fazer um. A dona da conta já mostrou como transformar tapete em almofada, garrafa em vaso de flor, caixote de feira em prateleira e muito mais.

Enfim, para encontrar pessoas brasileiras que fazem upcycling no TikTok, você pode buscar pela #upcyclingbrasil. Ao pesquisar na rede social somente a #upcycling, você encontrará pessoas do mundo todo que produzem itens novos a partir de itens velhos. O que é um máximo! Afinal, serão muito mais inspirações para seguir.

  • Assim, leia também Sofá de pallet: passo a passo para montar o seu +18 fotos

Conclusão

Cada um de nós possui a responsabilidade de descartar corretamente os resíduos de nossa casa, empresa ou organização. Com isso, ajudamos a fornecer soluções para empresas atingirem suas metas de sustentabilidade.

Todavia, muitos dos objetos velhos que descartamos, como roupas, sapatos, móveis e livros, podem ser reaproveitados e transformados em algo novo. Essa prática ficou conhecida por upcycling e pode ser feita por qualquer um.

Hoje, tente transformar um pouco do seu lixo em um tesouro! Você começa com uma ideia e as possibilidades são incontáveis!

Enfim, veja mais dicas na nossa categoria sustentabilidade. Por lá, você encontra marcas eco fashion, lições sustentáveis e muito mais!

  • Por fim, leia também Lixo eletrônico — Marca cria joias inteiramente recicladas