Projetos de bricolagem: o que é + 17 ideias para você começar a fazer

Pintar uma parede, trocar uma lâmpada e até montar um móvel novo. Esses são exemplos de projetos de bricolagem que você pode começar já — e além de começar um novo hobby, enxugar o orçamento!

- Continue depois da Publicidade -

É hora de renovar a casa. Dar novos ares aos nossos cantinhos tão especiais, que tornam nosso dia a dia mais prático, agradável e aconchegante. Mas como fazer isso? Com um projeto de bricolagem!

A palavra, que vem da língua francesa, não faz parte do vocabulário de todo mundo, é verdade. Mas seu significado é bastante simples e presente no nosso dia  a dia! Fazer bricolagem é, sobretudo, tomar parte em trabalhos manuais dentro de casa. Desde uma pequena manutenção ou troca de lâmpada até a renovação de um móvel. Vamos descobrir mais sobre o assunto?

 

O que é bricolagem?

 

Na linguagem mais popular, é o bom e velho faça você mesmo! Porém, usamos o termo bricolagem para designar algumas tarefas mais específicas relacionadas à nossa casa. Em resumo, é um trabalho caseiro ou pequeno reparo que geralmente ficaria nas mãos de um profissional especializado.

Logo, fazer um projeto de bricolagem pode ser montar uma bancada DIY no lugar de contratar um carpinteiro, por exemplo. Vale também pintar um móvel, consertar uma prateleira, fazer o próprio jardim vertical…

- Continue depois da Publicidade -

A decoração com pallet, também traz belos exemplos de projetos de bricolagem. Com um material muito simples (o objeto de madeira usado em carregamentos de cargas) e algumas ferramentas, você cria de tudo!

Vemos, então, que a bricolagem também é uma alternativa ótima para economizar. Além disso, é um belo hobby: e é incrível poder dizer para as visitas que algo lindo da sua casa foi feito por você!

 

- Continue depois da Publicidade -

Um pouco da história da bricolagem

 

Como já comentamos, a palavra bricolagem tem origem do francês bricolage.  Após a Segunda Guerra Mundial, a população do país europeu passou por um desabastecimento de produtos cotidianos. Afinal, a indústria havia passado anos focada nos esforços da guerra, produzindo armas, uniformes e afins.

Logo, a população passou a buscar por alternativas nos trabalhos manuais e artesanatos. Era hora de colocar a mão na massa… e fazer você mesmo!

- Continue depois da Publicidade -

O mesmo aconteceu nos Estados Unidos da América na década de 50. Ainda que os EUA fosse visto como próspero no pós-guerra, a população comum estava longe de poder se considerar rica. Na época, a mão de obra de serviços da casa também era muito cara para o orçamento da maioria. Foi então que os projetos de do it yourself se tornaram mais populares por lá também.

 

Como praticar a bricolagem em casa

 

Então você descobriu que gosta muito de projetos de bricolagem. Que tal assumir esse hobby? Além de ser divertido, e resultar em economia para a casa, ele pode até virar uma fonte de renda.

Porém, antes de tudo isso, você precisa tomar algumas providências. A primeira delas é montar a sua própria caixa de ferramentas.

 

Essenciais da caixa de ferramentas

 

Ferramentas para projetos de bricolagem
Foto: Elena Rouame, no Unsplash

 

É comum termos uma caixa de ferramentas básica em casa. Se não, temos pelo menos um martelo ou uma chave de fenda! Porém, para executar projetos de bricolagem dos mais simples aos mais complexos, você precisará de outros utensílios.

Até porque, o universo da bricolagem é amplo. Você pode escolher focar em algum tipo específico de projeto, mas é sempre bom estar preparado para tudo! Por isso, separamos alguns dos materiais essenciais para você ter sempre à mão:

 

  • Alicates de três tipos: um universal, um de bico e um de corte
  • Martelo
  • Serrote
  • Furadeira
  • Chaves de fenda, de grifo e Phillips
  • Fitas de vários tipos (crepe, isolante, veda-rosca…)
  • Tesoura grande e de precisão
  • Pincéis de tamanhos variados (pelo menos um pequeno e um grande)
  • Estilete
  • Uma escada de construção
  • Régua e trena
  • Lixas para madeira
  • Pistola de cola quente
  • Cola para madeira e supercola

 

Alguns desses itens podem ser comprados mediante a necessidade. Um bom exemplo é a lixa para madeira. Porém, você vai perceber que vários tutoriais por aí podem requerer o material, viu? Cordas, barbantes, parafusos e pregos também são insumos interessantes de se ter sempre à mão.

 

Onde fazer seus projetos de bricolagem

 

Chegamos a outro ponto muito importante. Você precisa de um cantinho em casa para colocar a mão na massa! Damos uma dica imprescindível: opte sempre por trabalhar em lugares arejados. Principalmente se o projeto envolver tintas e colas especiais, que emitem cheiros e gases que podem fazer mal para a saúde.

Veja também nossa matéria especial sobre decoração de home office que já dá as primeiras dicas sobre ter um espaço de trabalho em casa. Nesse caso, não importa se é um trabalho tipo “de escritório” ou manual, viu? Um lugar aconchegante, com boa iluminação, mesa e cadeira confortáveis são essenciais em ambos.

Já escolheu o ambiente para montar seu espaço para bricolagem? Perfeito! O próximo passo é pensar em como melhor aproveitá-lo. Adiantamos que o espaço vertical será essencial, principalmente se o ambiente designado para o artesanato propriamente dito for pequeno! As prateleiras, portanto, são suas melhores amigas.

Com elas você deixa a mesa livre para o projeto que você está fazendo no momento. Além disso, trocando estantes ou cômodas de piso por prateleiras, pegboards e afins, você também economiza espaço do chão. Será uma mão na roda quando decidir embarcar em DIYs mais complexos. Quem sabe você não decide fazer um sofá de pallets, ou uma nova cabeceira para a cama?

 

Projetos de bricolagem para iniciantes

 

Sua caixa de ferramentas tem tudo o que você precisa para começar. Seu cantinho especial também está pronto. É isso: está na hora de arregaçar as mangas.

Para te inspirar, selecionamos alguns projetos que você pode começar imediatamente e que são bastante populares no universo do faça você mesmo. Focamos em ideias diferentes, além do básico “pintar as paredes” ou “trocar uma lâmpada” — que são essenciais da bricolagem! Ah: a lista também começa nos mais simples, até chegar aos mais trabalhosos.

 

Mesa de cavalete

 

 

Um dos projetos mais populares de bricolagem são elas: as mesas de cavalete. O motivo? Além de simples de fazer, são muito baratas, funcionais e charmosas.

Com o home office mais frequente como nova realidade da maioria das pessoas, esse tipo de DIY é ainda mais relevante. Você pode inclusive apostar em uma mesa assim para o seu cantinho da bricolagem, que tal? No vídeo abaixo, você confere o passo a passo para fazer a sua!

 

Cesto de corda

 

Cesto para mantas feito de corda

 

Rápido, prático e muito útil. Esse DIY é assim! Para fazê-lo, você precisará de um cesto comum como base. A vantagem é que pode ser um bem barato, visto que ele serve apenas como estrutura. Depois, você vai envolvê-lo com várias voltas de corda, colando com uma pistola de cola quente. Você pode personalizar o projeto com cordas coloridas, pompons e tassels,

 

DIY cachepôs de corda e pompom

 

Pronto: use-o para as mantas do sofá, ou até como cachepô para cobrir os vasos das suas plantas! Ele só não pode ser molhado, viu?

 

Tapete de corda

 

Gosta do efeito que as fibras naturais têm na decoração? Então você também pode apostar no capacho de corda! No caso abaixo, o trançado multiplica o estilo rústico, quase boho chic do projeto.

 

DIY de tapete de corda

Espelho de corda náutica

 

Projeto de bricolagem - Espelho de corda

 

Alternativamente, você pode usar o mesmo tipo de material para fazer a moldura do seu espelho! Esse DIY fica mais bonito com cordas grossas, do tipo náutico, e também em duas tonalidades.

Você vai precisar de um espelho grande e um pedaço de papelão, cortado exatamente no mesmo tamanho. É no papelão que você montará e colará suas cordas, criando a moldura! Dessa forma, você não corre o risco de errar e estragar a peça.

O vídeo abaixo mostra como fazer isso — as legendas estão em inglês, mas as imagens explicam bem o processo.

 

 

Em dúvida sobre onde colocar os espelhos na decoração? Aposte neles como uma adição sofisticada ao hall de entrada ou a um corredor que precisa de um capricho, por exemplo. Você também pode instalá-los acima da cômoda do seu quarto ou do aparador na sala de jantar.

 

Espelho com moldura de tassels

 

Da mesma maneira, você pode fazer um espelho com moldura de tassels! A principal diferença é que o molde de papelão que serve de suporte para os fios não será colado na frente do espelho, e sim atrás.

 

DIY espelho com moldura de tassels coloridos

 

Mesas laterais de tora de madeira

 

Saímos do universo de faça você mesmo com cordas e fios, e viemos parar direto no da madeira! A matéria-prima é coringa e rende bons projetos de bricolagem. Esse, por exemplo, aproveita toras de árvores caídas por causas naturais. Cortadas e envernizadas, elas viram mesinhas laterais e banquinhos para os ambientes da casa. Combinamos o reaproveitamento de recursos com as belezas da natureza!

 

Você também pode gostar!

- Continue depois da Publicidade -

Mesas laterais de pedaços de madeira reaproveitados

 

Leia também: “Decoração com madeira: tudo o que você precisa saber para apostar nela!”

Suporte para plantas e identificador de casa

 

Começamos a mostrar a personalidade da casa antes mesmo do primeiro ambiente, sabia? A fachada é primordial para trazer uma boa impressão logo de cara.

Logo, essa ideia de DIY já te garante esse “algo especial” no décor, aliado à uma primeira impressão convidativa. E ele é muito simples de fazer também!

Você precisará de tábuas de madeira, os números da sua casa e pregos. Basta fazer uma caixa, e deixar um dos lados bem mais altos. Ele deve ter comprimento suficiente para abrigar bem os números que identificam a casa. Já a parte da caixa faz às vezes de cachepô para as suas flores preferidas!

 

Projeto de bricolagem - Vaso suspenso com número da casa

 

Bandejas de madeira

 

Quem ama receber, em qualquer ocasião, sabe a diferença que uma bandeja bonita faz. Ela vai da cozinha à mesa de centro com petiscos no dia de filme; serve bons drinks aos convidados nas noites com os amigos; deixa até aquele café na cama de domingo mais gostoso!

 

DIY bandeja de madeira com padrão espinha de peixe

 

Portanto, esse é um bom projeto para dar a largada em suas aventuras pela bricolagem. Você pode fazer vários tipos de bandeja de madeira e, quando se sentir mais confortável, pode até apostar em materiais e padrões diferentes. Na foto acima, a madeira faz o desenho tipo “espinha de peixe”. Já na imagem abaixo, a resina branca conecta os dois pedaços de madeira de maneira criativa.

Só fique atenta ao trabalhar com resina, pois só algumas marcas são seguras para você servir comida em cima, viu? E tanto o alimento quanto os recipientes em que colocá-los não podem ser quentes.

 

Bandeja DIY de madeira escura e resina branca

 

Mesa lateral e caminha para gatos

 

Esse projeto de bricolagem é para quem tem animais em casa! Os gatos são conhecidos por amarem cantinhos pequenos e escuros — as caixas de papelão são seus abrigos preferidos. Mas elas não ficam bonitas espalhadas pela decoração da casa, não é mesmo?

A solução é confeccionar uma toca como essa. Além de abrigar seu amigo felino, ela cumpre a função de mesa lateral, com todo o charme que só a madeira tem.

 

DIY casinha para gato e mesa lateral

 

Comedouro para cachorros

 

E já que falamos de gatos, os cães também não podem ficar de fora da matéria. Sabia que as raças de porte grande precisam de comedouros mais altos? Dessa forma, o pet não precisa ficar curvado para comer — evitando alguns problemas de coluna.

Dito isso, você não precisa comprar um suporte em uma loja de produtos para animais. Você pode fazê-lo! O modelo abaixo é relativamente simples. Depois de pronto, você ainda pode pintar da cor que combinar mais com seu décor.

 

Projeto de bricolagem - suporte para comedouro de cães

 

Suporte para frutas e legumes

 

Hoje em dia, os melhores projetos solucionam questões importantes para a qualidade de vida em casa. Por exemplo, o armazenamento. Um bom DIY pode otimizar seu espaço e garantir recursos para organizar cada cômodo!

O projeto abaixo, especialmente, facilita a rotina na cozinha. Uma boa fruteira abriga tudo aquilo que acabou de chegar da feira e você não guarda na geladeira. Dica: você ainda pode colocar etiquetas ou desenhar com tinta de lousa nela, para poder categorizar os compartimentos.

 

Projeto de bricolagem - Caixa para legumes e frutas

 

Prateleiras para quadros e retratos

 

Sempre que subiam as escadas, os moradores dessa casa sentiam falta de algo. As paredes estavam muito vazias! Por isso, decidiram fazer as próprias prateleiras bem em frente às escadas.

 

Projeto de bricolagem - Prateleiras de madeira

 

Eles escolheram uma madeira rústica, com variação de nuances, para aquecer os tons neutros na decoração. Depois, decidiram fazer as prateleiras com a largura reduzida. Assim, economizaram um pouco do espaço do corredor. Elas são grandes o suficiente para receber apenas porta-retratos! O truque, inclusive, é uma boa pedida para quem vive a aventura que é decorar apartamento pequeno.

Destacamos ainda que a Decoração com pallet: aquelas caixas de madeira rústica usadas para carregar frutas, estão super em alta no décor. Pode ser usada em móveis para sala, quarto, varanda e no que a imaginação mandar. Assim separamos 25 ideias criativas de móveis feitos com pallet que poderão transformar a decoração de todos os cômodos do seu lar!

 

Prateleiras de faça você mesmo

 

Boiserie

 

Você sabe o que é uma boiserie? Poderosa para transformar o décor, a boiserie é uma espécie de desenho em relevo que fazemos, emoldurando as paredes.  A origem do revestimento é francesa — ele começou a ser usado por volta dos séculos XVII e XVIII.

Antigamente, falávamos em boiserie apenas em relação às molduras de madeira bem clássicas. Hoje em dia usamos o termo mais livremente. Afinal, adaptamos o estilo tradicional com versões mais moderninhas e também usamos novos materiais.

 

Projeto de bricolagem - Boiserie

 

Você pode fazer isso em sua casa! Vale usar madeira mesmo, para manter o projeto fiel às origens do nome. Mas existem projetos online que usam kits pré-prontos de boiserie feitos de polietileno, um material plástico. Há, ainda, quem faça DIYs de boiserie com isopor!

 

Projeto de bricolagem - Boiserie

 

Parede de tijolinhos de isopor

 

Já faz algum tempo que as paredes de tijolinho estão em alta. Tanto que buscamos formas de trazer esse efeito lindo para dentro das nossas casas, sem precisarmos investir em revestimentos caros ou fazer grandes reformas. Os papeis e adesivos de parede, por exemplo, são muito usados para isso.

Esse tutorial da Gabi Aude também tem esse viés. No vídeo, ela ensina a montar uma parede de tijolinhos feitos de isopor. Dessa forma, garantimos também o efeito do relevo na decoração, com zero quebra-quebra!

 

 

Mesa com tampo de azulejos

 

Os momentos à mesa são alguns dos mais gostosos que vivemos em casa. Afinal, é em torno dela que encontramos famílias e amigos para compartilhar refeições, boas conversas e risadas. Nada mais justo que esse móvel seja lindo, não é?

A família abaixo pensou justamente isso — e decidiu dar um upgrade na mesa antiga que tinham na área externa de casa. Originalmente, o tampo era todinho de metal escuro. O primeiro passo do projeto, portanto, foi cobri-lo com uma madeira clara e tratada para resistir às mudanças do clima.

 

DIY antes e depois: mesa com tampo de azulejos

 

O resultado dessa troca já fez uma enorme diferença, deixando o móvel com aparência mais leve e bonita. Porém, eles foram além — e cobriram o tampo com azulejos! A estampa formada com as peças foi essencial para a personalização do móvel.

 

Projeto de bricolagem - mesa com tampo de azulejos

 

Cômoda remodelada

 

Buscar por peças em brechós ou ações do tipo “família vende tudo” pode te surpreender. Encontramos muitos móveis de madeira maciça, ou de altíssima qualidade, nesses lugares. O porém é que, por serem usados, eles podem ter alguns arranhões, marcas, e até um estilo mais antiquado.

Se o móvel não for uma peça clássica ou assinada, você pode aproveitar a qualidade da sua estrutura e renovar seu estilo, sabia?

Uma boa maneira de atualizar um móvel é trocar suas maçanetas por outras de diferentes formatos e acabamentos. Mas você pode ir além, mudando também a cor. A cômoda abaixo passou por ambas transformações, e não parece mais a mesma!

 

Projeto de bricolagem - Cômoda remodelada

 

Buscando ideias de artesanato para decorar e vender? Confira “Macramê receitas – Para decoração ou para vender com passo a passo de cortinas e outras inspirações”.

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também

“Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda.” Tudo bem Mais detalhes