O que são tendências e como investigá-las – Tendência não é modismo

Entenda a importância de acompanhar tendências e como elas podem afetar sua vida.

1.070

O que são tendências  – Muito se fala sobre tendência. Essa palavra que virou moda, principalmente nas últimas décadas. Usadas por designar tanto fluxos cotidianos e simples da sociedade, quanto comportamentos ascendentes que indicam uma nova e/ou diferente maneira das pessoas se relacionarem com o mundo.

Assim,  impactando diretamente nos hábitos de consumo e interação com os produtos, em especial os de moda.

Veja também Semana de Alta costura de Paris e Milano Digital Fashion Week 2020 com 3 tendências para 2021, masculino e feminino, além dos desfiles virtuais que mais deram o que falar.

O  que são tendências?

Tendência é o movimento geral ou fluxo de um evento ou fenômeno ao longo do tempo, medido como a direção geral (para cima ou para baixo) e a taxa dessa mudança.

Gráfico com setas para cima e para baixo - O que são tendências
Foto: Pinterest

 

O que é tendência em 3 fatores:

 

  1. 📍Tendência NÃO É modismo, é uma mentalidade, consequentemente, vetor de um modo de agir que influi nas nossas escolhas e maneiras de ser.
  2. 📍TENDÊNCIA É COMPORTAMENTO: logo, diz respeito a mentalidade. Enquanto a roupa, o carro, a comida,  a música do momento são modismos, em síntese, expressões materiais das tendências.⠀⠀⠀
  3. 📍Pensar em tendências comportamentais é, portanto, compreender que existe todo um cosmo social, cultural e individual. Assim, esse cosmo direciona para sinais que TENDEM (tendência) a influenciar as formas de vida.

 

Tendência e a capacidade de captar sinais

 

Dando continuidade, chegamos aos SINAIS, siiiiim… eles, os sinais, indícios, vestígios, fatos portadores de futuro. São, desta forma termos que procuram deixar claro que as tendências, sejam elas de consumo ou de moda dizem respeito ao presente e toda uma trajetória cultural construída no passado.

Já os acontecimentos cotidianos: as notícias sobre as novidades, os debates sociais, apontam para comportamentos vanguardas surgindo e maneiras distintas de conceber algo, sinalizando um futuro próximo ou ainda distante.

Veja também: A Moda do amanhã, trazendo assim, 10 caminhos para pensar a trajetória da Moda de agora em diante.

Foto de pessoas com diferentes etnias e expressões - O que são tendências
Foto: Pantone

 

Projeção de futuro

De antemão, para historiadores (as),  modistas e cientistas sociais, como eu, em suma, compreender a dinâmica cultural voltada ao universo dos bens e seus modos de uso na vida cotidiana é essencial. Permitindo assim, ter uma projeção de futuro ancorada em uma análise tanto sociológica quanto estatística. 

Afinal, esse processo fortalece a percepção, deixando-a mais apurada sobre aquilo que de alguma forma aponta para o que está por vir.

Em resumo, são os dados e os contextos que compõem o conceito de Futurismo. Este por sua vez abrange, no caso das tendências, a habilidade de prospectar, identificar e gerenciar as Trends que influirão de forma significativa os modos de pensar e agir.

Por falar em futuro confira  Tendências da moda pós-pandemia – O que está no radar do consumo?

Gráfico colorido com dados e seta para cima - O que são tendências
Foto: Reprodução

Porque estar atento às tendências?

Primeiramente, é importante entender o que muda imediatamente e o que demandará mais tempo para adesão. Como resultado, isso auxilia a ter insights para novos negócios ou lapidar os já existentes, além de planejar as estratégias criativas, de branding e ação das marcas, sejam elas jurídicas ou pessoais.

Por fim, a questão maior consiste em ESTUDAR DE FORMA APROFUNDADA AS TENDÊNCIAS COMPORTAMENTAIS, logo, se ADAPTANDO O QUANTO ANTES AOS SINAIS DE FUTURO QUE SE APRESENTAM.

Surfando nas oportunidades

Sob o mesmo ponto de vista, no livro O Futuro Como Um Bom Negócio você encontrará um ótimo material, que te ajudará a entender, e, portanto, investigar tendências encontrando oportunidades para surfar nelas.

Você também pode gostar!

O livro ensina a diferenciar Tendências Sólidas de Tendências Frágeis, por exemplo. Uma tendência sólida é algo que vai acontecer: um fato  futuro, enquanto uma tendência frágil é algo que pode acontecer: um futuro talvez. Você encontrará muitos exemplos e cases de como separar e conhecer as diferenças entre elas e chegar a algumas certezas que o ajudarão no próximo passo.

Ilustração de homem de terno surfando em uma onda feita de dados - O que são tendências
Acompanhando as tendências consequentemente você pode surfar no mar de oportunidades que surge. Foto: Reprodução
Ilustração de executivos fugindo de uma onda de dados - O que são tendências
Ou , contudo, você pode ser atropelado por mudanças aparentemente inesperadas. Foto: Reprodução

 

Como investigar tendências

 

É preciso, desta forma, lapidar o olhar de forma a identificar e criar inteligência a partir dos SINAIS, na nossa forma de interação social, nos nossos novos ou revisitados gostos, na maneira como pensamos o mundo e interagimos com ele hoje.

Para depois, estudar e compreender a história e cultura da moda é fundamental para investigar de maneira mais assertiva as tendências.  Pois, a moda é um fenômeno histórico-sócio-cultural que manifesta valores, hábitos, usos, costumes de um determinado período. Entender a dinâmica da moda, permite compreender suas expressões atuais.

Veja também moda-pós pandemia, cenário atual e oportunidades.

Premissas

Por isso, ter expertise numa área requer conhecimento transdisciplinar que, acima de tudo, nos diferencia de outros profissionais e nos projeta a um degrau acima na nossa atuação profissional.

Para finalizar, é preciso investigar o passado, para compreender o presente e projetar o futuro, esses são os caminhos mais potentes para aqueles que amam estudar as tendências e sabem que elas “nada têm a ver” com modismos.

agora Foto de pessoa no micro trabalhando com análise - O que são tendências
Foto: Reprodução

Fica a dica

Desde já, estudar sobre cultura e comportamento é a grande chave para investigar e compreender as tendências, ou melhor, os SINAIS DE FUTURO.

Enfim, confira  várias dicas no Instagram da  @share.siq,  que em breve abrirá inscrições para o curso online e ao vivo, HISTÓRIA E CULTURA DA MODA CONTEMPORÂNEA, ministrado pele professora Carol Siq.

Em primeira mão, o curso promete fazer você mergulhar na história dos acontecimentos da moda contemporânea e portanto, entender melhor como as manifestações de cada período influenciaram e influenciam valores, crenças, gostos, estéticas e rituais culturais que vivemos ainda hoje.

Assim, siga o perfil e fique ligado.

Para finalizar Foto do Instagram share.siq - Tendências
Foto: Instagram

 

Saiba mais sobre Carol Siq

Carol Siq, professora universitária e de cursos livres e, mentora de negócios de moda. Possui experiência de mais 15 anos no mercado de moda, com expertise em consumo, branding, tendências e cultura/história da moda.

Dando sequência, na área acadêmica é doutora em História pela UEM, na linha de pesquisa: História, Cultura e Narrativas, com estudo sobre a Moda brasileira no século XXI. Mestra em Ciências Sociais pela UNIOESTE, na linha de pesquisa: Cultura, Fronteiras e Identidades. Pós-Graduada em Moda: Criatividade, Gestão e Comunicação e Graduada em Moda pela UEM.

Livros

É também, autora do livro “Linguagem visual”; organizadora/autora do livro “História, Moda e Meios de comunicação”(2018); e autora do capítulo: A influência da mídia de moda e a identidade de modelos negras” do livro: Indumentária e moda: caminhos diversos (2014).

É ainda vinculada ao Laboratório de Estudos e Pesquisas em História, Moda e Cultura (La-Moda – CNPQ/UEM).

Instagram Share.siq

https://www.instagram.com/p/CCrWjoAhq4O/?utm_source=ig_web_copy_link

 

 

 

você pode gostar também