Milano Digital Fashion Week 2020 – 3 tendências para 2021, masculino e feminino

Conheça as inspirções de estampas e modelagens que marcaram a Semana de Moda de Milão.

2.209

- Continue depois da Publicidade -

Uma iniciativa da Camera Nazionale della Moda Italiana, a Milano Digital Fashion Week 2020 surgiu como uma adaptação aos novos tempos. Na era pós-pandemia, o futuro dos desfiles de moda ainda é incerto.

Apesar disso, os estilistas tem se esforçado para apresentar as coleções de maneiras alternativas, respeitando o momento atual e recorrendo ao desfile virtual. Confira as principais tendências para 2021 que marcaram as passarelas:

As tendências da Milano Digital Fashion Week 2020

gucci epilogue Milano Digital Fashion Week 2020
Gucci

Ainda não sabemos o que esperar do mundo pós-pandemia. Enquanto os especialistas no futuro do consumo apostam em um mundo com menos tendência, é fato que as marcas tentam se adaptar ao cenário atual.

Na Itália, tanto os filmes quanto desfiles intimistas ganharam espaço na Milano Digital Fashion Week 2020. A Gucci, por exemplo, trocou o desfile por uma transmissão ao vivo de 12 horas de sua própria campanha (que contou com a equipe de seu estúdio de design no lugar de modelos).  Donatella Versace também documentou a campanha da Versace, transformando-a em um videoclipe com AJ Tracey.

Por outro lado, algumas marcas como Dolce & Gabbana, Ermenegildo Zegna e Etro preferiram apresentar os desfiles para um público seleto e intimista, respeitando as normas de segurança.

Não podemos imaginar um mundo da moda sem shows ao vivo. Designers, jornalistas, compradores e todos nós precisamos deles ”, disse Domenico Dolce ao  The Guardian. “Devemos começar devagar, respeitando totalmente as normas de segurança em vigor. Para nós, o desfile de moda ao vivo é fundamental, faz parte do sonho“.

Agora confira o Dolce & Gabbana Virtual, com tendências para usar já, tanto do feminino, como do masculino.

Embora o futuro ainda seja incerto, o fato é que as tendências já estão marcando presença. Confira os destaques para 2021:

Leia também: O que são tendências e como investigá-las.

1. Utilitarismo em alta

utilitarismo semana de moda digital de Milão 2021
David Catalan © The Guardian

 

Como já era de se esperar, o utilitarismo segue em voga na Milano Digital Fashion Week 2020 e é mais atual do que nunca. Pense em peças clássicas, confortáveis e pensadas para o dia a dia: esse é o espírito.

Confira ainda artigo masculino de estampa militar  e Dior Men Verão 2021.

tendencias da Milano Digital Fashion Week 2020
Reese Cooper
Lemaire Milano Digital Fashion Week 2020
Lemaire
Milano Digital Fashion Week 2020
Jacquemus

 

Portanto, os bolsos múltiplos e as modelagens inspiradas em safáris continuam firmes e fortes no armário.

Você também pode gostar!

- Continue depois da Publicidade -

Além disso, o trench coat também aparece como item fundamental. E no que se refere a paleta de cores, muitos neutros e verde militar comandam essa tendência.

 

 

2. Simplicidade sofisticada

Milano Digital Fashion Week ss 21
Prada © Marco Erba/SGP via The Guardian

 

Assim como os especialistas em tendências já haviam apontado, o minimalismo é a bola da vez. São roupas fluidas, com linhas simples e tecidos elegantes, dessas para comprar agora e usar a vida inteira. O que certamente vai de acordo com o espírito dos novos tempos.

“As roupas são simples – mas com o conceito de simplicidade como antídoto para complicações inúteis”, explicou Miuccia Prada ao The Guardian. “Este é um momento para pensar e refletir sobre as coisas. O que fazemos, para que serve a moda, para que estamos aqui?”

minimalismo tendências ss21
Jacquemus
simplicidade sofisticada Milano Digital Fashion Week 2020 issey
Homme Plissé Issey Miyake
Milano Digital Fashion Week 2020
Lemaire

 

Tanto as coleções masculinas quanto as femininas ganharam essas modelagens soltinhas, mas nada desleixadas.  Aliás, os looks em malharia retilínea bem quentinhos de Issey Miyake mostram isso com maestria. É um mix de conforto com sofisticação que promete agradar facilmente.

 

 

3. Estamparia retrô saudosista

tendências Milano Digital Fashion Week 2020

Por fim, outra característica bem marcante das coleções da Milano Digital Fashion Week 2020 foi certamente a estamparia. Tanto Gucci quando Etro e Dolce & Gabbana apresentaram looks marcados por estampas multiétnicas, com pegada retrô.

A Gucci virou notícia ainda por apresentar modelo com síndrome de Down na linha beauty.

semana de moda digital de Milão 2020 gucci
Gucci/PR
semana de moda digital de Milão 2020
Etro
Milano Digital Fashion Week 2020
Etro

 

Desde o clássico paisley até estampas florais de visual vintage e aparência desgastada. a Etro alinhou esse espírito com sua alma boho chic. Já na Gucci, vimos uma forte inspiração asiática, partindo dos suzanis do Uzbequistão até os intrincados tecidos florais da Índia.

 

semana de moda digital de Milão 2020 dolce & gabbana
Dolce & Gabbana / Vogue
dolce & gabbana Milano Digital Fashion Week 2020
Dolce & Gabbana / Vogue

 

E, por último, a Dolce & Gabbana, que apresentou uma coleção inteira em tons de azul e vermelho, inspirada pela estética do hotel Parco Dei Principi, em Sorrento, dissecando as padronagens dos azulejos em belíssimas composições.

 

 

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também