como retirar manchas em roupas

Como tirar as piores manchas em roupas – Dicas de remoção e produtos

Gordura, chiclete, maquiagem, café, cerveja, esmalte e chocolate. Confira dicas e produtos que você pode ter na sua casa e remova com facilidade manchas em roupas.

Compartilhe

As manchas em roupas costumam gerar dúvidas sobre a remoção, no entanto, algumas podem ser eliminadas completamente. É verdade que é bem mais difícil fazer isso quando não temos todos os produtos disponíveis em laboratórios químicos, mas conseguimos bons resultados com soluções caseiras.

Quanto antes você agir, maior será a sua chance de ter sucesso. Cuidado ao tirar uma mancha, se não fizer direito, você pode fazer aparecer outra, ou pior, pode fazer a roupa puir ou rasgar. Faça tudo com delicadeza.

Confira algumas dicas salvadoras que podem ser muito úteis:

Manchas Oleosas, Gordura ou Graxas

Existem alguns produtos de pré-lavagem que podem ajudar. Antes de mais nada, verifique no verso das embalagens e procure na composição um produto chamado “tensoativo”. Ele é ótimo para tirar esse tipo de mancha. O sabão de lavar roupas também tem este tensoativo, mas em menor concentração.

Você pode tentar tirar com um detergente doméstico, mas use um sem cor. Dessa forma, aplique sobre a mancha, esfregue com água, aguarde cerca de 3 minutos e ponha para lavar. Em gorduras mais concentradas, você pode fazer uma mistura de água e amoníaco e passar sobre a mancha:

O talco também ajuda, pois ele absorve parte da oleosidade. Nesse caso, aplique bastante talco sobre as manchas em roupas e deixe por algumas horas. Depois lave bem. Se não tiver talco, tente farinha de trigo ou ainda um papel bem absorvente, pressionando bem com para tirar o excesso.

Para concluir, você também pode usar benzina, mas tome muito cuidado, pois ela também pode manchar. Seque com um secador de cabelo a medida que for passando benzina e tome cuidado para não passar benzina demais.

 

Manchas em roupas de chiclete e gomas 

chiclete grudado em roupa
Foto/Reprodução

Essa é fácil. Primeiramente, tente retirar o excesso com o lado sem corte de uma faca. Em seguida, passe gelo sobre o chiclete. Ele deve endurecer e sair com facilidade. Você também pode fazer isso se grudar chiclete no seu cabelo.

Como tirar chiclete de roupa
Foto/Bolsa De Mulher

Outra opção é colocar a roupa no congelador (dentro de um saco plástico) e esperar o chiclete endurecer

Manchas de batom e maquiagem em roupas

Batom manchas em roupas
Foto/Reprodução

Primeiro passe um tecido ou uma toalha absorvente para tirar o excesso. Cuidado para não espalhar ainda mais. Posteriormente, lave com detergente transparente ou branco (aquele de cozinha mesmo) esfregando delicadamente.

Passo a passo removendo batom de roupa
Foto/Flávia Ferrari

Outra opção é deixar de molho com leite morno. Além disso, você também pode esfregar com álcool sobre o tecido e resolver o problema. No entanto, deixe um outro tecido atrás para que a mancha seja transferida para ele.

Se ainda não deu resultado tente esfregar um pouco de benzina, mas nesta fase você já está correndo o risco da benzina produzir uma outra mancha no lugar do batom. Lembre de secar com secador de cabelo enquanto você passa e não passar benzina demais.

Manchas em roupas com cafés

Manchas em roupas de café
Foto/Reprodução

Este é um problema sério. Além de o café ser meio que um corante natural, normalmente ele está quente, o que ajuda a fixar a mancha. Portanto, aja rápido e lave com água bem quente (se possível fervendo) e sabão até sair.

Se não deu para lavar na hora, tente remover com um tecido molhado em glicerina (fazer o procedimento por meia hora) e depois lavar com água quente e sabão.

Por falar em glicerina, você também pode utilizá-la para outros fins. Confira a seguir:

 

Mancha e cheiro de cerveja

Passe algodão com álcool sobre a mancha e lave com água morna e sabão. Se não sair, tente aplicar água oxigenada sobre a mancha, aguarde alguns minutos e lave com água quente.

Outra opção é também com detergente em água fervente. Veja a seguir:

Esmalte de unhas manchado em roupas 

Use a acetona ou o removedor de esmaltes e em seguida lave com água e sabão. Sempre coloque um outro tecido atrás para que a mancha possa ser transferida. Atenção, não use a acetona sobre um tecido de acetato. Ela vai destruí-lo.

Um bom produto no mercado para remoção também é o olho de banana. Esse produto possui diversos benefícios, como por exemplo, cosmético emoliente, cicatrizante, hidratante, etc. No entanto, também é um excelente removedor de manchas em roupas.

Passo a passo removendo manchas em roupas de esmalte
Foto/Flávia Ferrari

Manchas de blush e pó compacto

Tente tirar com álcool. Se não sair, passar é ter embebido em algodão pode ajudar. Lembre de deixar um tecido atrás para transferir a mancha.

 

Chocolate manchado em roupa de criança

Chocolate manchas em roupas infantil
Foto/Reprodução

Mancha de chocolate é muito comum em roupa infantil. Primeiramente, é importante ressaltar que mancha fixa muito mais com o chocolate ainda quente. É muito mais difícil tirar uma mancha de fondue de chocolate, por exemplo, se não agir na hora lavando com água e sabão

Para as mamães, tire o excesso na hora com um tecido ou com um papel bem absorvente, com cuidado para não espalhar mais a mancha. Lave imediatamente com água e sabão.

Passo a passo removendo chocolate em roupa infantil
Foto/KH-7

Para concluir, se a mancha for antiga, deixe de molho em leite quente por umas duas horas e depois lave. Se não sair use álcool e esfregue delicadamente. Outra opção é aplicar glicerina sobra a mancha e lavar com água morna.

Ferrugem em roupa

Existe um produto chamado Semorim que pode ser encontrado nos supermercados que resolve o problema. O produto químico responsável pela solução é o ácido oxálico. Se você encontrá-lo em outros produtos concorrentes com este ácido também poderá usar.

A solução doméstica é aplicar suco de limão verde e água morna sobre a mancha. Também resolve. Dessa forma, coloque a roupa para secar em um local que tenha sol.

Remoção de velas

A parafina da vela derrete com facilidade. Retire o excesso esfregando com o lado sem corte da faca e depois coloque a mancha entre dois tecidos e passe com ferro quente.

 

Remoção de manchas em punho e golas

Umedeça a gola e os punhos e esfregue com sabão de coco em pedra. Esfregue bem, mas sem danificar a peça. Deixe de molho por cerca de duas horas. Lave em seguida com água e sabão de coco líquido ou em pó.

Mel também pode ser uma solução

Passe na mancha uma solução de bicarbonato de sódio diluído em água quente. Depois lave normalmente.

 

Roupas brancas amareladas pelo tempo

Não use alvejante a base de cloro, nunca. Se você já usa normalmente, pare de usar. É bem provável que ele seja o problema. Ele branqueia no primeiro momento, mas vai deixando as roupas mais e mais amareladas com o tempo e o tecido fica mais fraco. Neste caso não tem mais como tirar.

Para reduzir o problema de amarelamento das roupas lave com alvejante sem cloro (com peróxido de hidrogênio, mais conhecido por água oxigenada) em água bem quente. Logo depois, deixe secar ao sol. Repita a operação algumas vezes até clarear bem.

Olhe no verso da embalagem (na composição do produto) se está escrito: “peróxido de hidrogênio”, este é o nome químico da água oxigenada.

Ele também alveja (branqueia) e não estraga as fibras como os alvejantes com cloro. Você também pode aplicá-lo sobre a maioria das manchas para ajudar a retirá-las. Não use nenhum tipo de alvejante em roupas coloridas, mesmo que na embalagem diga que você pode fazê-lo.

 

Respingos de alvejante tem solução?

Algumas manchas não saem mesmo, como aquelas que aparecem quando respingamos alvejantes clorados, ou seja, que tenham na composição (olhe no verso da embalagem) um produto químico chamado “hipoclorito de sódio” (como na Cândida, Água Sanitária ou outras marcas). Neste caso, só tingindo de novo em uma cor bem escura.

Para isso não acontecer novamente, existe água oxigenada nas prateleiras dos supermercados em alvejantes não clorados. Procure na composição no verso da embalagem se está escrito “peróxido de hidrogênio” que é o nome químico da água oxigenada.

Mancha de roupas com tons diferentes na hora da lavagem

Neste caso o que ocorreu é que o corante de uma peça tingiu a outra. Aja rápido. Não deixe secar e lave a quente a peça manchada com alvejante a base de peróxido de hidrogênio (mais conhecido por água oxigenada) até a mancha sair.

P.S. Artigo feito em colaboração com o professor Robson Ferreira é Engenheiro Têxtil formado pela FEI/ SP, com Mestrado em Confection-Habilliment pela Université de Haute Alsace (UHA) na França e DEA (Diplome D’Études Avancés) também pela UHA, MBA pela Fundação Don Cabral

Compartilhe

Enquete BBB 2024: quem vai sair; Alane, Bia ou Raquele?

Alane, Beatriz e Raquele estão no Paredão desta semana, e na terça, uma delas vai se despedir da casa! Quem você quer eliminar? Participe da votação na enquete Fashion Bubbles e confira resultado parcial em tempo real!


Newsletter

Inscreva-se em nosso newsletter e receba diretamente em seu e-mail artigos exclusivos, dicas de beleza imperdíveis e as últimas novidades dos reality shows mais badalados. Não perca a chance de estar sempre à frente, conhecendo as tendências e segredos que só os verdadeiros conhecedores do universo fashion e do glamour dos realitys têm acesso!

Não fazemos spam! Leia mais em nossa política de privacidade.


Últimas notícias BBB

Últimas notícias