História da Copa do Mundo – Confira a linha do tempo do mundial

História da Copa do Mundo   Confira a linha do tempo do mundial

A vontade de criar um campeonato mundial de futebol surgiu a primeira vez em 1904, ano de fundação da Federação Internacional de Futebol, mais conhecida como FIFA, mas só foi concretizada em 1930, quando então aconteceu a primeira Copa do Mundo no Uruguai. Na ocasião o país foi escolhido como sede por ser o campeão do título olímpico de futebol e também por celebrar, naquele ano, cem anos de independência.

A localização desagradou jogadores e dirigentes europeus, já que eles enfrentavam a crise econômica que sucedeu a quebra da Bolsa de Valores de Nova York em 1929. Cruzar o Oceano Atlântico numa viagem longa e cara significava não poder levar alguns dos melhores jogadores. Por conta disso, dos 13 times convidados a entrar no torneio – uma vez que não houve eliminatórias – apenas quatro eram europeus: França, Bélgica, Romênia e Iugoslávia. As outra nove equipes eram dos continentes americanos: Brasil, Uruguai, Chile, México, Argentina, Bolívia, Paraguai, Peru e Estados Unidos.

Uruguai, 1930

Campeã: Uruguai

Uruguai e Argentina disputaram a primeira final de Copa do Mundo no dia 30 de julho de 1930, com o país-sede derrotando os argentinos por 4 X 2 de virada. A alegria da vitória foi tanta que o governo decretou feriado nacional no dia seguinte. Nessa primeira copa o Brasil ficou em sexto lugar. Todos os jogos foram realizados em Montevidéu.

História da Copa do Mundo   Confira a linha do tempo do mundial
História da Copa do Mundo: Uruguai sedia a primeira copa e leva a primeira taça.

Itália, 1934

Campeã: Itália

A Suécia chegou a disputar com a Itália a possibilidade de sediar a segunda edição do mundial. Enquanto os suecos visavam os lucros do torneio, os italianos tinham objetivos políticos: o regime fascista de Mussolini queria promover o país com a Copa do Mundo. Por falta de dinheiro, a Suécia acabou desistindo. Já que a Itália decidiu não participar da primeira copa, o Uruguai também se recusou a fazer a viagem e se tornou o único campeão de Copa do Mundo a não defender seu título.

Dessa vez 32 países participaram de uma disputa preliminar, resultando em 16 equipes para o mundial. Os jogos aconteceram em oito cidades e a transmissão radiofônica teve uma escala muito maior – doze países puderam acompanhar as partidas em tempo real.

Essa edição entrou para a história do futebol brasileiro, uma vez que a seleção teve seu pior desempenho: foi eliminado pela Espanha logo na primeira fase e ficou em 14º lugar. Aqui vale a pena mencionar que a Argentina também voltou pra casa antes da segunda fase. A final ficou por conta da Itália e Tchecoslováquia. Azurra, a seleção italiana, conquistou o título vencendo os visitantes na prorrogação.

História da Copa do Mundo   Confira a linha do tempo do mundial
História da Copa do Mundo: A segunda copa do mundo é dos italianos.

França, 1938

Campeã: Itália

O mundo vivia um problemático cenário político e econômico. Havia o temor de uma Segunda Guerra Mundial – que acabou acontecendo no ano seguinte. Por conta de uma guerra civil, a Espanha ficou de fora da disputa e, com a Áustria anexada à Alemanha, o número de países participantes ficou reduzido. Uruguai ficou de fora mais uma vez e a Argentina decidiu não competir porque havia perdido a disputa para ser o país-sede. O Brasil foi o único país sul-americano a viajar para a França e protagonizou uma dos jogos mais emocionantes dessa copa, vencendo a Polônia por 6 X 5. Já nas quartas de final, no jogo contra a Tchecoslováquia, o jogo do Brasil foi marcado pela violência, resultando em jogadores bastante machucados e outros expulsos.

Em clima pré-Segunda Guerra Mundial, as seleções da Itália e da Alemanha chegaram a ser vaiadas diversas vezes. O Brasil perdeu a semifinal contra o time italiano e conquistou a terceira posição ao derrotar a Suécia por 4 X 2. Já a Itália venceu a Hungria, também por 4 X 2, e se consagrou bicampeã mundial.

História da Copa do Mundo   Confira a linha do tempo do mundial
História da Copa do Mundo: Itália vence a taça mais uma vez.

Brasil, 1950

Campeã: Uruguai

A Copa do Mundo não foi realizada em 1942 e 1946 por conta da Segunda Guerra Mundial. O Brasil foi escolhido como sede do campeonato de 1950 justamente por não ter sido afetado diretamente pela guerra. Construiu-se então o maior estádio do mundo, o Maracanã, inaugurado na partida entre Brasil e México, vencida por 4 X 0 pelos brasileiros.

Das 13 equipes participantes, o Brasil despontava como favorito, vencendo a Suécia por 7 X 1 e a Espanha por 6 X 1. O Brasil precisava apenas de um empate com o Uruguai para vencer sua primeira Copa do Mundo, mas os uruguaios conseguiram virar o placar no segundo tempo, conquistando o bicampeonato e se igualando à Itália em número de conquistas.

História da Copa do Mundo   Confira a linha do tempo do mundial
História da Copa do Mundo: O Brasil sedia sua primeira copa e Uruguai se torna bicampeão.

Suíça, 1954

Campeã: Alemanha Ocidental

Assim como o Brasil, a Hungria também era a favorita da copa de 54 e acabou perdendo o título para a Alemanha Ocidental. Nessa copa a seleção brasileira estreou a famosa camisa amarela, mas o país acabou chamando a atenção por um episódio negativo: na partida contra a Hungria, que acabou mandando os brasileiros de volta para casa depois da derrota por 4 X 2, os jogadores se envolveram em brigas no campo e nos vestiários com os adversários.

História da Copa do Mundo   Confira a linha do tempo do mundial
História da Copa do Mundo: Alemanha leva o título na Suíça.

Suécia, 1958

Campeã: Brasil

A primeira Copa do Mundo a ser televisionada marcou também a estreia de Pelé. Com apenas 17 anos, um dos maiores jogadores de todos os tempos marcou seu primeiro gol contra o País de Gales nas quartas-de-final.

Nesse mundial o Brasil também protagonizou a primeira partida sem gols da história do campeonato, contra a Inglaterra. O jogo da final, entretanto, teve gols de sobra: Brasil 5 X 2 Suécia. Os brasileiros tiveram que entrar em campo vestindo a camisa azul, já que o uniforme dos anfitriões também era amarelo.

História da Copa do Mundo   Confira a linha do tempo do mundial
História da Copa do Mundo: Brasil conquista seu primeiro título de campeão mundial.

Chile, 1962

Campeã: Brasil

Se a estrela da seleção brasileira em 58 foi Pelé, em 62 foi a vez de Garrincha brilhar, já que o então rei do futebol precisou abandonar o torneio logo depois do segundo jogo por conta de uma contusão. Essa copa também foi marcada pela violência em campo, dessa vez não envolvendo brasileiros.

Na semifinal contra o Chile, o Brasil venceu por 4 X 2, sendo dois gols de Garrincha e dois de Vavá. Na final foi Brasil 3 X 1 Tchecoslováquia, com a seleção brasileira conquistando o bicampeonato.

História da Copa do Mundo   Confira a linha do tempo do mundial
História da Copa do Mundo: Brasil vence a segunda copa do mundo consecutiva.

Inglaterra, 1966

Campeã: Inglaterra

Em 1966 a Inglaterra estreou tanto como país sede, quanto como campeã. A final, entretanto, foi controversa. Com o placar empatado em 2 X 2, o atacante inglês acertou, na prorrogação, a bola na trave, fazendo-a cair próxima à linha do gol. Com a pontuação confirmada pelo árbitro, o time da Alemanha ficou abalado e acabou levando mais um gol nos últimos minutos de jogo.

Essa copa foi a primeira a ganhar um mascote, o leão Willie. A violência chama a atenção nos gramados mais uma vez e Pelé acaba ficando no banco ainda na primeira fase, deixando o Brasil no 11º lugar. Pelé e Garrincha, entretanto, entraram para a história como os primeiros jogadores a marcarem gols em três edições seguidas da Copa do Mundo.

História da Copa do Mundo   Confira a linha do tempo do mundial
História da Copa do Mundo: Inglaterra sedia a copa e fica com a taça.

México, 1970

Campeã: Brasil

Na primeira copa a ser televisionada em cores, o Brasil se tornou o primeiro país a conquistar o tricampeonato, derrotando a Itália por 4 X 1 na final. Pelé participava de sua quarta copa e a seleção brasileira ainda exibiu ao mundo mais cinco craques: Rivelino, Carlos Alberto, Jairzinho, Tostão e Gerson.

Por conta dos diferentes fusos horários entre o México e a Europa, foi decidido que as partidas seriam realizadas ao meio dia. Entretanto, com o calor e altitude mais elevados, houve uma preocupação com a condição física dos jogadores. Sendo assim, duas substituições por time passaram a ser permitidas. Outra novidade foi a estreia dos cartões amarelos e vermelhos.

Pelé protagonizou alguns dos momentos mais marcantes desse mundial, incluindo alguns que não resultaram em gols, como uma cabeçada defendida pelo goleiro inglês, um chute de meio de campo contra a Tchecoslováquia e um drible de corpo no goleiro uruguaio.

História da Copa do Mundo   Confira a linha do tempo do mundial
História da Copa do Mundo: Brasil conquista o tricampeonato no México.

Alemanha, 1974

Campeã: Alemanha Ocidental

O Brasil não foi campeão dessa copa, mas teve um importante papel no torneio quando o brasileiro João Havelange se torna o presidente da FIFA, o primeiro não europeu a assumir o posto. Nesse mundial o mundo conheceu a potência da Holanda, que ganhou o apelido de “Laranja Mecânica”, mas acabou ficando em segundo lugar, perdendo para a Alemanha na final por 2 X 1.

História da Copa do Mundo   Confira a linha do tempo do mundial
História da Copa do Mundo: Alemanha vence a Holanda na final.

Argentina, 1978

Campeã: Argentina

Com a Argentina vivendo uma ditadura militar, a copa de 74 gerou polêmicas que marcaram a história do mundial mesmo antes do seu início. A FIFA enfrentou protestos e boicotes para que o país-sede fosse alterado, mas a federação se manteve inflexível.

Na disputa para ir à final, mais uma polêmica: a Argentina derrotou o Peru por 6 X 0 e muitos contestaram o resultado alegando que o goleiro do time peruano, Quiroga, havia favorecido a Argentina por se tratar de seu país natal. Já outros afirmavam que a seleção peruana havia sido comprada para perder o jogo.

A final teve empate da Argentina com a Holanda. Na prorrogação os argentinos marcam dois gols e vencem sua primeira copa.

História da Copa do Mundo   Confira a linha do tempo do mundial
História da Copa do Mundo: Argentina sedia a copa e vence seu primeiro título.

Espanha, 1982

Campeã: Itália

A novidade dessa edição foi o aumento do número de países participantes de 16 para 24. Seis principiantes ingressaram no mundial: Argélia, Camarões, El Salvador, Honduras, Kuwait e Nova Zelândia. A Argélia derrotou a Alemanha logo no seu primeiro jogo, Camarões quase se classificou para a segunda fase e El Salvador sofreu o maior número de gols numa partida do mundial, perdendo de 10 X 1 para a Hungria.

A seleção brasileira se tornou célebre com craques como Zico, Falcão, Sócrates, Júnior e Éder, comandados por Telê Santana. O time, entretanto, perdeu nas quartas-de-final para a Itália por 3 X 2 e ficou com o quinto lugar. A Itália vence a Alemanha na final por 3 X 1 e se iguala ao Brasil no número de títulos.

História da Copa do Mundo   Confira a linha do tempo do mundial
História da Copa do Mundo: Itália conquista o tricampeonato em 1982 na Espanha.

México, 1986

Campeã: Argentina

A Colômbia desiste de sediar o mundial por motivos financeiros e o México se torna o primeiro país a receber a Copa do Mundo pela segunda vez. A Dinamarca estreia no campeonato ao lado de Canadá e Iraque e derrota seleções favoritas, como Uruguai e Alemanha Ocidental, ganhando o apelido de “Dinamáquina”. Marrocos se torna o primeiro país africano a passar da primeira fase.

O Brasil fica em quinto lugar e a Argentina vai para a final com a Alemanha. Depois de empatar por 2 X 2, Diego Maradona fez o gol decisivo que deu o bicampeonato para os Hermanos.

História da Copa do Mundo   Confira a linha do tempo do mundial
História da Copa do Mundo: O famoso “gol de mão” de Maradona.

Itália, 1990

Campeã: Alemanha

A Itália não poupou dinheiro para sediar essa edição da copa – construiu dois novos estádios e reformou outros dez. Esse ano, entretanto, ficou conhecido como o mundial menos emocionante, com uma média de gols de 2,21 por partida, a menor de todos os tempos. O Brasil fica em nono lugar, sua pior participação desde 1966.

A seleção de Camarões surpreende e chega até as quartas de final, só voltou pra casa depois de ser eliminada pela Inglaterra na prorrogação. Na final a Alemanha derrota a Argentina e se iguala ao Brasil e à Itália no número de títulos conquistados.

História da Copa do Mundo   Confira a linha do tempo do mundial
História da Copa do Mundo: Alemanha conquista o tricampeonato em 1990.

Estados Unidos, 1994

Campeã: Brasil

Muita gente viu com desconfiança o fato da copa acontecer num país sem tradição no futebol, mas a intenção da FIFA era justamente conquistar os norte-americanos. A edição de 1994 se mostrou um sucesso, inclusive com recorde de espectadores. A Suécia se destaca ficando em terceiro lugar e a Bulgária surpreende, eliminando a Alemanha depois de nunca ter vencido um jogo no campeonato.

Diego Maradona é pego no exame antidoping e é obrigado a abandonar o torneio. O jogador brasileiro Bebeto marca um gol contra a Holanda nas quartas de final e se populariza ao dedicar a marcação ao filho recém-nascido.

O Brasil chega na final contra a Itália, os dois times disputando o tetracampeonato. O jogo termina sem gols, a disputa vai para os pênaltis e a partida termina quando o principal destaque italiano, Roberto Baggio, erra o gol. O Brasil se torna o primeiro tetracampeão mundial.

História da Copa do Mundo   Confira a linha do tempo do mundial
História da Copa do Mundo: Brasil tetracampeão em 1994.

França, 1998

Campeã: França

A copa de 98 foi a maior realizada até então: contou com 32 seleções participantes, incluindo a estreia do Japão, da Jamaica e da África do Sul. O Brasil dá um show de futebol durante todo o campeonato e enfrenta a França na final, perdendo de 3 X 0 e dando a primeira conquista de copa do mundo aos franceses. A seleção brasileira entrou em campo bastante abalada, levantando rumores de que a França teria comprado a partida.

História da Copa do Mundo   Confira a linha do tempo do mundial
História da Copa do Mundo: França ganha o mundial pela primeira vez em 1998.

Japão e Coreia do Sul, 2002

Campeã: Brasil

Essa foi a primeira copa realizada na Ásia e envolvendo dois países-sede consecutivamente. A campeã França volta para casa ainda na primeira fase junto com os argentinos. O brasileiro Ronaldo volta a se destacar e marca oito gols durante esse mundial, incluindo os dois únicos gols contra a Alemanha na final, trazendo o pentacampeonato para o Brasil. A seleção brasileira ganhou todas as partidas com o melhor ataque do torneio, com 18 gols, e se torna a primeira equipe a se consagrar campeã em todos os continentes que já sediaram o mundial – Europa, América e Ásia.

História da Copa do Mundo   Confira a linha do tempo do mundial
História da Copa do Mundo: A seleção brasileira se torna pentacampeã em 2002.

Alemanha, 2006

Campeã: Itália

Com cerca de três milhões de torcedores presentes nos estádios, a partida final dessa edição ficou marcada negativamente, com a cabeçada do capitão francês Zidane no italiano Marco Materazzi, causando em sua expulsão do jogo. A Itália conquista o tetracampeonato sofrendo apenas dois gols durante todo o torneio: um contra e um de pênalti. O Brasil termina em quinto lugar e Ronaldo marca seu 15º gol em copa do mundo, a maior marca já atingida por um jogador.

História da Copa do Mundo   Confira a linha do tempo do mundial
História da Copa do Mundo: Itália conquista o tetracampeonato em 2006 na Alemanha.

África do Sul, 2010

Campeã: Espanha

Com o rodízio de continentes estabelecido pela FIFA, estava na vez da África sediar uma copa. Com atrativos como diversidade cultural, história política, potencial econômico, pontos turísticos e a figura histórica de Nelson Mandela, a África do Sul se torna o país-sede do mundial.

O uruguaio Diego Forlán é eleito o craque da copa. A campeã anterior decepciona: a Itália não marca nem uma vitória e volta pra casa na primeira fase. A França, vice em 2006, também morre na fase de grupos. A Espanha enfrenta a Holanda na final e vence sua primeira copa do mundo.

História da Copa do Mundo   Confira a linha do tempo do mundial
História da Copa do Mundo: Espanha vence a final contra a Holanda em 2010 na África do Sul.

Fotos: Globo Esporte e MSN

Publicação: 6 de junho de 2018

AUTOR

Paulistana formada em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo e com curso técnico de locução pela Rádioficina. Atuou como redatora e locutora no Grupo Bandeirantes de Rádio e também como repórter para um telejornal segmentado.

COMENTÁRIOS

DESCONTOS EXCLUSIVOS FASHION BUBBLES

Leia o post anterior:
Tecidos Tecnológicos – A camisa “milagrosa” que não amassa e nem mancha

Moda e ciência caminham lado a lado na hora de criar novos Tecidos Tecnológicos para suprir necessidades cotidianas. A Lotushirt...

Fechar