Dossiê sobre Queda de Cabelo – Parte 3/3

Dossiê sobre Queda de Cabelo – Parte 3/3

Mitos e equívocos sobre o que causa a queda de cabelo e promove seu crescimento

Há muitos equívocos comuns sobre o que causa a queda de cabelo e o seu crescimento.

LUZ SOLAR FAZ O CABELO CRESCER

O cabelo é produzido no folículo capilar e é um tecido sem vida. A luz do sol não o faz crescer, uma vez que o folículo encontrar-se abaixo da superfície da pele. Na verdade, a radiação ultravioleta em excesso não só não provoca o crescimento como pode reduzir a resistência do cabelo, permitindo a quebra, e até mesmo causar alterações de cor.

PERUCAS E CHAPÉUS PODEM DETER O CRESCIMENTO DO CABELO

Nem peruca, nem chapéu interferem no crescimento do cabelo, porque o cabelo cresce desde o folículo piloso. No entanto, qualquer cobertura na cabeça pode causar danos no couro cabeludo, causando a quebra do cabelo e até mesmo uma perda significativa, chamada alopecia de tração.

LAVAGEM DIÁRIA PODE AFETAR O CRESCIMENTO DO CABELO

Apesar de dermatologistas famosos do século XIX pensarem que o shampoo deveria ser apenas uma atividade mensal, não há evidências de que a lavagem diária seja prejudicial ao couro cabeludo ou ao cabelo. Sebo em excesso que fica no couro cabeludo dá uma aparência pouco atraente e até mesmo um odor desagradável. No caso de cabelos muitos expostos a “sujidade” é indicado a lavagem diária.

TROCAR REGULARMENTE DE SHAMPOO

Embora alguns consumidores mudem de shampoo frequentemente, não há nenhuma evidência de que o couro cabeludo/cabelo se acostuma a um shampoo específico. Esse conceito, conhecido como taquifilaxia, não se aplica a esse tipo de produto.

BANHO DE CHUVEIRO PROVOCA A QUEDA DO CABELO

Não há nenhuma evidência que corrobore este mito. Na verdade, o chuveiro facilita o enxague total do shampoo, sem machucar os folículos pilosos.

Leia também: Dossiê sobre Queda de Cabelo – Parte 1/3

Dossiê sobre Queda de Cabelo – Parte 2/3

Dossiê sobre Queda de Cabelo – Parte 3/3
Foto: VK

ESTRESSE PROVOCA A QUEDA DO CABELO

Somente estresse traumático severo é conhecido por causar um afinamento temporário e repentino do cabelo, conhecido como eflúvio telógeno. Uma vez que o estresse seja reduzido ou eliminado, em quase todos os casos, o crescimento do cabelo retorna ao normal.

TOMAR VITAMINAS PROMOVE O CRESCIMENTO DO CABELO

O cabelo sempre se forma no folículo piloso, através de um ciclo contínuo. Ao nascer, há cerca de 100.000 folículos presentes e diminuem gradualmente até a meia-idade. Não há novos folículos desenvolvendose após o nascimento. Assim, tomar suplementos vitamínicos ou minerais não irá produzir novos folículos capilares nem irá impedir que os folículos atuais envelheçam.

É comprovada que a alimentação tem um papel importante na qualidade e beleza dos cabelos. Os nutrientes ingeridos são levados ate o folículo piloso através da circulação sanguínea, ajudando na nutrição desse folículo.

MASSAGEAR O COURO CABELUDO E ESCOVAR O CABELO PROMOVEM SEU CRESCIMENTO

Massagear o couro cabeludo aumenta o fluxo sanguíneo o que é bom para o bulbo capilar, por chegar mais nutrientes nessa região, porém, isso não faz o cabelo crescer mais rápido. Na verdade, massagem vigorosa ou prolongada e/ou escovação pode causar danos de atrito ao cabelo e também pode quebrá-lo.

Leia também: Dossiê sobre Queda de Cabelo – Parte 1/3

Dossiê sobre Queda de Cabelo – Parte 2/3

Dossiê sobre Queda de Cabelo – Parte 3/3
Foto: Spaweek

CORTAR O CABELO PROMOVE SEU CRESCIMENTO

O cabelo é um tecido sem vida e não há maneira de fazê-lo crescer ou não crescer cortando-o. Além disso, o corte de cabelo não o torna mais forte ou mais fraco, crespos ou lisos. Esta ideia foi refutada há muito tempo. Embora o corte do cabelo possa fazê-lo aparecer mais grosso devido à remoção das pontas duplas e volume adicional, o cabelo não se tornará mais “frondoso”.

No Brasil, há um mito que diz que cortando os cabelos entre a uma lua cheia e o quarto minguante pode fazer o cabelo crescer. O fato é que quanto maior for a fase anágena, por mais tempo o cabelo vai crescer.

Na Índia, os meninos recém-nascidos são submetidos ao corte do couro cabeludo, que é fundamental para assegurar o crescimento do cabelo futuro. Isto não tem nenhum efeito no crescimento do cabelo atual ou futuro.

PONTAS DUPLAS (TRICOPTILOSE)

As pontas duplas surgem devido a alterações químicas, como alisamento, ou às alterações físicas, incluindo escovação excessiva ou uso de modeladores. O cabelo é como um elástico, uma vez que as ligações químicas são alteradas, não podem voltar ao normal.

ARRANCAR CABELOS BRANCOS ESTIMULA O CRESCIMENTO DE CABELO NOVO

A cor do cabelo é devido à melanina produzida pelos melanócitos (células de pigmento) nos folículos do cabelo. Quando estas células param de produzir pigmento, o cabelo torna-se branco ou cinzento. Os melanócitos não são afetados ao arrancar o cabelo, já que eles não reconhecem a remoção dos cabelos dos folículos. A falta de cor do cabelo é em função da idade e algumas vezes de doença.

Leia também: Dossiê sobre Queda de Cabelo – Parte 1/3

Dossiê sobre Queda de Cabelo – Parte 2/3

Dossiê sobre Queda de Cabelo – Parte 3/3
Foto: Frugivore Mag

SECAR O CABELO PROVOCA A QUEDA

O secador de cabelo não arranca o cabelo. Se o secador é usado excessivamente com alto calor, o cabelo pode torna-se frágil demais, tornando-se quebradiços com pontas duplas. Assim, podem ocorrer bolhas no cabelo, que são apenas visualizadas por ampliação do fio.

O COURO CABELUDO SECO PRODUZ CASPA

A caspa ou descamação pode ser devido a um tipo de fungo chamado Malazzesia sp, em conjunto com a oleosidade excessiva (seborreia) produzida pelas glândulas sebáceas (glândulas de gordura). As escamas que são produzidas não são pelo ressecamento, e a aplicação de pomadas ou não lavar o cabelo só piora a situação.

Lavagem frequente com o produto certo ajudará a aliviar a condição. As células da pele estão constantemente sendo substituídas, e até ao final de vinte e oito dias, cada célula é renovada. Se a camada de células mortas não é lavada, esta permanecerá como escamas, as que são incorretamente chamadas de caspa.

A CASPA PROVOCA A QUEDA DO CABELO

Isso é um mito que começou em 1890. Os homens que perdiam o cabelo (alopecia androgénica) também podiam sofrer de caspa e até mesmo de dermatite seborreica, mas não há nenhuma associação entre a perda de cabelo e a caspa. Se sentir coceira no couro cabeludo, coçá-lo vigorosamente irá causar a quebra do cabelo.

PERDA DE CABELO NÃO AFETA AS MULHERES JOVENS

A perda de cabelo e seu enfraquecimento podem ocorrer em mulheres a partir dos 12 anos de idade. Episódios de enfraquecimento podem ocorrer devido a alterações hormonais ou até mesmo a gravidez.

A MENSTRUAÇÃO AFETA O CRESCIMENTO DO CABELO

Não há nenhuma evidência que indique que o ciclo menstrual tem qualquer efeito no crescimento do cabelo.

Leia também: Dossiê sobre Queda de Cabelo – Parte 1/3

Dossiê sobre Queda de Cabelo – Parte 2/3

Dossiê sobre Queda de Cabelo – Parte 3/3

Nova tecnologia inovadora Unilever: Dove Controle de Queda

Os laboratórios de inovação de Dove desenvolveram uma tecnologia inovadora, a fim de criar com sucesso uma solução para reduzir os danos nas raízes do cabelo e ajudar a fixá-lo firmemente no lugar. A tecnologia pioneira levou cinco anos para ser desenvolvida no Centro de Pesquisa & Design da Unilever, em Xangai, com uma equipe de mais de 30 cientistas.

A tecnologia é fundamental para o novo Dove Controle de Queda, primeira linha da marca Dove a tratar a queda de cabelo desde a raiz – onde mais importa. O tratamento foi testado em oito países, com cerca de 4.000 mulheres.

Como mencionado anteriormente, o crescimento do cabelo segue um padrão cíclico: o crescimento (anágeno), transição (catágeno), repouso (telógeno) e queda (exógeno). No início da fase de repouso, as fibras do cabelo estão firmemente fixadas no folículo piloso. A fixação das fibras do cabelo está composta por ligações proteicas e um “adesivo” polissacarídeo. Estas ligações são gradualmente quebradas por enzimas proteolíticas até que as ligações se tornam tão frágeis que as forças geradas durante a escovação e lavagem do cabelo podem causar a queda dos cabelos.

A nova Linha Dove Controle de Queda contém um ingrediente ativo inovador, o Trichazole ™. O Trichazole é uma combinação de gluconato de zinco (principal ativo do Trichogen) e climbazol. Em testes de laboratório, foi demonstrado que o Trichazole é capaz de reduzir a atividade das enzimas proteolíticas que contribuem para a queda do cabelo.

Um estudo global descobriu também que o Trichazole™ inibe proteases do folículo piloso em vários grupos étnicos (Brasil, México, Tailândia, Turquia, Reino Unido, China, Índia). Além disso, a aplicação da Loção Capilar para a Raiz Dove Controle de Queda deu ao cabelo mais força, aumentando o esforço necessário para remover o cabelo da pele, indicando que o produto pode aumentar o poder de fixação da fibra de cabelo.

INIBIÇÃO SINÉRGICA DA TRIPSINA PELO TRICHOGEN + CLIMBAZOL

Dossiê sobre Queda de Cabelo – Parte 3/3

Leia também: Dossiê sobre Queda de Cabelo – Parte 1/3

Dossiê sobre Queda de Cabelo – Parte 2/3

Fonte: In Press Porter Novelli Assessoria de Comunicação

Publicação: 8 de agosto de 2012

AUTOR

Paulistana formada em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo e com curso técnico de locução pela Rádioficina. Atuou como redatora e locutora no Grupo Bandeirantes de Rádio e também como repórter para um telejornal segmentado.

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
1002_257533__mg_7879
Marca infatil Zinha lança primavera/verão 2013

É hora de colorir! O verão 2013 de Zinha chega recheado de ternura, leveza e muito colorido. A linha de...

Fechar