Prada – Uma história de sucesso

Prada   Uma história de sucesso
Foto de Idée Nouvelle

A maison Prada nasceu em Milão – Itália, no ano de 1913, pelas mãos dos Fratelli Prada – italiano para “irmãos Prada”. Originalmente, a marca comercializava artigos de couro, tais como bolsas, malas de viagem e sapatos.

Resistente quanto à participação de mulheres em seus negócios, Mario Prada, o comandante da marca, as mantinha longe dos assuntos que tangiam a grife. Ironicamente, é uma mulher – sua neta, Miuccia Prada – a responsável pela renovação do perfil da grife e seu consequente sucesso no final do século XX.

Vendo o sucesso de sua marca, Mario decide ganhar o continente americano. Abre uma butique nos Estados Unidos e mais duas em seu país natal.

Prada   Uma história de sucesso
Bolsa Tote Prada – Foto de Hip Girlie

No início, as bolsas Prada – hoje notórias por suas linhas limpas, clássicas e por sua praticidade – eram confeccionadas em material pesado e, apesar de seu design ser extremamente belo, não agradavam ao público por serem acessórios pouco funcionais. Aos poucos, os materiais começaram a ser substituídos. O couro de leão marinho foi trocado por matérias-primas mais leves, como madeira e casco de tartaruga.

No ano de 1950 nasce Miuccia Prada, que posteriormente vem a ajudar com novas ideias em termos de desenho e de inovação na linha. Foi ela quem introduziu as mochilas feitas de material à prova d’água no mercado.

Já à frente de boa parte dos negócios da marca, Miuccia conhece, em 1977, Patrizio Bertelli, um italiano, dono de uma marca de artigos de couro. Bertelli se junta a Miuccia na Prada. É ele quem a aconselha a descontinuar a importação de couro inglês e a mudar completamente o design da grife.

Prada   Uma história de sucesso
Bolsas Prada – Foto de Life in Italy

Em 1978, Miuccia assume completamente a liderança da maison. À época, a marca não ia muito bem: os índices de venda caíam e o dinheiro era escasso. Para contornar a crise, a jovem empresária desenvolveu linhas de mochilas de luxo e bolsas de viagem feitas do mesmo nylon usado pelos militares. Leves e práticas, as “tote bags” da Prada foram um verdadeiro sucesso, apesar do preço alto e da divulgação pouco ampla.

A ascensão da Prada como marca de luxo se dá no início da década de 80, com o lançamento de uma bolsa preta de linhas básicas. O acessório tornou-se febre entre atrizes e socialites, levando o nome da marca a um público maior. Os anos 80 foram decisivos para a grife milanesa. Em 1984, Miuccia lança uma linha de sapatos femininos; em 1987, casa-se com Patrizio Bertelli; em 1989 é lançada a primeira linha de prêt-à-porter feminino. As criações impressionaram pelo desenho simples, funcional e pela escolha de tecidos opulentos e luxuosos. Segundo François Baudot, autor do renomado livro “Moda do Século”, a coleção era de “um luxo apurado, discreto e infalível”.

Nos anos 90 é que Miuccia Prada consolida-se como criadora de moda e como estilista e sua marca consegue finalmente afirmar-se como uma mais0n de luxo.

Com a globalização, a Prada expande seus horizontes e vai buscar mercados novos na Ásia.

Procurando atingir uma fatia maior de consumidores, em 1992 é criada a Miu Miu, linha jovem da Prada. O nome é inspirado no apelido de Miuccia.

Prada   Uma história de sucesso Prada   Uma história de sucesso
Prada, Outono/Inverno 2010 – Fotos de Style

Em 1993 a maison é agraciada com o prêmio do Council of Fashion Designers of Amercia (Conselho de Estilistas da América) por seus acessórios. No mesmo ano é criada a Fundação Prada (Fondazione Prada), um espaço onde são realizadas mostras de arte.

Ainda nos anos 90, a Prada começou a adquirir outras empresas do ramo, como a maison Helmut Lang. Houve especulações sobre uma possível compra da Gucci.

No começo dos anos 2000, a marca desacelerou sou processo de compra de outras marcas, chegando a vender sua porção da Fendi para o grupo LVMH (Louis Vuitton, Möet e Hennessy).

Miuccia é avessa ao assédio de fotógrafos e do próprio público. Faz raras aparições no canto da passarela e não aprecia a agitação do mundo da moda.

Atualmente, a Prada é tida como uma das mais sólidas marcas do ramo da moda. A maison hoje, além de produtos em couro, dispõe de peças de vestuário masculino, feminino, sapatos, acessórios e mais recentemente gadgets, como celulares e outros “brinquedinhos” eletrônicos. A marca está avaliada em 1,46 bilhão de euros (R$4,02 bilhões) e produz cerca de oito milhões de peças ao ano.

Prada   Uma história de sucesso
Foto de Geek Chic

Referências:

Le Monde Diplomatique (acesso restrito a assinantes)

Prada (em inglês)

Life in Italy (em inglês)

Fashion Forum (em inglês)

Publicação: 12 de abril de 2010

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
Times-Sqare-Varejo-e-E-commerce1-450x300
Processos de Decisão de Compra – Varejo físico e Varejo Online

Era uma vez um desejo... Tudo na vida começa motivado pelo desejo. Seja ele uma necessidade de anos, uma demanda...

Fechar