17 de maio as datas comemorativas

17 de maio é Dia Internacional Contra a Homofobia. As datas comemorativas de hoje, quarta

Hoje é o décimo sétimo dia do quinto mês do ano, Dia Mundial das Telecomunicações. Confira as celebrações de 17 de maio e cartões para compartilhar

Compartilhe

Hoje é dia 17 de maio! Embora não seja feriado é um dia com celebrações muito importantes. Em seguida, você aprende um pouco sobre a relevância e a origem de cada uma delas.

Ao mesmo tempo, o Fashion Bubbles preparou algumas dicas de conteúdo e frases que podem ser compartilhados nas redes sociais. Assim, você aproveita para interagir com os seus seguidores. Continue acompanhando!

Quando é dia 17 de maio?

Frase de bom dia, 17 de maio
Fonte: Canva (adaptado)

Em 2023, 17 de maio cai em uma quarta-feira. Trata-se do 137º dia do ano. Dessa forma, agora faltam 228 dias para 2024. Além disso, a fase da Lua é minguante e estamos no outono. Nascidos em 17 de maio são do signo de Touro.

Assim sendo, estamos na metade do quinto mês o ano! Aproveite para ficar ligadinho nas datas comemorativas e feriados do mês no calendário de maio de 2023. Por lá, você também encontra dicas de conteúdo para compartilhar nas suas redes sociais.

Qual o horóscopo de hoje?

Veja, no Spotify, o horóscopo de hoje para seu signo.

Qual o signo de quem nasce em 17 de maio?

Signo de Touro
Fonte: Canva (adaptado)

Nascidos em 17 de maio são de Touro. Sem dúvida, os taurinos são conhecidos por serem inteligentes, sociáveis, exigentes, gulosos e um pouco teimosos.

Similarmente, pessoas desse signo são estratégicos e por isso precisam avaliar e pensar duas vezes antes de fazer alguma coisa. Sendo assim, tendem a gostar de profissões estáveis e consolidadas e por esse motivo são mais propensos a trabalharem em áreas como contador, engenheiro, chef de cozinha, gestor público e economista.

O que se comemora no dia 17 de maio?

Você não sabe o que se comemora no dia 17 de maio? Então, confira mais a seguir sobre o Dia Internacional Contra a Homofobia, Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação e Dia Mundial da Hipertensão.

  • Saiba ainda mais Planner 2022: 10 modelos gratuitos para se organizar para o novo

Dia Internacional Contra a Homofobia

No dia 17 de maio, celebra-se o Dia Internacional Contra a Homofobia. A data remete o dia em que a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou a homossexualidade do Código Internacional de Doenças (CID), em 1990.

Dessa forma, o Dia Internacional Contra a Homofobia tem como principal objetivo conscientizar a população acerca da luta contra a discriminação da comunidade LGBTQIA+.

Afinal, infelizmente, ainda existe muito preconceito contra os homossexuais e muitas vezes, essa discriminação se reflete em violência.

Dia Internacional Contra a Homofobia 17 de maio
Fonte: Canva (adaptado)
  • Depois, veja também Identidade e Gênero – As diferenças entre corpo biológico, gênero, orientação sexual e expressão de gênero.

Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação

No dia 17 de maio, celebra-se o Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação, também conhecido como dia da Internet.

A data foi criada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 2005, e é uma homenagem à criação da União Internacional de Telecomunicações (UIT), em 1865.

Dessa forma, Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação tem como principal objetivo destacar a importância do avanço da Internet para a sociedade.

Além disso, também visa debater temas como a exclusão digital e a segurança na internet.

Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação
Fonte: Canva (adaptado)

Dia Mundial da Hipertensão

No dia 17 de maio, celebra-se o Dia Mundial da Hipertensão. A data é celebrada todos os anos desde 2005.

Sendo assim, a hipertensão, também conhecida como pressão alta, ocorre quando há a elevação da pressão do sangue e ela é um dos principais fatores para doenças cardiovasculares.

De acordo com o Ministério da Saúde, a pressão alta acomete, aproximadamente, 25% da sociedade brasileira.

Assim, a data tem como objetivo conscientizar a população acerca da importância do diagnóstico precoce e tratamento da doença, além da necessidade dos cuidados básicos para a prevenção da doença.

Dia Mundial da Hipertensão 17 de maio
Fonte: Canva (adaptado)
  • Em seguida, confira Hipertensão: o que é e quais alimentos ajudam a controlar

Quarta-feira é o dia de qual orixá?

Na Umbanda, cada dia da semana conta com suas próprias entidades. A quarta-feira, por exemplo, é dia de três orixás: Iansã, Obá e Xangô. Logo depois, veja como homenagear cada um!

Quem é Iansã na Umbanda?

Iansã é a dona dos mortos, orixá dos ventos e das tempestades. Foi a terceira mulher de Xangô e, como resultado, o acompanhou à guerra. Para agradecê-la, acenda velas brancas, cor-de-rosa ou vermelhas. Iansã gosta de cabra, galo e acarajé, só que não come abóbora.

oração para Iansã escrita em fundo rosado com ilustração do orixá
Oração para Iansã. Fonte: Canva (adaptada)

Quem é Obá?

Forte e protetora, ela foi a primeira esposa de Xangô. Suas velas podem ser cor-de-rosa, brancas, laranjas ou violetas. Obá come conquem, cabra, assim como pato.

oração para Obá escrita em fundo esverdeado com ilustração do orixá
Oração para Obá. Fonte: Canva (adaptada)

Quem é Xangô na Umbanda?

Um dos orixás mais poderosos, Xangô é o deus do raio e do trovão. Uma vez que suas cores são vermelho e branco, vale acender velas desses tons às quartas-feiras. Cágado e amalá (caruru) são suas comidas favoritas.

oração para Xangô escrita em fundo amarronzado com ilustração do orixá
Oração para Xangô. Fonte: Canva (adaptada)

Qual o santo do dia 17 de maio?

No dia 17 de maio, a Igreja Católica celebra o dia de Santa Júnia.

Santa Júnia

Hoje, dia 17 de maio, a Igreja Católica celebra o dia de Santa Júnia. Júnia é uma santa que viveu no século I d.C e é tida como esposa de Andrônico.

Assim, ela é a única mulher que é mencionada entre os apóstolos no Novo Testamento.

“Saúdo a Andrônico e Junías, meus parentes e companheiros de cárcere, destacados entre os apóstolos e convertidos a Cristo antes de mim”. Romanos (16: 7)”

Santa Junia
Fonte: Facebook

Próximas datas comemorativas do mês de maio

  • 18 de maio – Dia Internacional dos Museus, Dia dos Vidraceiros, Dia Nacional do Cocktail, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil e Dia Nacional da Luta Antimanicomial;
  • 19 de maio – Dia do Físico, Dia do Defensor Público, Dia dos Acadêmicos de Direito, Dia do Estudante de Direito, Dia de São Crispim de Viterbo, Dia Nacional de Doação de Leite Humano e Dia Nacional de Combate à Cefaleia;
  • 20 de maio – Aniversário de Palmas, Dia do Pedagogo, Dia Nacional do Técnico e Auxiliar de Enfermagem, Dia Mundial das Abelhas, Dia Nacional do Medicamento Genérico e Dia do Comissário da Infância e da Juventude;
  • 21 de maio – Dia da Língua Nacional, Dia do Afilhado, Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento e Dia Mundial da Migração dos Peixes;
  • 22 de maio – Dia Internacional da Biodiversidade, Dia do Abraço, Dia do Apicultor e Dia de Santa Rita;
  • 23 de maio – Dia da Tartaruga e Dia da Juventude Constitucionalista;
  • 24 de maio – Dia do Vestibulando, Dia Nacional do Café, Dia da Infantaria, Dia do Datilógrafo, Dia do Telegrafista, Dia do Detento, Dia Nacional do Calcário Agrícola, Dia Nacional do Cigano e Dia Nacional do Milho;
  • 25 de maio – Dia da Indústria, Dia do Massagista, Dia da Costureira, Dia do Orgulho Geek, Dia Nacional da Adoção, Dia do Trabalhador Rural, Dia Internacional do Sapateado, Dia Internacional das Crianças Desaparecidas, Dia do Desafio, Dia Nacional do Respeito ao Contribuinte e Dia Internacional da Tireoide.

17 de maio: conclusão

Embora 17 de maio não seja um feriado a data celebra marcos importantíssimos para a sociedade.

Em resumo, é neste marco celebra-se o Dia Internacional Contra a Homofobia, Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação e Dia Mundial da Hipertensão;

17 de maio as datas comemorativas
Montagem: Paulo Costa

Compartilhe

Newsletter

Inscreva-se em nosso newsletter e receba diretamente em seu e-mail artigos exclusivos, dicas de beleza imperdíveis e as últimas novidades dos reality shows mais badalados. Não perca a chance de estar sempre à frente, conhecendo as tendências e segredos que só os verdadeiros conhecedores do universo fashion e do glamour dos realitys têm acesso!

Não fazemos spam! Leia mais em nossa política de privacidade.


Últimas notícias BBB

Últimas notícias