Descubra Como Melhorar a Autoestima com banhos e rituais que podem realmente surtir efeito se você fizer com afinco e de forma constante. E após um tempo, você realmente consegue enxergar uma boa diferença na sua vida.

E além de banhos com ervas e outros rituais, você vai conferir dicas sobre meditações guiadas e algumas técnicas usadas por psicólogos. Venha descobrir mais!

O que é Autoestima?

Mulher sorrindo
Fonte: Unsplash

Antes de falarmos Como Melhorar a Autoestima, é importante entender o que ela significa, sua importância e o impacto na vida de cada pessoa.

Sendo assim, explicando de uma forma objetiva, autoestima é uma avaliação de si mesmo. O que envolve crenças autossignificantes, como se achar inteligente ou burro, e emoções autossignificantes associadas, como sentir vergonha ou orgulho de si mesmo.

Como Melhorar a Autoestima com Novos Hábitos

yoga
Fonte: Unsplash

Descobrir Como Melhorar a Autoestima não é fácil. Ainda mais quando vemos tantas “vidas perfeitas” e pessoas bonitas na internet e acabamos nos comparando. Contudo, ela está ligada com a forma como nos vemos, e podemos trabalhar isso.

Exercício físico

Investir em um exercício físico pode fazer toda a diferença na hora de Melhorar a Autoestima. Afinal, a atividade física ajuda a aumentar os níveis de serotonina e endorfina no cérebro, que são hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar no corpo humano.

Sendo assim, faça exercícios físicos e tenha uma rotina de treino e boa alimentação! Não para emagrecer especificamente, mas para se sentir melhor. E se você encontrar algo que te agrada, como dança, yoga ou alguma luta, será ainda melhor e mais produtivo.

  • Logo depois dessa leitura, confira mais sobre Disposição: como recuperar a boa forma após enfrentar a Covid-19

Melhore a Alimentação

Há várias formas de Como Melhorar a Autoestima, e uma delas é se alimentando melhor! A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda que um adulto consuma 5 porções diárias de frutas e verduras. E não é à toa!

Afinal, esses alimentos também auxiliam na produção de hormônios, são ricos em fibras e possuem vitaminas e aminoácidos que melhoram a sensação de cansaço, entre muitos outros benefícios.

Sendo assim, fica mais fácil Melhorar a Autoestima com o corpo funcionando da forma certa. Contudo, lembre-se que cada organismo funciona de uma forma e você pode possuir restrições alimentares.

  • Leia ainda mais Caju: 13 benefícios da fruta e da castanha para a saúde

Óleos Essenciais para Autoestima

Os óleos essenciais são muito conhecidos e podem Melhorar a Autoestima. Contudo, nem todos entendem como eles funcionam e se a aromaterapia traz benefícios de verdade.

Existem diversos artigos científicos que comprovam a eficácia dos óleos essenciais. E eles explicam que as substâncias que compõem os aromas se desprendem das partículas que estimulam as células nervosas, ativando áreas do cérebro ligada às nossas emoções.

Sendo assim, os óleos essenciais podem ajudar a Melhorar a Autoestima, sim! O de Ylang Ylang, Gerânio e Lavanda são ótimos para começar, pois diminuem a ansiedade e trabalham a confiança.

Contudo, os óleos essenciais não podem ser usados diretamente sobre a pele, você deve usar em um difusor ou diluído em óleo vegetal. Além disso, é preciso pesquisar antes de comprar, pois essências são bem mais baratas, mas só possuem um cheiro agradável, sem os benefícios dos óleos. Não confunda!

Conheça mais sobre o Sagrado Feminino

O sagrado feminino é uma filosofia onde as mulheres tentam acessar a sua deusa interior. Sendo assim, elas procuram se conectar com a sua natureza, raízes e corpos, ouvindo a voz interior e instintos.

Dessa forma, para começar essa conexão, leia mais sobre o assunto, uma dica é o livro “Mulheres que Correm com Lobos”. E tire um tempo para se conectar com seu corpo usando óleo essencial de Gerânio diluído em óleo vegetal para uma massagem na altura do útero. Esse ritual fará toda a diferença!

Além disso, meditações e um dia de descanso com skincare e escalda pés é super recomendado. E essa última parte também vale para os homens. Afinal, conexão com o corpo e as emoções é importante para todos.

  • Leia ainda mais Big Chop: Dicas para quem vai passar pela transição capilar

Como Melhorar a Autoestima com Banho de Rosa Branca

rosa branca
Fonte: Pixabay

Banhos com ervas e flores podem ajudar a melhorar a autoestima. Assim como rituais diários que trazem benefícios incríveis.

Para quem acredita, a rosa branca é ligada à Iemanja, um orixá que nos ajuda a ter firmeza e paz quando pedimos. Sendo assim, esse banho pode ser muito útil na hora de melhorar a autoestima. Contudo, não faça na lua minguante. Confira mais detalhes:

Ingredientes:

  • Três rosas brancas

Modo de Preparo:

  1. Para começar, ferva cerca de 2 litros de água;
  2. Após a água ferver, coloque as pétalas das 3 rosas brancas dentro da água e tampe a infusão com um prato por 10 minutos;
  3. Tome seu banho de higiene tranquilamente;
  4. Após isso, jogue o banho da cabeça para baixo, sem coar as pétalas, e peça por calma e firmeza;
  5. Por fim, descarte as pétalas em um jardim ou embrulhe em um guardanapo e jogue no lixo.

Banho para Melhorar Autoestima e Trabalhar Energia

banho relaxante
Fonte: Pixabay

Esse banho trabalha a autoestima mexendo no chakra sexual, que fica localizado 4 dedos abaixo do umbigo e está ligado com a nossa sexualidade.

Ingredientes:

  • Duas colheres de sopa de calêndula
  • Uma colher de chá de hibisco
  • Três paus de canela

Modo de Preparo

  1. Para começar, ferva cerca de 2 litro de água;
  2. Na sequência, coloque os ingredientes, que devem ser secos, dentro da panela;
  3. Coe o banho e tampe com um prato para abafar por 10 minutos;
  4. Tome um banho bem calmo, acenda uma vela ou coloque um música;
  5. Se seque completamente;
  6. Jogue o banho da cabeça para baixo;
  7. Por fim, descarte tudo na natureza, se possível.
  • Logo depois dessa leitura, confira mais sobre Spa caseiro: 11 truques para transformar seu banheiro em um spa em casa!

Como Melhorar a Autoestima com o Ritual do Espelho

Autoestima
Fonte: Pixabay

Por fim, esse ritual diário é um processo criado por Louise Hay, professora de metafísica e escritora de livros como “Você pode curar a sua vida”.

O ritual do espelho consiste em se olhar no espelho todos os dias, pelo menos 3 vezes, e dizer coisas como: “Eu me amo” e “A vida me ama”.

Esse pode ser o seu ritual matinal e você pode repeti-lo antes de dormir e sempre que passar na frente de um espelho. E faça por, no mínimo, 21 dias seguidos, sem furar nenhum, mesmo que no começo parece bobeira ou mentira.

Ele funciona porque o nosso subconsciente não difere a verdade da mentira e essa é a maneira mais fácil dele aceitar como verdadeira a afirmação de que você é uma pessoa amada por si e pela vida.

Confira mais sobre essa técnica:

Conclusão

Por fim, autoestima não é sobre beleza, estar maquiada ou ser musculoso, é sobre a sua relação com você e a sua reação perante os ganhos e perdas.

Vale lembrar que dependendo da situação ou condição é recomendado sempre ter um acompanhamento profissional!