Caju: 13 benefícios da fruta e da castanha para a saúde

O caju pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico, controlar a pressão arterial, perder peso e muito mais. Confira os benefícios da fruta e da castanha!

- Continue depois da Publicidade -

Está gripado ou procurando um alimento para melhorar a sua imunidade? Então, o caju é a escolha perfeita! A fruta é suculenta, macia, saudável e super poderosa!

Muito consumido pelos brasileiros, o caju é rico em diversos nutrientes. Por isso, pode promover proteção para, além de gripes, também problemas mais sérios, como o câncer.

Em seguida, você conhece mais sobre a fruta e sua castanha, confere os benefícios e sabe a quantidade indicada para consumir no dia a dia. Portanto, iremos abordar os seguintes tópicos:

  • Quais os benefícios do caju para a saúde?
  • Qual o país de origem do caju?
  • Quanto caju pode comer por dia?
  • Quais benefícios da castanha-de-caju?
  • Quanto se pode comer de castanha-de-caju por dia?
  • Receitas com caju

Para saber isso e muito mais, continue lendo!

 

- Continue depois da Publicidade -

Quais os benefícios do caju para a saúde?

 

Cajus vermelhos e amarelos
Nesse sentido, confira os benefícios do caju. Fonte: Pinterest

 

- Continue depois da Publicidade -

O caju é uma das frutas mais ricas em vitamina C. Além disso, ele também é extremamente saboroso. Sendo assim, apresenta 8 benefícios que beneficiam a saúde. Saiba mais!

 

1. Fortalece o sistema imunológico

 

Segundo estudos, além de ser rico em vitamina C, o caju também é fonte de zinco. Esse mineral é importante para o fortalecimento do sistema imunológico. Assim, a fruta pode combater gripes e resfriados.

 

- Continue depois da Publicidade -

2. Protege o coração

 

Devido ao baixo teor de gordura do caju, a fruta é recomendada para manter a saúde do coração em ótimo estado.

Além disso, ajuda a reduzir os triglicerídes que, segundo pesquisa, aumentam as incidências de doenças cardíacas quando estão elevados.

 

3. Ajuda a prevenir o combate ao câncer

 

O caju contém um flavonoide chamado proantocianidina. Ele ajuda a inibir o desenvolvimento do tumores e a prevenir o crescimento de células cancerosas.

Além disso, a fruta possui licopeno e betocaroteno, que têm propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antioxidantes. Assim, colabora com a prevenção de alguns tipos de câncer, como o de mama, o de próstata e o de pulmão.

 

4. Traz benefícios para a pele e para os cabelos

 

O caju é rico em cobre, que segundo estudos ajuda a dar pigmento no cabelo e na pele. Ao mesmo tempo, também é capaz de deixá-los mais viçosos e bonitos.

Ainda mais, os antioxidantes presentes na fruta ajudam a proteger as células. Dessa forma, combatem o envelhecimento precoce e mantêm a aparência jovem por mais tempo.

 

5. Auxilia nos exercícios físicos

 

O caju é um excelente aliado para os atletas que fazem exercício de resistência. Isso porque a fruta é rica em aminoácidos de cadeia ramificada (famoso BCAA).

De acordo com uma pesquisa, esses aminoácidos aumentam a capacidade de utilização da gordura como fonte energética. Como resultado, melhoram a capacidade física.

 

6. Ajuda na perda de peso e na prisão de ventre

 

A fruta possui fibras que, segundo um estudo realizado em 2009, auxiliam a retardar a fome. Uma vez que prologam a saciedade da pessoa, colaboram para a perda de peso.

Além disso, as fibras contribuem para o trânsito intestinal correto. Assim, diminuem a prisão de ventre.

Entretanto, é necessário ficar atento, pois assim como todo alimento, o caju pode engordar se for consumido em excesso.

 

7. Ajuda no combate de diabetes tipo 2

 

O caju não contém quantidades grandes de açúcar. Além disso, suas fibras solúveis propiciam a digestão mais lenta de carboidratos, não aumentando a taxa de glicemia muito rapidamente.

Ainda assim, os diabéticos devem ficar atentos à quantidade consumida diariamente. O excesso pode causar malefícios, já que há, sim, um teor de açúcar na fruta.

 

8. Combate a anemia

 

Para completar, o caju é rico em ferro, mineral responsável por aumentar os glóbulos vermelhos que realizam o transporte de oxigênio no organismo. Por isso, o pseudofruto é eficaz no combate à anemia.

 

Vídeos com os benefícios do caju

 

 

 

 

Qual o país de origem do caju?

 

De nome científico Anacardium occidentale, o caju é originário do litoral brasileiro. Mas se espalhou por diversas regiões do país através das castanhas levadas pelos povos indígenas.

Além disso, na época da colonização, a fruta também foi levada para regiões da África e da Ásia, onde se adaptou muito bem.

Sendo assim, a maior produção de caju no Brasil está localizada na região nordeste. Principalmente nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Piauí e Bahia.

 

 

Maior cajueiro do mundo

 

maior cajueiro do mundo
Nesse sentido, veja o maior cajueiro do mundo. Fonte: Pinterest

 

O maior cajueiro do mundo está localizado no Rio Grande do Norte, em Pirangi, município de Parnamirim, a doze quilômetros do sul de Natal.

Aliás, a árvore entrou para o Livro dos Recordes em 1994, por possuir 8.500m². Além disso, ela possui o tamanho equivalente a 70 cajueiros e produz cerca de 70 mil cajus na safra.

 

 

Quanto caju pode comer por dia?

 

De acordo com recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), para uma pessoa saudável, é estimado o consumo de 3 a 5 porções de frutas ao dia, sempre variando na escolha.

Esta regra também serve para o caju. Nesse sentido, caso tenha comido um caju durante o café da manhã, é recomendado escolher outra fruta para as outras refeições. Assim, você varia os nutrientes e balanceia sua dieta.

 

 

Quais benefícios da castanha-de-caju?

 

Castanha-de-caju
Dessa forma, descubra os benefícios da castanha-de-caju. Fonte: Pinterest

 

Sendo assim, tanto o caju quanto a castanha-de-caju possuem diversos benefícios para saúde. Saiba mais!

 

1. Melhora a memória

 

A castanha-de-caju contém selênio, que segundo pesquisa, atua como um micronutriente antioxidante. Isto é, evita os danos causados pelos radicais livres nas células do cérebro.

Ao mesmo tempo, a castanha-de-caju também possui vitamina E, que ajuda a prevenir doenças como o Parkinson e o Alzheimer.

 

2. Combate a hipertensão

 

A castanha-de-caju contém gorduras monoinsaturadas que reduzem os níveis de triglicerídeos. Assim, auxilia na melhora da circulação e na diminuição da pressão sanguínea.

 

3. Tem propriedades anti-inflamatórias

 

Além disso, a castanha possui magnésio, que além de auxiliar no combate da pressão alta, também diminui as dores no corpo, dores de cabeça, enxaqueca e fadiga muscular.

 

4. Previne problemas cardíacos

 

Você também pode gostar!

Publicidade

Segundo estudos, alimentos que são fontes de ômega-3 e ácidos graxos, como a castanha-de-caju, são capazes de combater problemas cardíacos.

Por causa de seu teor de gorduras mono e poli-insaturadas, fibras e antioxidantes, a castanha também auxilia no aumento do HDL (o “bom” colesterol) e na diminuição do LDL (o “mau” colesterol), o que também auxilia na prevenção de doenças cardíacas.

 

5. Pode evitar a osteoporose

 

A castanha-de-caju é fonte de cálcio e fósforo. De acordo com pesquisas, esses minerais são importantes para fortalecer os ossos e prevenir a osteoporose.

 

  • Veja mais Para que serve chá de boldo: benefícios e cuidados

 

Vídeos com os benefícios da castanha-de-caju

 

 

 

 

Quanto se pode comer de castanha-de-caju por dia?

 

Castanhas no saco
Fonte: Pinterest

 

Apesar de seus diversos benefícios, a castanha-de-caju deve ser consumida com moderação. Isso porque ela é bastante calórica. O indicado é não ultrapassar 30 gramas, ou seja, 5 unidades ou 165 kcal. dê preferência para a castanha torrada, mas sem sal.

 

 

Receitas com caju

 

Compota de caju

 

 

Ingredientes

 

  • 6 cajus;
  • 1 ½ xícara (chá) de açúcar;
  • Uma  xícara (chá) de água;
  • 1 canela em rama;
  • 4 cravos-da-índia;
  • 1 colher (sopa) de cachaça.

 

Modo de preparo

 

Lave os cajus sob água corrente e retire as castanhas de cada um. Sobre uma tigela, fure os cajus com um garfo e esprema bem para retirar o caldo. Reserve tanto as frutas quanto o sumo;

Logo depois, em uma panela média, coloque o açúcar e a água, misture e leve ao fogo médio. Quando ferver junte o sumo dos cajus, a canela, os cravos e os cajus inteiros;

Em seguida, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 30 minutos, mexendo de vez em quando. Desligue o fogo, retire a canela e os cravos, junte a cachaça e misture;

Então, transfira os cajus cozidos ainda quentes para um pote de vidro esterilizado. Complete com a calda até cobrir completamente as frutas;

Bata os potes levemente sobre a bancada para remover bolhas de ar que possivelmente tenham se formado. Enfim, tampe e mantenha na geladeira por até 15 dias.

 

 

Mousse de caju

 

 

Ingredientes

 

  • Polpas de 2 cajus batidas;
  • ½ lata de leite condensado;
  • ½ lata de creme de leite;
  • Gelatina sem sabor;
  • Suco de 1 laranja.

 

Modo de preparo

 

Em uma tigela, misture as polpas, o leite condensado e o creme de leite e misture até ficar homogêneo. Reserve. Aqueça o suco de laranja. Logo após, coloque a gelatina sem sabor, misturando para não criar pedaços. Junte a mistura na tigela com o creme e mexa novamente.

Então, coloque em uma taça e leve a geladeira durante 20 minutos. Para finalizar, coloque raspas de laranja e sirva!

 

  • Confira também Mel com canela: para que serve, benefícios e como consumir

 

Peixe ao molho de caju

 

Ingredientes

 

  • 200g de peixe;
  • ½ cebola picada;
  • ½ tomate picado;
  • 1 dente de alho picado;
  • 100ml de suco concentrado de caju;
  • Salsinha a gosto;
  • Sal e pimenta a gosto.

 

Modo de preparo

 

Em primeiro lugar, em uma frigideira quente, refogue cebola, alho e tomate. Em seguida, acrescente o suco de caju. Logo depois, corrija o sal e a pimenta e finalize com salsinha. Então, grelhe o peixe dos dois lados e despeje o molho por cima. Sirva, por fim.

 

Suco de caju natural

 

 

Ingredientes

 

  • 1 litro de água;
  • 5 cajus;
  • Açúcar e gelo a gosto.

 

Modo de preparo

 

Primeiro, coloque a água, o caju e o gelo no liquidificador. Em seguida, caso prefira, você pode passar em uma peneira para coar antes de servir.  Sendo assim, adoçar o suco também é opcional.

 

Moqueca de caju

 

 

Ingredientes

 

  • ⁣ 1 cebola;
  • ⁣ 1 tomate⁣;
  • 3 dentes de alho;
  • ⁣ ½ pimentão⁣;
  • Cheiro verde⁣;
  • Coentro;
  • ⁣ 3 pimentas;
  • 6 cajus⁣;
  • 600 ml de leite de coco⁣;
  • 1/2 xícara (chá) de azeite de dendê⁣;
  • 2 colheres (sopa) de azeite de oliva⁣ .

 

Modo de preparo

 

Em primeiro lugar, descasque os cajus, esprema o excesso de suco, e fatie a polpa espremida. Em seguida, refogue metade dos temperos em 3 colheres de sopa de azeite de oliva. Junte o leite de coco e dendê a gosto.⁣

Logo depois, acrescente os cajus cortadas em rodelas e deixe cozinhar por 5 minutos. Então, coloque o restante dos temperos, tampe e cozinhe por cerca de 10 minutos.⁣ ⁣Desligue e sirva.

 

Arroz com castanha⁣

 

Ingredientes

 

  • 3 xícaras (chá) de água quente⁣;
  • 1 e ½ xícara (chá) de arroz lavado;
  • ⁣Uma xícara (chá) de castanha-de-caju ou seu xerém;
  • 1 cebola pequena;
  • ⁣2 dentes de alho;
  • 2 folhas de louro;
  • ⁣Sal a gosto;
  • ⁣3 colheres (sopa) de azeite de oliva.

 

⁣ ⁣Modo de preparo

 

⁣ Bata no liquidificador a água quente com a castanha. Em seguida, em uma panela, refogue a cebola e o alho no azeite. Junte o arroz ao refogado. Logo após 2 minutos, acrescente a mistura do liquidificador, as folhas de louro e o sal. Cozinhe em fogo baixo em panela semitampada por cerca de 15 minutos e sirva em seguida.

 

 

Conclusão

 

Em resumo, o caju e a castanha-de-caju são fontes de vitaminas e minerais muito importantes para manter o bom funcionamento do organismo. Por isso, vale a pena acrescentá-los a sua dieta.

Entretanto, é importante ficar atento à quantidade, pois o consumo em excesso não é recomendado.

Por fim, que tal acompanhar nosso canal de Saúde? Lá você encontra outros alimentos poderosos e remédios caseiros para tratar doenças e promover bem-estar.

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também

“Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda.” Tudo bem Mais detalhes