Fotos de mulheres praticando reiki e prana.

Reiki ou prana? Entenda as energias de cura e suas principais diferenças

Reiki e prana: você sabe a diferença entre essas 2 energias? Para saber no que diferem, confira o que são, como funcionam e seus benefícios

Compartilhe

e prana são dois tipos de energias de cura diferentes que são trabalhadas no yoga ou em terapia. No entanto, elas geralmente são confundidas. Afinal, por parecerem semelhantes, muitas pessoas acreditam que elas funcionam da mesma maneira. Mas não é bem assim na prática.

Por esse motivo, o Fashion Bubbles trouxe tudo o que você precisa saber para entender as diferenças entre reiki e prana. Afinal, para praticarmos qualquer uma das duas, é importante sabermos seus conceitos.

Quer entender o que é reiki e prana e suas principais diferenças? Continue a leitura para saber mais!

Quais as diferenças entre reiki e prana?

Embora pareçam semelhantes, as energias reiki e prana diferem, principalmente na forma de serem trabalhadas. Para entender melhor suas diferenças, vamos conhecer primeiro o que significam.

O que é reiki e para que serve?

O reiki é a energia vital que abrange todo o universo. Sendo assim, é encontrada em seres vivos e até em objetos. Mais ainda, o conceito indica que sua entrada acontece pelo chakra da coroa, e não depende de processos de respiração. É, aliás, direcionado por meio da imposição de mãos.

Foto de mulher fazendo sessão de reiki.
Fonte: Canva

A terapia do reiki tem como função equilibrar partes do corpo físico e emocional. Isto é, desbloquear a energia que flui de maneira errada no corpo, que está parada ou bloqueada. Essa é ocasionada por pensamentos, má alimentação e estresse, entre outras razões.

O que significa prana?

Conversamos com Ricardo Cneio Alves, fundador da Uniprana, um dos centros de mais destaque no Brasil dessa prática.

Ricardo nos explicou que o conceito se originou do yoga e é definido como uma energia que dá vida ao nosso corpo e pode ser encontrada em todas as formas vivas. Essa energia, chamada de prana, se origina do Sol.

Foto de homem praticando prana no Yoga.
Fonte: Canva

A energia, portanto, é absorvida por nosso corpo por meio da respiração. Então, sua função é revitalizar cada parte dele.

“É um sistema de métodos e técnicas para limpar e ajustar a energia de uma pessoa através da utilização do prana, que é a energia vital no corpo das pessoas.”

Ricardo Cneio Alves

O pranayama, por exemplo, é uma das práticas de respiração no yoga usadas para equilibrar a energia ou os 5 tipos de prana dentro de nós.

No que os conceitos de prana e reiki se diferem?

Sabendo disso, já é possível apontar duas diferenças entre as energias. O reiki é absorvido pelo chakra da coroa, enquanto o prana entra no corpo por meio da respiração.

Além disso, o reiki está em tudo e todas as coisas do universo, inclusive nos objetos. Por outro lado, o prana está presente somente nas formas vivas, onde se encontra vida.

Vamos, agora, conhecer suas diferenças no processo de cura.

O que o reiki pode curar?

O reiki não precisa de intenção de cura para agir. Aliás, ele é direcionado por meio da imposição de mãos. Desse modo, entra em ação em todos os nossos chakras até que tudo esteja perfeitamente equilibrado.

Foto ilustrativa dos 7 chakras alinhados com mãos os segurando.
Fonte: Canva

Por isso, cura males que vão desde o estresse até a impotência sexual. A técnica é simples, traz bons resultados em muitas doenças físicas, emocionais ou espirituais.

Confira, em seguida, quais doenças o reiki pode ajudar a tratar:

  • Câncer;
  • Doença cardíaca;
  • Ansiedade;
  • Depressão;
  • Dor crônica;
  • Infertilidade;
  • Distúrbios neurodegenerativos;
  • Autismo;
  • Doença de Crohn;
  • Síndromes de fadiga, entre outras.

O que o prana pode curar?

Por outro lado, na Cura Prânica, primeiro são trabalhados os chakras que estão relacionados à patologia, usando principalmente a respiração. Então, só depois, o prana é projetado para o corpo. E, desse modo, ele previne problemas e também cura.

Por isso, a é ideal para eliminar estresse, tensão, diminuir dores, desbloqueios emocionais e proporcionar uma saúde melhor.

Confira, a seguir, quais doenças a energia prana pode ajudar a tratar:

  • Ansiedade;
  • Depressão;
  • Angústia;
  • Estresse;
  • Traumas;
  • Fobias;
  • Compulsões;
  • Vícios;
  • Irritabilidade, entre outros.
Foto de mulher praticando prana em casa.
Fonte: Canva

Veja abaixo, por exemplo, um exercício simples para você fazer em casa e receber todos os benefícios do prana:

Exercício para receber mais prana

  1. Em posição ereta, inspire pelo mesmo tempo que 6 batidas do seu coração;
  2. Expire, logo depois, pelo mesmo tempo que 3 batidas do coração;
  3. Prenda sua respiração;
  4. Repita o processo;
  5. Você pode progredir as unidades de pulso e chegar até a 15 batidas do coração. Mas isso só pode ser alcançado com a prática, se você for um iniciante.

Quais as diferenças do reiki e prana no processo de cura?

No reiki, se equilibra toda a anergia do corpo, resultando na possível cura de doenças cardíacas, crônicas e até câncer, por meio da imposição de mãos.

Agora, na Cura Prânica, primeiro são trabalhados os chakras associados a patologia, depois projetado o prana, por meio da respiração. Desse modo, portanto, possivelmente prevenindo ou eliminando doenças como estresse, ansiedade e depressão.

Quais os benefícios do reiki?

Agora que você sabe o que é e como cura, veja quais os benefícios da terapia reiki:

  1. Melhora da qualidade de vida;
  2. Liberta de tensões emocionais;
  3. Limpa da mente;
  4. Relaxa;
  5. Proporciona sentimentos de esperança;
  6. Promove bem-estar;
  7. Favorece a alegria;
  8. Traz paz;
  9. Fortalece a autoconfiança;
  10. Levanta o ânimo, entre outros.
Foto de mulher feliz após praticar reiki ao ar livre.
Fonte: Canva

Quais os benefícios do prana?

Através da respiração consciente, isto é, da Cura Prânica, é possível absorver o prana e obter vários benefícios. Desse modo, você ganhará mais:

  1. Energia;
  2. Entusiasmo;
  3. Positividade;
  4. Harmonia entre o corpo, mente e emoções, trazendo clareza mental e saúde física;
  5. Redução do estresse;
  6. Redução da ansiedade;
  7. Melhora da qualidade do sono;
  8. Melhora da circulação;
  9. Redução do cansaço, entre outros.
Foto de mulher praticando Cura Prânica ao ar livre.
Fonte: Canva

Quais as diferenças nos benefícios do reiki e do prana?

Além do processo de cura de doenças distintas, tanto o reiki como o prana promovem vantagens ao paciente. Sendo assim, o reiki beneficia principalmente a saúde mental, enquanto o prana, favorece a saúde física.

Afinal, quais são as diferenças entre o reiki e o prana?

Uma das principais diferenças entre reiki e prana se dá pela forma em que são absorvidas pelo corpo. O reiki entra pelo chakra da coroa, por meio da imposição de mãos, enquanto o prana, por meio da respiração.

Além disso, no processo de cura, o reiki precisa equilibrar toda a energia do corpo para agir e, então, curar. Por outro lado, o prana trabalha somente os chakras associados à patologia que se pretende curar ou prevenir.

Desse modo, ambos trazem benefícios e possuem um enorme poder de cura. Por isso, a maior diferença entre eles está mesmo nas formas em que são trabalhadas.

Enfim, para saber mais sobre outras energias e tipos de práticas que promovem saúde física e mental, acesse nossa categoria Autocuidado. Desse modo, receba dicas de massagens, spa e recomendações para harmonizar seu ambiente e te fazer relaxar.

Compartilhe

Notícias em Alta

Últimas Notícias