Reiki: o que é, como funciona e quais os benefícios

Entenda mais sobre a técnica de imposição de mãos que auxilia na cura, alinha os chakras e promove diversos benefícios para o bem-estar

Mão feminina enviando reiki para uma mulher deitada de olhos fechados
Compartilhe

Técnica utilizada como terapia integrativa, o consiste em canalizar a energia repassada por meio da imposição de mãos. Nesse sentido, seus objetivos principais são restaurar o equilíbrio físico, regular suas funções vitais, equilibrar o campo mental e emocional e alinhar os chakras.

Dessa forma, a aplicação do reiki é muito procurada: é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), incluída na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares do Ministério da Saúde e utilizada no Sistema Único de Saúde (SUS).

Assim sendo, role para baixo e continue lendo para compreender mais sobre como a técnica funciona, como você pode recebê-la, o que sente durante uma sessão e todos os seus benefícios.

O que é e para que serve o reiki?

Primeiramente, a prática do reiki teve seu início no Japão, no começo do século XX, com Mikao Usui, que ressignificou a antiga arte budista de canalizar a energia através da imposição de mãos.

A técnica passou a ser estudada e dividida em níveis para ser trabalhada ao longo dos anos, a fim de proporcionar bem-estar para o profissional e para quem busca a terapia.

mulher negra com um lenço azul claro na cabeça colocando as mãoes em cima da teste em formato de oração para aplicação de reiki no chakra frontal
Fonte: Pexels

A captação da energia se dá através do chakra coronário, localizado no alto da cabeça do reikiano, e é distribuída para as suas mãos para que possa acontecer a transmissão para outra pessoa, animal, planta, ambiente e até para si mesmo.

No entanto, por não existir o uso de instrumentos medicinais mais específicos, muitos acreditam ser algo completamente místico. Porém, existem diversos estudos científicos que comprovam os efeitos na hora da aplicação e uma melhora significativa nos níveis de ansiedade do paciente.

Ainda assim, é importante lembrar que o reiki é uma prática integrativa e complementar!

Para quem é indicado o reiki?

Uma aplicação de reiki pode trazer diversos benefícios que já foram comprovados. Entretanto, é importante enfatizar novamente que essa terapia deve ser um complemento de outras indicações médicas. Então, é importante não deixar de lado sua medicação ou atendimento psicológico.

mulher em uma parede com luzes que formam as cores dos 7 chakras
Fonte: Pexels

Logo, o reiki pode auxiliar na digestão de emoções e quando somatizamos algo. Ou seja, quando, por meio de pensamentos e do estado emocional em conflito, manifestamos dores no corpo físico.

Pelo fato da terapia não ser invasiva, é indicada para qualquer pessoa que sentir a necessidade, estiver doente, precisar de auxilio para combater o ou quiser renovar as energias, sem contraindicações.

Por fim, animais, plantas e ambientes também podem receber reiki. Inclusive, muitos dos estudos sobre a técnica foram acerca de como flores cresceram mais rápido ao receberem a energia.

O que a pessoa sente durante a sessão?

É possível sentir algo ou não algo durante uma sessão de reiki. Entretanto, como normalmente ela é realizada em uma maca, com uma canção específica e tranquila tocando ao fundo e dura, no mínimo, cerca de 20 minutos, é comum se sentir relaxado por conta das circunstâncias.

Mesmo assim, é possível que algumas pessoas sintam um aperto ou alívios em determinadas partes do corpo, principalmente onde os chakras estão localizados. E, da mesma forma, é possível outras não sentirem nada em específico.

duas mãos femininas com diversos anéis e uma mesa com cristais e velas
Fonte: Pexels

Ademais, após o segundo nível do curso de reiki, o estudante tem contato com alguns símbolos que proporcionam o envio de energia à distância. Assim sendo, quem o recebe de longe pode sentir algo ou não, da mesma forma que presencialmente. No entanto, por não estar em um ambiente tão propício, alguns podem ter mais dificuldade de perceber algo logo no início.

Em suma, alguns dormem, choram, sentem calor, frio, alívio, possuem insights, entre outras sensações. Porém, mesmo o corpo tendo reflexos, o reiki consiste em enviar energia através da imposição de mãos, ou seja, não há necessidade de toque físico, mesmo que aconteça ocasionalmente na cabeça, costas e pernas.

E outro ponto importante é: o reiki nunca é feito sem roupas! Fique atento caso alguém ofereça o contrário em alguma sessão, isso pode se encaixar em assédio sexual.

O que o reiki pode curar?

A terapia integrativa e complementar auxilia em diversas questões, dando um auxilio a mais em alguns casos e fazendo a grade diferença em outros. Principalmente quando é alguma dor causada por somatização, como já foi explicado.

mulher em posição de meditação com diversas cores surgindo
Fonte: Pexels

Sendo assim, a técnica possui uma série de benefícios. Confira alguns exemplos abaixo:

  • Reduz o estresse;
  • Melhora a ;
  • Traz clareza mental;
  • Proporciona relaxamento físico e mental;
  • Prepara a pessoa emocionalmente para algo importante, como uma cirurgia ou mudança;
  • Auxilia no tratamento de enxaquecas e cólicas;
  • Melhora a autoestima;
  • Acelera a capacidade natural de cura do organismo;
  • Melhora o funcionamento e desempenho fisiológico de células e órgãos;
  • Auxilia na concentração durante os estudos;
  • Reduz a fadiga;
  • Alinha os chakras;
  • Melhora a qualidade de vida de paciente oncológicos de acordo com uma pesquisa realizada pelo National Cancer Institute.

À vista disso, uma sessão de reiki, seja à distância, presencial ou autoaplicação, pode melhorar, e muito, o seu dia a dia. E, caso você se interesse, pode buscar a terapia através do SUS da sua cidade ou com um reikiano formado e certificado. O valor cobrado pode variar entre algo simbólico ou mais caro.

Concluindo, caso receba a terapia à distância, coloque uma canção de reiki para você obter maior aproveitamento. Confira uma que pode ser utilizada:

Fonte: YouTube
  • Nesse sentido, leia mais sobre Espaço zen: como criar um cantinho para meditar em casa

Conclusão

Assim sendo, o reiki possui diversos benefícios cientificamente comprovados. E, mesmo que demore para perceber, uma sessão durante o dia pode refletir muito durante o restante de sua semana, seja emocional ou fisicamente. Portanto, se você ainda não conhecia a técnica, vale a pena ir atrás de algum profissional e ver como se sente.

Por fim, fique de olho em nosso canal de Astrologia e Misticismo. Afinal, lá você encontra as características de cada signo, banhos energéticos para preparar em cada época do ano e muito mais!

Compartilhe

Stories

Matérias Similares