Água de arroz no cabelo: como usar, benefícios e receitas

A água de arroz no cabelo pode ajudar você a deixar os cabelos hidratados e fortes, além de estimular o crescimento. Saiba tudo sobre a trend de beleza!
Água de arroz no cabelo

Fonte: Pexels e montagem Fashion Bubbles

Quem ama conferir receitas caseiras de beleza com certeza já ouviu falar no uso da água de arroz no cabelo. Afinal, esse é um dos truques mais fáceis de fazer, com um custo baixo e que pode trazer muitos benefícios para qualquer tipo de cabelo.

Mas, afinal, será que a água de arroz realmente funciona? Quais são as vantagens? Como ela deve ser utilizada? No artigo de hoje, vamos tirar todas as suas dúvidas. Então, não deixe de ler até o final!


Para que serve a água de arroz no cabelo?


Fonte: Pinterest

O arroz é um alimento altamente nutritivo. Sendo assim, a água que resulta do processo de fermentação do arroz ou de outros processos de extração dos nutrientes pode fortalecer os fios, manter a hidratação e até mesmo fazer com que eles cresçam mais rápido!


  • Em seguida, leia também Truques de beleza: respondemos as 10 perguntas mais feitas no Google!

É verdade que a água de arroz faz o cabelo crescer?


Essa é uma das principais dúvidas de beauty lovers. Você vai ficar feliz em descobrir que a resposta é sim! A água de arroz no cabelo pode incentivar o crescimento das madeixas.

Isso acontece principalmente por conta dos aminoácidos, antioxidantes e a vitamina E presentes no arroz. Então, se você busca aquela ajudinha extra para conquistar os fios longos dos seus sonhos, essa pode ser a solução que você precisava!



Quais são os benefícios da água de arroz?


Fonte: Pinterest

Como mencionamos anteriormente, a água de arroz no cabelo hidrata e faz com que os fios cresçam mais rápido. Porém, existem ainda outras vantagens para investir na receita caseira.

Passar a água de arroz nos fios evita a queda capilar, já que as madeixas são fortalecidas. Da mesma forma, ela pode contribuir para a preservação da cor no caso de fios tingidos.

Por último, a água de arroz ainda reduz o frizz no cabelo, deixando os fios alinhados da forma que tanto amamos!

Ah, vale lembrar ainda que esses benefícios favorecem todos os tipos de cabelo. Portanto, não há restrições de quem pode usar!

Se você ainda tem dúvidas sobre os benefícios da hidratação com água de arroz, aproveite o vídeo a seguir:


Related Post


Como utilizar a água de arroz no cabelo?


Agora que você já conhece os principais benefícios de usar a água de arroz, chegou a hora de conferir algumas receitinhas de como aproveitar essa tendência milenar de beleza.


Receita 1 – Hidratação com água de arroz fermentada


Fonte: Pixabay


1º Passo: Lave uma xícara de arroz cru em água corrente;

2º Passo: Em seguida, coloque o arroz lavado em um recipiente e incorpore 2 copos de água filtrada;

3º Passo: Então, feche a tampa do recipiente. Aguarde 24h para que o processo de fermentação aconteça;

4º Passo: Coe a água e descarte o arroz;

5º Passo: Lave os fios com shampoo, enxague e passe a água de arroz no couro cabeludo;

6º Passo: Massageie o couro cabeludo por alguns segundos;

7º Passo: Aguarde 20 minutos e enxague as madeixas;

8º Passo: Por último, finalize a hidratação com uma máscara e enxague normalmente.



Receita 2 – Hidratação com água de arroz cozido


Fonte: Pexels nappy


1º Passo: Em um recipiente, coloque uma xícara de chá de arroz cru e duas xicaras de chá de água. Então, aguarde cerca de 8 horas;

2º Passo: Após o fim do período, coloque o arroz com a água em uma panela e deixe ferver por 15 minutos;

3º Passo: Coe a água e descarte o arroz;

4º Passo: Transfira a água para um borrifador de sua preferência;

5º Passo: Lave os fios com shampoo, enxague normalmente e borrife a água de arroz no cabelo;

6º Passo: Massageie o couro cabeludo por alguns minutos;

7º Passo: Deixe a água de arroz agir nos fios por cerca de 15 minutos e, então, enxague o cabelo.

Para conferir o passo a passo de pertinho, confira o vídeo:




Quanto tempo deixar a água de arroz no cabelo?


O ideal é que a água de arroz fique nos fios por períodos curtos, entre 10 minutos e 30 minutos. Esse é o limite de tempo para que você possa aproveitar todos os benefícios citados acima!


Pode guardar a água e usar depois?


Sim. É possível guardar a água do arroz e conservá-la na geladeira por até 2 dias. Nesse período, ela não vai perder as suas propriedades e continuará agindo para deixar os fios incríveis!

Para tirar outras dúvidas sobre a água de arroz, confira o vídeo a seguir:




Pode passar água de arroz no cabelo sujo?


O ideal é que a água seja aplicada sempre depois que os fios são lavados com shampoo. Isso porque o produto abre a cutícula dos fios, permitindo que os nutrientes do arroz penetrem na fibra capilar e os benefícios sejam potencializados.

Portanto, sempre lave o cabelo com shampoo (o condicionador serve somente depois da água de arroz, ok?) antes de fazer a hidratação.



Conclusão: vale a pena usar água de arroz no cabelo?


Sem dúvidas, a água de arroz é uma tendência de beleza que nunca sai de moda por um motivo. Além de ser fácil de fazer e ter um custo x benefício excelente, ela traz vantagens incríveis para quem busca fios hidratados, fortes e com um brilho impecável.

Então, que tal testar essas receitinhas para cuidar dos cabelos? Acredite: você não vai se arrepender!

Para mais truques de cuidados com o cabelo, continue acompanhando os artigos de beleza do Fashion Bubbles. Além disso, aproveite também para compartilhar o artigo nas redes sociais!


Beatriz Garcea: Beatriz Garcea é jornalista de beleza desde 2013 e maquiadora desde 2019. Além de atuar como redatora de diferentes nichos - de empreendedorismo a moda -, trabalha também com o segmento de beauty advertising e atendimento em domicílio. Quando não está escrevendo ou embelezando, está sempre com um livro em mãos. É também apaixonada por música e por conhecer o mundo.
Posts Relacionados