Montagem de fundo verde com foto de três mulheres que aparecem no decorrer da matéria: uma de pele morena, uma oriental e outra de pele clara.

Batom marrom é tendência de maquiagem! Veja como usar em 18 fotos de inspiração

Em alta nos anos 90, o batom marrom voltou a ser tendência. Confira aqui 6 tutoriais de make com batom marrom e 18 fotos de inspiração

Compartilhe

Grande tendência na década de 90, o batom marrom voltou e mais forte do que nunca. Apesar de ser um tom mais clássico, ele já atingiu seu auge na história, mas voltou recentemente a brilhar. Diante disso, você já pode ousar e tirar o marrom da sua gaveta.

O batom marrom combina com muitos estilos de maquiagem, e é indispensável nas produções mais elaboradas e até em mais leves. Muito além do contorno, ele está muito em alta. Para entrar nessa trend, o Fashion Bubbles trouxe 18 fotos de inspiração para você saber como usar!

Qual é o batom do momento?

Atemporais, o batom vermelho e o nude estão sempre em alta e nunca saem de moda. Apesar de longe dos holofotes desde o final dos anos 1990, o batom marrom voltou a ser tendência e é o batom do momento. Inclusive, muito dessa fama veio após as famosas, como Kim Kardashian e Anitta, usarem em seus lábios.

Kylie Jenner usando vestido dourado, maquiagem em tons terrosos e suaves, além de um matom barrom.
Fonte: Instagram @kyliejenner

Principalmente, a sugestão atual são os tons mais escuros, intensos e voltados para o chocolate. As variações do marrom ficam por conta da pigmentação, textura e transparência do produto, que criam combinações distintas para diferentes estilos e tons de pele.

Versátil, você pode usar o batom marrom tanto de dia quanto no período da noite. Além disso, independente da cor de sua pele, sempre opte por um tom que se adeque melhor ao seu estilo, visto que há variações de tons mais frios e quentes. Em uma make mais clean, o batom marrom entra como um ponto forte, chamando a atenção.

Mulher de pele morena, com cabelo preso, delineado suave e batom marrom com gloss.
Fonte: Instagram @nayaaford

Como usar batom marrom durante o dia?

Como o batom marrom traz um visual mais naturalista, ele se encaixa bem em maquiagens simples, usadas no cotidiano. Por isso, aposte nessa cor em uma versão matte. A razão disso é que esse tipo de batom confere uma maior durabilidade durante o dia e faz com que a cor permaneça por mais tempo nos seus lábios.

Duas fotos de diferentes ângulos da mesma mulher de pele clara com maquiagem leve e batom marrom matte.
Fonte: Instagram @nadinecristines

Outra boa dica é se atentar a qual tonalidade do batom marrom mais combina com o seu subtom. Pois é, isso pode fazer toda a diferença na sua maquiagem. Isso porque usar um batom dessa cor com um fundo que não harmoniza na sua pele deixa o contraste muito diferente e a maquiagem desconexa.

Mulher oriental com maquiagem iluminada nos olhos, blush rosa, bastante iluminador e batom marrom.
Fonte: Instagram @floraccaetano

Além disso, o batom marrom matte é uma excelente opção na hora de neutralizar sua maquiagem, deixando-a mais leve e clean. Isso ocorre, principalmente, quando ele é combinado com delineado gatinho e uma pele mais suave, o que proporciona um visual mais fluido e charmoso.

Mulher de pele morena usando batom marrom e delineado gatinho preto.
Fonte: Instagram @makeupwithmayadaemirah

Então, para um visual mais suave durante o dia, combine o batom marrom com tons neutros e terrosos nos olhos. Assim, sombra bege, bronze ou marrom ajudam a criar uma harmonia com a cor dos lábios.

Rihanna usando maquiagem leve e suave em tons terrosos, com batom marrom com fundo rosado.
Fonte: Instagram @fentybeauty

Como usar batom marrom na maquiagem à noite?

Nas maquiagens noturnas, o batom marrom é sempre uma boa opção. Principalmente, quando a área destacada do rosto é outra, como os olhos. Dessa forma, o batom dessa cor equilibra o visual. Para que a make não fique opaca, capriche no blush para trazer uma cor à sua pele.

Mulher de pele clara com maquiagem amarela nos olhos, cílios postiços, blush e contorno caprichados, além de batom marrom.
Fonte: Instagram @biancamdsp

Além disso, aposte no iluminador para conferir luminosidade ao centro do rosto. Desse modo, a maquiagem ficará harmônica e com glamour na medida certa.

Mulher de pele morena com maquiagem brilhante e chamativa nos olhos, muito iluminador e batom marrom.
Fonte: Instagram @mandss.19

Ainda, maquiagens nas quais os olhos são os pontos de destaque, o ideal é optar pelo smokey eyes. Ademais, o batom marrom também combina com delineado esfumado ou sombra no mesmo estilo.

Mulher oriental usando maquiagem dourada e marrom esfumada nos olhos, pele iluminada e batom marrom.
Fonte: Instagram @karenarakaki_makeup
  • Em seguida, leia Skincare com gelo – como fazer rotina para pele perfeita + receitas caseiras de skin-icing

Como fazer contorno com batom marrom?

O contorno labial é uma tendência que, assim como o batom marrom, teve seu auge nos anos 90 e voltou com tudo! Então, nada melhor do que combiná-los, não é mesmo? Você pode fazer o contorno com lápis de boca e até com um batom líquido, sabia? Veja esse tutorial a seguir de como fazer essa combinação!

Além disso, com o intuito do contorno não ficar tão aparente, é importante esfumá-lo bem. Então, para fazê-lo é bem simples: pegue um batom líquido marrom ou lápis de boca e aplique apenas no contorno do lábio. Após isso, esfume levemente com a ajuda de um pincel fofinho ou com a ponta dos dedos, em direção aos lábios.

Assim, a boca ficará bem contornada, mas com um degradê esfumado e lindo, que suaviza todo o visual.

Mulher de pele morena com maquiagem iluminada, sombras rosadas esfumadas com preto e batom marrom com contorno.
Fonte: Instagram @mandss.19
  • Confira também Blefaroplastia – qual o valor, quantos anos dura e como fica o olho depois da cirurgia das pálpebras

Como usar batom marrom com gloss labial

Você, com certeza, sabe que a combinação do batom marrom com gloss labial está super em alta. Isso porque o intuito dessa união é conferir mais naturalidade aos lábios. Ademais, o gloss labial também é ótimo para finalizar a produção.

Relacionadas

Veja esse tutorial de contorno e batom marrom com gloss.

Então, para adotar essa técnica em suas produções de maquiagem, você pode combinar o uso do gloss labial com o batom marrom de sua preferência. Normalmente, usa-se um gloss transparente, apenas para dar brilho à boca e não gerar conflitos com o marrom do batom.

Karen Bachini com lente azul nos olhos, sombra em tons e roxo e azul brilhantes e batom marrom com gloss de brilho.
Fonte: Instagram @karenbachini

Porém, você também pode ousar e combinar seu batom marrom com um gloss labial com uma cor mais neutra e clara, desde que combine com o que está em seus lábios. Uma ideia interessante é optar por gloss com ácido hialurônico para manter o brilho, deixar o lábio mais hidratado e também aumentar a boca.

Mulher de pele clara com maquiagem pesada nos olhos, com muito brilho azul, amarelo, laranja e muito esfumado. Além disso, usa batom marrom com gloss.
Fonte: Instagram @maja.prenkiewicz
  • Não deixe de conferir Preenchimento labial – qual o valor e quanto tempo dura o procedimento estético

Quem pode usar batom marrom?

De diversas formas, nas mais variadas texturas e nos mais diferentes tons, todo mundo pode usar batom marrom. Como citado anteriormente, ele combina com qualquer ocasião, mas também com qualquer pessoa que deseja utilizá-lo.

Mulher oriental com cabelo cheio de gel, delineador, sombra abrilhante abaixo da linha d'água e batom marrom escuro.
Fonte: Instagram @maccosmeticsbrasil

Apesar disso, alguns tons de batom marrom combinam mais com certas tonalidades pele. Por isso, confira abaixo como utilizar batom marrom em pele clara, morena e negra.

  • Veja também Alongamento de unhas – um guia completo com os melhores tipos e 41 fotos de inspiração

Pele clara

Ainda que o batom marrom possa ser utilizado por quem quiser, ele confere um certo perigo às pessoas de pele clara. Isso porque, se você optar por um tom muito claro ou próximo ao da sua pele, sua boca pode acabar ficando “apagada” no visual.

Mulher de pele clara com latte makeup, pele suave e iluminada, olhos marcantes com lápis de olho, delineado e sombra esfumada, além de batom marrom nos lábios.
Fonte: Instagram @cocktailsglam

Diante disso, opte por tons de marrom claros levemente avermelhados ou escuros, que contrastem bem com seu rosto.

Mulher de pele clara com maquiagem leve e batom marrom escuro.
Fonte: Instagram @pennyantuar
  • Logo depois, leia Lifting facial – o que é, qual o valor e quanto tempo dura a cirurgia plástica

Pele morena

A pele morena combina muito bem com batom marrom ultraescuro. Ao contrário do que se pensa, essa cor não traz um efeito tão chamativo como o preto. Inclusive, confere uma sensação de sensualidade e glamour como o vermelho.

Mulher de pele morena com cabelo preso, olhos verdes, sombra dourada e batom marrom.
Fonte: Instagram @annefigueiredooficial

Ainda, se quiser criar um efeito mais volumosos, contorne-a com batom do mesmo tom, truque muito amado pela Kylie Jenner.

Mulher de pele morena, cabelo preso e blusa marrom canelada usando maquiagem leve, canto dos olhos iluminados e batom marrom na boca.
Fonte: Instagram @euamandacarneiiro
  • Ao mesmo tempo, leia Água de alecrim emagrece e traz benefícios para o cabelo. Saiba como fazer!

Pele negra

Se sua pele for negra, a variedade de opções para usar batom marrom é enorme, e vai depender apenas do seu gosto para a produção. Quer um visual mais suave e neutro, para o cotidiano? Opte por um tom terrosos mais claro que sua pele.

Assim, a make ficará com um contraste leve. Ainda, aposte em um gloss para dar um toque mais sofisticado aos lábios.

Mulher negra e cabelo roxo com sombra rosada e batom marrom.
Fonte: Instagram @ybeauty_make_up

Para o período noturno, opte por marrons mais escuros, voltados para tons como café e chocolate, e com acabamento matte. Além disso, complete a make com olhos bem iluminados, cílios postiços e delineador.

Conclusão

Pois é, o batom marrom é tendência de maquiagem, anos depois do seu auge. Agora você já sabe tudo sobre o batom marrom: como usá-lo em make de dia e de noite, como fazer contorno, combinação com gloss e qual tom usar em decorrência da cor de pele. Assim, para saber mais sobre beleza e cuidado pessoal, confira nossa categoria!

  • Por fim, leia Curtain bangs é tendência! Como usar a franja cortininha em 100 fotos

Compartilhe

Enquete BBB 2024: quem vence o programa após a eliminação de Anny?

Anny foi a nona eliminada do Big Brother, e agora restam 16 pessoas na disputa pelo prêmio. Qual delas você acha que merece ganhar o reality? Participe da votação na enquete Fashion Bubbles e confira resultado parcial em tempo real!


Newsletter

Inscreva-se em nosso newsletter e receba diretamente em seu e-mail artigos exclusivos, dicas de beleza imperdíveis e as últimas novidades dos reality shows mais badalados. Não perca a chance de estar sempre à frente, conhecendo as tendências e segredos que só os verdadeiros conhecedores do universo fashion e do glamour dos realitys têm acesso!

Não fazemos spam! Leia mais em nossa política de privacidade.


Últimas notícias BBB

Últimas notícias