Biotina – Como usar essa vitamina para o cabelo crescer mais rápido?

A biotina pode reduzir a queda de cabelo e acabar com as unhas frágeis e quebradiças. Descubra para que serve essa vitamina e os riscos da suplementação.

1.271

Quem está em busca de vitaminas para o cabelo certamente já ouviu falar da biotina. Isso porque, recentemente, ela ganhou fama na internet junto com o seu suplemento.

Mas será que você realmente precisa tomar biotina em cápsulas? Descubra tudo sobre essa vitamina a seguir:

 

O que é biotina?

biotina crescimento capilar 3
Quem está em busca de um cabelo longo e saudável deve prestar atenção aos níveis de B7.

 

Também conhecida como vitamina H ou B7, a biotina é uma das vitaminas do complexo B que ajuda o corpo a converter alimentos em energia.

A palavra “biotina” vem da palavra grega antiga “biotos”, que significa “vida” ou “sustento”. Isso porque as vitaminas B – e especificamente a biotina – ajudam a manter a pele, cabelos, olhos, fígado e sistema nervoso saudáveis.

Além disso, a biotina também é um nutriente crucial durante a gravidez, pois é importante para o crescimento embrionário.

Em geral, a maioria das pessoas obtém a biotina necessária apenas com uma dieta saudável, mas há muitas alegações de que suplementar essa vitamina pode regular o açúcar no sangue, promover cabelos, pele e unhas saudáveis.

Muitos desses suplementos vitamínicos específicos para queda de cabelo possuem a biotina como seu componente principal.

Pra que serve a biotina?

frasco de biotina suplemento - unilife
Suplementos à base dessa vitamina prometem fazer milagres. Será que funcionam?

Embora sejam necessárias mais pesquisas para avaliar seus efeitos reais no crescimento do cabelo, a biotina tem vários benefícios comprovados.

Por exemplo, ela é uma das várias vitaminas do complexo B que auxilia no metabolismo saudável. A biotina converte a glicose dos carboidratos em energia para o corpo e auxilia os aminoácidos na realização das funções corporais normais.

Entre seus benefícios, estão:

  • reduzir a inflamação
  • melhorar a função cognitiva
  • ajudar a diminuir o açúcar no sangue em pessoas com diabetes
  • aumentar o colesterol HDL “bom” e diminuir o colesterol LDL “ruim”

Mulher negra com cabelo crespo lindo e longo - biotina crescer cabelo
Ter cabelos longos e hidratados é o seu sonho? Então adicione essa vitamina à sua dieta.

 

Deficiência de biotina existe?

 

A literatura médica aponta que deficiências de biotina são raras. Nesse caso, as pessoas com deficiência dessa vitamina geralmente apresentam sintomas de queda de cabelo ou erupção cutânea escamosa. Por esse motivo, alguns médicos e empresas de suplementos recomendam aumentar sua ingestão.

No entanto, os Institutos Nacionais de Saúde relatam que há dados insuficientes para apoiar a recomendação da suplementação. Assim, aquele suplemento caro pode ser apenas um desperdício de dinheiro.

Quais as fontes naturais de biotina?

fontes naturais de biotina
Alimentação balanceada fornece doses necessárias de B7

 

Assim como outras vitaminas do complexo B, a vitamina B7 também pode ser encontrada em vários alimentos, incluindo:

Você também pode gostar!
  • gema de ovo
  • nozes, como amêndoas, amendoins, nozes e nozes
  • manteigas de nozes
  • soja e outras leguminosas
  • grãos integrais e cereais
  • couve-flor
  • bananas
  • cogumelos
biotina cabelos longos
Invista em uma dieta rica e balanceada para ter fios longos e saudáveis.

 

Leia mais:

+ Vitamina Para Cabelo: Melhores Receitas Para Fios Mais Longos

Vitamina D – Entenda os benefícios e quando é preciso suplementar

Óleo de jojoba – Para que serve o melhor óleo vegetal para pele e cabelos

 

Suplemento de biotina pra crescer cabelo funciona?

biotina crescimento capilar 2
Cabelos longos e saudáveis são fruto de uma dieta balanceada. Vale à pena suplementar?

 

A queratina é uma proteína básica que compõe seu cabelo, pele e unhas. A princípio, é claro que a B7 melhora a infraestrutura de queratina do seu corpo. Porém, os pesquisadores não sabem ao certo qual é o papel da biotina no cabelo ou na pele.

A pesquisa sobre os efeitos da B7 no crescimento do cabelo é bastante escassa. Até o momento, existem apenas evidências limitadas para sugerir que o aumento da ingestão dessa vitamina pode ajudar a promover o crescimento do cabelo.

Por exemplo, em um estudo de 2015, mulheres com cabelos ralos receberam um suplemento oral de proteína marinha (MPS) contendo biotina ou uma pílula placebo duas vezes por dia durante 90 dias.

No início e no final do estudo, imagens digitais foram tiradas das áreas afetadas no couro cabeludo. Os cabelos de cada participante também foram lavados e os cabelos caídos foram contados.

Como resultado, a pesquisa apontou que as mulheres que usaram um MPS experimentaram uma quantidade significativa de crescimento de cabelo nas áreas afetadas pela perda de cabelo. Eles também tiveram menos queda.

Vale a pena suplementar biotina?

Foto de capsula de comprimido, mas com alimentos saudáveis dentro

 

Se você estiver passando por queda de cabelo ou queda de cabelo, a suplementação de B7 pode ajudar no crescimento. Há pesquisas suficientes para sugerir que o aumento da ingestão de biotina pode melhorar a qualidade geral do cabelo, incluindo espessura e brilho.

Caso você acredite que não consegue ingerir a quantidade necessária pela alimentação, então converse com seu médico sobre a melhor opção para você. Após um exame de sangue, talvez ele indique um suplemento vitamínico. Certifique-se de seguir as diretrizes de dosagem fornecidas.

Embora a vitamina B7 seja necessária para o funcionamento normal do corpo e os suplementos possam ajudar mulheres grávidas e algumas pessoas com diabetes, ainda não existem dados suficientes para apoiar a suplementação ou as alegações sobre cabelos, pele ou unhas saudáveis.

Tendo isso em mente, é sempre uma boa idéia comer uma dieta equilibrada e saudável de alimentos não processados ou minimamente processados para obter uma saúde ideal. Por fim, talvez valha mais a pena investir na dieta do que gastar com suplementos vitamínicos para o crescimento capilar.

 

biotina crescimento capilar - Famosa com cabelo super longo
Por fim, uma boa dieta faz toda a diferença para os cabelos, unhas e saúde no geral.

Efeitos colaterais da biotina

 

A B7 é uma vitamina solúvel em água; portanto, qualquer biotina extra em seu corpo é eliminada pela urina.

Isso torna improvável uma overdose em potencial. Se você desenvolver uma erupção cutânea incomum ou inesperada após aumentar sua ingestão de biotina, consulte seu médico. Em casos raros, este é um sinal de overdose de biotina.

você pode gostar também