Botox capilar – Saiba tudo sobre o tratamento que rejuvenesce os fios

A técnica transforma o aspecto dos cabelos através da reconstrução de cada fio, devolvendo a força, elasticidade e brilho natural das madeixas.

1.251

- Continue depois da Publicidade -

O botox capilar recebeu esse apelido por ter sobre os cabelos ação rejuvenescedora que lembra o efeito da toxina butulínica na pele. Esse é um tratamento intensivo que corrige danos nos fios, devolvendo o brilho e maciez aos cabelos danificados.

Assim,  é indicado para todos os tipos de cabelo, mas especialmente para aqueles que sofreram ação de produtos químicos fortes ou uso constante de modeladores, como a chapinha e o babyliss.

Veja também: Transição capilar das famosas – Com antes e depois, desafios, dicas e fotos!

Pra que serve o botox capilar?

botox capilar 2
Imagem: Reprodução / Instagram @blowbrusher

 

O botox capilar é uma técnica de tratamento e reconstrução do cabelo que não utiliza produtos químicos fortes. Logo, não é capaz de alterar a estrutura dos fios e não alisa os cabelos, como alguns acreditam.

A ideia é  preencher os fios, selar suas escamas e devolver a umidade perdida às madeixas. Assim, o tratamento busca repor a massa dos fios que é perdida através dos processos químicos como alisamentos e permanentes e do uso frequente de modeladores como a chapinha e o babyliss.

Para isso, o botox capilar oferece uma bomba de nutrientes que preenchem falhas e favorecem a reconstrução das fibras capilares. Dessa forma, recupera-se o brilho, maciez e elasticidade do cabelo,  eliminando o efeito frisado e as indesejáveis pontas duplas.

 

Diferença entre botox capilar e escova progressiva

 

A confusão entre botox capilar e escova progressiva é muito comum. Porém, os dois tratamentos são radicalmente diferentes. Como já falamos, o botox capilar não possui produtos químicos na sua formulação. Assim, não altera a estrutura dos fios e não poderia alisá-los.

O que muitas vezes acontece é que, ao reestruturar os fios e restaurar sua maciez, o botox capilar dá a impressão de que as mechas realmente estão mais lisas. Assim, quem já tem fios relativamente lisos verá essa característica reforçada, principalmente nos primeiros dias da aplicação.

 

Como funciona o tratamento?

botox capilar 3
Imagem: Reproução / Instagram @narahairco

 

Você também pode gostar!

- Continue depois da Publicidade -

A aplicação do botox capilar começa com a lavagem dos cabelos, feita com shampoo de limpeza profunda para que todas as impurezas acumuladas no couro cabeludo e nos fios sejam totalmente removidas. Dessa forma, o produto pode penetrar melhor nas mechas, potencializando o seu efeito.

Logo após, é feita a aplicação do produto em todo o comprimento dos fios, iniciando o processo de reposição dos nutrientes. Para que faça efeito adequadamente, o botox capilar deve agir nos fios por, pelo menos, 30 minutos.

Depois disso, os fios devem ser completamente enxaguados e escovados, garantindo que suas cutículas fiquem bem seladas. Isso mantém os nutrientes nos fios por mais tempo, estendendo a durabilidade do tratamento.

Alguns salões fazem chapinha nos cabelos das clientes após a aplicação. Não há problema nenhum nessa prática, mas também não há necessidade e não influencia o resultado final.

Quanto tempo dura cada aplicação?

 

Até mesmo por não utilizar produtos químicos fortes em sua fórmula, o botox capilar não é um procedimento de longa duração. Estima-se que seus efeitos durem algo entre 20 e 30 dias, variando de acordo com a frequência de lavagens e produtos utilizados nas madeixas.

No entanto, algumas adeptas relatam que, com cuidados de manutenção, seus efeitos podem chegar a durar dois meses. Assim, se decidir adotar o botox capilar, evite usar shampoos anti-resíduos e faça hidratações em casa quinzenalmente.

De qualquer forma, recomenda-se que o tratamento seja aplicado duas vezes por mês para a obtenção de um melhor resultado. Ao marcar uma hora para aplicar o botox capilar, é importante ter em mente que esse não é um procedimento rápido. Dependendo do comprimento e da quantidade de cabelo, o tratamento pode durar de 2 a 3 horas.

 

Cuidados ao fazer o botox capilar

 

É sabido que algumas marcas que produzem kits de botox capilar passaram a utilizar uma pequena quantidade de formol em suas fórmulas. O formol é um produto químico extremamente forte utilizado para alisar os cabelos.

O grande problema do formol é que ele vitrifica os fios, ou seja, cria uma espécie lâmina em volta de sua estrutura. Apesar do efeito causado ser realmente muito bonito enquanto dura, isso significa que os cabelos não receberão nutrientes e umectantes fundamentais para a saúde dos fios.

Além disso, o uso do formol a longo prazo pode impactar gravemente a massa capilar, afinando os fios e reduzindo o volume. Por isso é importante conferir cuidadosamente a formulação ao escolher o produto a ser utilizado.

Por fim confira: Shampoo Anticaspa 2020 – Qual o melhor e como escolher o seu e Biotina – Como usar essa vitamina para o cabelo crescer mais rápido.

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também

- Continue depois da Publicidade -