Cabelo branco – Por que eles aparecem e como prevenir

Os fios grisalhos não precisam ser motivo para dor de cabeça. Conheça as causas da descoloração, dicas para evitar, disfarçar e cuidar de cabelo branco

5.264

- Continue depois da Publicidade -

Encontrar o primeiro fio grisalho pode ser um motivo de orgulho para as pessoas que aceitam o envelhecimento como algo natural e inevitável. No entanto, para a maioria, costuma ser um momento de preocupação. Isso acontece principalmente se o aparecimento do cabelo branco é precoce, antes de atingir os 30 anos.

Pensando nisso, separamos algumas dicas que vão ajudar tanto quem quer prevenir a descoloração das madeixas quanto aqueles que querem disfarçá-la. Continue lendo e descubra a razão pela qual os fios embranquecem, conheça tratamentos caseiros, assim como sugestões de cuidados para manter os cabelos saudáveis.

Agora, se você quer parar de tingir as madeixas, confira nossas dicas para assumir e cuidar dos Cabelos brancos.

Por que o cabelo branco aparece?

Quanto mais velhos ficamos, maiores são as chances de que nossos cabelos percam sua cor natural e fiquem grisalhos. Isso se dá por causa de um envelhecimento dos folículos que ficam localizados no couro cabeludo. Eles são responsáveis pelo crescimento dos novos fios e contêm células produtoras dos pigmentos que conferem a coloração às madeixas, também conhecidos como melanina.

Conforme o tempo passa, nossas células se desgastam e perdem a habilidade de se regenerar com a mesma rapidez ou na mesma frequência de antes. Por consequência, os folículos começam a produzir fios com menos melanina e o cabelo branco passa a se tornar evidente.

mulher de cabelos brancos vestida de preto
Foto: Pexels

Por que os jovens têm fios grisalhos?

Apesar de o surgimento de fios grisalhos ser um sinal de envelhecimento, não é tão incomum que eles apareçam também em pessoas mais jovens. Além da idade, existem outros motivos que podem deixar o cabelo branco de maneira precoce. Saiba mais!

  • Genética: o DNA de uma pessoa tem um papel importante em determinar a época da vida na qual ela começará a ter cabelos grisalhos. Assim sendo, analisar a experiência dos seus pais com os fios brancos pode dar dicas de como o seu próprio organismo irá se comportar. A etnia é outro fator importante a ser considerado. Afinal, caucasianos costumam ficar com o cabelo branco mais cedo do que negros e asiáticos;
  • Estresse: de acordo com um estudo recente realizado na Universidade de Harvard, levar uma vida estressante ativa nervos que são responsáveis pela resposta de luta ou fuga. Como resultado, as células-tronco regeneradoras de pigmentos dos folículos capilares sofrem danos permanentes, envelhecendo de forma precoce;
  • Dieta inadequada: você é o que você come, e essa máxima vale também para os cabelos. Uma alimentação deficiente em vitamina B12, biotina, ômega-3 ou proteína enfraquece os folículos capilares e, assim, favorece o aparecimento de cabelo branco;
  • Tintura em excesso: a resposta mais comum aos fios ficarem grisalhos é pintá-los. Contudo, algumas substâncias químicas presentes nas tinturas podem prejudicar a coloração das suas madeixas de forma irreversível. Isso porque ingredientes como amônia e água oxigenada têm como objetivo principal tirar a melanina dos cabelos;
  • Problemas de saúde: em casos mais raros, cabelo branco pode ser sinal de alguma doença, como diabetes ou disfunção da tireoide. Se acaso você notar fios grisalhos precoces, sem se encaixar em nenhuma das possibilidades acima, é necessário procurar um médico para realizar exames.
mulher jovem deitada com cabelo branco
Foto: Unsplash

Como prevenir cabelo branco?

Você também pode gostar!

- Continue depois da Publicidade -

Em resumo, fazer mudanças no seu estilo de vida é a solução para prevenir ou retardar o aparecimento dos fios grisalhos. Em primeiro lugar, mantenha uma dieta balanceada. Consuma alimentos ricos em proteínas, vitaminas – especialmente vitamina A, as do complexo B, D e E – e minerais – como cobre, ferro, magnésio, selênio e zinco.

Outras formas de evitar o cabelo branco incluem proteger o couro cabeludo do sol utilizando um chapéu ou um lenço, reduzir o uso de secador e chapinha, diminuir a frequência das lavagens e desembaraçar os fios com um pente largo. Se quiser saber mais sobre essas práticas, leia Como lavar os cabelos corretamente e Como secar os cabelos corretamente.

Além disso, se decidir tingir o cabelo branco, dê preferência para os tonalizantes sem amônia ou para as tinturas naturais, como a henna.

Por fim, cuide da sua saúde mental e mantenha o estresse sob controle incorporando atividades como yoga e meditação ao seu cotidiano.

mulher praticando yoga
Foto: Pexels

Que tratamentos naturais evitam cabelo branco?

Alguns remédios caseiros podem ajudar a manter seu cabelo saudável e prevenir o surgimento de fios grisalhos:

  • Uma vez na semana, massageie o couro cabeludo com 1 colher (sopa) de óleo de coco antes de dormir. Então, no dia seguinte, lave como de costume;
  • Em um pote de vidro com tampa, coloque 1/4 de xícara (chá) de alecrim. Cubra com azeite de oliva, feche e deixe descansar em um local onde bata sol durante 1 mês, agitando algumas vezes na semana. Depois que estiver pronto, use como óleo capilar;
  • Prepare um chá preto forte com 3 saquinhos para cada xícara (chá) de água. Espere esfriar e misture ao seu condicionador preferido, na proporção de 1 para 1. Aplique nos fios, deixe agir por 1 hora e enxágue, em seguida.
mulher de cabelos grisalhos tomando chá
Foto: Pexels

Como disfarçar fios brancos?

Já ouviu a frase: mulheres não envelhecem, apenas ficam loiras? Ela é muito popular porque descolorir algumas mechas finas é uma das melhores maneiras de disfarçar o cabelo branco. Prefira as técnicas com a raiz esfumada para uma camuflagem ainda mais eficaz.

Também é possível tingir os cabelos. Mas, se você busca uma solução menos permanente, existem no mercado produtos que disfarçam os primeiros sinais grisalhos ou a raiz que está crescendo. São sprays, pós ou corretivos líquidos ótimos para fazer um retoque rápido. Aposte!

mulher segurando spray para disfarçar cabelo branco
Foto: Pexels

Por fim, conheça também tudo sobre o Botox capilar, tratamento que rejuvenesce os fios, e saiba como fazer a Hidratação de mechas. Além da Exoplastia Capilar, a técnica que alisa e trata os fios de uma vez só.

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também

- Continue depois da Publicidade -