Guia de cabelos coloridos: dicas e truques para pintar + 46 inspirações de cor e estilo

É hora de fazer uma mudança radical: ter cabelos coloridos! Confira nosso guia com inspirações, dicas e cuidados essenciais para embarcar nessa.

Mudar os cabelos em momentos-chave da vida já é de praxe no universo feminino. Geralmente, para satisfazer essa vontade basta um corte — ou a famigerada franjinha feita em casa mesmo. Porém, nos últimos tempos, um tipo de mudança mais radical ficou muito popular: ter cabelos coloridos.

Pelo menos é o que prova o relatório do Google sobre as pesquisas em alta . Na categoria de “how to” de beleza, ou “como fazer”, a frase “como colorir o cabelo em casa” chegou ao terceiro lugar do ranking de mais pesquisadas nos Estados Unidos!

E uma coisa é certa. Ter cabelos coloridos é tão divertido quanto é estiloso. Quer apostar na trend também? Acompanhe nosso post, recheado de inspirações e informações essenciais para não fazer feio.

Lembrando que primeiro vamos trazer cores e estilos, e, depois dicas de qual é o melhor shampoo para cabelos coloridos, além de como cuidar e hidratar. Confira!

 

Cabelo colorido: estilos e inspirações

 

Cabelos coloridos em tons de azul

 

O azul é um tom bastante popular, talvez perdendo apenas para o rosa. Porém, é uma cor difícil de atingir e tem um ponto contra. Quando ela desbota, é comum a cor abrir em direção ao turquesa e, depois, ao verde.

Ama os tons de azul?  Então saiba como pintar o cabelo de azul: sprays para colorir, tintas e muito mais.

 

 

Ainda assim, vale a pena abraçar o azul. Principalmente se você se comprometer com os retoques, que evitarão que ele fique verde rapidinho! Ou, então, se você não se importa e até gosta das cores nas quais ele se transforma durante o desbote. Dá até pra abraçar esse destino de vez e misturar as nuances na hora de pintar, que tal?

 

 

Cabelos coloridos de azul ficam incríveis quando têm vários tons combinados entre as mechas. Dessa forma, eles ganham mais profundidade, com brilhos e sombras criados por você e seu cabeleireiro. Experimente salpicar um pouquinho de roxo nessa mistura, por exemplo.

 

 

Você pode optar tanto pelos azuis mais abertos, que vemos nas fotos acima, quanto bem profundos e até acinzentados. Essa última opção combina com cabelos naturais pretos.

Tem receio do contraste entre a cor e a raiz? Peça por um ombré ou pela raiz esfumada. Com eles, você pode deixar o cabelo crescer um pouquinho sem medo de ficar estranho.

 

 

E se está gostando da ideia de colorir os cabelos, o próximo passo é mudar também as sobrancelhas. Mas fique tranquila: você não precisa de tinta para atingir esse efeito. Leia a matéria para saber mais sobre como usar a maquiagem para ter uma sobrancelha colorida!

 

Tons de rosa nos cabelos

 

O cabelo rosa é verdadeiramente versátil. Muito queridinho no universo dos cabelos coloridos, já foi tendência em várias nuances diferentes. Uma delas, por exemplo, é o millenial pink: um rosa clarinho e delicado, quase pastel.

 

 

Ele vai bem em todos os tons de pele, em qualquer textura do cabelo: do super liso até o bem enrolado.

Além disso, talvez um dos motivos por ser tão bem-quisto seja a sua leveza. O rosa pastel, que desbota rapidinho, está próximo do loiro e é tão suave quanto ele!

 

 

  • Depois, veja também nosso especial de Cabelo rosa: tudo sobre as mechas rosas, como escolher seu tom, tratar e fazer em casa.

 

 

 

E, para quem não gosta de cores delicadas, há o espectro mais intenso do rosa para apostar! Que tal um hot pink, como o da foto abaixo?

 

 

Os rosas mais intensos são ideais para quem quer deixar um pouco da raiz aparecendo e tem o cabelo escuro. Abaixo, por exemplo, ele foi pintado com efeito degradê e dá lugar para raízes castanhas.

 

 

Vermelho e laranja como cor de cabelo

 

Buscando por uma mudança radical? Colorir o cabelo com vermelho é uma escolha certeira. O tom, aberto e cheio de força, com certeza causa impacto.

Se é sua primeira vez colorindo os cabelos, pode preferir fazer diferente só nas pontas para experimentar. O resultado ainda é poderoso!

 

 

Já pintou o cabelo antes ou quer mergulhar de vez na mudança? Então faça a coloração global com tons de vermelho em seu cabelo!

Misturinhas com a cor também são bastante comuns. Vemos muito ela como dupla do cor de rosa, por exemplo.  O pink traz um toque um pouco mais feminino para o conjunto. Experimente fazer como no exemplo abaixo! As madeixas começam coloridas com o tom mais escuro próximo à raiz. Depois, chegam no mais claro e aberto apenas nas pontas.

 

 

Quem investe no vermelho também costuma gostar de combinações de alto contraste. Por isso, preto e vermelho vibrante ou platinado e escarlate são duplas populares.

 

 

Vermelho e laranja estão um ao lado do outro no círculo cromático. Elas combinam tanto que, às vezes, são usadas juntas nos cabelos também.

Quer apostar no duo? Use as raízes mais avermelhadas. Elas deixarão a transição entre a cor fantasia e seu tom original um pouco mais natural. Depois, se jogue na coloração total dos fios, com algumas nuances mais claras como o pêssego na mistura!

 

 

Se você tem os cabelos compridos, pode apostar em ainda outro efeito incrível criado a partir do mix ‘n match de laranja e vermelho. Ele é chamado de sunset, ou pôr do sol. O motivo é a semelhança com as nuances do céu no fim da tarde. Que poético!

Gostou? Basta mostrar a foto abaixo para seu cabeleireiro. O efeito sunset é garantido a partir da combinação de laranja, amarelo, vermelho, azul e preto.

 

 

 

Cabelos coloridos de roxo ou lilás

 

Quando uma cor é eleita cor do ano da Pantone, ela permanece nas graças do público por ainda mais tempo. Pelo menos esse foi o caso do millenial pink, que vimos lá em cima. E também do ultraviolet: um tom de roxo que inspira originalidade e criatividade.

Evidente, essa moda não deixaria de chegar aos cabelos, em misturinhas violetas e lilases!

 

  • o Universo colorido está em alta, junto com o movimento Kidcore: Entenda a estética fofa e colorida que tem referência nos anos 2000 e se inspire com 60 imagens.

 

 

Se o roxo profundo combina mais com você, tudo bem. Ele também tem suas qualidades: evoca mistério e elegância, já que é o tom de pedras preciosas como a ametista.

 

 

Essa é uma das cores mais fáceis de atingir se o seu cabelo é de algum tom escuro e você não quer descolorir muito. Mas fique atenta à interação entre a cor natural e a fantasia, principalmente se você colorir em casa! Quando ela acontece, você pode acabar com um tom roxo, mas um pouco diferente do indicado pela marca da tinta.

 

 

Cabelos em tons de verde

 

Antes de pintar o cabelo de verde esmeralda, fale com o seu cabeleireiro! Entre os tons, esse é um dos que precisa de mais descoloração. Isso porque quanto mais claro for seu cabelo, melhor a cor parecerá mesmo enquanto ela desbota.

 

 

A grande questão do cabelo verde é que ele não é muito fácil de manter. Ele requer retoques mais frequentes que um azul ou um rosa para se manter lindo, por exemplo.

 

 

Além disso, sempre deixará resíduos de verde nos fios, que podem dificultar a aplicação de outras cores mais tarde. Ainda assim, quando tingir o cabelo de verde é uma missão bem sucedida, os resultados são incríveis.

 

 

Cabelo amarelo vibrante

 

Brilhante como o sol: essa cor de cabelo é exatamente assim. Pintar as madeixas de amarelo garante um visual alegre todos os dias. Ou, se você prefere sair por aí com um look all black, um belo contraste que chama a atenção.

 

 

Se o seu cabelo já é bem clarinho ou bastante descolorido, alcançar o amarelo perfeito não vai ser difícil para você. Agora, se seus fios são castanhos ou pretos, prepare-se para várias visitas ao salão e muitas sessões de hidratação, viu? O tom requer uma base bem aberta.

Porém, a nuance tem um ponto positivo. Por estar próxima na paleta de cores que o loiro, é uma opção mais “descompromissada” de pintura. Afinal, o desbote se aproxima do tom original sem ficar manchado como um tom bem forte ficaria.

 

 

Apesar de precisar de uma base bem aberta, ele é menos danoso do que apostar em um loiríssimo, platinado ou prateado. Se o seu cabelo é bem curto, feito à máquina, você ainda pode aproveitar a oportunidade para brincar com desenhos. Exatamente como fez a mulher na foto abaixo!

 

Cabelos com várias cores misturadas

 

Misturar mechas coloridas com tintas diferentes é uma maneira certeira de obter efeitos únicos! De tempos em tempos, algumas paletas de cores específicas se destacam entre as tendências. Os cabelos coloridos como uma galáxia, com azul, preto e roxo, por exemplo, estão sempre em alta!

 

 

O mix n’ match de tons pastel também é tão querido quanto é simples de fazer. Afinal, as cores suaves combinam mais facilmente entre si. Experimente rosa e azul em candy colors.

 

 

Ou, então, misture mais de duas cores. Rosa, laranja e verde vão bem juntos!

 

Related Post

 

No círculo cromático, o verde e o vermelho estão em direções opostas. Isso significa que eles são complementares e, portanto, combinam!

Porém, tem gente que tem receio de usá-los juntos. É que em suas versões mais intensas, eles remetem demais ao Natal. No entanto, existe um truque para usar as duas cores e não transformar seus cabelos coloridos em uma alegoria natalina.

Aposte em tons mais suaves ou até neon, distantes da simbologia do feriado. Ou, então, troque o vermelho pelo laranja. Simples assim!

 

 

Quem tem franja também pode se divertir com as cores. No exemplo abaixo, a franjinha curta segue exatamente o mesmo padrão do restante do cabelo.

 

 

Já nessa outra foto, a franja tipo cortininha se destaca. Ela é o ponto de encontro entre um vermelho quase ruivo que surge da raiz e um azul  acinzentado aplicado nas pontas dos cabelos.

 

  • Leia também: “Cabelo cinza: como tingir para obter o efeito desejado?”

 

 

Cabelos divididos

 

Cruella Devil, de 101 Dálmatas, estava muito à frente de seu tempo. Explicamos: uma das tendências capilares mais interessantes do momento é o split hair!

 

 

Essa modalidade de coloração consiste em dividir as madeixas exatamente ao meio. Depois, é só pintar um lado de cada cor. Exatamente da maneira que a personagem dos desenhos e filmes fazia! Porém, no lugar do preto e branco, usamos as cores fantasia.

 

 

Na maioria das ocasiões, os split hairs também são feitos com duplas de cor de alto contraste. Como o P&B de Cruella ou o laranja e o preto dos nossos exemplos.

No entanto, outras combinações também funcionam muito bem. Tudo depende do seu estilo pessoal e do tom de pele. Na foto abaixo, por exemplo, o laranja divide espaço com um rosa pink, e a diferença beira o imperceptível dependendo da iluminação!

 

 

Além de ser feito com a divisão central, o split hair também pode ser feito horizontalmente.  Nesse caso, as pontas costumam receber a coloração mais intensa.

 

 

O truque também funciona melhor em cabelos curtinhos. Quando o cabelo é comprido, o efeito da divisão não é o que esperamos. Pelo contrário: no lugar de parecer intencional, passa a impressão de que você só não pinta o cabelo há muito tempo e ele já cresceu.

 

 

 

Para apostar na tendência, você precisa ter algo em mente. É preciso retocar sempre! Do contrário, você perde a força do contraste de cores.

 

Underlayer colorido

 

Colorir o cabelo é uma aventura. E tem gente que tem muita vontade de embarcar, mas não sabe muito bem onde começar. Isso é normal!

Um bom ponto de partida, além das mechas mais simples, é o underlayer. O estilo consiste na coloração da camada inferior do cabelo, aquela mais próxima da nuca.

 

 

Imagina ter um cabelo incrível e colorido, mas só nas horas em que você realmente quer? O underlayer é assim, como se fosse um “elemento surpresa” do seu estilo. Para mostrar, é só fazer algum penteado ou ir com o bom e velho rabo de cavalo.

 

 

Ele pode ser feito independente do comprimento dos seus fios. Até quem tem muito volume e escolhe ter a nuca raspada pode colorir com o estilo underlayer. No mais, ele é prático também para quem quer ter cabelos coloridos, mas não pode tê-los à mostra sempre no trabalho, por exemplo!

 

 

Como só uma parte do cabelo é submetida à descoloração, você ainda tem outra vantagem. Ela é descobrir como seu cabelo se comporta após o processo, antes de tomar a decisão de pintar ele todinho. Afinal, a textura e outras características do seu fio podem sim mudar — e muito.

 

 

Trend allert: raízes coloridas

 

Pintar o cabelo também é uma maneira de se expressar. Descolorir e colorir é divertido, criativo e imaginativo! Por isso  é tão comum surgirem novas ideias e tendências com frequência quando o assunto são os cabelos.

Foi assim que aconteceu com as raízes coloridas, por exemplo. Elas tomaram conta da internet depois de aparecerem na cabeça da cantora Billie Eilish.

 

 

As raízes coloridas são alternativas divertidas e descoladas para fazer algo inusitado no cabelo. E oferecem um universo gigantesco de possibilidades: podem ser claras, escuras, e podem acompanhar absolutamente qualquer tom no restante dos fios.

No entanto, é mais comum vermos elas em par com cores naturais como o preto e o loiro, e também com o branco e o cinza.

 

 

Leia também: “Cabelo cinza: como tingir para obter o efeito desejado?”

 

Mitos e verdades dos cabelos coloridos

 

Pintar e cuidar do cabelo colorido não é tarefa fácil. Essa é a primeira verdade que precisamos encarar antes de tomar a decisão de mudar o visual.

Se você tem o cabelo bem claro e quer cobri-lo com uma cor mais intensa, todo o processo é mais simples. Mas quem tem cabelos castanhos e pretos precisa descolorir as madeixas. Quem quer tons claríssimos ou pasteis também!

No entanto, a descoloração é um processo químico para retirada do pigmento dos fios. Como consequência, ela também acaba retirando nutrientes e fragilizando a fibra capilar.

Porém, não tema: existem algumas medidas que você pode tomar para manter o cabelo saudável — e várias práticas que você deve evitar para não prejudicá-lo ainda mais. Vamos descobrir quais são, apresentando os mitos e verdades do cabelo colorido.

Aproveite e descubra também os benefícios da babosa para o corpo e os cabelos. Quem sabe você não a inclui na sua rotina capilar?

 

Qual é o melhor shampoo para cabelos coloridos?

 

O melhor shampoo para cabelos coloridos é aquele que limpa os resíduos suavemente e, assim, não retira muito do pigmento da fibra capilar. Logo, escolher um shampoo sem sulfatos, por exemplo, já ajuda bastante.

No entanto, existem vários shampoos e condicionadores desenvolvidos especialmente para o cabelo colorido. Eles têm tecnologias que beneficiam a fixação da cor e protegem contra o calor, raios UV e UVA, tem ação antioxidante e muito mais.

 

 

Os três shampoos acima estão entre os mais recomendados pelos profissionais e trazem algumas dessas características. São eles, da esquerda para a direita:

  • L’Oréal Professionnel Vitamino Color A.OX, 300 mL, por R$107,90 na Beleza na Web
  • Redken Color Extended Magnetics, 300 mL, por R$125,90 na Beleza na Web
  • Senscience True Hue, 300mL, por R$153,90 na Época Cosméticos

Para maximizar os efeitos dos produtos, é indicado usar também o condicionador da mesma linha. Dependendo da cor do seu cabelo, também pode ser interessante investir em um shampoo tonalizante.

 

É verdade que é melhor pintar o cabelo sujo?

 

De certa forma, sim. Você não precisa deixar de lavá-lo a semana todinha, viu? Mas vale evitar limpá-lo até um ou dois dias antes da descoloração, mais ou menos.

O motivo é esse: quando você lava o cabelo, remove a maior parte da oleosidade do seu couro cabeludo. O descolorante, que não deixa de ser um químico, pode machucar e irritar essa região da cabeça.

Não lavar o cabelo logo antes do processo mantém a oleosidade natural. Logo, ela acaba agindo como uma barreira protetora do couro cabeludo!

Ah, mas tem mais um detalhe com o qual você deve ter atenção: não lave, mas também não use leave-ins, óleos e produtos que acumulam na fibra capilar. Eles podem atrapalhar um pouquinho a hora de pintar.

 

 

Depois que eu pintar, tenho que hidratar toda semana?

 

Sim. Principalmente se você não apenas pintar, como também descolorir as suas madeixas.

Como comentamos, a descoloração infelizmente acaba danificando os seus fios. É essencial repor nutrientes, reconstruir a fibra e hidratar com frequência depois de tanta interação química. Isso vale tanto para o cabelo de cor fantasia quanto os loiros, com mechas, ombré e balayage!

Logo, seguir um cronograma capilar completo só vai fazer bem. Na hora de montar o cronograma, busque por marcas boas, que realmente tenham a potência necessária para recuperar um cabelo quimicamente tratado.

 

 

Fique atenta aos princípios ativos dos cremes e quais são suas funções. Para uma hidratação profunda, por exemplo, você pode buscar pelo óleo de Argan na lista de ingredientes. Leia mais sobre ele!

Outros componentes que indicam a função dos cremes dentro do cronograma capilar são:

  • Hidratação: babosa, aloe vera, óleo de coco extra virgem, D-Pantenol, proteína de aveia, proteína de arroz, babosa, manteigas de oliva.
  • Nutrição: óleo de coco, óleo de argan, óleo de manga, óleo de rícino e óleo de abacate. Manteigas, como a de karité, de cacau e de murumuru.
  • Reconstrução: queratina, creatina, colágeno, arginina e proteínas e aminoácidos do trigo.

 

Eu não posso ir na piscina depois de pintar o cabelo?

 

Poder, você pode. Mas nem tudo convém. O cloro da água da piscina é prejudicial ao cabelo natural, e mais ainda ao com química.

Se você escolheu ter mechas loiras ou acinzentadas, por exemplo, pode ter certeza: elas correm o risco de ficarem verdes. Elas também ficam mais fracas e secas, independente da cor.

Se você não vive sem a piscina, pode proteger um pouco os fios com um truque rápido. Antes de mergulhar, molhe levemente o cabelo e passe um pouco de condicionador. É quase como se você estivesse fazendo um pre-wash, saturando a fibra de hidratação e nutrientes antes de submetê-la à ação do cloro.

Depois que sair da piscina, corra para o chuveiro: enxague o cabelo imediatamente. Pode até lavar mais tarde e continuar curtindo o sol, mas busque tirar todo o cloro dele antes!

 

 

Eu posso tonalizar o cabelo em casa?

 

Sim. A melhor opção é sempre ter a ajuda de um profissional. Porém, se ainda assim você quiser colorir ou tonalizar o cabelo em casa, você pode. É só tomar muito cuidado para diminuir os riscos: assista tutoriais, opiniões que outras pessoas que já fizeram isso têm sobre os produtos que você quer usar, e se informe muito bem!

 

 

Além disso, você também pode fazer a manutenção da cor em casa de maneira simples. Existem condicionadores coloridos e máscaras tonalizantes que são muito bem-vindos na rotina capilar para evitar o desbotamento rápido.

As máscaras tonalizantes da Kamaleão Color, por exemplo, tem bom custo-benefício e são fáceis de usar! A marca tem 26 cores diferentes no catálogo, que podem ser usadas para colorir totalmente o cabelo ou manter a cor. Nesse segundo caso, você só precisa misturar o produto ao seu creme hidratante de cor branca preferido. Sempre apenas na quantidade que você vai usar!

Elas estão disponíveis no próprio site da marca. O tudo de 150 mL (que rende bem!) custa R$49,90.

 

 

Gostou da ideia de colorir os cabelos? O próximo passo é mudar também as sobrancelhas. Mas fique tranquila: você não precisa de tinta para atingir esse efeito. Leia a matéria para saber mais sobre como usar a maquiagem para ter uma sobrancelha colorida!

Débora Fernandes: Débora Fernandes é produtora de conteúdo. Apaixonada pelas palavras, encontrou na moda e na decoração novas maneiras de contar histórias. Formada em Jornalismo e técnica em Design de Interiores, a trajetória de Débora envolve atuação nos portais de CASA CLAUDIA, Casa.com.br, e nas plataformas digitais de várias marcas do segmento de moda.
Posts Relacionados

Usamos cookies em nosso site para oferecer uma melhor experiência. Ao clicar em “Aceitar tudo”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. No entanto, você pode visitar "Configurações" para ajustar quais cookies deseja aceitar ou não em nossa Política de Privacidade.

Leia mais