Chá vermelho: corpo esguio, mente afiada e ossos fortes em uma xícara!

O chá vermelho é uma bebida poderosa que afasta doenças e promove o emagrecimento. Saiba tudo!

- Continue depois da Publicidade -

O chá vermelho é mais uma bebida da família dos chás branco, verde e preto. Recentemente, sua popularidade cresceu em função do seu efeito emagrecedor.

Rica em vitaminas, minerais, antioxidantes e aminoácidos, a bebida é extremamente benéfica à saúde. Sendo assim, conheça os motivos para reservar um lugar no armário para o chá vermelho e aprenda a prepará-lo.

 

O que é o chá vermelho?

 

Primeiramente, o chá vermelho vem da mesma planta que os chás verde, branco e preto, a Camellia sinensis. No entanto, é o único derivado da planta que passa por um processo de fermentação.

 

chá vermelho 2
Imagem: Reprodução / Pinterest

 

- Continue depois da Publicidade -

Para isso, o chá vermelho é exposto a microorganismos. Por exemplo, a bactéria Streptomyces cinereus cepa Y11. Esse processo de fermentação é lento, durando uma média de 6 a 12 meses. Porém, existem chás de altíssima qualidade nos quais a fermentação chega a durar 10 anos!

Essa fermentação é o que faz a diferença e confere ao chá vermelho propriedades que os outros chás da Camellia sinensis não possuem. Ou seja, a ação dos microorganismos aumenta a presença de substâncias benéficas ao corpo. Por exemplo, flavonoides antioxidantes e anti-inflamatórios.

 

- Continue depois da Publicidade -

Depois,  veja também:

  • Canela: uma especiaria versátil com mil benefícios e ainda ajuda na imunidade.
  •  Chá de orégano – Descubra os benefícios e como fazer. Rico em substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias também promove o emagrecimento.
  • Já o Chá de hibisco é diurético e redutor de medidas. Aprenda como preparar!
  • Enquanto o Chá de Carqueja é diurético, digestivo e emagrece.

 

- Continue depois da Publicidade -

Quais os benefícios do chá vermelho?

 

1. Auxilia no controle do colesterol

 

O chá vermelho atua no fígado impedindo a reabsorção de parte da gordura. Ou seja, quando a quebra de gordura é realizada no órgão, a ação diurética da bebida entra em cena. O chá vermelho estimula a eliminação do excesso de gordura ingerida pela urina. Sendo assim, a gordura não é reabsorvida pelo corpo, reduzindo a quantidade de colesterol ruim no sangue.

 

2. Melhora as funções cerebrais

 

Graças à cafeína presenta na composição, o chá vermelho acelera a liberação de norepinefrina e dopamina pelo cérebro. Essa combinação melhora o humor, a atenção e as funções cerebrais.

No entanto, o chá vermelho também é rico em teanina, um aminoácido que melhora a atenção e alivia a ansiedade. Estudos recentes sugerem que a combinação de cafeína e teanina é especialmente eficaz, melhorando a atenção dos participantes nas primeiras duas horas após o consumo.

 

chá vermelho 3
Imagem: Reprodução / Pinterest

 

3. Colabora para a perda de peso

 

Como já foi dito, o chá vermelho reduz a absorção de gorduras no fígado. Apenas isso já seria uma boa ajuda para quem quer se livrar dos quilos a mais. Porém, não é tudo.

Você também pode gostar!

- Continue depois da Publicidade -

Uma série de estudos clínicos apontam sua capacidade de acelerar a queima de gordura. O mais impressionante deles sugere que, ao consumir a bebida, a queima de calorias diária dos participantes subia entre 2.9 e 3,4%

 

4. Reduz as chances de problemas cardíacos

 

Um estudo realizado com 76.000 japoneses constatou que o risco de doenças cardíacas era 61% menos entre os indivíduos que bebiam uma xícara de chá vermelho ao dia.

Um outro estudo foi realizado na China pela Universidade Curtin, na Austrália. Nele, os pesquisadores demonstram que o risco de derrame em pacientes que bebem 2 xícaras de chá vermelho ao dia é 39% menor.

Além disso, uma série de pesquisas comprova a capacidade do chá vermelho regular a pressão sanguínea. Porém, ainda não existe um consenso sobre a potência da bebida nesse sentido.

 

chá vermelho 4
Imagem: Reprodução / Pinterest

 

5. Melhora a saúde dos ossos e dentes

 

Os antioxidantes presentes no chá vermelho combatem o envelhecimento celular, promovendo a saúde dos ossos e dentes.

Um estudo realizado no hospital da Universidade Cheng Kun demonstrou que pessoas que tinham o hábito de beber chás de Camelia Sinensis possuíam maior densidade óssea. Ao final, os ossos desses participantes eram em média 2% mais densos do que os ossos dos participantes que não bebiam chá.

Nas mulheres, a distância é ainda maior. As bebedoras de chá costumam ter uma densidade óssea entre 4,5-4,9% mais alta do que as outras mulheres.

 

Como fazer o chá vermelho?

 

Antes de mais nada, é importante saber que o chá vermelho não deve ser fervido. Na verdade, a temperatura alta da fervura pode queimar as folhas e deixar o sabor muito amargo. Sendo assim, é melhor usar o método de infusão. Nele, as folhas são colocadas na água após a fervura. Confira o passo a passo:

 

Ingredientes:

 

  • 2 colheres de sopa de chá vermelho
  • 500 ml de água

 

chá vermelho 5
Imagem: Reprodução / Pinterest

 

Modo de preparo:

 

  1. Ferva a água em um bule ou chaleira sem as folhas.
  2. Desligue o fogo e aguarde um minuto.
  3. Em seguida, despeje a água sobre as folhas do chá.
  4. Deixe a infusão descansar por 10 minutos.

 

Procure consumir sempre no dia da preparação. Se o sabor não lhe agradar, experimente misturar com suco de frutas ou colocar um pedaço de canela na água durante a fervura. Por exemplo, o chá vermelho gelado com frutas cítricas fica uma delícia e é a cara do verão!

Se você é fã de chás, confira também nossos artigos sobre o chá de gengibre e o chá de hibisco.

 

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também