Chá de orégano – Descubra os benefícios e como fazer

A bebida é rica em substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias capazes de oferecer muitos benefícios à saúde e promover o emagrecimento.

1.910

O chá de orégano é uma preparação pouco conhecida dessa erva tão presente nas cozinhas dos brasileiros. No entanto, seus benefícios para a saúde são muitos e merecem ser mais explorados.

A bebida é rica em substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias, por exemplo.  Assim preparamos um especial com tudo que o orégano pode fazer pela sua saúde. Confira!

Para que serve o chá de orégano

Além de ser um digestivo natural, o chá de orégano combate inflamações, pode auxiliar nos processos de emagrecimento e  colaborar com o tratamento de resfriados e alergias respiratórias. Desta forma, a erva é uma excelente aliada de quem busca uma vida mais saudável e natural.

Existem diversos estudos que nos oferecem algumas possíveis respostas de por que o orégano tem efeitos tão positivos em nossa saúde. Descobriu-se que a erva é rica flavonóides e ácidos fenólicos, compostos de ação antioxidante e anti-inflamatória.

Assim, graças a essas substâncias, o orégano combate o estresse oxidativo e as inflamações, responsáveis pela origem e progresso de muitas doenças.

  • Veja também: Chá de hibisco que é diurético e redutor de medidas. Além do poder da Cúrcuma, que é conhecida como açafrão-da-terra. Entre suas muitas propriedades combate inflamações, é antioxidante e tem até ação anticancerígena.
chá de orégano 4
Imagem: Reprodução / Pinterest

 

É um antibiótico natural

 

Uma série de pesquisas demonstra que o óleo essencial de orégano possui propriedades antimicrobianas. Isso seria graças a seus dois principais componentes: o carvacrol e o timol.

Em recente estudo laboratorial, esses compostos de mostraram capazes de bloquear a proliferação de diversos tipos de bactérias Staphylococcus aureus presentes em carnes e laticínios. Sendo assim, os pesquisadores acreditam que o orégano pode ser usado para controlar o crescimento bacteriano nos alimentos.

Da mesma forma, ele pode ser uma alternativa de tratamento antibiótico quando uma doença se mostra resistente aos medicamentos convencionais. Por isso, pesquisadores testaram o óleo de orégano em uma série de micróbios que não respondiam a outras drogas.

Como resultado, observou-se que o óleo apresenta atividade antibacteriana significativa contra 11 dos organismos testados. Logo, a composição química do orégano pode oferecer respostas para a questão das doenças que se tornam resistentes aos antibióticos tradicionais.

  • Confira ainda: Chá de gengibre – Tudo sobre o termogênico e aliado da saúde. O poderoso chá auxilia, desta forma, a perda de peso, alivia cólicas e afasta uma série de doenças. Além do Chá de Carqueja que é diurético, digestivo e emagrece.

 

Ajuda no combate de processos inflamatórios

 

Em função da presença de flavonoides e ácidos fenólicos em sua composição, o orégano é capaz de combater e reduzir inflamações no corpo. Isso explica a sabedoria popular que recomenda o uso de chá de orégano no tratamento de irritações na pele, tosse seca e dores musculares ou articulares.

Além disso, estudos conectam inflamações crônicas ao surgimento de condições degenerativas como  as doenças coronárias, autoimunes e a diabetes. Logo, uma dieta rica em ingredientes como o orégano é um passo importante para evitar esses problemas.

 

chá de orégano 2
Imagem: Reprodução / Pinterest

 

Você também pode gostar!

Auxilia na digestão

O orégano tem ação calmante no estômago, reduzindo gases e estimulando enzimas boas, que participam da digestão de carboidratos.

Assim, o chá de orégano pode ser usado para tratar a indigestão, azia e baixa acidez estomacal.

Já para a saúde do Intestino, confira nosso especial com receitas fáceis de fazer sobre os Probióticos .

Pode promover a perda de peso

 

O chá de orégano pode ser usado como auxiliar nas dietas de perda de peso. Isso acontece graças ao carvacrol em sua composição, que interage com genes responsáveis pela produção de células de gordura. O carvacrol parece interromper a cadeia de eventos que leva à formação dessas células, conforme demonstrado em estudo da Universidade de Seoul.

 

Como fazer o chá de orégano

 

O chá de orégano deve ser preparado através de infusão para liberar o máximo de seu potencial. Ou seja, a erva deve adicionada à água fervente e abafada por um curto período de tempo (10 minutos).

Para preparar uma xícara, siga esses passos simples:

  1. Ferva 200 ml de água.
  2. Coloque uma colher de chá da erva seca em uma xícara.
  3. Despeje a água fervendo em cima da erva.
  4. Cubra a xícara com um pires e aguarde 10 minutos.

 

 

chá de orégano 3
Imagem: Reprodução / Pinterest
  • Outra dica de um super alimento: Benefícios do Alho – com dicas para desintoxicar e ainda aumentar a imunidade. Você também pode conhecer a Maca peruana que fornece energia extra e também pode aumentar a libido.

 

Contraindicações do chá de orégano

 

Contudo, o chá de orégano não é indicado para gestantes e lactantes . Além disso, o excesso de ingestão, como de qualquer outro alimento ou bebida, apresenta riscos.  Ao ingerir muito chá de orégano, podem acontecer episódios de irritação cutânea, diarreias e vômito.

Também é importante verificar a existência de alergia à erva ou a outras ervas da mesma família, como alerta a Academia Americana de Alergia, Asma e Imunologia.

Por fim vale registrar, que apesar do chá de orégano ser popularmente utilizado para tratamento de variados problemas de saúde, os estudos científicos sobre sua eficácia são relativamente poucos. Além disso, as pesquisas de laboratório geralmente são feitas com o extrato da erva e não com o chá. Sendo assim, o ideal é sempre consultar o seu médico antes de adotar qualquer tratamento.

 

Fontes: Health Line, PubMed.

você pode gostar também