Corte em camadas: conheça essa tendência de corte de cabelos

Corte em camadas: inspirações, dicas e fotos para mudar o visual

O corte em camadas é uma das melhores alternativas para quem deseja mudar o visual e ao mesmo tempo ficar por dentro das tendências.

Esse é um dos principais cortes da atualidade, que está fazendo a cabeça das famosas e influenciando a todos!

Isso ocorre porque as camadas favorecem o caimento dos fios. Então, se a sua intenção não for mexer no comprimento, esse pode ser o corte ideal.

E aí, parece que o corte em camadas é o mais adequado para você?

Se a resposta for sim, antes de ir até o cabelereiro, dê uma olhada em todas as informações que esse texto traz para você. Aproveite porque tem muita coisa bacana!

 

Principais características do corte em camadas

 

 

 

Dois tipos de corte de cabelo. Fonte: Photo Hair

 

  • Siga o Fashion Bubbles no Google News para poder acompanhar tudo sobre Beleza direto no seu smartphone. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News.

 

O corte em camadas é uma excelente alternativa para quem deseja deixar os fios mais soltos e leves, mas sem mexer no comprimento.

Essa é uma forma legal de mudar o visual, sem perder o comprimento. Inclusive, o corte é bem legal para quem tem cabelo cacheado e crespo porque o volume fica bem dividido, ao mesmo tempo em que o visual fica mais moderno.

Independentemente do tipo de cabelo, nesse corte os fios ficam mais curtos na parte da frente e então as camadas vão ficando cada vez mais longas até o final do comprimento.

Esse resultado é incrível e faz muito sucesso entre as pessoas que têm cabelos mais longos de qualquer constituição.

Corte democrático, ideal para todos os comprimentos e tipos de fios

 

Corte em camada. Fonte: Fashion Bubbles

 

O corte em camadas é muito democrático porque fica bem em qualquer pessoa, tipo de cabelo e comprimento de fio.

Até mesmo quem tem o cabelo médio ou curto pode apostar nesse corte sem medo de se arrepender.

Outro ponto legal é o balanço que esse corte proporciona, dando um aspecto de vida aos cabelos.

E para quem gosta de cabelos longos, esse corte também é ótimo porque proporciona uma mudança grande no visual, mas sem comprometer o comprimento.

Além disso, o corte em camadas é perfeito para cabelos com qualquer textura ou curvatura, até mesmo para quem tem tranças afro ou mega hair.

Por fim, vale a pena salientar que quem quer deixar o cabelo crescer, mas precisa eliminar pontas duplas, esse corte também é perfeito.

Além das pontas duplas, esse corte elimina também a parte mais ressecada dos fios, proporcionando assim mais saúde e brilho.

Como conseguir o resultado desejado?

 

Cabelo loiro em camadas. Fonte: Find Glocal

 

Primeiramente, para conseguir o corte em camadas ideal, você vai precisar de um profissional de sua confiança, que seja capacitado e especializado nesse corte.

Existem várias técnicas de corte em camadas e, o profissional precisa avaliar cuidadosamente os seus cabelos para sugerir a mais adequada.

Dependendo da estrutura, tipo e comprimento dos fios, é preciso adequar as técnicas para obter um resultado mais harmonioso e efetivo.

Além disso, cabelos crespos e cacheados exigem ainda mais cuidados porque encolhem. Se o profissional não tiver os cuidados necessários, o resultado pode não ser tão bom.

Para evitar arrependimentos, é muito importante que você converse com o seu cabelereiro e informe a ele o que exatamente você espera do corte.

 

Corte em camadas ou repicado?

 

Muita gente acha que o corte em camadas e o corte repicado são diferentes e, que é preciso escolher entre um ou outro.

No entanto, em muitos casos é possível aplicar as duas técnicas visando obter um resultado ainda mais legal.

Quando o profissional consegue aplicar as duas técnicas, um tipo de corte favorece o outro, unindo assim os benefícios de ambos.

 

Cabelo em camadas repicado. Fonte: Best Shorthair

 

O corte repicado tem como principal característica dar um ar mais jovem à aparência da pessoa. Mas é importante saber que existem duas técnicas principais:

  • Repicar as pontas: encorpa o cabelo e dá a sensação de mais volume;
  • Repicar o comprimento: proporciona maior leveza aos fios.

Além de optar pelo local onde o repicado será aplicado, o profissional também precisa avaliar a linha de corte, pois isso faz toda a diferença.

Linhas verticais favorecem em muito a leveza dos fios, enquanto que linhas diagonais proporcionam mais movimento.

 

Acrescentar uma franja alongada ajuda a dar movimento a fios com pouco volume. Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Então, você e seu cabelereiro podem decidir juntos por usar as duas técnicas simultaneamente, pois assim os seus cabelos ficarão ainda mais bonitos.

O corte em camadas vai deixar o seu visual mais moderno, ousado e sofisticado, enquanto que o repicado proporcionará um ar mais jovial.

Só não se esqueça de contratar um profissional capacitado para esse trabalho, a fim de evitar problemas e arrependimentos posteriores.

Coisas a saber antes de cortar o cabelo

 

Mulher de cabelos crespos com corte de cabelo em camadas. Fonte: Cortes de Cabelo

 

O corte em camadas é a solução perfeita para quem precisa fazer uma mudança de visual e ficar com aparência mais jovial.

No entanto, é essencial conhecer muito bem as implicações que essa técnica tem sobre os fios, evitando assim arrependimentos posteriores.

O resultado do corte varia de pessoa para pessoa, mas algumas características importantes são típicas do corte em camadas. E essas você precisa conhecer.

Então, antes de marcar o seu horário no salão de beleza, dê uma olhada nos próximos tópicos que estão cheios de informações importantes para você.

Não existe só um tipo de corte em camadas

 

Cabelo preto em camadas. Fonte: Cortes de Pelo

 

Quando se fala em corte em camadas, é bem provável que você logo imagine aquele cabelo longo cheio de movimento e com pontas cortadas em três ou quatro camadas, certo?

Esse é realmente um dos tipos de corte, mas existem muitas outras maneiras de se compor as camadas. E tudo depende do seu tipo de cabelo e dos seus objetivos.

Na verdade, as possibilidades são quase infinitas. O corte pode ser longo, curto, médio e muito ou pouco repicado.

Além disso, pode ter apenas algumas camadas mais longas, camadas só na frente, em toda a extensão dos cabelos e muito mais.

Por isso, antes de você ir ao salão de beleza, procure algumas fotos de cortes que você gosta para dar uma ideia ao profissional.

Mas lembre-se de buscar por cabelos que tenham a consistência e comprimentos semelhantes aos seus. Assim será possível recriar o visual que você realmente deseja.

O caimento e volume do seu cabelo vai mudar

 

Mulher de cabelos crespos com corte em camadas. Fonte: Tudo de Cacho

 

Se você tem certeza de que quer mudar a aparência e adotar o corte em camadas, precisa saber que isso vai alterar o volume e o caimento dos fios.

Para quem tem bastante volume nas pontas, o corte em camadas longas pode ser uma excelente opção.

Isso porque o corte vai diminuir a quantidade de fios que alcançam o comprimento total, distribuindo muito bem o volume e o peso das madeixas.

Sendo assim, esse corte é ótimo para diminuir o temido efeito armado. Mas se o seu objetivo for aumentar o volume, outra técnica de corte em camadas pode ajudar.

Em cabelos cacheados, por exemplo, camadas menores em todo o comprimento proporcionam uma aparência mais leve.

Dessa forma os cabelos adquirem volume na medida certa e, ficam com um belo efeito arredondado. Esse é um ótimo truque de beleza.

Fazer o corte em camadas e depois repicar as pontas, ajuda a dar mais volume e movimento. Por outro lado, fazer camadas e depois repicar o comprimento deixa os fios mais leves e diminui o volume.

O cabelo em camadas não é adequado para alguns penteados de festa

 

Até aqui você viu uma série de características e benefícios de usar um corte em camadas. Mas nem sempre essa é a melhor opção.

Se você estiver planejando fazer um penteado de festa mais polido, é melhor esperar o evento passar antes de mudar o visual.

 

Corte em camadas em cabelo castanho. Fonte: Photo Hair

 

Isso porque nesse corte os fios ficam em comprimentos diferentes, de modo que ficam escapando do penteado.

Tranças e coques não combinam com fios repicados e em camadas. Nesse caso, o ideal é que o cabelo esteja mais reto, com os fios todos do mesmo comprimento.

É claro que o profissional que vai fazer o seu penteado está acostumado a tudo isso e, vai aplicar gel ou pomada fixadora que vai disfarçar esse efeito.

Mas se você quer que o seu cabelo fique polido e sem nenhum fio fora do lugar, o melhor é ter os fios mais retos na ocasião.

Camadas longas, apenas nas pontas do cabelo não atrapalham tanto. Nesse caso o efeito fica bem mais sutil.

 

  • Conheça também: Curtain bangs é tendência! Como usar a franja cortininha em 66 fotos

Se você está deixando o cabelo crescer, adote o corte em camadas

 

Se você quer que o seu cabelo cresça mais rápido, pode ser que esteja evitando cortar ele. Mas não pense que quanto menos você cortar mais ele vai crescer.

Isso não é sempre uma verdade, pois quanto mais antigas as pontas ficam, os fios vão perdendo a força e a vitalidade.

Conforme as pontas se quebram, o cabelo perde comprimento também. Isso não é nada bom para quem deseja ver resultados no tamanho.

 

Cortininhas mais curtas deixam o visual harmônico. Fonte: Fashion Bubbles

 

Então, procure sempre cortar as pontinhas, para garantir que os fios fiquem sempre saudáveis e cheios de vida.

Retirar as pontas duplas com frequência é uma ótima maneira de estimular o crescimento. E o corte em camadas é um dos mais adequados para quem tem cabelo comprido.

Lembre-se de que o corte em camadas remove as pontas duplas e as partes ressecadas, sem alterar muito o comprimento dos fios.

Por isso ele é ótimo para quem está deixando o cabelo crescer. Mas para garantir a vitalidade, você vai precisar também de uma boa rotina de cuidados e produtos de qualidade.

E não se esqueça também de adotar uma rotina de alimentação de qualidade, incluindo alimentos bem diversificados, pertencentes a todos os grupos funcionais.

 

  • Confira também: Cabelo quebrado: seis causas e como recuperar a saúde do cabelo

A cor do cabelo também influencia na aparência das camadas

 

Mulher com cabelo rosa. Fonte: Oi Bonita

 

Você já deve ter percebido que alguns tipos e cores de roupas disfarçam ou evidenciam algumas características do seu corpo.

Pois é, o mesmo acontece com a cor dos cabelos em relação à aparência das camadas. Existem tonalidades que evidenciam mais as camadas.

Então, converse com o seu cabelereiro sobre isso também, pois pode ser que você queira até mudar a tonalidade da coloração para obter um efeito mais legal com o seu novo corte.

Quanto mais escuros estiverem os fios, menos visíveis as camadas ficam. Isso acontece independentemente da textura do cabelo.

Em cabelos mais claros ou iluminados com luzes, os comprimentos diferentes se destacam bem mais, criando uma aparência de movimento.

Justamente por isso não é difícil ver pessoas que adotam o corte em camadas e já complementam o visual clareando os fios.

Você também pode apostar nessa tendência.

 

Fatos que acontecem com quem tem corte em camadas

 

A combinação de curtain bangs com ondas leves deixa o visual romântico. Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Qualquer tipo de corte de cabelo tem suas vantagens e desvantagens. O mesmo acontece para o corte em camadas.

Mas é muito importante que você conheça alguns fatos que acontecem com todo mundo que tem esse tipo de corte, para colocar na balança depois.

A trança vai ficar cheia de pontinhas

 

Cabelos em camadas têm fios de comprimentos diferentes. Por isso, na hora de trançar as mechas, tenha a certeza de que vários fios vão escapar.

Para evitar isso, você pode usar um spray fixador antes de começar a preparar o penteado. Mas se você for muito perfeccionista, é bem provável que não fique satisfeito com o resultado.

Coque e rabo de cavalo alto também podem não dar certo

 

Mulher com rabo de cavalo. Fonte: Beleza um Como

 

Para o coque, vale o mesmo princípio da trança. Na hora de enrolar, os fios de comprimentos diferentes ficam escapando, deixando o visual bagunçado.

E para quem tem cabelo curto, até fazer um rabo de cavalo mais alto pode ficar meio complicado. Muitos fios vão se soltar na parte de baixo e também na frente.

A mudança de visual é grande

 

Se você tem cabelos longos e com corte reto já há muito tempo, é bem provável que estranhe bastante a primeira vez que se olhar no espelho depois de adotar um corte em camadas.

Mesmo que o resto das mechas fique comprido, é provável que você estranhe ao ver a parte da frente bem mais curtinha.

Grampos de cabelos serão seus amigos

 

Quem tem corte em camadas, vai precisar frequentemente de grampos de cabelo para segurar aquelas mechas que insistem em fugir do penteado.

Usar a chapinha ou até mesmo o secador sem esses acessórios também é bastante complicado porque as mechas mais curtas caem o tempo todo no rosto.

O babyliss fica bem mais legal

 

O corte em camadas enfatiza o efeito do babyliss. Nesse corte, o efeito é bem mais legal do que nos cortes retos tradicionais.

Conclusão

 

Agora que você já sabe tudo sobre o corte em camadas, já pode ligar para o seu cabelereiro e agendar o seu horário!

CabelosCabelos crespos em camadascabelos curtos em camadasCabelos em camadasCorte em camadascortes de cabelo