Curtain bangs é tendência! Como usar a franja cortininha em 100 fotos

Aprenda como cortar curtain bangs, a franja que é moda entre as celebridades, com muitas fotos para inspirar. Além disso, veja dicas de como modelar a cortininha no dia a dia!

Fonte: Canva e Instagram. Montagem: Laís Rodrigues

Quer mudar o visual com uma franja, mas não sabe por onde começar? Então, a curtain bangs pode ser a escolha certa para você. Afinal, a cortininha é charmosa, versátil e combina com vários estilos diferentes. Além disso, está super em alta!

Em seguida, você confere tudo sobre a origem do corte, como fazer e dicas para modelar os fios. Veja ainda quem pode usar franja cortininha. E inspire-se com mais de 80 fotos de curtain bangs para cabelo cacheado, ondulado e liso!

O que é a franja curtain bangs?

Fonte: Instagram @buonalima

Também conhecido como franja cortininha, esse estilo consiste em fios bem divididos ao meio e cortados na altura da sobrancelha. A fim de obter um aspecto natural, que emoldure o rosto, as laterais da franja se unem ao resto do cabelo em um leve degradê.

A curtain bangs virou febre no final dos anos 1960, pois era a marca registrada da atriz francesa Brigitte Bardot. No entanto, o corte é atemporal. Por isso, é perfeito para quem quer mudar o look, mas sem alterar o comprimento dos fios.

A franja também é conhecida como Bardot bangs, por causa da atriz Brigitte Bardot. Fonte: Wikimedia Commons

Atualmente, as franjas cortina ou curtain bangs, se tornaram o principal modelo de cabelo entre famosas e influenciadoras. Divididas ao meio entre o rosto, dão um ar suave e de leveza, podendo ser adotada para cabelo de diversos tamanhos e curvaturas e se adaptando ao contorno facial.

#actampads1#

Entre as famosas que já viraram adeptas estão Bruna Marquezine, Rafa Kalimann, Camila Coutinho, Nah Cardoso, Claudia Leitte e Lily Collins. Que além do corte tem aderido aos tons das madeixas loiro no tom mel, mais natural, e ao ruivo doce de leite, que completam o visual.

Famosas com curtain bangs no cabelo

Enquanto Selena Gomez buscou um visual retrô, Billie Eilish deixou o estilo moderno com um corte desfiado. Fonte: Reprodução/Instagram @selenagomez e @billieeilish

Sendo um dos cortes e colorações mais procurados no Ateliê Marianna Calfa, o modelo de cabelo feito em camadas, com as laterais mais alongadas, se caracteriza pelo um aspecto mais natural ao rosto, destacando os principais pontos como maçã, contorno facial e olhos.

Curtain bangs não tem idade! Camila Cabello tem 24 anos e Jennifer Lopez, 52. Fonte: Reprodução/Instagram @camila_cabello e @jlo

“O curtain bangs e esses tons de coloração são tendência entre as famosas e muita gente vem até o Ateliê com eles como referência quando querem mudar o visual. É um corte prático para o dia a dia, que pode ser finalizado de diversas formas, além de poder ser feito em cabelos de tamanhos e curvaturas variadas. Funciona tanto para quem quer um ar mais despojado, quanto um cabelo mais chique e funcional, totalmente versátil e que combina com vários tipos de rosto”, conta Marianna Calfa, dona do ateliê.

Gabriela Sales e Larissa Manoela apostaram em um estilo de franja mais curto. Fonte: Reprodução/Instagram @ricademarre e @larissamanoela

Outra vantagem das franjas cortinas é o tempo de manutenção, “diferente da tradicional franjinha que precisa de idas frequentes ao cabeleireiro aparar os fios, pois pode atrapalhar a visão quando crescem, com o curtain bangs não é necessário retoques tão rápidos por eles serem laterais e terem um aspecto lindo independentemente do tamanho”, finaliza Marianna.

#actampads1#
Já as influenciadoras Niina Secrets e Camila Coutinho usam curtain bangs alongada. Fonte: Reprodução/Instagram @niinasecrets e @camilacoutinho
Enfim, as franjas cortininhas de Duda Reis e Bruna Marquezine são desfiadas. Fonte: Reprodução/Instagram @dudareisb e @brunamarquezine

Como é a franja cortininha?

Bem como explicado anteriormente, a franja cortininha é caracterizada pelo comprimento maior e repartição no meio.

Fonte: Instagram @ahmettunbulofficial
Foto: Instagram @tiagonew
Fonte: Instagram @jordanhairstyles
Foto: Instagram @laurencolors
Fonte: Instagram @pormaroca
Foto: Instagram @burak.altun01
Fonte: Instagram @beautyby.mirandaa
Foto: Instagram @theravenlyn

Franja curtain bangs combina com qual tipo de rosto?

A franja Curtain Bangs remete a um corte retrô, também muito conhecida como franja “cortininha”, por ser usada, em muitos momentos, partida ao meio, emoldurando as laterais do rosto. 

Related Post
Fonte: Instagram @basseystay_beat

“Existe um mito de que só alguns formatos de rosto combinam com franja. Todo rosto pode ficar ainda mais bonito com uma franja, só depende da escolha do modelo certo. O ângulo da franja, por exemplo, faz toda a diferença. Ela tem o poder de deixar o rosto mais oval ou mais redondo, dependendo do estilo de corte”, afirma o hairstylist Rudi werner. 

Foto: Instagram @_idbeauty

O expert explica que, no caso da franja “cortininha”, quem tem o rosto redondo deve preferir a versão mais longa dos fios, já quem tem o rosto quadrado, harmoniza melhor com os fios mais curtos. “Uma dica legal é sempre lembrar que as franjas curtas cobrem a testa, porém, podem causar a ilusão de uma testa maior do que as franjas mais longas. Se a intenção é esconder a testa, escolha primeiro um corte mais longo, caso não funcione, ai sim aposte nos fios mais curtos”, ressalta Werner.

#actampads1#
Fonte: Instagram @curlsinmyblood
Foto: Instagram @helpmyhair1

Inspirações de curtain bangs

Fonte: Instagram @dreamhairbycelaa
Foto: Instagram @kinlochsalon
Fonte: Instagram @the.labartory
Foto: Instagram @louisa_mazzurana
Fonte: Instagram @beautybytatetaylor
Foto: Instagram @thecurlsanctuary_fl

O legal do estilo de franja curtain bangs é a versatilidade, sendo possível adaptar para diferentes comprimentos e texturas de cabelo.

Fonte: Instagram @diegopavoni
Foto: Instagram @okyanus_kuafor
Fonte: Instagram @by_bahair
Foto: Instagram @christineleeee
Fonte: Instagram @oneblushsalon
Foto: Instagram @the.labartory
Fonte: Instagram @houseofbeauty.nld
Foto: Instagram @hairtransformation_78
Fonte: Instagram @hairbylessan
Foto: Instagram @bruno.hairartist

Assim, a franja cortininha combina desde os cabelos mais curtos aos mais compridos.

Fonte: Instagram @hirohair
Foto: Instagram @greasyhairqueen
Fonte: Instagram @suphitunbull

Relacionadas

Quem pode usar franja cortininha?

A curtain bangs é uma das franjas mais democráticas que existem. Combina com cortes de vários comprimentos, além de ser perfeita para fios de diferentes texturas. Em seguida, você confere inspirações para cada tipo de cabelo!

  • Veja ainda como saber o seu tipo de cabelo a fim de extrair dele o máximo de beleza!

Curtain bangs cabelo liso

Acrescentar uma franja ajuda a dar movimento a fios com pouco volume. Fonte: Reprodução/Pinterest
Além disso, pode servir para dar um toque retrô ao visual. Fonte: Reprodução/Pinterest
O estilo fica bem não só em fios longos, como também nos curtinhos. Fonte: Reprodução/Pinterest
Aposte nas luzes a fim de acentuar o aspecto desfiado do corte. Fonte: Reprodução/Pinterest

Cabelo ondulado

A combinação de curtain bangs com ondas leves deixa o visual romântico. Fonte: Reprodução/Pinterest
Ao mesmo tempo, a franja ajuda a suavizar os comprimentos longos. Fonte: Reprodução/Pinterest
Ela se chama cortininha porque ajuda a emoldurar a face. Fonte: Reprodução/Pinterest
O corte todo desfiado deixa o look descolado e atual. Fonte: Reprodução/Pinterest

Curtain bangs cabelo cacheado

Tem cachos e acha que o estilo não vai ficar bem em você? Pois estas fotos provam o contrário! Fonte: Reprodução/Pinterest
A franja cortininha dá balanço aos fios. Fonte: Reprodução/Pinterest
Os fios são cortados na altura dos olhos. Na lateral, descem repicados até se juntarem ao resto do cabelo. Fonte: Reprodução/Pinterest
As pontas dos fios podem ser desfiadas por toda a volta da cabeça. Assim, trazem leveza para o look. Fonte: Reprodução/Pinterest

Curtain bangs cabelo curto

Então, que tal repaginar o chanel clássico com uma franja? Fonte: Reprodução/Pinterest
Sem dúvida, curtain bangs e bob cut são o par perfeito! Fonte: Reprodução/Pinterest
Aqui, por exemplo, temos os cortes shaggy hair e blunt cut. Fonte: Reprodução/Pinterest
Cortininhas mais curtas deixam o visual harmônico. Fonte: Reprodução/Pinterest

Cabelo médio

Aposte na dupla curtain bangs e corte em camadas! Fonte: Reprodução/Pinterest
O long bob, com sua frente alongada, fica ainda mais moderno com franja. Fonte: Reprodução/Pinterest
Com toda a certeza, a cortininha confere delicadeza ao corte reto. Fonte: Reprodução/Pinterest

Curtain bangs cabelo longo

Quanto mais curta a franja, maior será o contraste com os fios longos. Fonte: Reprodução/Pinterest
A fim de obter um resultado mais sutil, use a cortininha alongada. Fonte: Reprodução/Pinterest
Fonte: Reprodução/Pinterest

Como cortar curtain bangs?

O ideal é procurar um cabeleireiro de confiança para não correr o risco de errar. Mas, se você quiser fazer em casa, comece molhando os fios. Então, use um pente para separar a mecha, formando um triângulo.

A fim de obter a franja mais curta no centro e mais longa nas laterais, é necessário cortar em formato de “U” ou de “V”. Para isso, divida a franja ao meio. Pegue a parte da direita, puxe na diagonal e corte em degradê. Repita do outro lado. A influenciadora Dani Albino mostra o passo a passo em vídeo.

O processo para quem tem as madeixas cacheadas é bem parecido. Confira, em seguida, o tutorial da influenciadora Jéssica Gomes.

Como usar franja cortininha?

Sem dúvida, um dos maiores desafios de cortar franja é finalizar os fios no dia a dia. Mas a curtain bangs é de fácil manutenção! Em penteados, por exemplo, ela fica linda usada solta.

Fonte: Reprodução/Pinterest

Se os seus cabelos são lisos ou ondulados, finalize aplicando um leave-in com protetor térmico na franja úmida. Logo depois, use uma escova cilíndrica e seque com o secador, puxando a curtain bangs para cima. Assim, você consegue mais volume.

Fonte: Reprodução/Pinterest
O shaggy hair é um corte com as pontas desconexas. Então, vale usar um anti-frizz para finalizar. Fonte: Reprodução/Pinterest
Fonte: Reprodução/Pinterest

Por outro lado, a dica para quem tem cabelo cacheado é usar um fazer a fitagem. Dessa forma, a franja fica hidratada e modelada. Basta aplicar o creme para pentear mecha a mecha. Em seguida, amasse os fios com as mãos. Depois, é só deixar secar naturalmente ou usar o difusor.

Fonte: Reprodução/Pinterest
Fonte: Reprodução/Pinterest
Laís Rodrigues: Laís Rodrigues é jornalista e produtora de conteúdo. Já trabalhou como redatora e editora de revistas de Decoração, Beleza e Comportamento e agora é pós-graduada em marketing digital e se dedica a escrever para a Internet.
Posts Relacionados

Usamos cookies em nosso site para oferecer uma melhor experiência. Ao clicar em “Aceitar tudo”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. No entanto, você pode visitar "Configurações" para ajustar quais cookies deseja aceitar ou não em nossa Política de Privacidade.

Leia mais