Dermaplaning – Porquê a depilação facial virou febre no Instagram

- Continue depois da Publicidade -
Se você é aficionada por beleza, já deve ter percebido muitos vídeos de Dermaplaning rolando no feed do Instagram. Essa técnica consiste em uma esfoliação profissional feita com bisturi. A ideia é remover as células mortas da primeira camada da pele e também os pelos faciais.
Parece loucura, mas muitas mulheres estão aderindo à depilação total dos pelos da face e nós fomos investigar o que está por trás do frenesi. Confira:
O que é o método Dermaplaning
- Continue depois da Publicidade -
Siga o Fashion Bubbles no Instagram para ficar sempre por dentro das novidades. Clique aqui!
Dermaplaning é uma forma física de esfoliação semelhante, em teoria, à microdermoabrasão. Na prática, o profissional capacitado utiliza uma lâmina cirúrgica esterilizada e bem afiada para depilar, delicadamente, toda a superfície da pele.
- Continue depois da Publicidade -
A técnica visa remover a camada superior de pele morta e também os pelinhos faciais. Assim, a promessa é que Dermaplaning cause uma aceleração no processo de regeneração celular. Isso ajuda a melhorar a aparência de cicatrizes acnéicas e hiperpigmentação.
Outra vantagem, segundo os profissionais, é que a remoção dos pelos favorece a aplicação da maquiagem, deixando a pele radiante e bem sedosa. Além disso, influenciadoras da beleza garantem que uma pele sem pelos segura a make perfeita por mais tempo.
- Continue depois da Publicidade -
Antes e depois do Dermaplaning. Imagem via @SkinByKayLeigh.
No entanto, como qualquer depilação, o processo precisa ser repetido mensalmente. Ou com uma frequência ainda menor. Tudo vai depender da quantidade de pelos de cada mulher. O método divide opiniões, mas faz sucesso no Instagram. É possível perceber que paira no ar uma tendência, fazendo com que cada vez mais mulheres se tornem adeptas da depilação facial.
Visualizza questo post su Instagram
//www.instagram.com/embed.js
Por aqui, me pergunto se a busca por uma perfeição inatingível não está nos levando cada vez mais longe da nossa própria natureza. Sabemos que ter pelos faciais é normal. Não dá para esperar que uma maquiagem seja tão HD na vida quanto é no Instagram. E quer saber? Tá tudo bem! Será que precisamos nos cobrar tanto assim?
Entusiastas da beleza se rendem à depilação facial
- Continue depois da Publicidade -
Alguns dias atrás, me deparei com um vídeo de maquiagem onde, antes de iniciar o processo, a influenciadora depilava todo o rosto com uma mini lâmina cor-de-rosa. Encaminhei para várias amigas, que compartilharam o meu espanto.
Visualizza questo post su Instagram
De olho na internet, descobri que o Dermaplaning é uma das manias que pode estar incentivando essa tendência. Antes disso, a depilação facial já tinha sido incentivada por Huda Kattan, a maquiadora milionária dona da marca Huda Beauty. Em 2016, Huda fez um vídeo e um post super explicativo, onde contava para as leitoras que depilar o rosto foi uma das melhores ideias que ela já teve na vida.
Com uma lâmina de barbear em mãos, ela aparece em frente à câmera com o rosto meio maquiado, meio repleto de espuma, e chega a mostrar como faz a sua depilação em casa.
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=md-2UEa99PY]
Huda usa uma lâmina específica para depilação facial.
As lâminas são assim, diferentes dos aparelhos de barbear tradicionais. Imagem via Delicadelas.
Depilar todo o rosto vale à pena?
Como a influência da maquiadora é gigantesca, muitas mulheres se renderam ao novo “segredinho” da beleza, que divide especialistas. Enquanto algumas mulheres amam e declaram não viver sem, outras reclamam que os pelos começaram a encravar. Para elas, a sensação quando os pelos voltam a crescer é incômoda, nada parecida com a promessa de uma pele suave e radiante.
Visualizza questo post su Instagram
O The Guardian se pronunciou, com uma lista de motivos pelos quais depilar o rosto com lâmina é uma péssima ideia. Se você sofre com o excesso de pelos causado por problemas hormonais, converse com o seu médico. Somente ele poderá orientar o método mais adequado (que nem sempre será indolor).
Alguma das leitoras do Fashion Bubbles já testou a técnica? Conta pra mim! Estou curiosa para saber.
- Continue depois da Publicidade -