Celebridades com tom de base errado

Erros na maquiagem: quais são os 5 principais e como consertar?

Descubra quais são os principais erros na maquiagem e como consertá-los

Compartilhe

Você sabe quais são os maiores erros na maquiagem? Embora a maquiagem seja uma forma de se expressar e ajudar você a se sentir mais confiante, sabemos bem que existem alguns errinhos que nos incomodam na hora de conseguir a make perfeita.

A boa notícia é que você não precisa ser profissional para amar a sua make! Mais do que isso: você também não precisa acertar tudo de primeira. Existem alguns truques de maquiadores que vamos contar agora mesmo para que você possa consertar qualquer coisa!

 

Quais são os 5 maiores erros na maquiagem?

 

Erro: Não preparar a pele

 

Não preparar a pele pode ressaltar linhas e tetxuras
Fonte: Pinterest Gemily Barbon

 

 

Antes de mais nada, sim, você precisa investir na preparação da pele.

A pele é a tela da sua maquiagem. É a responsável por receber os produtos e segurar tudo aquilo ao longo do dia. Logo, se ela não está bem preparada, não adianta: seu resultado não será o desejado.

Como consertar: Em primeiro lugar, a pele deve estar limpa. A oleosidade e as impurezas são como uma barreira que prejudica a aderência dos produtos. Portanto, sempre limpe a pele com uma água micelar ou um sabonete próprio para seu tipo de pele.

Em seguida, hidrate! Mesmo as peles oleosas precisam de hidratação (já que, quando falamos em hidratar, estamos falando de água, e não óleo). Se você não usar um hidratante antes da make, a pele vai buscar a água dos produtos.

Com isso, surgem problemas como a make craquelada!

Por último, não se esqueça de hidratar também a área dos olhos e os lábios. Com a preparação correta, você vai ver que o resultado da maquiagem será muito melhor!

No vídeo abaixo, a maquiadora e influencer Stephanie Suero dá dicas de preparação de pele. Confira:

 

 

 

Erro: Usar o tom errado de base

 

Celebridades com tom de base errado
Fonte: Pinterest Beatriz Garcea

 

Além disso, um dos principais erros na maquiagem é a escolha inadequada do tom de base. Por não combinar com a sua pele, a base acaba transformando a cor do seu rosto, criando aquele efeito de “máscara” – em que a pele do rosto difere do pescoço ou colo.

Como consertar:  A melhor dica é procurar bases que sejam o mais próximo possível do seu tom de pele. Quando for comprar o produto, procure testar sempre no maxilar, perto do pescoço, para entender melhor como aquela cor vai funcionar em você.

Se possível, não compre o produto imediatamente. Deixe ele agindo na pele por alguns minutos para descobrir se a cor vai mudar na sua pele. Da mesma forma, procure avaliar a cor na luz natural.

Porém, se você já tem uma base no tom errado e não quer jogá-la fora, existem também algumas dicas que podem ajudá-lo.

Caso a base seja mais escura, o ideal é que você utilize um pó mais claro por todo o rosto. Esse pó deve ter uma boa cobertura – ou seja, não pode ser translúcido – para clarear a pele.

Agora, se a base for mais escura, já é mais fácil de resolver. Nesse caso, você pode usar um pó mais escuro que o seu tom para marcar as regiões de contorno, como o osso zigomático e a testa. Dessa forma, você já vai criar o efeito de luz e sombra!

Se você quer mais dicas de como não errar no tom de base, confira o vídeo abaixo da maquiadora e educadora de beleza Vanessa Rozan:

 

 

 

Erro: Sombra marcada nos olhos

 

Erros na maquiagem - esfumado marcado
Fonte: Pinterest Beatriz Garcea

 

O esfumado é a técnica mais utilizada na maquiagem. Afinal, ele combina com todos os tipos de olhos e pode ser usado para criar o efeito que você desejar. Porém, quando a sombra fica marcada, o look pode se tornar grosseiro.

Como consertar: Basicamente, o esfumado consiste na difusão da sombra com a pele. Isso significa que as cores usadas devem fazer uma transição entre si. Enquanto isso, as extremidades devem, praticamente, sumir na pele.

A melhor forma de conquistar esse efeito é com o pincel de esfumar, conhecido por ser mais macio do que os demais pincéis. Ao aplicar e esfumar a sombra, sempre segure na ponta do pincel. Dessa forma, sua força será diluída pelo cabo e você terá um resultado mais suave.

Por último, sempre use cores próximas do seu tom de pele nas extremidades. Pode ser um marrom, rosa, enfim, qualquer cor cuja intensidade se mescle com a pele. Com isso, será mais fácil criar o efeito de esfumado.

No vídeo abaixo, a professora e maquiadora Cintia Fonseca dá dicas de como conseguir o esfumado colorido perfeito. Confira:

 

 

 

Erro: Delineado muito grosso ou torto

 

Delineado grosso
Fonte: Pinterest Beatriz Garcea

 

Quem nunca errou o delineado que atire a primeira pedra! Embora essa seja uma das técnicas mais amadas por beauty lovers, nem todo mundo consegue fazer aquele traço perfeito logo de primeira.

Se esse é o seu caso, fique tranquila que vamos ajudar você a consertar!

Como consertar: Se o traço não ficou do jeito que você queria, a primeira coisa que você pode fazer é usar uma haste flexível – o cotonete – para consertar o traço.

Nesse caso, o ideal é usar hastes com a ponta mais fininha. Afinal, ela vai te dar toda a precisão que você precisa. Então, umedeça a parte de algodão com um hidratante ou água micelar e comece a tirar o excesso do traço até que ele fique como desejado.

Além disso, você também pode usar um pincel fininho e um corretivo de alta cobertura para consertar o traço. Faça pequenos “carimbos” ao redor do delineado, deixando que o corretivo cuide de esconder as partes que não ficaram retinhas.

Com esses truques, você nunca mais vai sofrer para conseguir o gatinho perfeito!

Quer fazer o delineado gatinho do jeito mais fácil? Veja o tutorial da maquiadora Juliana Razoka:

 

 

 

Erro: Batom borrado

 

Batom borrado
Fonte: Pinterest

 

O batom borrado também é um dos principais erros na maquiagem. Principalmente quando usamos cores intensas, como o roxo ou o vermelho, qualquer falha já fica aparente e pode prejudicar o resultado da make no geral.

Como consertar: Felizmente, consertar o batom borrado também não precisa ser um bicho de sete cabeças. Aliás, a dica aqui é a mesma do delineado: use uma haste flexível com a ponta fininha para remover o borrado!

Em seguida, cubra a parte borrada com um corretivo e sele a pele com o pó. Em poucos minutos, você já terá o contorno perfeito dos lábios de volta!

Para mais dicas de como deixar os lábios impecáveis, não deixe de conferir o tutorial de Brigitte Callegari:

 

 

 

É verdade que a maquiagem envelhece?

 

Quando pensamos em erros na maquiagem, o corretivo craquelado é um dos que mais nos incomodam. Afinal, ele deixa a aparência envelhecida, ressaltando as linhas de expressão.

Antes de mais nada, é preciso ter em mente que a maquiagem nunca vai cobrir texturas. É possível reduzir a aparência de poros e das linhas, mas, acabar com elas de uma vez nunca é possível.

Portanto, se você tem a textura muito marcada na pele, é importante prezar por produtos hidratantes e com textura mais fina. Quanto mais produto você adicionar, mais essas linhas serão ressaltadas. Então, tenha a mão leve para evitar o acúmulo!

Para evitar que a make craquele, confira as dicas de Bruna Malheiros:

 

 

 

Conclusão: erros na maquiagem são fáceis de consertar!

 

Como você pode ver, não existe falha na make que não possa ser consertada. Por isso, não precisa se desesperar! Quando algo não ficar do jeito que você imaginou, simplesmente respire fundo e consulte as nossas dicas para saber como arrumar.

Além disso, vale lembrar que a prática é essencial para quem ama maquiagem. Não tenha medo de se arriscar com técnicas e cores novas. Com o tempo, você vai aprender o que funciona para você. Boa sorte!

Se você quer ficar por dentro de todas as dicas de make, consulte todos os artigos da categoria de beleza. Além disso, aproveite também para compartilhar esses truques nas redes sociais!

Compartilhe

Notícias em Alta

Últimas Notícias