Maquiagem anos 2000: como fazer, inspirações e tutoriais

Descubra as principais características da maquiagem anos 2000 e como é possível replicar o look!

- Continue depois da Publicidade -

Se você também é apaixonada por beleza, provavelmente já percebeu que a maquiagem anos 2000 voltou com tudo em 2021. Aliás, não é só na maquiagem: os Y2K tiveram seu comeback também no mundo da moda e até mesmo na música.

Caracterizada principalmente por sobrancelhas mais finas, o lábio ombré, a cintilância e o gloss, a década refletiu uma revolução no cenário fashion. Foi uma continuidade dos anos 90, mas com uma pegada mais atual e sem medo de ousar.

Então, se você quer saber como investir nessa tendência, continue lendo!

 

Como era a maquiagem dos anos 2000?

 

Antes de falarmos sobre o passo a passo, vamos entender melhor as características dessa década.

- Continue depois da Publicidade -

Nos anos 2000, celebridades como Britney Spears, Christina Aguilera, Avril Lavigne e P!NK dominavam as paradas. Ou seja: temos aqui uma vasta gama de estilos! Ainda assim, existem alguns fatores comuns que podem ser identificados.

 

Britney Spears, Christina Aguilera e Pink com maquiagem anos 2000
Fonte: Pinterest Beatriz Garcea

 

- Continue depois da Publicidade -

 

As sobrancelhas, por exemplo, acompanhavam a estética dos anos 90. Gwen Stefani, por exemplo, é uma excelente referência. Sem dúvida, um contraste com o que vimos nos últimos anos: as sobrancelhas mais volumosas e naturais.

 

Gwen Stefani nos anos 2000
Fonte: Pintereat US Weekly

 

- Continue depois da Publicidade -

Nos olhos, sombras metálicas e cintilantes, o lápis preto e máscara de cílios sem exagero eram as técnicas mais utilizadas. Por último, os lábios trazem o que, de acordo com experts de beleza, deve ser a tendência mais forte para o próximo ano: o batom ombré e com gloss.

 

 

Beyoncé e Tyra Banks nos anos 2000
Fonte: Pinterest Beatriz Garcea

 

Como fazer uma maquiagem dos anos 2000?

 

Na maquiagem, não existem regras e o importante é que você se divirta e se sinta bem com o estilo. No entanto, existem algumas dicas simples para que você possa recriar a estética da década.

Que tal ter uma visão do look completo? Antes de mais nada, veja o tutorial publicado pela YouTuber Felicittá Looks:

 

 

 

Vamos começar pelo início: as sobrancelhas. Nos últimos anos, elas ganharam um aspecto mais volumoso, marcado por trends como as soap brows. Em contrapartida, com o retorno da make anos 2000, elas voltam a ser finas e levemente marcadas.

 

Sobrancelhas

 

Para copiar o look, uma boa dica é preencher a sobrancelha com uma pastinha ou sombra em pó. Em seguida, utilize um corretivo em creme de alta cobertura para marcar o limite da sobrancelha. Faça com que ela fique mais fina do que normalmente seria. Não se esqueça de selar o corretivo com um pó para aumentar a durabilidade.

 

Passo a passo para preencher as sobrancelhas
Fonte: Pinterest Luiza Meri

 

Se você quer aprender a preencher as sobrancelhas e delimitar o contorno de uma forma fácil e prática, confira o passo a passo produzido pela maquiadora e YouTuber Mari Maria:

 

 

Olhos na maquiagem anos 2000

 

Nos olhos, invista em sombras metálicas e muito brilhantes, principalmente nas cores como azul e prata. Para atualizar o look e fazer uma mescla dos anos 2000 e 2020, vale apostar também em delineados gráficos. Assim, o resultado é fresh e divertido.

 

Maquiagem anos 2000 Nikki Makeup
Fonte: Nikki Makeup

 

Além disso, não abuse da máscara de cílios. Também não precisa aplicar os postiços. Dessa forma, seu look já fica a cara da década!

No vídeo abaixo, a YouTuber Jana Taffarel ensina seus seguidores a construírem um olho azul e prata, muito clássico dos anos 2000. Aprenda a fazer sem sair de casa:

 

Você também pode gostar!

- Continue depois da Publicidade -

 

 

Pele

 

Na maquiagem anos 2000, a pele ganha um toque não tão “reboco” como vimos nos últimos anos, principalmente depois da popularização do estilo de make da família Kardashian.

 

Anos 2000
Fonte: Pinterest Beatriz Garcea

 

 

O blush e o iluminador são bem esfumados e não tão pigmentados. A pele tem um aspecto mais matificado, deixando o glow e o glossy para trás. Aliás, a pele é quase plana: sem contornos, sem muito contraste de cor e sequinha. Ilumine apenas nos pontos tradicionais, como o topo da maçã do rosto.

Abaixo, veja mais sobre como fazer a pele da maquiagem anos 2000 nesse tutorial reproduzindo um look de Britney Spears:

 

Lábios

 

Com toda a certeza, os lábios são uma das feições mais características da maquiagem anos 2000. A fim de recriar o efeito ombré, comece contornando com uma cor mais escura do que o tom da sua pele. Esse contorno deve ir em direção ao centro dos lábios, mas deixando um bom espaço para a cor mais clara.

Em seguida, complete o preenchimento com um batom mais claro. Esfume as extremidades para que as cores façam uma transição. Finalize com uma camada de gloss e pronto!

Abaixo, confira um tutorial rápido e fácil da YouTuber Samyra Priscila sobre como fazer ombré lips:

 

 

 

Quem são as celebridades investindo em maquiagem dos anos 2000?

 

Dois grandes eventos chamaram a atenção para a volta dos Y2K: o VMA (Video Music Awards) e o MET Gala. Em ambos, a tendência foi a aposta dos maquiadores para o tapete vermelho.

 

Cantoras Normani, Doja Cat e Megan Thee Stallion no VMA 2021
Fonte: Pinterest Beatriz Garcea

 

 

Os lábios ombré com a camada de gloss foram, sem dúvida, os mais presentes nos looks do red carpet. Celebridades como Normani, Megan Thee Stallion e Doja Cat surgiram com o degradê. Além disso, elas investiram em tons de marrom para dar a impressão de lábios mais volumosos.

Ao mesmo tempo, as sombras prata e azul, também características dos anos 2000, surgiram em versões de esfumado clássico e delineado no look de it girls como Gigi Hadid e Dove Cameron. A pele também seguiu a estética da década, sem blushes nem contornos muito marcados, mas com um aspecto mais iluminado.

 

Gigi Hadid no MET Gala e Dove Cameron no VMA 2021
Fonte: Pinterest Beatriz Garcea

 

Então, podemos ter a certeza de que a make anos 2000 veio para ficar!

 

 

Maquiagem anos 2000: conclusão

 

Parece que a estética dos anos 2000 voltou com força e não vai embora tão cedo. Mas, ao contrário do que você pensa, isso não significa que vamos voltar a usar as calças de cintura baixa, fazer sobreposições de peças de roupa e só usar prata e azul na maquiagem.

Na verdade, o que acontece é que as tendências de beleza das décadas passadas são adaptadas para o cenário atual. Ou seja, elas remetem aos elementos clássicos da época, mas com um toque de modernidade.

O mesmo é válido para a maquiagem. Ficar de olho no que deve ficar em alta na estação é imprescindível. Assim, você consegue escolher suas técnicas favoritas e pode treinar cada vez mais as suas habilidades. Boa sorte!

Gostou de saber mais sobre a make anos 2000? Então aproveite para conferir os outros artigos da categoria de beleza e compartilhe as dicas nas redes sociais!

 

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também

“Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda.” Tudo bem Mais detalhes