Escalda-pés: foto de pés entrando em bacia com água quente, flores, bruvas, ervas e essencia.

Escalda-pés: um guia completo com os benefícios e 12 melhores receitas caseiras

Descubra tudo sobre escalda-pés: benefícios como relaxamento e diminuição do estresse, como fazer, o que usar, receitas caseiras e muito mais!

Compartilhe

Que tal dedicar um tempo para cuidar dos seus pés e relaxar com um tratamento terapêutico de autocuidado? O escalda-pés é uma opção altamente benéfica para todo o corpo, e pode ser feito facilmente em casa.

Nesta matéria, o Fashion Bubbles irá explorar tudo o que você precisa saber sobre o escalda-pés, incluindo seus benefícios, como fazer e as melhores receitas caseiras disponíveis na internet.

Então, se você deseja melhorar sua saúde e bem-estar geral, continue lendo e descubra os segredos do escalda-pés!

O que é um escalda-pés?

Pés em bacia com água quente e flores, fazendo escalda-pés
Fonte: Canva

Se trata de um tratamento de relaxamento e cuidado com os pés! Ele consiste em mergulhar os pés em uma mistura de água quente com ingredientes, como ervas, óleos essenciais e sais, para proporcionar alívios de tensões, relaxamento, hidratação e outros benefícios terapêuticos para todo o corpo.

Para que serve o escalda pés com sal grosso?

Pés em bacia com água quente e mãos segurando sal grosso
Fonte: Canva

O escalda-pés com sal grosso serve para trazer vários benefícios para o corpo! O ingrediente proporciona relaxamento dos músculos, melhora da circulação sanguínea e desintoxicação do organismo. Além disso, é uma ótima opção para combater o estresse e a ansiedade.

Quais os benefícios de fazer escalda pés?

Quer saber mais sobre os benefícios do escalda-pés? Confira detalhadamente abaixo!

1. Reduz o inchaço de pés e pernas

A água quente do escalda-pés pode ajudar o inchaço dos pés e pernas a diminuir. Você sabia? Isso porque a água quente melhora a circulação sanguínea na área, o que consequentemente pode reduzir a retenção de líquidos que causam o inchaço.

2. Ajuda a relaxar

Pés em bacia de madeira com água e flores brancas, além de toalha ao lado: escalda-pés
Fonte: Canva

O contato dos pés com a água quente já relaxa por si só, concorda? Além disso, o que também relaxa são os ingredientes calmantes que podem ser utilizados na prática, como ervas e óleos essenciais. Assim, eles estimulam a liberação de endorfina, um hormônio que promove a sensação de bem-estar e relaxamento. Gostou?

3. Diminui o estresse

O que acontece quando estamos estressados? Uma das reações do nosso corpo é o aumento da tensão muscular. E é exatamente por isso que o escalda-pés diminui o estresse, pois a prática promove calma e relaxamento. Sobretudo, toda forma de autocuidado pode reduzir o estresse!

4. Alivia dores de cabeça e enxaquecas

Essa prática de autocuidado também tem esse poder! Afinal, muitas dores de cabeça são causadas por tensão e estresse, o que o escalda-pés combate devido à água quente com ervas ou óleos essenciais em que os pés são imersos.

Da merma forma, a vasodilatação que ocorre durante o escalda-pés pode ajudar a melhorar a circulação sanguínea e reduzir a pressão arterial, o que também pode contribuir para o alívio das dores de cabeça.

5. Melhora a circulação sanguínea

Escalda-pés com flores rosa e branca, mãos fazendo massagem nos pés
Fonte: Canva

Esse é um dos melhores benefícios da prática! Afinal, uma circulação sanguínea boa significa que o sangue está fluindo livremente e impedindo problemas de saúde, como dores nas pernas, varizes, inchaço e formigamento.

O escalda-pés é capaz de melhorar a circulação sanguínea porque o calor da água aumenta a temperatura do corpo, levando à vasodilatação, que é a abertura dos vasos sanguíneos, permitindo que o sangue flua com mais facilidade pelo corpo.

6. Melhora o sono

Sim, esse é um dos 7 benefícios do escalda-pés! A prática dos pés em água quente promove a redução da pressão arterial. Consequentemente, isso ajuda a relaxar o corpo e a mente, assim, aliviando a tensão e o estresse acumulados ao longo do dia. Portanto, fazer isso antes de dormir pode te proporcionar um sono mais tranquilo e reparador!

7. Reduz os sintomas de resfriados e gripes

Enfim, a prática também possui esse poder, afinal, o vapor da água quente pode ajudar a desobstruir as vias respiratórias congestionadas, facilitando a respiração. Além disso, as ervas adicionais, como a menta ou o eucalipto, podem conter propriedades descongestionantes e anti-inflamatórias que ajudam a melhorar ainda mais os sintomas de resfriados e gripes.

O que se coloca no escalda pés?

Escalda pés com ervas frescas e pétalas de flores, mãos fazendo massagem nos pés
Fonte: Canva

Antes de fazer uma misturinha de escalda-pés, pense no objetivo do tratamento. Assim, você deve escolher entre diferentes ingredientes que proporcionam os devidos cuidados. São algumas opções:

  • Sal grosso: reduz inchaço, promove a desintoxicação e melhora a circulação sanguínea;
  • Ervas secas: camomila, hortelã, alecrim e lavanda, por exemplo, possuem propriedades calmantes, relaxantes, anti-inflamatórias, analgésicas, entre outras;
  • Óleos essenciais: óleo de lavanda, eucalipto ou laranja, por exemplo, possuem propriedades terapêuticas, proporcionam um aroma agradável e ajudam a relaxar e aliviar tensões;
  • Vinagre de maça: ajuda a combater fungos e bactérias que podem causar mau odor nos pés;
  • Pétalas de flores: como as rosas, por exemplo, podem ser usadas para trazer um aroma agradável e estimular o bem-estar.

Especialista indica 7 opções de ingredientes para escalda pés

Aquecer os pés nestes dias de inverno não trazem só bem-estar. Além de aquecer o corpo todo, o escalda-pés promove relaxamento, melhora a circulação sanguínea e movimenta a energia QI, descrito em termos de yin e yang, que representam as qualidades opostas da energia do nosso coro.

Os seres humanos são considerados saudáveis quando o QI que circula em cada meridiano é balanceado conforme o yin e yang, em quantidade suficiente e movendo-se livremente na direção correta. Quem explica é o farmacêutico homeopata Jamar Tejada (Tejard), da capital paulista.

O especialista lista alguns ingredientes que podem ser utilizados em escalda pés e as indicações:

  1. Sal grosso: ajuda a drenar o excesso de líquido e reduzir o inchaço;
  2.  Lavanda, melissa, camomila, capim-limão: por ter ação relaxante estimulam o sono;
  3. Arnica: ajuda a diminuir as dores musculares comuns dos dias mais frios;
  4. Calêndula: possui ação antisséptica e antibacteriana importantes para evitar gripes e resfriados;
  5. Hortelã e menta: combatem os radicais livres e são ricos em propriedades antibacterianas e antivirais;
  6.  Arruda: ativa a circulação que fica comprometida em dias mais frios;
  7. Óleo essencial de eucalipto: por ser rico em uma substância chamada cineol, é um potente expectorante das vias respiratórias, dissolvendo mucos e o ajudando em gripes, resfriados e peito cheio, além de útil em otites e bronquites crônicas. Tem ação bactericida, adstringente, antisséptica e antifúngica e pode ser usado no tratamento de asma, dor de garganta e febre.

Para preparar o escalda pés, Jamar ensina como fazer do modo correto. “Coloque todos os ingredientes em um recipiente, de preferência uma bacia e acrescente água quente o suficiente para deixar o pé inteiro submerso. É importante estimular sua sola do pé com o vapor quente da água que sai da bacia e ainda deixar o pé descansando nesta água por pelo menos 15 minutos”, finaliza o especialista.

Como se faz um escalda pés?

Para fazer um escalda pés em casa, você precisará de alguns itens e ingredientes. Portanto, já separe uma bacia ou recipiente que caiba seus pés, água quente em quantidade suficiente para cobri-los até os tornozelos e, é claro, os ingredientes adicionais, como ervas secas, sal grosso e óleos essenciais.

Quanto tempo deixar o pé na água com sal?

Pés em bacia com água quente e flores fazendo escalda-pés
Fonte: Canva

É recomendado deixar os pés na água com sal por cerca de 15 a 20 minutos. Esse tempo é o suficiente para a pele e os poros absorverem os benefícios do tratamento.

Importante destacar: não ultrapasse a duração recomendada, pois a água quente pode ressecar a pele e até mesmo causar danos!

Qual temperatura ideal a água deve ter?

A água para um escalda-pés perfeito deve estar numa temperatura suportável. Isto é, não muito quente para evitar queimaduras e desconfortos, e nem muito fria, pois pode não proporcionar o efeito desejado. Normalmente, portanto, ela deve estar entre 36º e 40º.

Dica: use um termômetro antes de colocar os pés na bacia ou simplesmente teste a temperatura da água com a mão!

Qual sal grosso usar para fazer escalda-pés?

O escalda-pés em casa é tão fácil, pois você normalmente pode ter o principal ingrediente para fazê-lo em sua cozinha: o sal grosso! Se trata daquele de churrasco, que você encontra facilmente em supermercados, ele é o mais indicado.

Contudo, apenas se atente para utilizar um que não contenha aditivos ou conservantes!

12 melhores receitas de escalda-pés caseiro

Relaxe e cuide dos seus pés com as 12 melhores receitas de escalda-pés caseiro! Descubra misturas incríveis e fáceis de fazer em casa para proporcionar bem-estar, relaxamento e acalmar a mente. Não perca!

Como fazer um escalda pés com alecrim?

Relaxe e revitalize seus pés com um escalda-pés de alecrim! Confira um passo a passo fácil e rápido para preparar a mistura perfeita e relaxar em casa.

Alecrim em saquinho de pano e pote de vidro com essência de alecrim
Fonte: Canva

Passo a passo escalda-pés de alecrim

  1. Encha uma bacia com água quente suficiente para cobrir seus pés e adicione 1/4 de xícara de sal grosso e misture até dissolver completamente

  2. Acrescente um punhado de alecrim fresco ou seco e deixe em infusão por alguns minutos

  3. Em seguida, adicione 3-5 gotas de óleo essencial de lavanda ou um óleo essencial anti-stress, como o óleo de bergamota

  4. Mergulhe os pés na mistura e relaxe por cerca de 15-20 minutos. Após o escalda-pés, seque bem os pés e hidrate-os com um creme ou loção.

Como fazer escalda pés com lavanda?

Assista ao vídeo abaixo e descubra como fazer uma mistura caseira simples e eficaz para relaxar e alegrar em casa.

Como fazer escalda pés com camomila?

Aprenda a relaxar os seus pés com a receita de escalda-pés de camomila!

Como fazer escalda pés com hortelã?

Relaxe e alivie dores com esse vídeo ensinando como fazer escalda-pés com hortelã!

Como fazer escalda-pés para gestantes?

Gestantes, este vídeo é para vocês! Aprenda como fazer escalda-pés seguro para relaxar e desinchar durante a gravidez.

Como fazer escalda-pés com sal grosso e bicarbonato?

Alivie o estresse de forma natural com o vídeo abaixo ensinando como fazer escalda-pés com sal grosso e bicarbonato!

Como fazer um escalda pés simples?

Precisando relaxar os pés depois de um dia cansativo? Veja como fazer um escalda-pés simples e eficaz no vídeo abaixo!

https://www.tiktok.com/@rapunzeis/video/7173291653782981894

Como preparar escalda pés para ansiedade?

Ansiedade é coisa séria, mas com dicas relaxantes para os pés é possível ajudar. Veja como fazer um escalda-pés simples e eficaz + automassagem no vídeo em seguida!

Como fazer escalda pés para dor nas pernas?

Dores nas pernas? Que tal um escalda-pés para aliviar o desconforto? Assista ao vídeo em seguida e aprenda como preparar!

Como fazer escalda-pés para circulação?

Melhore a circulação dos seus pés com o vídeo abaixo ensinando um escalda-pés com segredo milenar. Clique agora e descubra como!

Como fazer escalda pés calmante?

Acalme sua mente com o vídeo em seguida ensinando como fazer escalda-pés calmante.

Como fazer escalda pé para relaxar?

Aprenda como fazer escalda-pés para relaxar no vídeo abaixo! Seus pés são grandes aliados nos momentos de autocuidado!

Quem não pode fazer escalda-pés?

Fique atento! Quem possui diabetes, feridas abertas nos pés, problemas de circulação sanguínea, como varizes e trombose, doenças de pele nos pés, como psoríase ou eczema, além de histórico de convulsões ou epilepsia, não devem fazer escalda-pés!

Caso você possua alguma dessas doenças, consulte um médico antes de fazer a prática, para ele indicar se ela é segura para você!

Conclusão

O escalda-pés é um tratamento de relaxamento e cuidado que proporcionar inúmeros benefícios. Nós citamos 7 deles aqui, além de 12 receitas para você obter alguns deles! Afinal, é bem simples de fazer essa prática em casa, desde que você não esteja na lista de contraindicados.

Escalda-pés relaxa, é um autocuidado que melhora a qualidade de vida e bem-estar geral! Não perca essa dica para cuidar de você mesmo com itens fáceis que você provavelmente tem em casa. Enfim, aproveite e leia também Alongamento de unhas: um guia completo com os melhores tipos e 36 fotos de inspiração.

Compartilhe

Enquete A Fazenda 2023: quem vai vencer a 12ª Prova do Fazendeiro?

Cezar, Jaque e Nadja se enfrentam no Gigante de Ferro nesta quarta-feira, 06/12. Mas qual deles vai faturar o chapéu? Assim, o Fashion Bubbles quer saber: qual dos peões vai vencer a Prova do Fazendeiro? Vote na enquete A Fazenda 2023 e confira a opinião de outras pessoas em tempo real!

Receba todas novidades por e-mail!

Cadastre-se na newsletter para acompanhar todas notícias e bafos além de dicas especiais!

Últimas notícias A Fazenda

Últimas notícias