Eucalipto: os principais benefícios da árvore que ajuda na saúde respiratória

As propriedades benéficas do eucalipto são lendárias. Serve para liberar e proteger as vias respiratórias contra vírus e resfriados, bem como para tratar infecções respiratórias, reumatismos, infecções ou diabetes. Além de limpar e purificar as energias, o ar e o corpo. Saiba tudo sobre essa famosa árvore.

- Continue depois da Publicidade -

O eucalipto é um medicamento natural que devemos ter sempre em casa, pois é particularmente útil no tratamento de tosses, mas também se presta a outras utilizações, como a desinfecção do ar e ambientes.

Então, vamos descobrir todas as propriedades e usos da árvore perfumada nativa da Austrália.

O eucalipto é um dos símbolos da Austrália, assim como os cangurus e coalas, que são particularmente ávidos por suas folhas.

Quando falamos em eucalipto, estamos nos referindo ao Eucalyptus globulus Labill, uma espécie de árvore perene de rápido crescimento que pode atingir até 100 metros de altura.

Enquanto o óleo essencial contido nas folhas do eucalipto é precioso e desempenha uma ação balsâmica, fluidificante e expectorante, ideal para combater estados inflamatórios, congestão, sinusite e tosse.

- Continue depois da Publicidade -

Em resumo, a planta tem as seguintes qualidades:

 

- Continue depois da Publicidade -

Depois, confira também, tudo sobre a Babosa, também chamada de Aloe vera. É uma planta conhecida por inúmeros benefícios, inclusive, comprovados cientificamente, como cicatrizante, anestésico e anti-inflamatório, além de ser ótima para hidratar cabelos e pele. Saiba como usar, colher, veja estudos, receitas caseiras e muito mais!

 

Curiosidades: Os fatos mais famosos sobre o eucalipto

 

eucalipto
Foto: Unsplash

 

- Continue depois da Publicidade -

  • A Austrália é considerada o berço da árvore. Nesta área, a planta pode crescer até 100-150 m de altura.
  • Até algum tempo atrás, ou melhor, até 1788, a árvore nem tinha nome oficial. O nome científico em latim foi sugerido por um botânico da França.
  • A árvore vive de 300 a 500 anos.
  • O eucalipto é capaz de sobreviver a incêndios florestais.
  • A madeira maciça também tem propriedades curativas, não apodrece mesmo com umidade abundante. E o papel é feito da sua casca.
  • As folhas podem ter diferentes formas e tamanhos, mas estão sempre viradas para a luz.

Características

 

O eucalipto é uma planta da família Myrtaceae e é a árvore de crescimento mais rápido. Além disso, a árvore é também uma das plantas mais altas, algumas atingem 150 metros de altura e o tronco, diâmetro de 25 metros.

Assim, por ano de vida, a altura das mudas é de 2 metros, e após 10 anos cerca de 30 metros. As espécies de baixo crescimento crescem em climas muito quentes e, nos desertos, geralmente brotam árvores de eucalipto “anões”, cuja altura é de 2 metros.

 

eucalipto
Foto: Pixabay

A árvore de eucalipto

 

Já a aparência e a espessura da casca dependem do tipo de eucalipto. Mas em alguns é muito espesso e liso, em outros, ao contrário, é fibroso.

Para o eucalipto, é importante que incida muita luz sobre ele, de preferência luz solar direta. Além disso, a árvore:

  • Tem uma folhagem em forma de bola,
  • A planta cresce para cima,
  • Atinge até 50 metros de altura,
  • Absorve uma grande quantidade de água,
  • A folhagem do eucalipto depende de há quanto tempo a árvore está crescendo.

 

Se a árvore foi plantada recentemente, a folha se parecerá com um coração, as folhas plantadas posteriormente são de cor verde escuro.

O Eucalipto tem um cheiro muito forte. Começa a florescer apenas quando tem cerca de 5 anos. Cresce principalmente na Austrália.

Apesar da árvore ter uma copa muito grande, quase não projeta sombras. Mas isso se deve ao fato de todas as folhas estarem sempre posicionadas lateralmente ao sol.

 

Flores e frutas

 

Poucas pessoas sabem, mas a planta do eucalipto não é apenas uma planta caducifólia, ela também produz flores e frutos.

 

flor e fruto do eucalipto
Foto: Pixabay

 

As flores do eucalipto lembram pequenos guarda-chuvas abertos e apresentam-se em uma variedade de cores (amarelo, branco, vermelho, rosa). Encontra-se as flores desta árvore até em floriculturas.

O fruto é uma caixa cuja maturação dura exatamente um ano. Há sementes dentro, mas mesmo depois de concluído o amadurecimento, cerca de 80% delas permanecem subdesenvolvidas e não trazem nenhum benefício. Mas as sementes bem desenvolvidas retêm sua germinação por 10 anos, e as mais “tenazes” até 40 anos.

 

O eucalipto e seus benefícios

 

O eucalipto é um dos símbolos da Austrália, assim como os cangurus e coalas, que são particularmente ávidos por suas folhas.

Quando falamos em eucalipto, estamos nos referindo ao Eucalyptus globulus Labill, uma espécie de árvore perene de rápido crescimento que pode atingir até 100 metros de altura.

O óleo essencial contido nas folhas do eucalipto é precioso e desempenha uma ação balsâmica, fluidificante e expectorante, ideal para combater estados inflamatórios, congestão, sinusite e tosse.

Em resumo, a planta tem qualidades:

 

Principais benefícios do eucalipto

 

O óleo contido na árvore é muito bom no tratamento de um grande número de doenças. Além disso, contém substâncias resinosas. Portanto, utiliza-se esta planta na preparação de diversos tipos de medicamentos.

Enquanto, o óleo essencial de eucalipto é utilizado pela aromaterapia para tratar de problemas respiratórios, de pele, infecções em todo o corpo, doenças causadas por bactérias, fungos e também para tratamentos estéticos e esterilização de ambientes.

No decorrer do artigo vamos falar mais sobre o óleo essencial de eucalipto.

 

  • Veja também Óleos essenciais – Para que servem e como usar na saúde, beleza e bem-estar.

Eucalipto para resfriados

 

O eucalipto tem efeito expectorante, ajudando a eliminar a tosse persistente.

Assim, as inalações também ajudam a lidar com a abertura do trato respiratório superior, limpar os seios da face e ajuda a livrar-se da coriza.

 

folhas de eucalipto
Foto: Pexels

 

Graças às suas propriedades bactericidas, combate as infecções da garganta e alivia as dores.

Além disso, é utilizada no tratamento do trato respiratório, atua como um agente antimicrobiano, analgésico e com efeito expectorante.

 

  • Leia também sobre o chá de orégano, que auxilia no tratamento de resfriados e alergias respiratórias.

Eucalipto é bom para asma

 

O contato regular com o eucalipto tornará a vida um pouco mais fácil para os asmáticos. Além de inalar com a adição de óleo essencial, os asmáticos podem cultivar um pé em casa.

Coloque a árvore num local com boa exposição à luz. A terra deve ser fértil e rica em nutrientes. Ao cuidarmos de um eucalipto em casa, devemos lembrar também das regas frequentes e abundantes. As folhas do eucalipto evaporam muita água, por isso deve haver sempre um suprimento de água no solo.

Abaixo, veja mais informações no tópico de como plantar eucalipto em casa.

 

  • Conheça também Peixinho da Horta, planta alimentícia, que além de um delicioso petisco, o chá de suas folhas é um excelente aliado no tratamento das doenças pulmonares. Por isso, seu nome popular é “pulmonária”. A infusão de peixinho da horta atua como antigripal, anticefaléico e antipirético, combatendo gripes, resfriados, tosse e dores e garganta.

Eucalipto e os feitos no sistema nervoso

 

Graças ao teor de óleo essencial, utiliza-se o eucalipto em banhos terapêuticos. Sendo assim, tem um efeito positivo no sistema nervoso, alivia o stress, têm um efeito calmante e relaxante e facilita o adormecimento.

Também recomenda-se o eucalipto para pessoas que sofrem de enxaquecas.

 

eucalipto medicinal
Foto: Pexels

Outras indicações

 

Os medicamentos que contêm eucalipto podem ser usados ​​para tratar doenças que vão desde a doença viral respiratória aguda até a angina.

Além disso, medicamentos feitos com adição de eucalipto auxiliam bem no tratamento de doenças ginecológicas.

Curiosamente, no final do século 19, usava-se o óleo de eucalipto nos hospitais da Inglaterra para limpar cateteres urinários.

Graças ao efeito anti-inflamatório, o eucalipto pode combater doenças renais e do sistema urinário. Além disso, as folhas têm a propriedade de aumentar a imunidade, conforme estudo.

Por certo, a planta combate a artrose e a artrite e por conter grande quantidade de óleo medicinal, a planta é útil para resfriados e na sua prevenção.

 

Uso do eucalipto

 

Além dos remédios comprados na farmácia, o eucalipto é muito usado em outras funções.

A madeira do eucalipto é valorizada no mercado mundial. É um material utilizado na construção naval e matéria-prima para a indústria de celulose e papel, mas também para a preparação de vernizes e adesivos. A madeira tem boa durabilidade e não apodrece.

Além disso, o eucalipto é perfeito para decoração de interiores e produção de móveis.

Na aromaterapia, utiliza-se os óleos essenciais de eucalipto como calmantes e relaxantes. O óleo também é utilizado na composição de géis de banho e bálsamos. Veja como utilizar a aromaterapia em casa!

Já uma outra forma de aproveitar os benefícios do eucalipto, são as velas curativas . Veja no artigo receita de vela para aliviar sinusite.

 

Eucalyptus gunnii
Foto: Unsplash

Muitos medicamentos são preparados a partir do eucalipto. Por certo, o óleo é usado como analgésico, ajuda no combate a queimaduras e vermelhidão da pele.

Você também pode gostar!

Já na cosmetologia, o óleo é usado para clarear a pele, fortalecer as unhas e os cabelos.

 

Como usar

 

O eucalipto é uma árvore verdadeiramente única, pois não requer manutenção quando cultivada em casa.

Veja como usar eucalipto!

 

Gargarejo com eucalipto

 

Normalmente, o gargarejo com eucalipto é feito para aliviar a congestão nasal ou um resfriado. Para não abusar da garganta, gargareje duas vezes ao dia, de manhã e à noite.

 

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de folhas de eucalipto secas (30 g)
  • 1 copo de água (250 ml)

Preparação

  1. Primeiramente, coloque as folhas do eucalipto na água e aqueça até ferver.
  2. Quando estiver quente, desligue o fogo e deixe descansar até atingir a temperatura ambiente.
  3. Por fim, transfira a infusão para um copo e gargareje por cerca de 20 minutos.

 

Inalação com eucalipto

 

Com muito cuidado, você pode fazer inalação com eucalipto até duas vezes ao dia. O forte aroma desta planta descongestiona o trato respiratório e após alguns tratamentos você notará uma melhoria no seu estado.

 

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de folhas de eucalipto secas (30 g)
  • ½ xícara de água (125 ml)

Preparação

  1. Primeiramente, coloque as folhas do eucalipto em infusão em água fervente, até adquirir a cor acastanhada.
  2. Em seguida, despeje a infusão em uma tigela de tamanho médio.
  3. Por fim, mova a cabeça para o recipiente e inale o vapor, tomando cuidado para não se queimar. Cubra a cabeça com uma toalha para maior eficácia.

 

Chá de eucalipto

 

O chá é preparado com as folhas, preferencialmente secas, de modo a favorecer a dissolução das propriedades dessa planta na água. Assim, se você tiver folhas frescas, deixe-as secar ao sol por algumas horas.

O chá de eucalipto atua de diversas maneiras no organismo: é antisséptico; ajuda a combater gripes e resfriados; diminui a febre; é bom para o tratamento de asma, bronquite e nefrite; faz bem à saúde pulmonar; auxilia o tratamento do diabetes; melhora sintomas de reumatismo; ajuda o tratamento de infecções, entre outros benefícios.

 

 

Sua ação pode ser irritante para a mucosa gástrica, se tomada isoladamente. Por isso é sempre melhor utilizá-lo em misturas com plantas protetoras das mucosas como a malva.

  • Conheça também o chá da malva e seus diversos efeitos benéficos para a saúde.

 

Como preparar chá de eucalipto

 

Ingredientes

  • 1 colher de chá de folhas de eucalipto secas

Moda de preparo

1. Primeiramente, ferva a água em uma panela, despeje as folhas secas e deixe descansar por 10 minutos.
2. Filtre a infusão antes de consumi-la.
3. Por fim, para desfrutar dos benefícios do chá de eucalipto, consuma 1 ou 2 xícaras por dia até que os sintomas desapareçam.

Contraindicações: O eucalipto, quando usado em grandes quantidades, pode causar náuseas, vômitos e diarreia.

Veja também os benefícios do Chá de Hortelã, que é excelente no alívio dos gases intestinais.

Banho de eucalipto

 

Você pode estar se perguntando para que servem os banhos de eucalipto. Na verdade, você deve saber que eles são muito úteis para descongestionar as vias respiratórias e expelir o catarro, pois os poros absorvem o vapor.

 

mulher tomando banho
Foto: Unsplash

Ingredientes

  • 1 xícara de folhas de eucalipto secas (100 g)
  • 4 xícaras de água (1 litro)

Preparação

  1. Primeiramente, ferva a água com as folhas de eucalipto por alguns minutos.
  2. Em seguida, despeje a infusão em uma banheira e espere a água atingir uma temperatura suportável.
  3. Tome um banho relaxante por 30 minutos.
  4. Tome um segundo banho com água corrente.

Mel de eucalipto

 

Utiliza-se o mel de eucalipto principalmente contra tosses e doenças típicas do aparelho respiratório, como resfriados, e em geral em doenças de inflamação.

Estas propriedades ainda não foram comprovadas cientificamente, embora no caso do óleo essencial de eucalipto já existam resultados de estudos que demonstrem a sua eficácia contra várias bactérias e vírus.

 

Óleo essencial de eucalipto

 

Além de ser usado na cosmetologia, o óleo de eucalipto possui um grande número de propriedades medicinais.

Certamente, proporciona um resultado eficaz no combate às bactérias e microrganismos nocivos. Além disso, proporciona efeito anti-inflamatório. Assim, cura feridas rapidamente.

Além disso, para pele oleosa, recomenda-se o uso de cosméticos que contenham óleo para lidar com a inflamação sem danificar a camada superior da epiderme.

O eucalipto também realiza a regeneração dos tecidos epidérmicos e combate a caspa do couro cabeludo e previne a queda dos cabelos.

Descubra as propriedades medicinais e cuidados no uso dos óleos essenciais. Além de Óleo essencial para iniciantes – Quais são os principais e como usar cada um deles

Para que serve o óleo essencial de eucalipto?

 

Confira 9 benefícios do óleo essencial de eucalipto:

  1. Trata doenças respiratórias.
  2. Ajuda a manter o foco.
  3. Ameniza dores musculares.
  4. É repelente de insetos.
  5. Elimina o chulé .
  6. É relaxante e sedativo.
  7. É bactericida e antisséptico.
  8. É antitérmico.
  9. Ajuda a ter uma boa noite de sono.

 

óleo de eucalipto
Foto: Pexels

Como preparar óleo essencial de eucalipto em casa?

 

Obtém-se os óleos essenciais das folhas do eucalipto. Assim, é importante notar que quanto mais velha a árvore, melhor é o óleo. No entanto, para a produção não é necessário usar apenas folhas frescas, as secas também são ótimas.

Sobretudo, os vapores do óleo de eucalipto purificam e refrescam o ar, promovem uma recuperação rápida e fortalecem o sistema imunológico. O óleo pode ser adicionado a cosméticos.

 

Ingredientes

  • 3 colheres de sopa de folhas de eucalipto secas (45 g)
  • 2 xícaras de água (500 ml)

Como fazer

  1. Primeiramente, pique as folhas, coloque em água quente e deixe em infusão por 5 minutos.
  2. Em seguida, retire do fogo e deixe descansar por 20 minutos.
  3. Use um conta-gotas para tirar o líquido e despeje em um copo d’água.

 

Contraindicações e efeitos colaterais

 

O eucalipto é contraindicado na epilepsia, doenças renais e hepáticas, hipertensão, tosse convulsa, gravidez, amamentação, bem como durante a quimioterapia.

Além disso, o uso prolongado da planta pode causar efeitos colaterais. Entre eles estão náuseas, inchaço, diarreia e coceira.

 

Eucalipto em sua casa? Sim, é possível!

 

eucalipto no vaso
Foto: Unsplash

Em condições naturais, o eucalipto atinge tamanhos enormes. Elas também são árvores antigas. Assim, se você familiarizar a árvore com as condições para o cultivo em casa, pode ter uma pequena cópia no seu terraço ou jardim.

 

Os eucaliptos no terraço ou no jardim espantam eficazmente os mosquitos. Além disso, também melhorará o bem-estar das pessoas que sofrem de asma e, muitas vezes, de doenças respiratórias.

Além do efeito pró-saúde da árvore, possui qualidades decorativas únicas.

 

Cuidados

 

O cuidado integral do eucalipto consiste em diversos procedimentos, cuja importância é:

  • Rega – Regar o eucalipto na estação quente é necessário com moderação. se a planta estiver no lado ensolarado, então uma vez a cada dois dias, se no lado sombreado, então uma vez a cada 3 dias. No outono e inverno, deve-se regar apenas 1 vez por semana, ou até mais. Nesse caso, tudo depende não de números, mas da condição do solo.
  • Condições de temperatura – O cumprimento do regime de temperatura é importante não apenas nos primeiros estágios do crescimento, mas também durante seu crescimento ativo.
  • Poda. – Não vale a pena podar o eucalipto durante os primeiros anos de crescimento (2-5). Mais tarde, é recomendado podar a árvore de crescimento rápido 2 vezes por ano, mas não mais.

Por fim, pode-se cultivar essa planta incrível em casa. Assim, se você seguir as simples regras de cuidado, esta árvore não irá apenas encantá-lo com uma bela vegetação, vai purificar o ar em casa e dar-lhe saúde.

 

 

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também

“Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda.” Tudo bem Mais detalhes