Máscara de argila verde: o segredo francês da pele aveludada

Antes de incluir esse tratamento no seu ritual de beleza, confira todos os benefícios da máscara de argila verde

- Continue depois da Publicidade -

A máscara de argila verde é um sucesso quando se fala em rotina de skincare. Isso porque ela complementa os cuidados com a pele proporcionando efeitos incríveis.

Quando bem aplicada de acordo com o tipo de pele da pessoa, a máscara é capaz de deixar a pele mais hidratada, iluminada, menos oleosa e, ainda controla os poros dilatados que incomodam tanto.

Todos os tipos de argila beneficiam a pele, mas a verde especificamente é excelente para peles oleosas, para o tratamento da acne.

Apesar disso, ela é recomendada para todos os tipos de pele. Mas antes de incluir esse tratamento no seu ritual de beleza, confira todos os benefícios sobre a máscara de argila verde a seguir:

 

 

Do que é feita a máscara de argila verde?

 

- Continue depois da Publicidade -

mulher com argila verde no rosto
Mulher com argila verde no rosto. Fonte: Dogal Cilt

 

Antes de saber mais sobre os principais benefícios da máscara de argila verde para a pele, é essencial que você saiba do que ela é feita.

- Continue depois da Publicidade -

A argila verde é uma substância proveniente de rochas vulcânicas e que conta com diversos minerais em sua composição, incluindo:

  • Silício;
  • Cálcio;
  • Magnésio;
  • Zinco;
  • Potássio;
  • Ferro.

Quando em contato com a pele, esses compostos auxiliam no equilíbrio da secreção de gordura pelas glândulas sebáceas.

- Continue depois da Publicidade -

Além disso, eles ajudam a acalmar a pele sensível e têm ação antioxidante. A limpeza da superfície é mais um benefício, visto que a máscara absorve as impurezas e ainda cria uma barreira que impede a entrada de partículas de poluição.

 

 

 

 

Principais benefícios da argila verde para a pele oleosa

 

 

 

máscara de argila verde
Mulher com máscara de argila verde. Fonte: Brooklinpedinnails

 

 

A máscara de argila verde é excelente para a pele oleosa porque ajuda a controlar a atividade das glândulas sebáceas.

Mas não é só isso. Veja a seguir os principais benefícios desse tratamento para a pele oleosa:

  • Diminui a oleosidade e aparência de pele brilhante;
  • Ajuda a diminuir a irritação na pele sensível;
  • Reduz a dilatação dos poros;
  • Elimina bactérias que podem causar problemas dermatológicos;
  • Reduz a incidência de acne;
  • Remove as impurezas e cria uma barreira contra a entrada de partículas de poluição;
  • Age como um poderoso antioxidante para a pele.

Apesar de a máscara de argila verde ser usada principalmente em pele oleosa, ela é benéfica para qualquer tipo de pele, incluindo:

  • Pele oleosa;
  • Pele acneica;
  • Mista;
  • Pele oleosa e sensível;
  • Pele com manchas;
  • Normal.

 

 

Onde encontrar a argila verde?

 

argila verde
Aargila verde. Fonte: Leaf TV

 

Se você gostou de saber como a máscara de argila verde pode ser excelente para a pele e quer investir nesse tratamento, deve estar se perguntando onde é possível encontrar esse ingrediente, não é mesmo?

Hoje em dia é relativamente fácil encontrar a argila verde na sua forma pura, em pó e, também na formulação de vários dermocosméticos.

Muitas máscaras voltadas para rituais de skincare são feitas a partir de argila verde e, atualmente são as queridinhas dos tratamentos estéticos.

Mas para quem deseja uma forma prática de utilizar a argila verde, já existe um protetor solar que conta com os ativos naturais desse ingrediente.

Assim, além de se proteger contra os raios solares UVA e UVB, você ainda fica com a pele protegida dos efeitos nocivos da poluição.

Apesar de já haver essa possibilidade de usar a argila verde diariamente, a forma mais comum ainda é quinzenalmente após lavar o rosto, fazendo uma máscara facial.

 

 

 

 

A argila é usada há séculos em tratamentos de beleza

 

 

 

mulher com máscara de argila verde no rosto
Mulher fazendo tratamento na pele com argila verde. Fonte: Marocdeal

 

 

Hoje em dia as máscaras de argila vêm se tornando as queridinhas dos tratamentos estéticos. Entretanto, a argila já é usada há muitos séculos para a melhora do aspecto da pele e do cabelo.

Muitas máscaras comercializadas ou produzidas em casa, são compostas por mais de um tipo de argila, que é conhecida pelas cores que possui.

O uso desse ingrediente se deve ao fato de a argila contribuir para absorver o excesso de oleosidade e, assim prevenir a acne.

Mas a argila também é capaz de melhorar o aspecto da pele seca, graças ao seu poder regenerador.

Estudos recentes demonstram também que a argila é excelente para a suavização de manchas que surgem na pele, além de deixar o rosto com a aparência mais saudável, por aumentar a luminosidade.

A purificação da pele pela remoção de impurezas dos poros é mais um dos principais benefícios desse poderoso ingrediente.

Em ambiente urbano é comum que a grande quantidade de impurezas contidas no ar faça com que a pele perca o seu brilho e sofra com o envelhecimento precoce.

A máscara de argila verde atualmente é a queridinha dos tratamentos estéticos, mas existem vários tipos.

Você também pode gostar!

A escolha depende principalmente do tipo de pele. Para a pele normal, todos os tipos são muito benéficos.

 

Principais tipos de argila

 

 

Conheça os principais tipos de argila:

  • Verde: ajuda a diminuir a oleosidade, controlando o surgimento de acne. Ela é excelente para secar espinhas e também tratar cravos;
  • Preta: limpa a pele profundamente e possui efeito rejuvenescedor. Além disso tem poder anti inflamatório e tensor;
  •  Amarela: tem poder hidratante e funciona como iluminador. Ademais, contribui para a formação de colágeno e diminui as linhas de expressão da pele.
  • Branca: é a mais suave, sendo adequada para a pele sensível e delicada. Com isso, ela consegue eliminar as impurezas e diminuir a oleosidade sem provocar ressecamento;
  • Vermelha: ela revitaliza a pele e ajuda a regenerar a superfície. É rica em ferro, alumínio e silício e suaviza linhas de expressão;
  • Rosa: composta pela mistura entre a argila vermelha e branca, tem ação cicatrizante e antisséptica. Por ser suave, é excelente para a pele sensível.

Antes de começar a usar esse tipo de tratamento estético, o melhor é consultar um dermatologista ou profissional de estética capacitado, que possa te informar corretamente sobre as melhores indicações e formas de uso.

É importante avaliar sobretudo se a máscara de argila verde é realmente a melhor opção para você.

 

 

  • Confira também: Máscara de argila: qual a melhor para sua pele, benefícios e como preparar

 

 

Como fazer máscara de argila?

 

 

Diante de tantos benefícios desse tratamento estético, é comum que as pessoas se perguntem sobre como é possível usar a máscara de argila verde ou outros tipos em casa.

Esse tratamento é indicado para a hidratação profunda da pele e, também para a limpeza. No entanto, preparar adequadamente a máscara é fundamental para a obtenção de resultados positivos.

 

 

argila verde em pó e mulher com máscara de argila verde
Mulher com máscara de argila verde e argila verde em pó. Fonte: Cvmatograph

 

 

Antes de começar, o ideal é ter a indicação e instrução de um profissional capacitado. Apesar disso, o preparo da máscara é bem simples.

A primeira coisa a se fazer é dissolver uma colher de chá da argila que você escolheu em água, soro fisiológico, chá ou hidro lato.

Para ter um efeito hidratante ainda mais intenso, você pode optar por adicionar ainda algumas gotas de óleo vegetal ou óleo essencial. Isso potencializa o tratamento e confere um odor agradável.

 

 

 

 

Como usar a máscara de argila verde?

 

 

Antes de usar a máscara de argila verde ou qualquer outra, você deve higienizar muito bem a pele, lavando-a com água e sabão em abundância.

Isso é essencial para que esse mineral adentre a sua pele e proporcione os efeitos desejados nas camadas mais profundas.

Após ter a pele limpa e seca, aplique a mistura de argila deixando uma camada bem generosa. O ideal é deixar que a mistura fique no seu rosto por pelo menos 20 minutos, pois isso ajuda a proporcionar a ação profunda.

Mas tenha muito cuidado para não deixar que a argila fique seca na sua pele, pois isso pode prejudicar o tratamento.

Então, providencie um borrifador de água, que ajude a manter a superfície da sua pele sempre úmida, evitando os ressecamentos.

Isso é necessário porque quando a argila resseca na pele acaba absorvendo toda a umidade que deixa a pele hidratada.

Com isso, ao invés de ajudar na hidratação da pele, a argila pode acabar piorando ainda mais e promovendo o ressecamento da superfície.

 

 

  • Veja também: Para que serve a argila branca? Conheça seus benefícios para a pele

 

 

Cuidados essenciais no preparo e aplicação da argila

 

 

A máscara de argila verde é ótima para a pele, mas é preciso saber como fazer a aplicação e o preparo corretos para evitar problemas.

A primeira coisa a ser dita, é que a mistura dos ingredientes não deve ser realizada com utensílios de metal.

Para se fazer isso, prefira recipientes de cerâmica ou plástico, pois esses evitam que o mineral perca as suas principais propriedades.

Além disso, jamais utilize nenhuma argila sem conhecer a sua procedência. Isso porque é possível encontrar o mineral em vários locais, mas nem todos os produtos são seguros.

A extração segura do mineral é primordial para se evitar possíveis contaminações, principalmente devido a metais pesados.

O ideal é utilizar argilas orgânicas, que sejam certificadas para uso doméstico em tratamentos de beleza. Essas sim são 100% seguras.

 

 

O que passar depois da máscara de argila?

 

 

Depois de fazer a máscara de argila verde, você deve lavar o seu rosto com água e remover todos os resíduos.

Mas apenas isso não basta para ter a pele que você deseja. O ideal é concluir o ritual fazendo a hidratação e tonificação da superfície da pele.

Procure utilizar tonificantes naturais e um sérum hidratante de boa qualidade para obter bons resultados.

A máscara de argila verde vem sendo cada vez mais utilizada na rotina de skincare porque proporciona uma série de benefícios. Experimente você também esse tratamento.

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também

“Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda.” Tudo bem Mais detalhes