Sérum x hidratante: qual melhor tratamento antienvelhecimento?

Você pode pensar que seu hidratante protege você 100%, mas aqui está o motivo de considerar adicionar um serum à sua rotina de cuidados com a pele

- Continue depois da Publicidade -

Muitas vezes nos perguntamos o que usar para o cuidado facial diário e qual a função real do sérum e do hidratante para a pele. É bem possível que às vezes cometamos erros porque confundimos as particularidades de cada um. Mas saber usar cada produto adequadamente é essencial para que sua pele pareça radiante.

 

O que é sérum

 

sérum
Foto: Pinterest

 

Geralmente formula-se o sérum com uma base fluida e leve de textura macia. Sua peculiaridade básica reside na alta concentração de componentes por mililitro que contém, com grande capacidade de absorção pelos tecidos.

Com pouquíssima quantidade, o sérum é capaz de nutrir imediata e profundamente as camadas inferiores da pele.

 

- Continue depois da Publicidade -

  • Vejas também: Dermaplaning, a técnica de renovação da pele: o que você deve saber

 

Características fundamentais diferenciais do sérum

 

- Continue depois da Publicidade -

sérum

 

  • Absorção imediata e reparação profunda.
  • Alta concentração de bioelementos e princípios ativos.
  • Muito específico; melhora uma determinada função da pele.
  • Sua função é nutritiva, não hidratante.
  • Permite um efeito de aumento sinérgico quando usado antes da aplicação de um creme facial.

 

Creme hidratante: função

 

- Continue depois da Publicidade -

hidratante
Foto: Pinterest

 

Um hidratante é uma loção ou creme que contém emolientes hidratantes para a pele e forma uma barreira física para ajudar a manter a hidratação da pele.

Os hidratantes têm moléculas maiores do que os soros, por isso não penetram na epiderme ou na camada da pele. Seu principal benefício é selar a pele, retendo a umidade e os nutrientes.

Os ingredientes mais densos e pesados ​​dos hidratantes formam uma barreira na pele projetada para reter a umidade. Mas também pode bloquear os ingredientes ativos do hidratante da pele, reduzindo sua eficácia.

Embora contenham ingredientes ativos semelhantes e tenham efeitos benéficos na pele, são produtos muito diferentes.

Assim, a escolha do sérum e a sua composição correspondem ao efeito final que pretendemos obter.

Pelo contrário, sabemos que a escolha correta do hidratante vai depender do tipo da sua pele e da sua composição, equilibrando o equilíbrio (gordura/água) entre as características finais da emulsão que escolhemos.

 

Como usar o sérum e o creme hiratante?

 

sérum
Foto: Pinterest

 

O uso complementar de creme e sérum garante um aumento dos seus benefícios e eficácia. Portanto, o que recomendamos no seu dia a dia de beleza é baseado em uma lavagem suave, cuidados com os olhos e lábios e, em seguida, a aplicação de um sérum.

Após sua absorção completa, você deve usar seu hidratante habitual. Por fim, você pode aplicar maquiagem, se preferir.

  • Veja também: Para que serve a argila branca? Conheça seus benefícios para a pele

 

Sérum: aplicação

 

Dada a alta concentração do sérum, devemos usar pequenas quantidades em gotas e distribuí-lo pelo rosto de forma que cubra toda a superfície facial. As etapas a seguir são:

  • Primeiramente, aplicar nos pontos principais do rosto: testa, queixo, bochechas e nariz;
  • Em seguida, epalhar horizontalmente, de dentro para fora.
  • Use dia e noite. Por fim, verifique as especificações do sérum que você está usando.

Posso usar sérum e esquecer o hidratante?

 

sérum
Foto: Pinterest

 

Você também pode gostar!

A aplicação suave do sérum, a sua rápida absorção e o fato de ter uma baixa concentração de óleos emula uma sensação de pele mais limpa e hidratada. Mas o recomendado é o uso de ambos.

 

  • Veja também: Chá de orégano: protege a pele, alivia a inflamação e desintoxica

 

Que tipo de sérum escolher para pele mista e oleosa?

 

Independentemente da ação que tenha, existe praticamente um sérum para cobrir todas as necessidades da nossa pele, é importante estar atento à sua formulação para escolher o certo para a pele oleosa.

Aqueles com base hidroalcoólica são especialmente indicados para pele mista/oleosa, enquanto aqueles que incorporam componentes oleosos em sua formulação são preferidos para pele normal/seca. O segredo é saber escolher.

Pessoas com pele naturalmente oleosa podem usar os seruns sob um hidratante para ajudar a proteger os níveis de hidratação na pele normal a seca.

 

 

Como devem ser aplicados o sérum e o hidratante?

 

hidratante

 

A pele úmida é dez vezes mais permeável do que a seca, por isso recomendamos que você sempre aplique o sérum duas vezes ao dia, diretamente na pele após a limpeza e tonificação.

De manhã, aplique o soro antes do hidratante FPS ou protetor solar e à noite antes do hidratante ou creme noturno.

Após a limpeza, deve-se aplicar o sérum em todo o rosto, pescoço e decote. Então pressione suavemente com a ponta dos dedos e deixe-o mergulhar na pele por alguns minutos antes de aplicar um hidratante.

Coloque algumas gotas de sérum do tamanho de uma amêndoa na palma da sua mão e, em seguida, com dois dedos, massageie bem a pele. Mais sérum não significa mais benefício!

A sua pele só consegue absorver uma certa quantidade, quando está repleta de grandes ativos, não necessita de grandes quantidades. Usá-lo com frequência é melhor do que apenas aplicar mais.

 

 

Em que ordem você deve aplicar sua rotina de cuidados?

 

Você tem diferentes cremes, soros, ampolas, loções, máscaras, óleos faciais na prateleira do banheiro… Mas todos têm uma função específica. E também um momento e um lugar no seu cotidiano de cuidado.

Sendo assim, aplicá-los na ordem errada pode torná-los ineficazes e até impedi-los de agir.

 

Como regra geral, os produtos menos densos são aplicados primeiro

 

hidratante

 

Sérum, ampolas e loções se enquadram nesta categoria. Pelo contrário, quanto mais denso é um produto, mais custa absorvê-lo. É o caso dos cremes ou do protetor solar.

Imagine sua pele como um filtro: quanto menor for o tamanho do fluido que aplicamos na pele, mais fácil será para ele penetrar. Mas se você fizer o contrário? Há uma boa chance de que o denso obstrua o acesso do isqueiro. Você estaria desperdiçando um bom produto apenas por não colocá-lo na hora certa!

 

  • Confira também: Dolomita – Descubra o poder da máscara de porcelana para a pele

 

O sérum deve ser aplicado antes do creme

 

Primeiro, o sérum. Alguns especialistas sugerem aplicá-lo na pele ligeiramente úmida após a tonificação. Isso a tornará mais receptiva ao sérum.

Outra opção para saber qual deve ser a ordem de inscrição é consultar a lista de ingredientes.

Assim, se o produto tem o nome Aqua, é porque ele é solúvel em água (os ativos se dissolvem na água) e deve ser aplicado antes de outro solúvel em gordura (os ativos se dissolvem em óleo).

 

  • Siga o Fashion Bubbles no  Google News para poder acompanhar tudo sobre beleza direto no seu smartphone. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News.

 

O creme hidratante, depois do soro

 

Cremes, géis e emulsões são mais densos e podem incluir óleos. Assim, a ordem de aplicação será sempre após todos os cuidados anteriores.

Por fim, tente deixar entre 30 segundos e alguns minutos entre o soro para permitir que ele seja bem absorvido.

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também

“Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda.” Tudo bem Mais detalhes