Óleo de Argan – Tudo sobre o ingrediente que nutre e restaura profundamente os cabelos

Rico em ácidos graxos e vitaminas essenciais, o ingrediente recupera até mesmo os cabelos mais danificados e é considerado o óleo comestível mais caro do mundo.

802

Original do Marrocos, o óleo de argan é extraído de uma árvore espinhosa e muito tradicional. Com certeza você já viu por aí a foto icônica de uma paisagem com diversas ovelhas descansando em cima de arbustos.

O que você provavelmente não sabia é que é dessa planta, semelhante à oliveira, que se extrai o luxuoso óleo de argan. No país, ele é tão tradicional quanto as paisagens áridas e desérticas. Geralmente, as mulheres marroquinas fazem uso do argan para hidratar a pele e os cabelos, graças aos nutrientes incríveis que o compõem. Afinal, ele é rico em ativos hidratantes, antioxidantes, cicatrizantes e anti-inflamatórios.

Veja também: Transição capilar das famosas – Com antes e depois, desafios, dicas e fotos!

Pra que serve o óleo de Argan?

óleo de argan pra que serve
óleo de argan para os cabelos

 

Como se trata de um produto rico em ácidos graxos e vitaminas essenciais, o óleo de argan é excelente para recuperar os cabelos muito danificados e hidratar até mesmo as peles mais secas. Polifenóis, esqualeno, carotenos e vitamina E também estão presentes em grande quantidade no argan.

Outra coisa que pouca gente sabe é que trata-se de um óleo raro. Isso porque a árvore de argan está tão acostumada ao clima marroquino que não se adapta em nenhuma outra parte do mundo.

Confira ainda: Shampo clareador – Qual é o melhor para clarear o cabelo em casa?

arvore de argan
Imagem: Reprodução / Super Interessante

 

Por este motivo, sua extração permanece bastante tradicional, elevando o preço. Até hoje o óleo de argan verdadeiro é visto como um luxo, considerado o óleo comestível mais caro do planeta.

Você também pode gostar!

Contudo, desde que a indústria da beleza descobriu o produto, ele virou item de desejo nas prateleiras.

Sabendo de toda a história, fica ainda mais fácil entender o sucesso desse produto. Afinal, além de hidratar e regenerar profundamente as fibras e tecidos, ele também promove uma experiência luxuosa para os cuidados pessoais.

 

Como usar argan nos cabelos

sementes de argan
Imagem: Reprodução

 

Atualmente é muito fácil encontrar o óleo de argan no Brasil. Seja em formulações ou puro, ele é vendido por diversas marcas. Por isso é possível usar tanto os produtos que já contam com o ingrediente na formulação quanto optar pelo óleo vegetal puro. Desse modo, a aplicação vai depender da forma que você escolher.

Uma vez que trata-se de um produto caro, desconfie de marcas que vendam o óleo de argan “puro” a preços muito acessíveis. Isso porque é comum encontrar adulterações, que iludem o consumidor e servem para baratear a produção. Na hora de escolher o seu, dê preferência para marcas orgânicas, certificadas e de manejo sustentável.

O óleo de argan puro pode ser aplicado nos cabelos como um finalizador. Também é possível utilizar algumas gotas na hora de aplicar a sua máscara hidratante favorita, potencializando o efeito.

Passando para os produtos que incluem o argan na composição, certamente a marca mais famosa é a Moroccanoil. Além de popularizar o óleo de argan no mundo inteiro, ela foi uma das pioneiras em explorar as propriedades desse ativo no mundo da beleza.

 

óleo de argan para os cabelos
óleo de argan para os cabelos

 

Já entre as brasileiras, o destaque fica para a linha Óleo de Argan, da Haskell, que promove nutrição intensa e duradoura para todos os tipos de cabelo. Já para quem busca uma opção mais natural, vale apostar no Argan Oil, da Lola Cosmetics. O produto serve para finalizar o processo de reconstrução capilar, repondo aminoácidos e preenchendo as áreas danificadas do fio ao mesmo tempo que nutre e reduz o frizz.

Por fim veja: Botox capilar – Saiba tudo sobre o tratamento que rejuvenesce os fios.

você pode gostar também