Como remover ferrugem em casa? Veja passo a passo

Está com um objeto enferrujado e não sabe o que fazer? Então, confira nosso passo a passo de como remover ferrugem em casa e se surpreenda!

Fonte: Facebook/Canva

No entanto, jogar fora e comprar outro não é a melhor opção nem para o bolso, nem para o meio ambiente. Além disso, é possível retirar a ferrugem com apenas um ingrediente: o vinagre!

Assim, você economiza o dinheiro de um novo e ainda restaura seu pertence! Gostou da dica? Então, em seguida, confira o passo a passo e se surpreenda.

Como remover ferrugem?

Fonte: Facebook “Faça Você Mesmo

  • Além disso, aproveite e nos siga no Google News para saber tudo sobre , Beleza, Famosos, Décor e muito mais. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News

Enferrujou? Não se preocupe! Nós, do Fashion Bubbles, separamos uma dica incrível para você se livrar das ferrugens em casa! Então, confira o passo a passo que retiramos do grupo do Facebook “Faça Você Mesmo” e dê um jeito nos objetivos oxidados!

  1. Separe os ingredientes necessários

    Em primeiro lugar, separe tudo de que você vai precisar: 1 rolo de papel higiênico e o vinagre de álcool de sua preferência.

  2. Envolva o objeto enferrujado com o papel higiênico

    Em seguida, pegue um pouco do papel e enrole em torno do objeto que você quer desenferrujar.

  3. Aplique o vinagre sobre o papel e aguarde

    Então, com a ajuda de um pincel, passe uma boa quantidade de vinagre por todo o local danificado. Depois disso, aguarde algumas horas para que a solução comece a agir!

  4. Retire o papel do objeto

    Quando o papel higiênico já estiver seco e com coloração de ferrugem, você pode retirá-lo.

  5. A magia da química aconteceu!

    Após retirar o papel, confira se o tempo que deixou foi o suficiente. Caso tenha sido, você verá que a ferrugem já foi quase toda embora. Mas o tutorial ainda não acabou!

  6. Lave o objeto

    Por fim, ensaboe e enxágue o objeto. Assim, você removerá toda a sujeira que ainda estiver grudada nele.

  7. Remoção de ferrugem finalizada

    Pronto, agora você tem um objeto limpo e sem ferrugem! Porém, antes de guardar, não se esqueça de secá-lo com um pano limpo. Isso porque, caso guarde o objeto molhado, acontecerá novamente o processo de oxidação.

O que gera ferrugem?

Fonte: Canva

Related Post

Então, é normal que objetos metálicos entrem em oxidação. Afinal, é praticamente impossível prevenir o completo contato com o oxigênio. No entanto, quando há uma fonte de umidade, como, por exemplo, a água, o processo de oxidação tende a ser acelerado.

Em seguida, veja também um vídeo explicativo!

Como evitar a ferrugem?

Fonte: Canva

Sendo assim, confira as 3 dicas que separamos para você!

1. Guarde em um ambiente seco

A caixa de ferramenta é um ótimo local para se guardar objetos metálicos. Elas são vedadas e você também pode colocar uma embalagem de Silica em gel dentro, o que colabora para secar o ar. Fonte: Canva

Como falamos anteriormente, a oxidação é acelerada quando o metal fica em ambientes úmidos ou é exposto à água. Por esse motivo, objetos guardados em garagens ou ao ar livre possuem uma maior probabilidade de enferrujar.

Desse modo, guardar seus objetos em um ambiente seco e limpo pode ajudar a evitar a oxidação.

2. Utilize um revestimento protetor

Fonte: Canva

  • Ao mesmo tempo, leia Limpeza de fogão: como acabar com a sujeira de um jeito fácil

3. Limpe o objeto com frequência

Fonte: Canva

Por fim, outra forma de evitar a ferrugem é limpando o objeto com frequência. Pode ser, por exemplo, a cada 15 dias. E, para garantir a conservação de seu objeto metálico, o ideal é não utilizar água durante a limpeza.

No entanto, sabemos que nem sempre isso é possível, principalmente em objetos de uso diário, como facas e panelas. Por isso, lembre-se sempre de secá-los muito bem antes de guardar.

  • Logo após, leia Cebola: como usar o legume na limpeza da casa

Conclusão: como remover ferrugem em casa?

Em resumo, para remover ferrugens em casa você só precisa de um ingrediente: o vinagre, já conhecido por ser um grande aliado das faxinas! Gostou da dica? O passo a passo foi útil? Então, compartilhe nossa matéria nas redes sociais!

Além disso, não se esqueça de conferir nossa categoria Casa, pois lá você encontra mais truques de limpeza e também dicas sobre organização.

Thamyres Barbosa: Estudante de Letras na UFRJ, apaixonada por literatura, por moda e pelo mundo.