Tapera da Juma.

Tapera da Juma: arquiteta cria um projeto para casa de Pantanal

Veja como ficaria a tapera de Juma após uma reforma completa que utiliza imagens 3D da área externa e interna da cabana

Quem está acompanhando a novela Pantanal, da rede Globo, sabe que o dilema da decisão de onde Juma e Jove irão morar poderia ser resolvido de forma muito simples: se mudando para a tapera da Juma. Entretanto, a casa não está nas melhor condições de moradia.

Por isso, a arquiteta Camila Schleder, que já declarou estar ao lado de Juma em meio a toda a discussão da trama, resolveu fazer um projeto completo de como a tapera poderia ser reformada. O vídeo com a apresentação e descrição dessa reforma tem feito sucesso no TikTok.

A seguir, confira o antes e depois da tapera da Juma.

Tapera da Juma na novela Pantanal

Tapera da Juma na novela Pantanal.
Foto: Reprodução/Globoplay

Crescida no pantanal, Juma possui raízes do sertão brasileiro. Na super produção da TV Globo, a cabana da personagem é bastante rústica e beira a condições preocupantes.

Na imagem acima vemos que as colunas da varanda da casa são feitas de madeira. Porém, conforme as cores apresentadas, elas parecem estar podres, o que prejudicaria a estrutura da casa.

Além disso, as portas e janelas também são feitas de madeira, mas dessa vez, são montadas com ripas que não possuem qualquer cuidado ou tratamento.

A fachada da casa também se assemelha a uma casa antiga de roça, com as paredes sem cor, apenas no cimento, e repleta de manchas causadas pelo tempo.

Apesar da péssima condição da tapera da Juma, a personagem possui resistência para sair da casa. Afinal, foi o lar de seus pais por muitos anos. Sendo assim, uma solução para que as discussões com seu futuro marido se resolvesse, era de transformar a cabana. Por isso, confira como ficou o projeto da arquiteta.

Projeto da tapera da Juma

Em primeiro lugar, a profissional manteve a estrutura da casa com as janelas e a porta na mesma posição. Entretanto, para oferecer maior luminosidade natural à tapera da Juma, essas aberturas ficaram maiores.

Além disso, ainda na fachada, as colunas foram reforçadas com madeiras novas e uma base de concreto, para não comprometer a estrutura do lar.

Quanto à decoração da fachada, a cabana manteve um toque rústico, porém, decorada com pedras, madeira e cores terrosas. Além disso, o jardim frontal dá um toque de paisagismo ao mesmo tempo que vai de encontro com a paisagem característica da novela Pantanal.

Já nos fundos da casa, Camila integrou dois ambientes, uma área de lazer feita com pergolado e uma rede e uma lavanderia. Como resultado, o quintal manteria um grande espaço com grama e plantas, sendo o local perfeito para um descanso.

Ademais, a arquiteta apresenta um outro ângulo da parte externa da casa que mostra, inclusive, uma janela grande da cozinha e um cavalo.

  • Aproveite e nos siga no Google News para para saber tudo sobre Moda, Beleza, Famosos, Décor e muito mais. É só clicar aqui, depois na estrelinha lá no News.

Área interna

É claro que a parte interna da residência também precisaria de reforma. Por isso, a arquiteta trouxe propostas para a cozinha e o quarto de Juma.

Na cozinha, vê-se uma decoração rústica harmonizada com a parte externa. Para isso, foi utilizada uma geladeira no modelo retrô na cor creme e armários planejados com a madeira em sua cor clara original.

Para trazer aconchego e um toque decorativo ao cômodo, Camila acrescentou uma prateleira acima da janela com alguns potes e um vaso de planta pendente. Além disso, a cortina é um recurso que, além de decorativo, ajuda a controlar a entrada de luz no ambiente.

Por fim, há também o quarto de Juma e Jove. Em um tom puxado para o cimento queimado, o aconchego fica por conta da cabeceira de cama feita em madeira, que envolve toda a largura da parede e oferece a sensação de amplitude.

Ademais, há um berço ao lado da cama pronto para ser usado pelos filhos do casa. E, óbvio, que não poderia faltar um quadro com um desenho de uma onça na parede.


Stories

Matérias Similares