Um Retrato do Comportamento Feminino

No séc. XVIII, a partir da Revolução Industrial ocorrida na Inglaterra e da Revolução Francesa sob influência dos princípios iluministas, podemos assinalar a transição da…

Compartilhe

No séc. XVIII, a partir da Revolução Industrial ocorrida na Inglaterra e da Revolução Francesa sob influência dos princípios iluministas, podemos assinalar a transição da Idade Moderna para Contemporânea. O advento da sociedade urbana, os princípios de igualdade e liberdade vão marcar profundamente as gerações futuras.

Dama de Verde, Arthur Timótheo da Costa 1908

Em 1908, Arthur Timótheo da Costa pintou um óleo sobre tela, que hoje pertence ao MASP, a Dama de Verde. Uma pequena pintura de uma jovem senhora, com grande chapéu, num aposento que parece ser uma sala residencial. Pela janela, atrás dela, penetra a luz do sol.

O interior sombrio lembra um fim de tarde que a pouca claridade não consegue mais alegrar, sua expressão é triste. A imobilidade da figura contrasta com o imenso chapéu só usado por quem está por sair. A pintura sugere que a luz, o movimento e a agitação estão na rua e penetram por entre as janelas e cortinas. É preciso sair! O papel da mulher em casa já não traz felicidade.

São sinais que introduzem no imaginário dos indivíduos
da época o que está por vir.

Obra de Beatriz Milhazes

Atualmente quem são as mulheres?

Quais seus valores e comportamentos?

O ingresso no mercado de trabalho, a aceitação do divórcio e o acesso à pílula anticoncepcional foram os três pilares da emancipação feminina da atualidade.

A empresa Rohde&Carvalho Diagnóstico e Pesquisa, com o apoio da Uffizi Consultoria em Comunicação eLojas Renner, realizou um levantamento sobre o comportamento feminino nas sete principais capitais brasileiras em 07/2007. O levantamento ouviu 2.120 mulheres residentes em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Salvador e Recife. Deste total, 36% pertencem à Classe C, 35% à Classe B e 29% à Classe A. A metade do público pesquisado é casada ou tem namorado.

As principais características encontradas neste estudo foram:

• As mulheres brasileiras continuam dando preferência à família na hora da compra (59%), mas investem parte do dinheiro em compras para si (54%).

• Apesar de 76% das mulheres trabalharem fora, apenas 46% têm carteira assinada e 24% são autônomas ou profissionais liberais.

• Um grande número de mulheres é responsável por parte do orçamento familiar (73%). Estão envolvidas com o seu trabalho na maior parte do tempo (72%), e são independentes financeiramente (71%).

• Ainda assim, a maioria faz as tarefas domésticas (58%) e sentem prazer em fazer isso (43%). O levantamento indicou que apenas 11% das mulheres admitem não viver sem uma empregada doméstica.

• Há uma preferência pelo consumo de alimentos prontos ou congelados (68%) e com baixo teor de gordura (56%). Serviços como vídeo locadoras (66%) e entregas por telefone (47%) estão entre aqueles
que mais são usados pelo sexo feminino.

• Para as mulheres, ter família completa ainda é muito importante (89%), e reunir amigos e ir ao shopping (ambos com 69%) são os programas preferidos.

• As mulheres brasileiras preocupam-se com a saúde, sendo que os exames ginecológicos lideram as rotinas (84%), seguido do exame preventivo do câncer de mama (70%) e da alimentação de forma natural e saudável (65%).


Cia de dança Marcia Milhazes

• O levantamento despertou uma preocupação com relação às mulheres da Classe C, pois são elas que menos fazem exames ginecológicos periódicos.

• Para cuidar da aparência, a mulher brasileira recorre ao uso de cremes com freqüência (78%), vai ao salão de beleza (58%) e está satisfeita com seu corpo, apesar da presença em academia ainda ser baixa (15%).

• Na área tecnológica, o uso da Internet e do e-mail é expressiva (52%), sendo que as mulheres da classe C foram aquelas que apresentaram a menor incidência nestes itens (37%). O uso da rede mundial para pagar contas (14%) e fazer compras (18%), ainda é baixo, mas este mercado está em ascensão.

• A preocupação com o meio ambiente faz parte da rotina das mulheres brasileiras. Conforme os dados, o controle do consumo de água e de energia elétrica é uma preocupação para a grande maioria do sexo feminino (81%), usam produtos que não agridem o meio ambiente (72%), e separam o lixo para reciclagem (50%).


Obra de Beatriz Milhazes

O mais interessante desta pesquisa, é que se observarmos alguns dos valores importantes para as mulheres hoje, surgem temas como filhos e tarefas de casa, fazendo parte da rotina da mulher contemporânea com um significado prazeroso. Parece que existem valores persistindo ao passar do tempo! O segredo é equilibrar as nossas multi-tarefas e ainda ficarmos lindas, felizes e saudáveis! ;-)

Fontes:
Livro – COSTA, Cristina. A Imagem da mulher: um estudo de arte brasileira.
Rio de Janeiro: Senac Rio, 2002.
http://www.sortimentos.com/index.htm


500 anos de mulheres na arte

Por Alessandra Janaudis Gimenez

(Alessandra Janaudis Gimenez é pós-graduada em Ciências do Consumo pela ESPM, atua na área têxtil há 7 anos com passagens pela Cia Hering, Vicunha e Rosset. Hoje faz parte do time de compras na Adar Milenium – importadora de tecidos para o mercado de moda. E-mail: [email protected] .)

Compartilhe

Newsletter

Inscreva-se em nosso newsletter e receba diretamente em seu e-mail artigos exclusivos, dicas de beleza imperdíveis e as últimas novidades dos reality shows mais badalados. Não perca a chance de estar sempre à frente, conhecendo as tendências e segredos que só os verdadeiros conhecedores do universo fashion e do glamour dos realitys têm acesso!

Não fazemos spam! Leia mais em nossa política de privacidade.


Últimas notícias BBB

Últimas notícias