Artesanato na decoração: transforme objeto em obra de arte

Veja como o artesanato pode transformar a decoração de um ambiente, e confira também imagens incríveis de customização para fazer em casa!

O artesanato é um trabalho milenar que exige paciência, delicadeza e, principalmente, criatividade. Por meio de customizações e criações é possível fazer uma decoração incrível economizando muito dinheiro.

Aposto que essa última parte fez os seus olhos brilhares, não é mesmo? Por isso, a partir de agora você verá ideias inspiradoras para transformar seus objetos em obras de arte. Além disso, as técnicas das nossas avós, principalmente com o crochê e o tricô, estão super em alta na decoração!


Faça você mesmo – DIY


Alguns artesanatos são muito simples de fazer. Como resultado, você pode reaproveitar algo que está sem utilidade na sua casa ou ainda dar uma nova cara a algo que você já use.

1. Em primeiro lugar, temos um vasinho de planta super diferente e delicado. Para fazê-lo você precisará dê: lâmpadas, barbante, cola e glitter da sua cor preferida.


Fonte: Reprodução/Pinterest

2. O segundo também é um vasinho de flores, mas com um adicional: as luzes. O pisca-pisca têm ganhado destaque nas decorações. Além disso, ele fica ainda mais especial a noite quando pode servir de iluminação de um corredor ou da varanda.


Fonte: Reprodução/Pinterest

3. Você gosta de velas aromáticas? Então com certeza você irá adorar essa opção. Ao invés de comprar velas prontas que, em alguns casos, são produzidas com aromas artificiais, você pode fazer a sua própria versão. Como resultado, além de cheirosa sua vela deixará o ambiente decorado.


  • Veja também Velas curativas com óleos essenciais – Como fazer em casa velas aromáticas, com passo a passo.

Fonte: Reprodução/Pinterest

4. Por outro lado, com um pouco de tinta e um toque de criatividade é possível transformar os simples vidros não utilizados em sofisticados vasos.


Fonte: Reprodução/Instagram

5. O único requisito para fazer a própria decoração é ter paciência. Por outro lado, os materiais e o modo de fazer é bem simples. Em primeiro lugar, arrume algumas estruturas redondas de madeira ou até mesmo papelão. Por fim, basta ter um pouco de barbante colorido e enrolar em metade da estrutura.


Fonte: Reprodução/Instagram

Crochê e Macramê


Apesar de muitas pessoas dizerem que isso pode ser coisa de gente mais velha, depois das próximas fotos, aposto que você vai se interessar por essa técnica!


Assim, veja também Macramê receitas – Para decoração ou para vender com passo a passo de cortinas e outras inspirações. Sua casa vai ficar ainda mais bonita com este passo a passo de cortina de macramê para decoração! Confira também inspirações de suporte de vasos, tapetes e outras ideias inclusive para vender.



  • Veja ideias com gráficos e receitas de crochê na decoração. Além disso o crochê é capaz de deixar a decoração da sua casa mais estilosa e aconchegante. Então, aproveite e veja nosso guia completo de crochê fácil. Fature um dinheiro extra com essas ideias de crochê para vender.

6. Este artesanato pode ser feito de várias formas. Afinal, existem muitas técnicas que resultam em desenhos diferentes. Como resultado, você poderá fazer jogos americanos, tapetes, colchas e outros.

Related Post

Fonte: Reprodução/Instagram

7. E já que falamos sobre tapete, aqui está um exemplo. Um ponto positivo sobre um objeto deste material é a facilidade na lavagem. Portanto, basta colocá-lo na máquina de lavar, em baixa potência, para não arrebentar os fios, e pronto!


Fonte: Reprodução/Pinterest

8. Existem brinquedo melhor para um bebê do que um que não apresente nenhum risco à sua saúde? Pois é, um bichinho desse poderá se tornar o melhor amigo do que pequeno e acompanhá-lo durante a soneca.

Aprenda como fazer em  Amigurumi para iniciantes com dicas e passo a passo para você fazer os seus próprios bonequinhos!

Fonte: Reprodução/Instagram

9. Por outro lado, para esbanjar personalidade na sua decoração, aposte em um tapete de crochê colorido que combine com o restante do cômodo.


Fonte: Reprodução/Instagram

10. A delicadeza deste tipo de artesanato irá te acompanhar até mesmo durante as refeições. Além disso, para incentivar a alimentação da criançada, vale a pena utilizar suas cores preferidas.


  • Veja ainda Cachepô de crochê com gráficos e receitas: para vender ou presentear, veja como fazer com 60 fotos.

Fonte: Reprodução/Instagram

Espelho


O trabalho artesanal inclui a customização de diversos objetos, entre eles, o espelho. Por exemplo, a moldura pode ser transformada em um simples pedaço de madeira em um artigo que remeta à natureza.



11. Em primeiro lugar, temos um modelo bastante praieiro. Ou seja, perfeito para quem gosta de estar sempre conectado com o mar.


Fonte: Reprodução/Pinterest

12. Por outro lado, as mesmas cordas podem ser utilizadas para fazer um belo trabalho trançado na moldura.


Fonte: Reprodução/Pinterest

13. Um recurso natural e que deixa o ambiente com uma decoração leve, é a palha. Por meio de pequenas tranças, ela fica fica no aro do espelho. Além disso, vale a pena investir em artigos decorativos no mesmo tom.


Fonte: Reprodução/Pinterest

14. Quem gosta de um artesanato mais discreto, vai gostar dessa opção. Está vendo a moldura do espelho? Por mais delicada que seja, ela está repleta de carimbos feitos com triângulos de bolinhas. Super legal, não é mesmo?


Fonte: Reprodução/Pinterest

Artesanato com corda


Além das opções que já vimos anteriormente, é possível construir artesanatos do zero utilizando apenas este material. Não acredita? Confira só esses modelos incríveis!

15. Sua mesa ficará enfeitada com apenas um artigo decorativo. Além disso, o caminho de mesa feito em corda é perfeito para abrigar panelas e travessas quentes para o almoço.


Fonte: Reprodução/Pinterest

16. Por outro lado, sabe aquele pote de plástico que você tem sobrando? Com um pouco de corda é possível transformá-lo em um lindo recipiente para usar em diversos cômodos.


Fonte: Reprodução/Instagram

17. Você não precisa comprar uma prateleira caríssima para abrigar suas plantinhas. Com criatividade, é possível pendurá-las em qualquer cômodo. Como resultado, não será somente elas que chamarão atenção, mas também o artesanato que as sustenta.


Fonte: Reprodução/Pinterest

Galeria de artesanato


São infinitos os modelos de artesanato. Sendo assim, é preciso criatividade para expor, de forma delicada e cuidadosa, tudo que está na mente. Como resultado, separamos mais alguns exemplos de artesanatos variados para você se inspirar!


18. O lustre não é um objeto barato, não é mesmo? Mas, você já pensou e fazer o seu? Pois é, além de decorar a sua casa, você pode também vendê-los e, assim, transformar sua arte em uma fonte de renda.


Fonte: Reprodução/Pinterest

19. Um simples tapete não precisa ser tão simples assim. Com um pouquinho de talento e fogo, é possível transformá-lo em algo diferente. Como resultado, com certeza, suas vistas tirarão fotos como essa.


Fonte: Reprodução/Instagram

21. Um arco e um pouco de barbante: isso é tudo que você precisa para fazer um belo artesanato decorativo.


Fonte: Reprodução/Pinterest

22. Por outro lado, bandeja branca e sem graça? Nunca mais! Faça o desenho que você quiser, inclusive, é possível fazê-las com canetas de lousa. Assim, o desenho pode ser trocado sempre que você quiser.


Fonte: Reprodução/Instagram

23. O biscuit é um dos artesanatos mais amados, principalmente pela garotada. Sendo assim, que tal presenteá-los com uma escultura própria?


Fonte: Reprodução/Instagram

24. Olha que charme é esse suporte de xícaras e pires! O quadro foi adaptado para servir também de suporte. Com certeza o cafezinho ficará ainda mais gostoso nessa cozinha.


  • Veja mais ideias em Cantinho do café: tudo que você precisa para arrasar na decoração.

Fonte: Reprodução/Instagram

Confira o passo a passo de vários artesanatos







Diana Diniz: Diana Diniz é jornalista apaixonada por novas experiências. Possui uma bagagem profunda de conhecimento adquirido na Universidade do Algarve, em Portugal. Através do MBA em Marketing Digital pôde se especializar na redação de artigos para blogs e unir a experiência da profissão com sua paixão: arquitetura e decoração.
Posts Relacionados