Cachepô de crochê com gráficos e receitas: para vender ou presentear, veja como fazer com 60 fotos

Que tal trazer mais charme para a decoração da sua casa? Aprenda como fazer cachepô de crochê e inspire-se com modelos que vão de simples até elaborados!

  • 11
    Shares

- Continue depois da Publicidade -

O cachepô de crochê é uma peça que tem mil e uma utilidades. Ele pode enfeitar seus vasos de plantas, organizar produtos de higiene e de beleza no banheiro ou ainda ser usado como porta-lápis no seu escritório.

E o melhor de tudo é que não é necessário ser uma crocheteira experiente para reproduzir esse artesanato. Muito menos gastar um monte de dinheiro com materiais. Afinal, você só vai precisar de um novelo da linha de sua preferência e de uma agulha de crochê para colocar as mãos na massa.

Assim sendo, o Fashion Bubbles selecionou alguns dos melhores tutoriais para você aprender como fazer cachepô de crochê. Tem também gráficos e receitas – caso você prefira se guiar dessa maneira –, bem como mais de 60 inspirações para criar peças incríveis!

 

Cachepô de crochê para iniciantes

 

Fazer um cachepô de crochê é uma ótima ideia para quem está começando a se aventurar na técnica. Isso porque é possível confeccioná-lo utilizando apenas pontos básicos. Além disso, se você escolher usar uma linha mais grossa, o trabalho fica pronto bem rápido!

- Continue depois da Publicidade -

Assim sendo, se a sua proposta for criar um artesanato com agilidade, que tal começar com uma peça de tamanho reduzido? Estes mini cachepôs quadrados da De Maria Crochet são perfeitos para acomodar vasos de suculentas e de cactos. Para fazer, você vai precisar de novelos de linha de algodão de 2mm em duas cores diferentes.

 

 

- Continue depois da Publicidade -

Esta outra opção, por outro lado, utiliza o ponto trindade para obter uma peça redonda. O tutorial é do Ateliê Jéssica Brandão e a artesã dá, aliás, a dica para adaptar o tamanho do cachepô de crochê. Basta seguir o passo a passo de aumento das carreiras da base a seguir, fazendo até chegar no diâmetro desejado:

  • 1º carr.: 12 p.a. no anel mágico (12);
  • 2º carr.: 12 aum. (24);
  • 3º carr.: 1 p.a. e 1 aum. (36);
  • 4º carr.: 2 p.a. e 1 aum. (48);
  • 5º carr.: 3 p.a. e 1 aum. (60);
  • 6º carr.: 4 p.a. e 1 aum. (72);
  • 7º carr.: 5 p.a. e 1 aum. (84);
  • 8º carr.: 6 p.a. e 1 aum. (96);
  • 9º carr.: 7 p.a. e 1 aum. (108);
  • 10º carr.: 8 p.a. e 1 aum. (120).

 

 

- Continue depois da Publicidade -

  • O crochê é capaz de deixar a decoração da sua casa mais estilosa e aconchegante. Então, aproveite e veja nosso guia completo de crochê fácil. Fature um dinheiro extra com essas ideias de crochê para vender. E conheça o amigurumi para iniciantes e comece a fazer os seus próprios bonequinhos!

 

Cachepô de crochê com fio de malha

 

Essa peça versátil pode ser confeccionada com qualquer tipo de linha. Mas o fio de malha é um dos mais comuns, pois é maleável, fácil de trabalhar e tem uma boa espessura. No vídeo abaixo, da Edi Art Crochê, você aprende, em duas aulas, a fazer um lindo cesto com duas cores do material.

 

 

Mais inspirações

 

Depois que você finalizar o seu cachepô de crochê, pode decorá-lo com aplicação de franjas, laços, botões, pompons e até flores. Basta costurar com linha e agulha ou usar uma cola para tecido. Assim, você consegue um resultado ainda mais estiloso e personalizado!

 

três opções de cachepô de crochê com detalhes
Fotos: Reprodução Pinterest

 

Do mesmo modo, é possível fazer as flores de crochê direto sobre a peça. Dessa maneira, você consegue um efeito 3D incrível! Veja, em seguida, algumas opções de gráficos para copiar.

 

cachepôs de crochê com flor
Fotos: Reprodução Pinterest

 

Quer se aventurar em um formato diferente do tradicional cilíndrico? Então, experimente com cestinhos quadrados, retangulares, em formato de coração ou até com tampa de flor!

 

cachepôs diferentes com gráfico
Fotos: Reprodução Pinterest

 

Inspire-se nas frutas para criar um cachepô de crochê charmoso! Nas fotos abaixo, por exemplo, foram retratados o abacaxi, o morango e a amora.

 

três opções de cesto de crochê com tema de frutas
Fotos: Reprodução Pinterest

 

As crianças vão adorar um cesto de bichinho feito especialmente para elas. Quer ele seja de um animal real – como o pinguim, o urso, o tubarão e a raposa –, quer ele seja fictício – como o unicórnio.

 

cachepô de pinguim e cachepô de urso
Fotos: Reprodução Pinterest

 

Destacamos ainda que os trabalhos artesanais estão super em alta há alguns anos, como podemos perceber em Crochê – Tendências e permanecerão fortes. Aqui no Fashion Bubbles já fizemos especial de sapatos de crochê, blusas de tricô, bolsas de crochê, vestido de crochê , saias de crochê , shorts de crochêdecoração de crochê e até máscara de crochê!

 

cachepô de tubarão e cachepô de raposa
Foto: Reprodução Pinterest

 

cachepô de crochê de unicórnio
Fotos: Reprodução Pinterest

 

Além disso, os personagens de desenho animado também são uma ótima pedida para inspirar o seu trabalho. Essas peças combinam com quartos infantis e, por isso, agradam os clientes caso sua intenção seja fazer para vender. Em seguida, temos o Snoopy e seu dono Charlie Brown. Bem como um dos minions do filme Meu Malvado Favorito.

 

cachepôs de personagens de desenho animado
Fotos: Reprodução Pinterest

 

O Mickey Mouse e o Bob Esponja também ficaram uma fofura em forma de cachepô de crochê.

 

cachepôs de personagens de desenho animado
Fotos: Reprodução Pinterest

 

Como usar a peça?

 

Apesar de o uso mais comum do cachepô de crochê ser para decorar vasos de planta, também é possível empregar a peça como um cesto organizador. Aqui, por exemplo, ele foi utilizado para acomodar itens de escritório – com direito até a porta-copos para apoiar a xícara de café!

 

cachepô de crochê para escritório
Fotos: Reprodução Instagram @linhasenovelos

 

Além disso, a peça pode ser muito útil na cozinha. Só para exemplificar, os cestinhos podem guardar utensílios, talheres, guardanapos e podem até ser utilizados para servir pães e aperitivos.

 

cachepô de crochê para cozinha
Fotos: Reprodução Pinterest

 

Cachepô de crochê com barbante

 

Outro material muito utilizado para fazer cachepô de crochê é o barbante. Sua grande vantagem em relação ao fio de malha é o preço, já que ele costuma ser mais acessível. Além disso, trata-se de uma linha com uma grande variedade de espessuras, o que permite personalizar as suas peças.

No tutorial que você confere a seguir, por exemplo, a artesã do JNY Crochê usou o barbante nº 24 para obter um cestinho organizador bem firme e estiloso.

 

 

Mais inspirações

 

O barbante é perfeito para quem quer dar um ar mais artesanal e rústico para as suas peças. Em seguida, você confere cestos de vários tamanhos que foram feitos com o material.

 

cinco opções de cachepô de crochê de barbante
Fotos: Reprodução Pinterest

 

 

Cachepô de crochê suspenso

 

Tem pouco espaço disponível nas prateleiras e estantes da sua casa, mas quer colecionar plantas dentro de cachepô de crochê? Assim sendo, a solução é apostar em peças suspensas. Elas podem ser penduradas com ganchos tanto no teto quanto nas paredes.

Neste tutorial, a professora Simone Eleotério ensina a fazer um plant hanger – pendurador de plantas, em tradução literal – que valoriza qualquer muda!

 

 

Este ninho de crochê, por outro lado, fica uma graça com uma suculenta dentro. Idealizado pelo Midala Armarinho, o trabalho requer apenas dois materiais: barbante nº 6 e agulha de 3,5mm.

 

Você também pode gostar!

- Continue depois da Publicidade -

 

Ao mesmo tempo, quem procura uma opção mais fácil de executar pode contar com este cachepô de crochê que fica suspenso por causa de uma tira de couro. O tutorial também é da professora Simone Eleotério.

 

 

Mais inspirações

 

Os cachepôs suspensos podem ser mais simples. Afinal, com a combinação de poucos pontos, já é possível criar uma peça que destaque as suas plantinhas.

 

três ideias de cachepô suspenso de crochê
Fotos: Reprodução Pinterest

 

No entanto, as crocheteiras mais experientes podem combinar vários pontos e cores de linhas para obter um trabalho de encher os olhos.

 

cachepôs elaborados de crochê
Fotos: Reprodução Pinterest

 

Em seguida, você confere algumas ideias de cachepô de crochê em que a parte de baixo foi pensada com carinho. Tanto as franjas quanto o detalhe de flor ficam em evidência quando as plantas são penduradas em lugares altos.

 

plant hangers de crochê
Fotos: Reprodução Pinterest

 

Nessas três peças, entretanto, o destaque fica para a forma inusitada de suspender os cachepôs. Enquanto o primeiro lembra uma gota, o segundo deixa a planta levemente inclinada. Por fim, o terceiro fica pendurado por espirais de crochê.

 

penduradores de planta de crochê
Fotos: Reprodução Pinterest

 

Cachepô de crochê para plantas

 

Com toda a certeza, esta é a maneira mais comum de usar essas peças: para envolver vasinhos de planta. Isso porque o crochê permite criar peças lindas, que secam rápido e que podem até ser lavadas.

Agora, se você procura uma opção que não vai manchar de terra logo após as regas, confira o passo a passo da La Kroche. Trata-se de um cachepô de crochê com base em MDF muito fácil de fazer. A dica é, antes de mais nada, impermeabilizar a madeira para garantir mais proteção.

 

 

Já as peças ensinadas pela designer de crochê Carine Strieder nos dois vídeos abaixo são inspirações delicadas para envolver os seus vasos.

 

 

 

Mais inspirações

 

Suculentas e cactos ficam uma graça dentro de um cachepô de crochê, não é mesmo? E, uma vez que essas espécies não precisam ser regadas com tanta frequência, o risco de seu artesanato estragar com a água é bem menor!

 

cachepôs de crochê com cactos e suculentas
Fotos: Reprodução Pinterest

 

Aposte em cachepô de crochê de cores neutras, como preto, branco, marrom e bege, a fim de destacar as cores da sua planta.

 

cachepô branco e cinza e cachepô terracota
Fotos: Reprodução Pinterest

 

Além disso, é uma boa ideia usar tonalidades que contrastem com a superfície em que o cachepô vai ficar.

 

cachepôs de cores neutras
Fotos: Reprodução Instagram @bellamariacroche

 

Por outro lado, utilizar fios e linhas de tons vibrantes para confeccionar as peças garante personalidade ao ambiente. No entanto, é necessário saber usar cor na decoração e fazer combinações inteligentes.

 

cachepôs de cores vivas
Fotos: Reprodução Pinterest

 

Cachepô de crochê para banheiro

 

A peça pode ser muito útil quando utilizada no banheiro. Uma vez que esse cômodo costuma ser o menor da casa, é essencial mantê-lo arrumado para aproveitar cada cantinho. E o cachepô de crochê é ótimo para organizar itens como maquiagens, perfumes e escovas de cabelo, por exemplo.

 

Receita de cachepô de crochê com fio náutico e renda

 

Procurando uma peça para deixar o seu banheiro sofisticado e elegante? Então, este cachepô de crochê em dourado e preto é a opção ideal. O resultado é um trabalho de 55cm de diâmetro e 10cm de altura. Confira, em seguida, a receita e o gráfico da artesã Renata Vieira, do blog do Bazar Horizonte.

 

cachepô dourado com renda preta
Fotos: Divulgação Bazar Horizonte

 

Materiais

 

  • 1 novelo de fio náutico (aqui, foi utilizada a cor 7625 – Castanha, da Círculo);
  • 1 agulha de crochê de 5mm;
  • 60cm de renda guipir de 3,5cm na cor preta,
  • Cola universal.

 

Passo a passo da base

 

Em primeiro lugar, para a base, inicie com um anel mágico. Logo após, comece as carreiras:

  • 1ª carr.: inicie com 1 corr., faça 6 p.b. e feche com p.b.x.;
  • 2ª carr.: inicie com 1 corr., faça 1 p.b. no mesmo p. de base, faça 5 aum. e feche com p.b.x.;
  • 3ª carr.: inicie com 1 corr., faça 1 aum. * 1 p.b. 1 aum. * rep. De *a* mais (4x). Feche com p.b.x.;
  • 4ª carr.: inicie com 1 corr., faça 1 p.b. e 1 aum. * 2 p.b. e 1 aum. * rep. de *a* mais (4x). Feche com p.b.x.;
  • 5ª carr.: inicie com 1 corr., faça 2 p.b. e 1 aum. * 3 p.b. e 1 aum. * rep. de *a* mais (4x). Feche com p.b.x.;
  • 6ª carr.: inicie com 1 corr., faça 3 p.b. e 1 aum. * 4 p.b. e 1 aum. * rep. de *a* mais (4x). Feche com p.b.x.;
  • 7ª carr.: inicie com 1 corr., faça 4 p.b. e 1 aum. * 5 p.b. e 1 aum. * rep. de *a* mais (4x). Feche com p.b.x.;
  • 8ª carr.: inicie com 1 corr., faça 5 p.b. e 1 aum. * 6 p.b. e 1 aum. * rep. de *a* mais (4x). Feche com p.b.x.

 

Passo a passo da finalização

 

Em seguida, trabalhe a lateral do cachepô de crochê em carr. caracol sem fechar as carr.:

  • 9ª carr.: inicie com 1 corr. E 47 p.b., pegando apenas na alça de trás do p. de base;
  • 10ª a 19ª carr.: trab. com *1 p.b., pegando na alça de trás do p. de base; 1 p.b.c.; * rep. de *a* até o final da carr. Trab. p.b. sobre p.b. e p.b.c. sobre p.b.c.

A fim de fazer a emenda de renda guipur, trabalhe uma carr. de p.b.x., emendando a renda no cachepô. Trabalhe 1 p.b.x. em cada alcinha da renda para que ela fique bem esticada e alinhada. Logo depois, corte o excesso da renda e cole com a cola universal.

Enfim, faça o acabamento com 1 p.b.x. para cada p. de base. Rem. o fio. Cole a ponta do fio na parte de dentro do cachepô para que ele não desfie.

 

gráfico para cachepô de crochê
Fotos: Divulgação Bazar Horizonte

 

Mais inspirações

 

Que tal fazer um kit de cestos para organizar toalhas, algodão, cotonetes, produtos de higiene e de beleza? Aqui, por exemplo, a artesã preferiu usar a mesma cor de fio de malha nas três peças. Só que a variação de pontos tornou cada cachepô de crochê único.

 

kit de cachepô de crochê para banheiro
Foto: Reprodução Pinterest

 

Nessas opções, por outro lado, cada peça recebeu duas cores contrastantes de linha. A dica é apostar nos tons que mais combinam com a decoração do resto do cômodo.

 

cachepôs de crochê para banheiro
Fotos: Reprodução Pinterest

 

dois cahepôs de crochê para organizar cosméticos
Foto: Reprodução Pinterest

 

  • 11
    Shares

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também

“Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda.” Tudo bem Mais detalhes