Foto de calendário com a data 10 de outubro.

10 de outubro é Dia Mundial da Saúde Mental. Veja as datas comemorativas de hoje, segunda

Também é Dia Mundial do Lions Clube e Dia Nacional de Luta Contra a Violência à Mulher. Veja as datas comemorativas de 10 de outubro

Compartilhe

Hoje é dia 10 de outubro! Embora não seja feriado, é um dia com celebrações importantíssimas. Em seguida, você descobre um pouco mais sobre a importância de cada uma delas.

Ao mesmo tempo, o Fashion Bubbles preparou algumas frases e dicas de conteúdo para compartilhar nas redes sociais. Assim, você pode interagir mais com o seu público. Continue lendo!

Quando é dia 10 de outubro?

Foto com frase de bom dia.
Fonte: Canva

Em 2022, 10 de outubro cai em uma segudna-feira. Trata-se do 283º dia do ano. Dessa forma, faltam 82 dias para 2022. Além disso, a fase da lua é nova e estamos na primavera. Aquele que nasce em 10 de outubro é do signo de Libra.

Hoje o dia e o mês são representados pelo mesmo número: 10! Aproveite para conferir mais sobre as datas comemorativas e feriados do mês no calendário de outubro de 2022. Por lá você também descobre dicas de conteúdo para postar em suas redes sociais.

Qual o horóscopo de hoje?

Veja no Spotify, o horóscopo de hoje para seu signo.

Qual o signo dos nascidos em 10 de setembro?

Representação artística de balança do signo de Libra.
Fonte: Canva

Os nascidos em 10 de outubro são librianos! As pessoas com o horóscopo Libra geralmente procuram entender o ponto de vista dos outros. Sempre solicitados pelos amigos, gostam de uma boa conversa.

Pessoas com o signo de Libra exaltam elegância e charme. A desvantagem é que podem ser superficiais, levianos e excessivamente tímidos. Além disso, aqueles com o Sol em Libra podem ser indecisos e mudar de ideia a cada três dias.

As pessoas nascidas sob o signo de Libra odeiam a infantilidade, a injustiça e o desrespeito.

Qual a comemoração do dia 10 de outubro?

Não sabe e está se perguntando o que é comemorado no dia 10 de outubro? Então, confira em seguida mais sobre o Dia Mundial da Mental, Dia Mundial do Lions Clube, Dia Nacional de Luta Contra a Violência à Mulher, Dia dos Veteranos da Marinha e Dia de São Daniel Comboni.

Dia Mundial da Saúde Mental

Hoje, 10 de outubro, é celebrado o Dia Mundial da Saúde Mental. Importante data para a educação, conscientização e defesa da saúde mental global contra o estigma social.

A Federação Mundial para Saúde Mental, que conta com membros em mais de 150 países, teve a iniciativa e celebrou a data pela primeira vez em 1992.

Todo 10 de outubro milhares de apoiadores celebram o programa anual, que tem como objetivo conscientizar e chamar a atenção para as doenças mentais. Além disso, promover o bem-estar e o tratamento adequado para aqueles com distúrbios relativos à mente.

Foto com a frase “Valorize a sua saúde mental”.
Fonte: Freepik. Montagem: Laila Lopes

Confira em seguida, algumas frases sobre a importância da data

  • Não é sinal de saúde estar bem-adaptado a uma sociedade doente.
  • Depois de toda luta e cada descanso, quero me levantar forte e pronta, como um cavalo novo.
    Descanse; um campo que descansou dá uma colheita abundante.
  • Tenho que me concentrar na minha saúde mental e não colocar em risco minha saúde e bem-estar. Temos que proteger nosso corpo e nossa mente.
  • Tenho que me concentrar na minha saúde mental e não colocar em risco minha saúde e bem-estar. Temos Há esperança, mesmo quando seu cérebro diz que não.
  • Tenha em mente que seu foco determina a sua realidade.

Dia Mundial do Lions Clube

Em 10 de outubro também é comemorado o Dia Mundial do Lions Clube. A associação trabalha em prol de respostas às necessidades físicas que desafiam o mundo todo. São mais de 1,3 milhão de homens e mulheres reunidos em 200 países e regiões.

Os Leões, como são chamados, são conhecidos pelo famoso trabalho feito pelo fim da cegueira evitável. Contudo, eles possuem uma variedade de projetos importantes. Oferecem serviços aos jovens, trabalham para melhorar o meio ambiente, constroem casas para deficientes, apoiam a conscientização acerca da diabetes, realizam programas auditivos e também auxiliam vítimas de catástrofes em todo o mundo.

Foto com a frase “Dia Mundial do Lions Clube” - 10 de outubro.
Fonte: Pexels/ Semanário Zona Norte. Montagem: Laila Lopes

  • Leia também: Cabelo Black Power — um importante símbolo da luta do movimento negro. Entenda!

10 de outubro, Dia Nacional de Luta Contra a Violência à Mulher

Outro marco importante celebrado em 10 de outubro é o Dia Nacional de Luta Contra a Violência à Mulher. A data foi escolhida por causa que nela, em 1980, um movimento de mulheres se reuniu em frente as escadarias do Teatro Municipal de São Paulo e iniciou um protesto contra o aumento de crimes de gênero no Brasil. Atualmente conhecido por feminicídio, que é quando uma mulher é morta simplesmente por ser mulher.

A data tem grande importância, pois ressalta como a mulher ainda é, infelizmente, um constante alvo de violência no Brasil. Sendo verbal, física ou de ordem sexual. O dia serve para conscientizar a população sobre os números horripilantes de agressões. Assim também visa buscar novas políticas em prol de acabar com a violência contra as pessoas do sexo feminino.

Foto com a frase “Pare a violência contra a mulher” - 10 de outubro.
Fonte: Freepik. Montagem: Laila Lopes

  • Leia ainda: Duda Reis planeja abrir ONG para combater violência doméstica

Que tal aproveitar a data e compartilhar em suas redes sociais algumas citações de mulheres inspiradoras? Confira algumas em seguida:

  • “Eu não sou livre enquanto alguma mulher não o for, mesmo quando as correntes dela forem muito diferentes das minhas.” — Audre Lord
  • “Nós todos não podemos ser bem sucedidos quando metade de nós é retida.” — Malala Yousafzai
  • “Não há limite para o que nós, como mulheres, podemos realizar.” — Michelle Obama
  • “Pela maior parte da História, ‘anônimo’ foi uma mulher.” — Virginia Woolf
  • “Não se nasce mulher, torna-se mulher.” — Simone de Beauvoir
  • “Temos a permissão de ser exatamente quem somos.” — Nina Simone

Dia dos Veteranos da Marinha

Hoje celebra-se também o Dia dos Veteranos da Marinha. A data escolhida remete à assinatura do Decreto 49.096/1960, que criou o atual Serviço de Veteranos e Pensionistas da Marinha. O marco presta homenagem aos veteranos marinheiros, que nos antecederam e deixaram um legado de retidão e exemplos.

Foto com a frase “Feliz Dia dos Veterandos” - 10 de outubro.
Fonte: Canva. Montagem: Laila Lopes

Próximas datas comemorativas de outubro

  • 11 de outubro – Dia Nacional de Prevenção da Obesidade, Dia Internacional das Meninas, Dia do Deficiente Físico, Dia do Teatro Municipal e Aniversário da Criação do Mato Grosso do Sul;
  • 12 de outubro – Dia de Nossa Senhora AparecidaDia das Crianças, Dia Nacional da Leitura, Dia Nacional do Mar, Dia do Engenheiro Agrônomo, Dia do Corretor de Seguros, Dia do Rio Tietê, Dia do Cirurgião Pediátrico, Dia Mundial da Artrite Reumatoide e Dia Nacional do Lobo-Guará;
  • 13 de outubro – Dia Nacional do Fisioterapeuta, Dia Internacional para a Redução de Desastre, Dia Mundial da Trombose, Dia do Terapeuta Ocupacional e Dia Mundial da Visão;
  • 14 de outubro – Dia do Meteorologista, Dia Mundial da Normalização e Dia Nacional da Pecuária;
  • 15 de outubro – Dia do Professor, Dia do Educador Ambiental, Dia Internacional do Bicho Preguiça, Dia do Consumo Consciente, Dia do Médico Neurologista, Dia de Santa Teresa D’Ávila, Dia Internacional da Mulher Rural, Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita, Dia do Normalista e Dia Mundial da Lavagem das Mãos;

Segunda-feira é dia de qual orixá?



Foto de imagem dos orixás Exú e Omolú-Obalauaê - montagem.
Fonte: Caotize/ Camdomblemagia. Montagem: Laila Lopes



Exú e Omolú-Obaluaê são os orixás de segunda-feira. O Orixá Exú conecta os humanos ao mundo dos orixás, assim sem Ele nenhuma comunicação espiritual é possível, e não há proteção para o terreiro nem para os filhos.

Já Omulú-Obaluaê é o senhor das doenças. Ele é o orixá que renova os espíritos, senhor dos mortos e regente dos cemitérios. O consideram o campo santo entre o mundo material e o espiritual.

Qual é o santo do dia 10 de outubro?

São Daniel Comboni

Daniel Comboni, que nasceu em 15 de março de 1831, foi um bispo católico italiano. Assim, o papa João Paulo II canonizou Daniel em 5 de outubro de 2003. O dia escolhido para a festa litúrgica representa a data de sua morte, 10 de outubro de 1881.

São Daniel Comboni foi um grande lutador contra a escravatura. Desse modo, seu coração sempre esteve voltado para os africanos, que queriam liberdade das doenças, da miséria e da escravidão.

Oração a São Daniel Comboni

Foto com oração a São Daniel Comboni.
Fonte: Pexels. Montagem: Laila Lopes

“Deus de bondade, que chamaste Daniel Comboni para levar aos povos sofredores do continente africano sua mensagem de amor, dai-nos encontrar nos sofredores que estão à nossa volta o rosto do vosso filho Jesus Cristo. Que vive e reina para sempre. Amém.”

9 de outubro: conclusão



Embora 9 de outubro não seja um feriado, a data possui celebrações de muita importância. A Igreja Católica celebra hoje, portanto, o São Daniel Comboni.

Os orixás de segunda-feira são Exú e Omolú-Obaluaê. Em resumo, celebramos hoje: Dia Mundial da Saúde Mental, Dia Mundial do Lions Clube, Dia Nacional de Luta Contra a Violência à Mulher, Dia dos Veteranos da Marinha e Dia de São Daniel Comboni.



  • Por fim, confira também Feriados em 2022: Veja datas e dia da semana de todos!

Foto com a frase "Hoje é dia 10 de outubro".
Fonte: Freepik. Montagem: Laila Lopes
Compartilhe

Notícias em Alta

Últimas Notícias