12 de outubro é Dia das Crianças. Veja as datas comemorativas de hoje, quinta

Hoje é o décimo segundo dia do décimo mês do ano, Dia Nacional do Mar. Veja as principais datas comemorativas de 12 de outubro e frases para compartilhar

Montagem: Fashion Bubbles

Hoje é dia 12 de outubro e é feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, e do Dia das Crianças. Além disso, já é o décimo segundo dia do décimo mês do ano. Com isso, também temos outras várias datas comemorativas hoje. Em seguida, você confere um pouco mais sobre cada uma delas e encontra frases e curiosidades para compartilhar com amigos e família.

Ao mesmo tempo, preparamos ideias de conteúdo para as redes sociais. Dessa forma, se você tem uma marca ou administra um perfil, pode aproveitar para fazer um post temático. Continue lendo!

Quando é dia 12 de outubro?

Fonte: Canva (adaptada)

Em 2023, 12 de outubro cai em uma quinta-feira. Trata-se do 285º dia do ano. Assim, agora faltam 80 dias para 2024. Além disso, a fase da Lua é minguante e a estação em que estamos é a primavera.

Como resultado, nos encontramos no início do décimo mês do ano! Aproveite, logo depois, para conferir as datas comemorativas e os feriados do mês no calendário de outubro de 2023. Lá você ainda encontra ideias de conteúdo para postar nas suas redes sociais.

Qual o horóscopo de hoje?

Veja, no Spotify, o horóscopo de hoje para seu signo.

#actampads1#

Qual o signo de quem nasce em 12 de outubro?

Fonte: Canva (adaptada)

Nascidos em 12 de outubro são de Libra. Sem dúvida, os librianos são conhecidos por serem diplomáticas e por buscarem justiça em todos os aspectos de sua vida.

Além disso, pessoas desse signo são sinceras, tranquilas, criativas e charmosas. No entanto, podem ter dificuldade de se posicionar, se mostrando distraídas e inseguras.

O que se comemora no dia 12 de outubro?

Está curioso e se perguntando: afinal, 12 de outubro é dia de quê? Então, saiba mais sobre Dia das Crianças, Dia de Nossa Senhora Aparecida, Dia Nacional do Mar, Dia Nacional da Leitura, Dia do Engenheiro Agrônomo e Dia do Corretor de Seguros.

  • Ademais, confira Planner 2022: 10 modelos gratuitos para se organizar para o novo

Dia das Crianças

Em 12 de outubro celebra-se o Dia das Crianças. A data foi criada com o objetivo de celebrar os direitos das crianças e dos adolescentes. Também serve para ajudar a conscientizar as pessoas, principalmente os pais, acerca dos cuidados necessários nessa fase da vida.

#actampads1#
Fonte: Rawpixel (adaptada). Veja mais frases e imagens  de dias das crianças aqui

Por outro lado, o Dia Mundial das Crianças é celebrado no dia 20 de novembro. De acordo com a ONU, é uma homenagem à data da aprovação da Declaração dos Direitos da Criança.

Sendo assim, o Dia das Crianças cai junto com o Dia da Nossa Senhora Aparecida. Ou seja, é feriado nacional. Então, os adultos podem comemorar esta data levando as crianças para uma atividade especial ou até mesmo dando um presente.

E para um dia das crianças ainda mais especial veja:

O que falar no Dia das Crianças?

Fonte: Rawpixel (adaptada). Veja mais frases e imagens  de dias das crianças aqui
  • Só é possível ensinar uma criança a amar, amando-a.” (Johann Goethe)
  • Ser criança é ser feliz e desfrutar intensamente de todos os instantes da vida. Feliz Dia das Crianças!
  • Neste 12 de outubro, lembre-se de nunca parar de brincar e se divertir, pois é isso que mantém viva a criança dentro de nós.
  • Ser criança é criar um mundo só seu, ver o lado positivo da vida e acreditar que tudo é possível. Feliz Dia das Crianças!
Fonte: Sharon McCutcheon/Pexels Montagem: Thamyres Barbosa

Dia Nacional do Mar

Em 12 de outubro também é comemorado o Dia Nacional do Mar. A data promove a conscientização da população e das empresas acerca da preservação dos mares e os riscos que envolvem a exploração marítima.

#actampads1#
Fonte: Canva (adaptada)

Você sabia que o Brasil possui um dos litorais mais extensos do mundo? E que os oceanos detêm mais 90% de toda água do planeta? Então, é por isso que é tão importante a preservação dos mares e da vida marinha.

Dessa forma, é necessário que a população contribua com a preservação dos mares e repense seus hábitos diários. Faça sua parte para um futuro mais limpo e confira algumas dicas de atitudes que você já pode adaptar no seu dia a dia!

Confira ainda

Related Post

O que podemos fazer para preservar o mar em 7 ações?

  1. Consuma menos plástico;
  2. Evite descartar óleo na pia;
  3. Apoie organizações que estimulam a preservação dos mares;
  4. Separe os lixos corretamente entre orgânicos e recicláveis;
  5. Sempre que possível, aposte em garrafas e recipientes que possam ser reutilizados;
  6. Evite compostos tóxicos na hora de escolher seu produto de higiene;
  7. Estude sobre o assunto.

Dia Nacional da Leitura

A data 12 de outubro também é uma comemoração ao Dia Nacional da Leitura. Sendo assim, tem como objetivo incentivar a prática da leitura entre crianças, jovens e adultos.

#actampads1#

A data foi instituída em 2009 e, anualmente são feitas várias campanhas para, principalmente, crianças e jovens desenvolverem gosto pela leitura desde cedo. Afinal, a leitura é essencial para a formação de senso crítico. Ler estimula a criatividade e a imaginação, além de enriquecer o vocabulário do leitor.

Fonte: Canva (adaptada)

Aproveite o marco e engaje nas redes sociais! Que tal compartilhar com os seguidores uma lista de livros que podem mudar sua visão sobre o mundo? Acesse, confira e divulgue:  Dicas de leitura –  12 livros que vão transformar sua visão de mundo

Dia do Engenheiro Agrônomo

O Dia do Engenheiro Agrônomo é comemorado em 12 de outubro. A data é uma homenagem ao profissional que é o responsável por ampliar a oferta de alimentos, fibra e energia. Eles também fazem as pesquisas e a difusão de tecnologia no campo.

O Engenheiro Agrônomo auxilia, planeja e executa as atividades do agronegócio. Para isso, utiliza técnicas agrônomas e conhecimentos científicos que ajudam a gerar uma agricultura racional. Sendo assim, a data, instituída pelo Decreto 23.196/33, marca a regulamentação do exercício da profissão.

#actampads1#

O que falar no Dia do Engenheiro Agrônomo?

  • Parabéns a você, Engenheiro Agrônomo, pelo seu dia. Você que tem o desafio de aumentar a produção de alimentos, preservando o meio ambiente!
  • Que neste dia 12 de outubro possamos parabenizar estes verdadeiros parceiros dos agricultores. Que toda sabedoria dos engenheiros agrônomos seja exaltada. Parabéns pelo seu dia!
  • É através do amor que o cultivo de nossas terras pode prosperar e render belos frutos. Neste 12 de outubro, celebremos o Dia do Engenheiro Agrônomo, este importante profissional para nosso meio ambiente.
  • Nosso meio ambiente e nossa agricultura agradecem tamanha dedicação ao estudo de nossa terra e desenvolvimento. Feliz Dia do Engenheiro Agrônomo neste 12 de outubro!
Fonte: Freepik (adaptada)

Dia do Corretor de Seguros

Há 51 anos, no dia 12 de outubro, comemora-se o Dia do Corretor de Seguros. A data foi criada na Argentina, em 1970, durante o I Encontro Mundial dos Corretores de Seguro. Entretanto, no Brasil, a regulamentação da profissão foi assegurada 6 anos antes, através da Lei nº 4.594, de 29 de dezembro de 1964.

Assim, esta data tem como objetivo homenagear os corretores de seguro que se dedicam a ajudar a garantir saúde e proteção para a população. Além disso, esses profissionais contribuem com o desenvolvimento da economia nacional.

Mensagens para o Dia do Corretor de Seguros

  • Os amigos são aqueles que ajudam as pessoas a se levantarem, os corretores de seguros são aqueles que evitam que elas caiam. Obrigado pelo seu trabalho! Feliz Dia do Corretor de Seguros!
  • Parabéns a todos aqueles que protegem as conquistas das pessoas diariamente. Isso traz tranquilidade a eles, que em troca valorizam o seu trabalho. Feliz Dia Mundial do Corretor de Seguros.
  • Poderia ser o dia da tranquilidade, segurança ou confiança, mas não. Neste 12 de outubro, comemoramos o Dia Mundial do Corretor de Seguros! Parabéns a esses profissionais dedicados que zelam por nossos tesouros.
Fonte: Pinterest (adaptada)

Quinta-feira é dia de qual orixá?

Fonte: Significado

Oxóssi é o orixá de quinta-feira. Ele é o caçador, o Senhor das Matas, sendo simbolizado por um arco e uma flecha. Azul e verde são suas cores primárias, sendo esta última a mais associada pela relação às matas. Para salvar Oxóssi, dizemos ke arô!

Qual o santo do dia 12 de outubro?

No dia 12 de outubro, é comemorado o Dia de Nossa Senhora Aparecida. Saiba mais!

#actampads1#

Dia de Nossa Senhora Aparecida

Neste 12 de outubro, os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida. Por isso, é feriado nacional no país. Esta data homenageia a santa que é a padroeira do Brasil e também uma das principais santas do catolicismo.

De acordo com a lenda, a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada durante um período de escassez de peixes no Rio Paraíba do Sul. Logo após acharem a imagem, as redes que antes vinham vazias, abundavam de peixes.

Dessa forma, devido a sua importância nacional, foi construído, em 1946, um santuário dedicado a ela em São Paulo, na cidade de Aparecida.

Oração de Nossa Senhora Aparecida

“Ó incomparável Senhora da Conceição Aparecida, Mãe de Deus, Rainha dos Anjos, Advogada dos pecadores, Refúgio e consolação dos aflitos e atribulados, Virgem Santíssima, cheia de poder e de bondade, lançai sobre nós um olhar favorável para que sejamos socorridos por vós em todas as necessidades em que nos acharmos.

#actampads1#

Lembrai-vos, ó clementíssima Mãe Aparecida, que nunca se ouviu dizer, que algum daqueles que têm a vós recorrido, invocado vosso santíssimo nome e implorado a vossa singular proteção, fosse por vós abandonado. Animados com esta confiança, a vós recorremos, tomamos-vos para sempre por nossa Mãe, nossa protetora, consolação e guia, esperança e luz na hora da morte. Livrai-nos de tudo o que possa ofender-vos e ao vosso Santíssimo Filho, Jesus. Preservai-nos de todos os perigos, da alma e do corpo, dirigi-nos em todos os assuntos espirituais e temporais, livrai-nos da tentação do demônio, para que, trilhando o caminho da virtude, possamos um dia ver-vos e amar-vos, na eterna glória, por todos os séculos dos séculos. Amém!”

Fonte: Canva (adaptada)

Próximas datas comemorativas do mês de outubro

  • 11 de outubro – Dia Nacional de Prevenção da Obesidade, Dia Internacional das Meninas, Dia do Deficiente Físico, Dia do Teatro Municipal e Aniversário da Criação do Mato Grosso do Sul;
  • 12 de outubro – Dia de Nossa Senhora AparecidaDia das Crianças, Dia Nacional da Leitura, Dia Nacional do Mar, Dia do Engenheiro Agrônomo, Dia do Corretor de Seguros, Dia do Rio Tietê, Dia do Cirurgião Pediátrico, Dia Mundial da Artrite Reumatoide e Dia Nacional do Lobo-Guará;
  • 13 de outubro – Dia Nacional do Fisioterapeuta, Dia Internacional para a Redução de Desastre, Dia Mundial da Trombose, Dia do Terapeuta Ocupacional e Dia Mundial da Visão;
  • 14 de outubro – Dia do Meteorologista, Dia Mundial da Normalização e Dia Nacional da Pecuária;
  • 15 de outubro – Dia do Professor, Dia do Educador Ambiental, Dia Internacional do Bicho Preguiça, Dia do Consumo Consciente, Dia do Médico Neurologista, Dia de Santa Teresa D’Ávila, Dia Internacional da Mulher Rural, Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita, Dia do Normalista e Dia Mundial da Lavagem das Mãos;

Relacionadas

12 de outubro: conclusão

No dia 12 de outubro é feriado nacional. A comemoração tem caráter religioso, pois celebra o Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Entretanto, a data é bastante lembrada por conta do Dia das Crianças.

Dessa forma, não podemos esquecer do Dia Nacional do Mar, Dia Nacional da Leitura, Dia do Engenheiro Agrônomo e Dia do Corretor de Seguros que também fazem parte das comemorações do dia.

Fonte: Canva. Montagem: Thamyres Barbosa
Fonte: Canva. Montagem: Laís Rodrigues
Thamyres Barbosa: Estudante de Letras na UFRJ, apaixonada por literatura, por moda e pelo mundo.
Posts Relacionados

Usamos cookies em nosso site para oferecer uma melhor experiência. Ao clicar em “Aceitar tudo”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. No entanto, você pode visitar "Configurações" para ajustar quais cookies deseja aceitar ou não em nossa Política de Privacidade.

Leia mais