13 de outubro: as datas comemorativas de hoje, quarta-feira

13 de outubro: as datas comemorativas de hoje, quarta-feira

Hoje é dia 13 de outubro! Embora não seja feriado, é um dia repleto celebrações muito relevantes. Em seguida, você aprende mais um pouco sobre a importância de cada uma delas.

Ao mesmo tempo, o Fashion Bubbles preparou algumas dicas de conteúdo e frases que podem ser compartilhadas nas redes sociais. Assim, você aproveita para interagir com os seus seguidores. Continue acompanhando!

 

Quando é dia 13 de outubro?

 

Em 2021, 13 de outubro cai em uma quarta-feira. Trata-se do 286º dia do ano. Dessa forma, agora faltam 79 dias para 2022. Além disso, a fase da lua é quarto crescente e estamos na primavera. Nascidos em 11 de outubro são do signo de Libra.

Ontem, foi o famoso feriado de Nossa Senhora Aparecida! Aproveite para ficar ligadinho nas datas comemorativas e feriados do mês no calendário de outubro de 2021. Por lá você também encontra dicas de conteúdo para compartilhar nas suas redes sociais.

 

  • Leia também Calendário 2021: feriados, datas comemorativas e ideias de conteúdo para as redes sociais

 

Qual o horóscopo de hoje?

 

Veja, no Spotify, o horóscopo de hoje para seu signo.

 

 

O que se comemora no dia 13 de outubro?

 

Curioso para saber as celebrações de 13 de outubro? Então, saiba mais sobre o Dia Nacional do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional e Dia Internacional para a Redução de Desastre. 

 

Dia Nacional do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional

 

Anualmente, o Dia Nacional do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional é comemorado no dia 13 de outubro. A data é uma forma de homenagear a função que esses profissionais da área da saúde que ajudam na recuperação e manutenção do corpo humano.

Além disso, o fisioterapeuta é responsável por ajudar na prevenção de doenças ósseas e musculares, fazendo massagens e exercícios localizados. Um ótimo exemplo é realizar aula de pilates com o fisioterapeuta, pois essa atividade é recomendada para qualquer pessoa como forma de manutenção do corpo.

Por sua vez, o Terapeuta Ocupacional é extremamente importante. Ele indica atividades tanto físicas quanto intelectuais para pacientes que sofreram alguma lesão. Seja AVC ou um outro acidente.

Da mesma forma, o terapeuta ocupacional é responsável por ajudar crianças que têm dificuldades motoras. Assim, o profissional vai auxiliar indicando exercícios específicos para melhorar esse condicionamento.

 

Fonte: Canva (adaptado)

 

  • Veja ainda Quiropraxia: Técnica alivia hérnia de disco, dor lombar e lesões

 

Se você está se perguntando: afinal, qual a origem do Dia Nacional do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional? Saiba que o Dia do Fisioterapeuta foi criado em 1969, através de uma lei que tinha o objetivo de regulamentar as atividades realizadas por esses profissionais no país.

Recentemente, em 2015, a Presidente Dilma Rousseff sancionou a Lei nº 13.084, de 8 de janeiro de 2015. Assim, a data institui oficialmente o dia 13 de outubro como Dia Nacional do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional.

 

  • Enquanto isso, confira Hipertensão: o que é e quais alimentos ajudam a controlar

 

Algumas frases homenagear o Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional

 

  1. “Parabéns aos profissionais que transformam movimento em qualidade de vida”
  2. “Profissões onde o amor e a ciência se encontram”
  3. ’Paciência e persistência são qualidades vitais no resultado final para realizar algum esforço que valha a pena.’’ – Joseph Pilates
  4. “Você não pode colocar um limite em nada. Quanto mais você sonha, mais longe você chega.”  – Michael Phelps,

 

  • Leia também Hipertensão:: uma ótima alternativa para reduzir a agitação

 

Dia Internacional da Trombose

 

Dia 13 de outubro, médicos e profissionais de saúde promovem o Dia Mundial da Trombose. A campanha busca alertar a população sobre os perigos dos coágulos de sangue.

Atualmente, a doença tem sido pauta por ser um problema de saúde global urgente e crescente. Isso porque a trombose mata uma em cada quatro pessoas no mundo.

Essa campanha é promovida pela Sociedade Internacional de Trombose e Hemostasia (ISTH, em inglês). No total, são mais de 3.000 parcerias com organizações em 120 países. Todas a fim de conscientizar, tratar e prevenir a doença.

 

 

Dia Internacional para a Redução de Desastre 

 

Fonte: Canva (adaptado)

 

Outra data muito relevante mundialmente é o Dia Internacional para a Redução do Desastre. Também comemorado anualmente no dia 13 de outubro, esse dia foi criado em 1989 pela Assembleia das Nações Unidas . O objetivo é promover uma conscientização global dos riscos de desastres naturais.

Além disso, a ideia é chamar a atenção dos países para a doção de políticas que ajudem a reduzir riscos humanos e materiais ao redor do mundo. Com mais informação e políticas de segurança, pessoas e comunidades poderão se preparar reduzir esses riscos.

 

  • Leia mais Bienal da Amazônia: Arte com consciência para ajudar a preservar a floresta brasileira

 

Qual o santo do dia 13 de outubro?

 

Assim sendo, 13 de outubro é dia de São Eduardo. Também conhecido por ter sido rei da Inglaterra, durante seu reinado, São Eduardo promoveu a paz e combateu a corrupção.

O santo viveu entre 1003 e 1066. Aos 10 anos, foi exilado com sua mãe em Normandia, norte da França, após seus inimigos invadirem a Inglaterra. Mesmo no exílio, o jovem continuou pregando sua fé. Depois de 29 anos de exílio, quando o falso rei Hardicanute morreu, Eduardo conquistou a coroa do país.

São Eduardo era um pacificador, assim, aboliu algumas leis opressoras e injustas. Na vida cristã, buscava sempre a oração e meditação. Segundo informações, Santo Eduardo faleceu no dia 5 de janeiro e foi canonizado em 1163.

 

Oração de São Eduardo

 

Fonte: Canva (adaptado)

 

“Ó Deus, que concedestes a Santo Eduardo a graça de governar com justiça, promovendo o verdadeiro bem para seus governados, concede-nos a graça e governar nossas vidas e nossos bens com justiça e procurar verdadeiramente o bem do próximo. Por Cristo, Nosso Senhor, amém. Santo Eduardo, rogai por nós.”

 

  • Veja ainda Orações para saúde: 25 preces poderosas para pedir proteção e cura

 

Enfim, a última aparição de Nossa Senhora de Fátima

 

Contudo, hoje também celebramos a última aparição de Nossa Senhora de Fátima.

13 de outubro de 1917 foi a última aparição de Nossa Senhora aos três pastorinhos na Cova da Iria, em Portugal. A data é lembrada pela Igreja pelo que ficou conhecido como “Milagre do Sol”.

Na ocasião, milhares de peregrinos que chegaram à Fátima, Portugal, presenciaram o sol tremer. Logo após a aparição da Virgem Maria à Jacinta, Francisco e Lúcia, foi possível ver o sol tremer.

Nesse sentido, o milagre ocorreu porque, segundo relatos dos católicos, estava chovendo muito antes da aparição. Em seguida, as roupas secaram e fieis foram curados. Ainda assim, os fieis relatam que o tremor foi basicamente uma espécie de dança.

Por fim, Nossa Senhora de Fátima profetizou que a 1ª Guerra terminaria em breve e se revelou como a Senhora do Rosário.

 

Oração de Nossa Senhora de Fátima

 

Fonte: Canva (adaptado)

 

” Santíssima Virgem, que nos montes de Fátima vos dignastes revelar aos três pastorinhos os tesouros de graças que podemos alcançar, rezando o santo rosário, ajudai-nos a apreciar sempre mais esta santa oração, a fim de que, meditando os mistérios da nossa redenção, alcancemos as graças que insistentemente vos pedimos (pedir a graça). Ó meu bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o céu e socorrei principalmente as que mais precisarem. Nossa Senhora do Rosário de Fátima, rogai por nós!” 

 

  • Confira mais Dia do Anjo da Guarda: Preces e imagens lindas para compartilhar
calendárioCalendário 2021calendário de outubroDatas ComemorativasFeriados 2021Frases e MensagensOraçõesRedes Sociais