13 de outubro é Dia Nacional do Fisioterapeuta. As datas comemorativas de hoje, sexta

Hoje é o décimo terceiro dia do décimo mês do ano, Dia Internacional para a Redução de Desastre. Veja as datas comemorativas de 13 de outubro

Fonte: Canva

Hoje é dia 13 de outubro! Embora não seja feriado, é um dia repleto celebrações muito relevantes. Em seguida, você aprende mais um pouco sobre a importância de cada uma delas.

Ao mesmo tempo, o Fashion Bubbles preparou algumas dicas de conteúdo e frases que podem ser compartilhadas nas redes sociais. Assim, você aproveita para interagir com os seus seguidores. Continue acompanhando!

Quando é dia 13 de outubro?

Fonte: Canva

Em 2023, 13 de outubro cai em uma sexta-feira. Trata-se do 286º dia do ano. Dessa forma, agora faltam 79 dias para 2024. Além disso, a fase da Lua é minguante e estamos na primavera. Nascidos em 13 de outubro, são do signo de Libra.

Ontem, foi o famoso feriado de Nossa Senhora Aparecida! Aproveite para ficar ligadinho nas datas comemorativas e feriados do mês no calendário de outubro de 2023. Por lá você também encontra dicas de conteúdo para compartilhar nas suas redes sociais.

Qual o horóscopo de hoje?

Veja, no Spotify, o horóscopo de hoje para seu signo.

#actampads1#

Qual é o signo dos nascidos em 13 de outubro?

Fonte: Canva

Os nascidos em 13 de outubro são librianos! As pessoas com o horóscopo Libra geralmente procuram entender o ponto de vista dos outros. Sempre solicitados pelos amigos, gostam de uma boa conversa.

Pessoas com o signo de Libra exaltam elegância e charme. A desvantagem é que podem ser superficiais, levianos e excessivamente tímidos. Além disso, aqueles com o Sol em Libra podem ser indecisos e mudar de ideia a cada três dias. As pessoas nascidas sob o signo de Libra odeiam a infantilidade, a injustiça e o desrespeito.

O que se comemora no dia 13 de outubro?

Curioso para saber as celebrações de 13 de outubro? Então, saiba mais sobre o Dia Nacional do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional, Dia Internacional para a Redução de Desastre, Dia Mundial da Trombose e Dia Mundial da Visão. 

Dia Nacional do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional

Anualmente, o Dia Nacional do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional é comemorado no dia 13 de outubro. A data é uma forma de homenagear a função que esses profissionais da área da saúde que ajudam na recuperação e manutenção do corpo humano.

#actampads1#

Além disso, o fisioterapeuta é responsável por ajudar na prevenção de doenças ósseas e musculares, fazendo massagens e exercícios localizados. Um ótimo exemplo é realizar aula de pilates com o fisioterapeuta, pois essa atividade é recomendada para qualquer pessoa como forma de manutenção do corpo.

Fonte: Canva (adaptado)

Por sua vez, o Terapeuta Ocupacional é extremamente importante. Ele indica atividades tanto físicas quanto intelectuais para pacientes que sofreram alguma lesão. Seja AVC ou um outro acidente.

Da mesma forma, o terapeuta ocupacional é responsável por ajudar crianças que têm dificuldades motoras. Assim, o profissional vai auxiliar indicando exercícios específicos para melhorar esse condicionamento.

Se você está se perguntando: afinal, qual a origem do Dia Nacional do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional? Saiba que o Dia do Fisioterapeuta foi criado em 1969, através de uma lei que tinha o objetivo de regulamentar as atividades realizadas por esses profissionais no país.

#actampads1#
  • Veja ainda Quiropraxia: Técnica alivia hérnia de disco, dor lombar e lesões

Algumas frases homenagear o Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional

  1. “Parabéns aos profissionais que transformam movimento em qualidade de vida”
  2. “Profissões onde o amor e a ciência se encontram”
  3. ’Paciência e persistência são qualidades vitais no resultado final para realizar algum esforço que valha a pena.’’ – Joseph Pilates
  4. “Você não pode colocar um limite em nada. Quanto mais você sonha, mais longe você chega.”  – Michael Phelps
  • Leia também Hipertensão:: uma ótima alternativa para reduzir a agitação

Dia Internacional da Trombose

Dia 13 de outubro, médicos e profissionais de saúde promovem o Dia Mundial da Trombose. A campanha busca alertar a população sobre os perigos dos coágulos de sangue. Atualmente, a doença tem sido pauta por ser um problema de saúde global urgente e crescente. Isso porque a trombose mata uma em cada quatro pessoas no mundo.

Essa campanha é promovida pela Sociedade Internacional de Trombose e Hemostasia (ISTH, em inglês). No total, são mais de 3.000 parcerias com organizações em 120 países. Todas a fim de conscientizar, tratar e prevenir a doença.

Dia Internacional para a Redução de Desastre 

Fonte: Canva (adaptado)

Outra data muito relevante mundialmente é o Dia Internacional para a Redução do Desastre. Também comemorado anualmente no dia 13 de outubro, esse dia foi criado em 1989 pela Assembleia das Nações Unidas . O objetivo é promover uma conscientização global dos riscos de desastres naturais.

Além disso, a ideia é chamar a atenção dos países para a doção de políticas que ajudem a reduzir riscos humanos e materiais ao redor do mundo. Com mais informação e políticas de segurança, pessoas e comunidades poderão se preparar reduzir esses riscos.

Related Post
#actampads1#

Dia Mundial da Trombose

Dia 13 de outubro, médicos e profissionais de saúde promovem o Dia Mundial da Trombose. A campanha busca alertar a população sobre os perigos dos coágulos de sangue.

Fonte: ABC do ABC

Atualmente, a doença tem sido pauta por ser um problema de saúde global urgente e crescente. Isso porque a trombose mata uma em cada quatro pessoas no mundo.

Essa campanha é promovida pela Sociedade Internacional de Trombose e Hemostasia (ISTH, em inglês). No total, são mais de 3.000 parcerias com organizações em 120 países. Todas a fim de conscientizar, tratar e prevenir a doença.

Sexta-feira é o dia de qual orixá?

Na Umbanda, cada dia da semana conta com suas próprias entidades. Só para exemplificar, a sexta-feira é dia de 1 orixá: Oxalá. Com isso, venha ver como homenagear cada uma delas!

#actampads1#

Quem é o Oxalá?

Oração para Oxalá. Fonte: Canva (adaptado)

Considerado o orixá mais poderoso de todos, Oxalá foi o primeiro a ser criado. Assim, é ele quem rege toda vida na terra. Para homenageá-lo, acenda velas na cor branca.

Qual o santo do dia 13 de outubro?

Dia de São Eduardo

Assim sendo, 13 de outubro é dia de São Eduardo. Também conhecido por ter sido rei da Inglaterra, durante seu reinado, São Eduardo promoveu a paz e combateu a corrupção.

O santo viveu entre 1003 e 1066. Aos 10 anos, foi exilado com sua mãe em Normandia, norte da França, após seus inimigos invadirem a Inglaterra. Mesmo no exílio, o jovem continuou pregando sua fé. Depois de 29 anos de exílio, quando o falso rei Hardicanute morreu, Eduardo conquistou a coroa do país.

São Eduardo era um pacificador, assim, aboliu algumas leis opressoras e injustas. Na vida cristã, buscava sempre a oração e meditação. Segundo informações, Santo Eduardo faleceu no dia 5 de janeiro e foi canonizado em 1163.

#actampads1#

Oração de São Eduardo

Fonte: Canva (adaptado)

“Ó Deus, que concedestes a Santo Eduardo a graça de governar com justiça, promovendo o verdadeiro bem para seus governados, concede-nos a graça e governar nossas vidas e nossos bens com justiça e procurar verdadeiramente o bem do próximo. Por Cristo, Nosso Senhor, amém. Santo Eduardo, rogai por nós.”

  • Veja ainda Orações para saúde: 25 preces poderosas para pedir proteção e cura

Enfim, a última aparição de Nossa Senhora de Fátima

Contudo, hoje também celebramos a última aparição de Nossa Senhora de Fátima. 13 de outubro de 1917 foi a última aparição de Nossa Senhora aos três pastorinhos na Cova da Iria, em Portugal. A data é lembrada pela Igreja pelo que ficou conhecido como “Milagre do Sol”.

Na ocasião, milhares de peregrinos que chegaram à Fátima, Portugal, presenciaram o sol tremer. Logo após a aparição da Virgem Maria à Jacinta, Francisco e Lúcia, foi possível ver o sol tremer.

Nesse sentido, o milagre ocorreu porque, segundo relatos dos católicos, estava chovendo muito antes da aparição. Em seguida, as roupas secaram e fieis foram curados. Ainda assim, os fieis relatam que o tremor foi basicamente uma espécie de dança. Por fim, Nossa Senhora de Fátima profetizou que a 1ª Guerra terminaria em breve e se revelou como a Senhora do Rosário.

#actampads1#

Oração de Nossa Senhora de Fátima

Fonte: Canva (adaptado)

” Santíssima Virgem, que nos montes de Fátima vos dignastes revelar aos três pastorinhos os tesouros de graças que podemos alcançar, rezando o santo rosário, ajudai-nos a apreciar sempre mais esta santa oração, a fim de que, meditando os mistérios da nossa redenção, alcancemos as graças que insistentemente vos pedimos (pedir a graça). Ó meu bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o céu e socorrei principalmente as que mais precisarem. Nossa Senhora do Rosário de Fátima, rogai por nós!” 

  • Confira mais Dia do Anjo da Guarda: Preces e imagens lindas para compartilhar

Próximas datas comemorativas do mês de outubro

  • 14 de outubro – Dia do Meteorologista, Dia Mundial da Normalização e Dia Nacional da Pecuária;
  • 15 de outubro – Dia do Professor, Dia do Educador Ambiental, Dia Internacional do Bicho Preguiça, Dia do Consumo Consciente, Dia do Médico Neurologista, Dia de Santa Teresa D’Ávila, Dia Internacional da Mulher Rural, Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita, Dia do Normalista e Dia Mundial da Lavagem das Mãos;
  • 16 de outubro – Dia do Chefe, Dia de São Geraldo, Dia do Anestesiologista, Dia Mundial da Alimentação, Dia Mundial do Pão e Dia do Engenheiro de Alimentos;
  • 17 de outubro – Dia da Agricultura, Dia da Indústria Aeronáutica Brasileira, Dia da Música Popular Brasileira, Dia do Eletricista, Dia do Securitário, Dia da Valorização do Queijo de Leite Cru, Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza e Dia do Profissional de Propaganda;

Relacionadas

13 de outubro: conclusão

Embora 13 de outubro não seja um feriado, a data possui celebrações de muita importância. Nesse sentido, a Igreja Católica celebra hoje o São Eduardo e a última aparição de Nossa Senhora de Fátima.

Em resumo, são as datas comemorativas de hoje: Dia Nacional do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional, Dia Internacional para a Redução de Desastre, Dia Mundial da Trombose e Dia Mundial da Visão. 

Veja as datas comemorativas de hoje. Fonte: Canva (adaptado)
Fonte: Canva
Ana Beatriz Ribeiro: Aos 22 anos, Ana Beatriz é formada em Jornalismo e mora no Rio de Janeiro. Fã de mídias digitais, livros, música pop e entretenimento, ela é sempre muito atenta a todas as novidades. E, enfim, também é dedicada ao trabalho e preza pela Comunicação de qualidade!
Posts Relacionados

Usamos cookies em nosso site para oferecer uma melhor experiência. Ao clicar em “Aceitar tudo”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. No entanto, você pode visitar "Configurações" para ajustar quais cookies deseja aceitar ou não em nossa Política de Privacidade.

Leia mais