cartão rosa onde se lê 16 de novembro e datas comemorativas

16 de novembro é Dia Internacional da Tolerância, Dia do Não Fumar. As datas comemorativas de hoje, quarta

Hoje é o décimo sexto dia do décimo primeiro mês do ano! Veja as datas comemorativas de dia 16 de novembro e frases para compartilhar

Compartilhe

Hoje é dia 16 de novembro! Embora não seja feriado, é um dia com celebrações muito importantes. Em seguida, você aprende um pouco sobre a relevância e a origem de cada uma delas.

Além disso, o Fashion Bubbles preparou algumas dicas de conteúdo e frases que podem ser compartilhados nas redes sociais. Assim, você aproveita para interagir com os seus seguidores. Continue acompanhando!

Quando é dia 16 de novembro?

Frase de Bom Dia
Nesse sentido, confira o cartão virtual de bom dia que você pode compartilhar nas suas rede sociais. Fonte: Canva (adaptado)

Em 2022, 16 de novembro cai em uma quarta-feira. Trata-se do 320º dia do ano. Dessa forma, agora faltam 45 dias para 2023. Além disso, a fase da lua é minguante e estamos na primavera.

Assim sendo, passamos da metade do décimo primeiro mês do ano! Aproveite para ficar ligadinho nas datas comemorativas e feriados do mês no calendário de novembro de 2022. Por lá, você também encontra dicas de conteúdo para compartilhar nas suas redes sociais.

  • Ao mesmo tempo, veja Calendário 2022: feriados, datas comemorativas e ideias de posts

Qual o horóscopo de hoje?

Veja no Spotify, o horóscopo de hoje para seu signo.

Qual o signo de quem nasce em 16 de novembro?

fundo verde com símbolos dos signos e características do signo de Escorpião
Fonte: Canva (adaptada)

Nascidos em 16 de novembro são de Escorpião. Sem dúvida, os escorpianos são conhecidos por sua força e por sua capacidade de se reinventar, mesmo diante dos maiores desafios.

Além disso, pessoas desse signo são misteriosas, sensuais, determinadas e emotivas. Têm boa memória, tanto para o bem quanto para o mal, o que pode torná-las obsessivas e vingativas.

O que se comemora no dia 16 de novembro?

Você não sabe o que é comemorado no dia 16 de novembro? Então, confira mais a seguir sobre o Dia Internacional da Tolerância, Dia do Não Fumar, Dia Nacional de Atenção à Dislexia, Dia Nacional da Amazônia Azul, Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica e Dia Nacional dos Ostomizados.

Dia Internacional da Tolerância

No dia 16 de novembro celebra-se o Dia Internacional da Tolerância. Nesse sentido, a data tem como objetivo combater todos os tipos de preconceito, seja ele sexual, religioso, cultural ou religioso.

Dia Internacional da tolerância
Fonte: Canva (adaptado)

Sendo assim, a data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em reconhecimento à Declaração de Paris, assinada em 1995.

Dessa forma, neste dia é importante ressaltarmos a importância do respeito, do diálogo e da tolerância. Somente assim, garantimos que diferentes culturas, religiões, povos e civilizações vivam em harmonia.

Dia do Não Fumar

Hoje, dia 16 de novembro, se comemora o Dia do Não Fumar. A data foi criada pelo Ministério da Saúde com o objetivo de conscientizar a população sobre as consequências do uso do tabagismo.

Assim sendo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o vício do cigarro é considerado a principal causa de mortes evitáveis no mundo.

Dia do Não Fumar 16 de novembro
Fonte: Canva (adaptado) Montagem: Thamyres Barbosa

Dessa forma, caso você esteja querendo parar de fumar, hoje é um bom dia para iniciar o desafio. Por isso, separamos alguns benefícios para te incentivar a seguir uma vida mais saudável. Confira!

  1. Parar de Fumar diminui o risco de infarto;
  2. Deixar o cigarro pode te deixar mais produtivo;
  3. Parar de fumar reduz o risco de diversos tipos de câncer;
  4. O uso do cigarro pode afetar negativamente suas relações interpessoais;
  5. Quem fuma tem mais probabilidade de se tornar estéril;
  6. Fumantes possuem maior risco de desenvolver diabetes.

Dia Nacional de Atenção à Dislexia

Anualmente, se comemora o Dia Nacional de Atenção à Dislexia no dia 16 de novembro. A data tem como objetivo conscientizar a população e também alertar sobre a importância do diagnóstico precoce do transtorno.

A data foi instituída pela lei n° 13.085/2015. Sendo assim, de acordo com Associação Brasileira de Dislexia (ABD), a dislexia é o transtorno de maior incidência nas salas de aula e atinge entre 5% e 17% da população mundial.

Dia Nacional de Atenção à Dislexia
Fonte: Canva (adaptado)

Com isso, é importante que a família fique atenta caso os sintomas apareçam e ofereçam a devida atenção, para que a criança não se sinta negligenciada.

Alguns sintomas de Dislexia são:

  • Dificuldade na hora da leitura e da escrita;
  • Desatenção e dispersão;
  • Confusão na hora copiar de frases de livros;
  • Dificuldade na coordenação motora;
  • Dificuldade para distinguir esquerda e direita;
  • E mais Cegueira: Dia Mundial da Visão fala sobre sintomas e prevenção

Dia Nacional da Amazônia Azul

No dia 16 de novembro também se comemora o Dia Nacional da Amazônia Azul. A data foi instituída pela Lei n° 13.187 de 2015 e é uma homenagem a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar.

Sendo assim, a Amazonia Azul é uma área extensa que abrange a Zona Econômica Exclusiva brasileira e que cobre cerca de 3,6 milhões de km².

Dia Nacional da Amazônia Azul
Fonte: Canva (adaptado) Monatgem: Thamyres Barbosa

Nesse sentido, a Amazônia Azul traz diversos benefícios para a população, pois é nesta área que estão, além das reservas do pré-sal, mais de 45% dos pescados do brasil, 95% do escoamento do comércio exterior brasileiro e muito mais. Ou seja, é uma zona que apenas o Brasil pode explorar.

Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica

Todos os anos, a terceira quarta-feira de novembro é dia de conscientizar a população sobre essa doença que obstrui os pulmões e torna a respiração difícil. A data serve para reforçar a importância de ter pulmões saudáveis.

Dia Nacional dos Ostomizados

Criada pela Lei Nº 11.506/2007, a data tem como intuito divulgar informações que contribuam para combater o preconceito contra as pessoas que utilizam o procedimento da estomia.

Pessoas ostomizadas são aquelas que tiveram que passar por uma cirurgia a fim de fazer no corpo uma abertura de comunicação com o meio exterior, para a saída de fezes ou urina, ou ainda para auxiliar na respiração ou na alimentação.

Próximas datas comemorativas do mês de novembro

  • 17 de novembro – Dia da Criatividade, Dia da Filosofia, Dia Internacional do Estudante, Dia Mundial da Prematuridade, Dia Nacional de Combate à Tuberculose e Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata;
  • 18 de novembro – Dia do Conselheiro Tutelar, Dia Nacional de Combate ao Racismo e Dia Nacional do Notário e do Registrador;
  • 19 de novembro – Dia da Bandeira, Dia Internacional do Homem, Dia Mundial do Vaso Sanitário, Dia do Empreendedorismo Feminino e Dia Nacional de Combate ao Dengue;
  • 20 de novembro – Dia Nacional da Consciência Negra, Abertura da Copa do Mundo 2022, Dia do Biomédico, Dia Universal da Criança, Dia em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito e seus Familiares, Dia do Auditor Interno, Dia do Técnico em Contabilidade e Dia da Industrialização da África;
  • 21 de novembro – Dia Nacional da Homeopatia, Dia do Médico Homeopata, Dia Mundial da Televisão e Dia Mundial da Saudação;
  • 22 de novembro – Dia do Músico, Aniversário de Niterói e Dia da Comunidade Libanesa no Brasil;
  • 23 de novembro – Dia Internacional do Consultor de Imagem, Dia do Engenheiro Eletricista e Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil.

Quarta é o dia de qual orixá?

Na Umbanda, cada dia da semana conta com suas próprias entidades. A quarta-feira, por exemplo, é dia de três orixás: Iansã, Obá e Xangô. Logo depois, veja como homenagear cada um!

Quem é Iansã na Umbanda?

Iansã é a dona dos mortos, orixá dos ventos e das tempestades. Foi a terceira mulher de Xangô e, como resultado, o acompanhou à guerra. Com o objetivo de agradecê-la, acenda velas brancas, cor-de-rosa ou vermelhas. Iansã gosta de cabra, galo e acarajé, só que não come abóbora.

oração para Iansã escrita em fundo rosado com ilustração do orixá
Oração para Iansã. Fonte: Canva (adaptada)

Quem é Obá?

Forte e protetora, ela foi a primeira esposa de Xangô. Suas velas podem ser cor-de-rosa, brancas, laranjas ou violetas. Obá come conquem, cabra, assim como pato.

oração para Obá escrita em fundo esverdeado com ilustração do orixá
Oração para Obá. Fonte: Canva (adaptada)

Quem é Xangô na Umbanda?

Um dos orixás mais poderosos, Xangô é o deus do raio e do trovão. Uma vez que suas cores são vermelho e branco, vale acender velas desses tons às quartas-feiras. Cágado e amalá (caruru) são suas comidas favoritas.

oração para Xangô escrita em fundo amarronzado com ilustração do orixá
Oração para Xangô. Fonte: Canva (adaptada)

Qual o santo do dia 16 de novembro?

No dia 16 de novembro, a Igreja Católica celebra as santas: Getrudes de Helfa, Margarida da Escócia e Inês de Assis.

Em seguida, aprenda mais sobre a história dessas santas que são muito importantes para os cristãos

Santa Gertrudes de Helfa

Em 16 de novembro, a comunidade católica celebra o Dia de Santa Gertrudes de Helfa. Gertrudes nasceu em 1256, na Saxônia, e era filha de pais cristãos fervorosos.

Durante sua vida, Santa Gertrudes se revelou como profunda mística. Sendo assim, toda a sua rica experiência vivida, ela reuniu no livro “Mensageiro do Divino amor”, que hoje em dia, é, talvez, a obra cristã mais importante da teologia mística.

Dessa forma, Gertrudes exerceu o cargo de abadessa até o dia da sua morte, em 1302.

Oração de Santa Gertrudes de Helfa

Ó Senhor, que amaste santa Gertrudes com amor eterno, falando a seu coração, dá-me ouvidos para escutar a tua voz e fé para responder a teu chamado, com entrega comparável a essa apaixonada de tua sabedoria eterna. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.

Oração de Santa Gertrudes de Helfa, 16 de novembro
Fonte: Canva (adaptado)

Santa Margarida da Escócia

No dia 16 de novembro a Igreja Católica também celebra o dia de Santa Margarida da Escócia.

Santa Margarida da Escócia nasceu em 1046, na Hungria, e era uma mulher nobre, fina, inteligente e com muita devoção cristã. Entretanto, por questões políticas teve que se asilar na Escócia, local onde conheceu seu marido rei Malcom III.

Assim sendo, Margarida, foi tão boa com seus súditos, que apesar de estrangeira era amada profundamente por eles. Além disso, por ser uma mulher cheia de fé, levou o país inteiro para o cristianismo e é lembrada até os dias de hoje.

Dessa forma, Santa Margarida é a padroeira do povo escocês

Oração de Santa Margarida da Escócia

Senhor, que tornastes admirável Santa Margarida da Escócia pela sua caridade para com os pobres, concedei nos, por sua intercessão, que, seguindo o seu exemplo, sejamos no meio dos homens um reflexo da vossa bondade. Por Nosso Senhor. Amém

Oração de Santa Margarida da Escócia
Fonte: Canva (adaptado)
  • Veja ainda Orações para saúde: 25 preces poderosas para pedir proteção e cura

Santa Inês de Assis

Hoje, dia 16 de novembro é celebrado o Dia de Santa Inês de Assis. Inês era irmã de Santa Clara de Assis e foi sua primeira seguidora.

Santa Inês de Assis entrou para vida religiosa aos 14 anos e desde então se entregou totalmente a Deus. Além disso ela estava sempre servindo aos pobres e sendo intercessora da Igreja e de todos os cristãos.

Sendo assim, como superiora, ela sempre foi carinhosa, entretanto, também era inflexível e tenaz.

Dessa forma, Inês morreu serenamente três meses após sua irmã Santa Clara de Assis, a 16 de novembro de 1253, aos 55 anos de idade.

Oração de Santa Inês de Assis

Santa Inês de Assis, tu que soubeste viver a total entrega de tua existência ao Senhor, ensina-nos a descobrir o sentido de uma vida de inteira doação. Tu que viveste o silêncio e a oração, ensina-nos a abrir-nos ao diálogo íntimo com o Senhor. Que tiveste especial devoção ao Menino Jesus, ensina-nos a acolher em nossa história a plenitude da encarnação de Deus. Tu que seguiste Jesus Cristo Pobre e Humilde, e foste verdadeira mestra de tuas Irmãs, na humildade e docilidade ao Evangelho, ensina-nos a fazer com coragem o discipulado fiel de Jesus Mestre. Tu que realizaste inúmeras curas de pessoas enfermas, através do sinal da cruz, ensina-nos a confiar infinitamente no poder de Jesus Cristo. Intercede junto de Deus, para que Ele nos atenda em nossas necessidades. E que possamos, um dia, na eternidade reunir-nos contigo no louvor e na ação de graças sem fim. Amém.”

Oração de Santa Inês de Assis 16 de novembro
Fonte: Canva (adaptado)

16 de novembro: conclusão

Embora 16 de novembro não seja um feriado, a data celebra marcos importantíssimos para a sociedade. Em resumo, o Dia Internacional da Tolerância, o Dia do Não Fumar, o Dia Nacional de Atenção à Dislexia, o Dia Nacional da Amazônia Azul, o Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica e o Dia Nacional dos Ostomizados são as comemorações deste dia.

Além disso, a Igreja Católica celebra as Santas Getrudes de Helfa, Margarida da Escócia e Inês de Assis. E, toda quarta-feira, é dia dos orixás Iansã, Obá e Xangô.

Compartilhe

Notícias em Alta

Últimas Notícias