Foto de prancheta com a data 18 de dezembro.

18 de dezembro é Final da Copa do Mundo de Futebol. As datas comemorativas de hoje, domingo

Também é Dia Internacional dos Migrantes e Dia do Museólogo. Veja as datas comemorativas de 18 de dezembro

Compartilhe

Hoje é dia 18 de dezembro! Embora não seja feriado, é um dia com celebrações muito importantes. Em seguida, você aprende um pouco sobre a relevância e a origem de cada uma delas.

Ao mesmo tempo, o Fashion Bubbles preparou algumas dicas de conteúdo e frases que podem ser compartilhados nas redes sociais. Assim, você aproveita para interagir com os seus seguidores.

Continue acompanhando!

Quando é dia 18 de dezembro?

Foto de xícara com bebida e buquê de flors com a frase "Bom dia - Seja corajosa, seja ousada, seja autêntica, seja você".
Fonte: Canva

Em 2022, 18 de dezembro cai em um domingo. Trata-se do 352º dia do ano. Dessa forma, agora faltam 13 dias para 2023. Além disso, a fase da Lua é minguante e estamos na primavera. Nascidos em 18 de dezembro, são do signo de Sagitário.

Assim sendo, estamos no décimo oitavo dia do décimo segundo mês do ano! Aproveite para ficar ligadinho nas datas comemorativas e feriados do mês no calendário de dezembro de 2022. Por lá, você também encontra dicas de conteúdo para compartilhar nas suas redes sociais.

Qual o horóscopo de hoje?

Veja, no Spotify, o horóscopo de hoje para seu signo.

 

Qual o signo de quem nasce em 18 de dezembro?

Ilustração do signo de Sagitário com o céu estrelado de fundo
Fonte: Canva (adaptado)

Nascidos no dia 18 de dezembro são de Sagitário. Sem dúvidas, os sagitarianos são conhecidos por serem sinceros, animados e aventureiros.

Similarmente, pessoas desse signo tendem a ter características extrovertidas e por isso, costumam ser comunicativas e não gostar da solidão. Além disso, também são pessoas de alma livre e por isso amam viajar e conhecer o mundo.

Sendo assim, escorpianos tendem a gostar de profissões que não exigem rotinas rígidas. Por esse motivo, são mais propensos a trabalhar com turismo, jornalismo ou educação.

O que se comemora no dia 18 de dezembro?

Você não sabe o que é comemorado no dia 11 de dezembro? Então, confira mais a seguir sobre Final da Copa do Mundo de Futebol, Dia Internacional dos Migrantes, Dia do Museólogo, Dia da Língua Árabe e Dia de Hanukkah.

Final da Copa do Mundo de Futebol

Hoje, 18 de dezembro, é o último dia da Copa do Mundo de 2022! As seleções finalistas da Argentina e França se enfrentaram às 12h deste domingo, no Catar.

Para quem vai a sua torcida?

Montagem com bandeiras da França e da Argentina, países finalistas da Copa do Mundo de 2022.
Fonte: Canva

Dia Internacional dos Migrantes

O Dia Internacional dos Migrantes é celebrado em 18 de dezembro todos os anos. A data comemora o reconhecimento das contribuições culturais, econômicas e sociais das pessoas migrantes pelo mundo.

Migrante é aquele que se muda ou se desloca por meio de um fronteira internacional, temporária ou permanentemente, ou no interior de um estado longe de seu local habitual de residência.

Família em desenho andando pelo mundo com seus lugares turísticos. Escrito no topo: "Dia Internacional dos Migrantes - 18 de dezembro".
Fonte: Canva

Em 18 de dezembro comemora-se o Dia do Museólogo. Data instituída em 31 de maio de 2004, em decreto presidencial, no governo de Luiz Inácio Lula da Silva.

Museólogos são aqueles que organizam acervos, cuidam da conservação e coordenam exposições.

Desenho artístico de quadros com frase "Dia do museólogo - Obrigado por sempre compartilhar parte da nossa história! 18 de dezembro".
Fonte: Canva

Dia da Língua Árabe

Em 18 de dezembro é comemorado o Dia da Língua Árabe. A UNESCO estabeleceu a data em 2010. São os 2 objetivos deste dia: “celebrar o multilinguismo e a diversidade cultural, e promover o uso igualitário das seis línguas oficiais dentro da organização”.

Desenho de monumentos árabes com frase: "Dia da Língua Árabe".
Fonte: Canva

  • Logo depois, leia Catar: história, cultura e economia do país que sediará a Copa do Mundo 2022

Dia de Hanukkah

O Hanukkah, conhecido também como Chanucá, se inicia no pôr do sol de 18 de dezembro e acaba no entardecer de 26 de dezembro.

A data se trata de uma das principais festas judaicas para os judeus, é como o Natal no Ocidente. O Hannukkah, ou Festival das Luzes, ou da Dedicação, dura 8 dias.

Pngs de presentes, doces e velas com frase "Feliz Hanukkah - luz, paz, amor, Que você seja repleto de paz e felicidade".
Fonte: Canva

Próximas datas comemorativas do mês de dezembro

  • 19 de dezembro – Aniversário da Emancipação do Paraná;
  • 20 de dezembro – Dia do Mecânico e Dia Internacional da Solidariedade Humana;
  • 21 de dezembro – Início do Verão e Dia do Atleta;
  • 22 de dezembro – Aniversário da Criação de Rondônia;
  • 23 de dezembro – Dia do Vizinho;

Domingo é dia de qual orixá?



Foto Orixá Nanã.
Fonte: Tungra



Nanã Burukú é o orixá de domingo. Ela é o orixá dos mangues, do pântano. É a senhora da morte, responsável pela entrada (reencarnação) e saída (desencarnação) da alma. Nanã e Oxalá tiveram quatro filhos juntos: Omol/Obaluaiê, Oxumarê, Ewá e Ossaim.

Nanã é dona de um cajado, chamado ibiri. Suas roupas parecem encharcadas de sangue, orixá das águas calmas que mata na hora, e ela mata uma cabra sem usar faca. Seus fios de conta são lilás e branco.

Qual o santo do dia 18 de dezembro?

No dia 18 de dezembro, a Igreja Católica celebra o Dia de São Zózimo!

  • Logo após, veja Frases de bom dia: 70 mensagens e 50 cartões virtuais para compartilhar

Dia de São Zózimo

São Zózimo é celebrado todo dia 18 de dezembro. O santo foi um dos fundadores da primitiva Igreja dos Filipos, isto é, a Igreja de Cristo entre os judeus e gregos.

Sua figura está relacionada com a de São Rufo, que também ajudou na instauração da igreja em Filipos. Todavia, existe outro santo com o nome Zózimo, este é conhecido como o protetor contra a peste e celebrado em 30 de março, data de sua morte em 662.

 

18 de dezembro: conclusão

Embora  11 de dezembro não seja um feriado, a data celebra marcos importantíssimos para a sociedade. Nesse sentido, a Igreja Católica celebra hoje o dia de São Zózimo. Dessa forma, o orixá de domingo é Nanã Burukú.

Em resumo, é neste marco celebra-se a Final da Copa do Mundo de Futebol, Dia Internacional dos Migrantes, Dia do Museólogo, Dia da Língua Árabe e Dia de Hanukkah.

Compartilhe

Notícias em Alta

Últimas Notícias