Foto de prancheta com data 19 de dezembro escrito.

19 de dezembro é Aniversário da Emancipação do Paraná. As datas comemorativas de hoje, segunda

Também é Dia do Santo Urbano V e dos orixás Exú e Omolú-Obaluaê. Veja as datas comemorativas de 19 de dezembro

Compartilhe

Hoje é 19 de dezembro! Não é feriado, mas um dia com datas comemorativas importantes. Em seguida, você aprende um pouco mais sobre cada uma delas e encontra frases para compartilhar com quem quiser.

Em simultâneo, o Fashion Bubbles preparou alguns cartões virtuais que podem ser compartilhados e dicas para as redes sociais. Assim, você aproveita para interagir com os seus seguidores. Continue acompanhando!

Quando é dia 19 de dezembro?

Imagem com fundo amarelo e frase "Um bom dia com boas energias".
Fonte: Canva

Em 2022, 19 de dezembro cai em uma segunda-feira. Trata-se do 353º dia do ano. Assim sendo, hoje faltam 12 dias para 2023. Além disso, estamos na primavera e a fase da Lua é minguante. Enfim, quem nasce em 19 de dezembro é do signo de Sagitário.

Hoje é o décimo nono dia do décimo segundo mês do ano! Aproveite para ver todos os feriados e as datas comemorativas do mês no calendário de dezembro de 2022. Lá você encontra também dicas de conteúdo para postar nas suas redes sociais!

Qual o horóscopo de hoje?

Veja no Spotify, o horóscopo de hoje para seu signo.

Qual o signo de quem nasce em 19 de dezembro?

Ilustração do signo de Sagitário com o céu estrelado de fundo
Fonte: Canva (adaptado)

Nascidos no dia 19 de dezembro são de Sagitário. Sem dúvidas, os sagitarianos são conhecidos por serem sinceros, animados e aventureiros.

Similarmente, pessoas desse signo tendem a ter características extrovertidas e por isso, costumam ser comunicativas e não gostar da solidão. Além disso, também são pessoas de alma livre e por isso amam viajar e conhecer o mundo.

Sendo assim, escorpianos tendem a gostar de profissões que não exigem rotinas rígidas. Por esse motivo, são mais propensos a trabalhar com turismo, jornalismo ou educação.

O que se comemora no dia 19 de dezembro?

Está se perguntando: afinal, 19 de dezembro é dia de quê? Então, saiba mais sobre Aniversário da Emancipação do Paraná.

  • Ao mesmo tempo, leia também Frases de bom dia: 70 mensagens e 50 cartões virtuais para compartilhar

Aniversário de Emancipação do Paraná

O estado do Paraná se separou da Província de São Paulo em 19 de dezembro de 1853. Hoje, portanto, fazem 169 anos desde a emancipação política do Paraná.

O fato marcante ocorreu por causa de vários motivos. Um deles o apoio dos paulistas à Revolução Farroupilha.

O estado do Paraná se localiza na região sul do Brasil. Contém 399 municípios e, segundo o IBGE, possui 11.597.484 habitantes.

Você é paranaense? Então poste uma frase nas suas redes sociais em comemoração à data de hoje! Confira algumas em seguida:

  • Hoje visito a minha cidade natal no Paraná. Meu estado completa mais um ano de emancipação, mais doze meses de história.
  • O meu estado é a minha identidade, onde guardo as melhores recordações da minha vida. Hoje, o dia é dele. Parabéns!
  • Por acolher a diversidade de braços abertos, encontrei em você o meu lar. Parabéns, meu estado lindo!
  • Hoje é o aniversário de emancipação do meu estado, meu lar. Então, eu deixo aqui minha homenagem a este lugar que carrega tanta história, tradição e encantos. Parabéns!
  • Neste dia que celebra mais um aniversário de emancipação do nosso querido Paraná, quero homenagear o povo paranaense e lembrar que quem faz a cidade são as pessoas. Parabéns!

Próximas datas comemorativas do mês de dezembro

  • 20 de dezembro – Dia do Mecânico e Dia Internacional da Solidariedade Humana;
  • 21 de dezembro – Início do Verão e Dia do Atleta;
  • 22 de dezembro – Aniversário da Criação de Rondônia;
  • 23 de dezembro – Dia do Vizinho;
  • 24 de dezembro – Véspera de Natal e Dia do Órfão;

Segunda-feira é dia de qual orixá?



Foto de imagem dos orixás Exú e Omolú-Obalauaê - montagem.
Fonte: Caotize/ Camdomblemagia. Montagem: Laila Lopes



Exú e Omolú-Obaluaê são os orixás de segunda-feira. O Orixá Exú conecta os humanos ao mundo dos orixás, assim sem Ele nenhuma comunicação espiritual é possível, e não há proteção para o terreiro nem para os filhos.

Já Omulú-Obaluaê é o senhor das doenças. Ele é o orixá que renova os espíritos, senhor dos mortos e regente dos cemitérios. O consideram o campo santo entre o mundo material e o espiritual.

Qual o santo do dia 19 de dezembro?

Em 19 de dezembro a Igreja Católica celebra o Santo Urbano V. Segundo registros, Urbano nasceu na região francesa de Languedoc (hoje parte da comuna de Le Pont-de-Montvert) e viveu no século XIV.

Urbano foi papa por 8 anos e também membro da Ordem de São Bento. Sendo o único papa de Avignon (cidade na França) a ser beatificado (1870 por Papa Pio IX).

O santo morreu eu 19 de dezembro de 1370 após ficar gravemente doente. Urbano reivindicou milagres e virtudes.

19 de dezembro: conclusão

Embora 19 de dezembro não seja um feriado, a data possui celebrações de muita importância. A Igreja Católica celebra hoje o Santo Urbano V.

Além disso, hoje é dia dos orixás Exú e Omolú-Obaluaê. Em resumo, é comemorado neste marco o Aniversário da Emancipação do Paraná.

  • Por fim, confira também 2022: política, mortes, desastres e principais notícias que marcaram o ano. Retrospectiva completa!

Foto de calendário com a data 19 de dezembro.
Montagem: Equipe Fashion Bubbles
Compartilhe

Notícias em Alta

Últimas Notícias