Foto de calendário amarelo com a data 1º de setembro. Ele está sobre um caderno preto, que est´em uma superfície de mármore. Tem também uma caneta preta ao lado do calendário.

1º de setembro é Dia do Corinthians. Veja as datas comemorativas de hoje, quinta

Também é Dia da Bailarina e Dia do Profissional de Educação Física. Confira as celebrações de 1º de setembro

Compartilhe

Hoje é 1º de setembro! Não é feriado, mas um dia com datas comemorativas importantes. Em seguida, você aprende um pouco mais sobre cada uma delas e encontra frases para compartilhar com quem quiser.

Em simultâneo, o Fashion Bubbles preparou alguns cartões virtuais que podem ser compartilhados e dicas para as redes sociais. Assim, você aproveita para interagir com os seus seguidores. Continue acompanhando!

Quando é dia 1º de setembro?

Foto de xícara com leite e café em bancada de madeira com banquetas e frase "Bom dia! Tenha coragem e ousadia para realizar seus sonhos" escrita em cima.
Fonte: Canva

Em 2022, 1º de setembro cai em uma quinta-feira. Trata-se do 244º dia do ano. Assim sendo, hoje faltam 121 dias para 2023. Além disso, estamos no inverno e a fase da Lua é Nova. Enfim, quem nasce em 1º de setembro é do signo de Virgem.

Hoje é o primeiro dia do nono mês do ano! Aproveite para ver todos os feriados e as datas comemorativas do mês no calendário de setembro de 2022. Lá você encontra também dicas de conteúdo para postar nas suas redes sociais!

Qual o horóscopo de hoje?

Em seguida, veja no Spotify, o horóscopo de hoje para seu signo.

Qual é o signo dos nascidos em 1º de setembro?

Desenho de rosto de mulher de perfil em fundo vermelho com constelação do signo Virgem. Data 23 de agosto a 22 setembro escrita e "A Virginiana é perfeccionista de coração e não tem medo de melhorar suas habilidades por meio de uma prática cuidadosa e consistente".
Fonte: Canva

Nascidos em 25 de agosto, são de Virgem. Sem dúvida, os virginianos são conhecidos por serem perfeccionistas e por terem paixão por organização e limpeza.

Além disso, aqueles com este signo são atenciosos, sábios, sinceros e confiáveis. No entanto, eles podem ser excessivamente críticos e se mostrarem agitados e impacientes.

O que se comemora em 1º de setembro?

Está se perguntando, afinal, 1º de setembro é dia de quê? Então, saiba mais sobre Dia do Profissional de Educação Física, Dia do Corinthians, Dia da Bailarina, Dia de Santa Beatriz da Silva e Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação.

Dia do Profissional de Educação Física

Em 1º de setembro é comemorado anualmente o Dia do Profissional de Educação Física, ou simplesmente “Dia do Professor de Educação Física”.

Este dia homenageia a profissão encarregada de manter o corpo humano saudável e ativo. A capacidade de reunir e ensinar as técnicas e métodos utilizados nos vários desportos que hoje se praticam.

Além disso, o professor de educação física inculca valor como trabalho em equipe, adesão a regras e motivação.

"Dia do Profissional de Educação Física - 1º de setembro" escrito em fundo amarelo. Embaixo da imagem, foto de professor de educação física e atleta juntos praticando.
Fonte: Renan Arnoni

Dia do Corinthians

O Dia do Corinthians é comemorado em 1º de setembro, que comemora a fundação do clube em 1910.

Para homenagear o Sport Club Corinthians Paulista, que conquistou seu primeiro campeonato na Liga Paulista em 1914, foi criada a data comemorativa.

"Hoje é dia de" escrito em fundo preto. Na sequência da frase, tem o brasão do Corinthians, que é uma âncora, remos e boia vermelhas. Tem a bandeira de São Paulo no centro.
Fonte: Meu Timão

Dia da Bailarina

No Brasil, o 1º de setembro é comemorado anualmente como Dia da Bailarina ou Dia do Bailarino.

Este dia homenageia os bailarinos de Ballet, um tipo de dança que se originou na Europa da era renascentista no século XV e atingiu seu auge no século XIX.

Hoje existem inúmeras variações do balé, todas baseadas nos dois estilos principais do clássico e contemporâneo.

"Dia da Bailarina - 1º de setembro" escrito em foto de bailarina na ponta de um pé. Ela está em uma sala branca, a parede tem boisere, moldura branca de gesso.
Fonte: Facebook @dancamacae

Próximas datas comemorativas do mês de agosto

  • 2 de setembro – Dia de Santa Doroteia, Dia do Florista e Dia do Repórter Fotográfico;
  • 3 de setembro – Dia Biólogo e Dia de São Gregório Magno, Dia do Guarda Civil e Dia das Organizações Populares;
  • 4 de setembro – Dia de Santa Rosália e Dia Mundial do Taekwondo;
  • 5 de setembro – Dia da Amazônia, Dia Nacional de Conscientização e Divulgação da Fibrose Cística, Dia do Oficial de Farmácia do Brasil, Aniversário da Emancipação do Amazonas, Dia Internacional da Caridade, Dia da Raça e Dia do Irmão;
  • 6 de setembro – Dia do Alfaiate e Dia do Sexo;

Segunda-feira é dia de qual orixá?

Representação artística de Oxóssis. Ele segura uma flecha e as cores predominantes de suas vestes são verde e dourado.
Fonte: Significados

Oxóssi é o orixá de quinta-feira. Ele é o caçador, o Senhor das Matas, sendo simbolizado por um arco e uma flecha. Azul e verde são suas cores primárias, sendo esta última a mais associada pela relação às matas. Para salvar Oxóssi, dizemos ke arô!

Qual o santo do dia 1º de setembro?

Hoje, 1º de setembro, a igreja católica celebra a Santa Beatriz da Silva. Veja tudo sobre história da religiosa em seguida:

Dia de Santa Beatriz da Silva

O Dia de Santa Beatriz da Silva costuma ser comemorado em 1º de setembro, mas também pode ser observado em 17 de agosto.

Beatriz da Silva nasceu em Ceuta, então território português, em 1424, e morreu em Toledo, na Espanha, em 1490. É considerada padroeira dos pobres.

Ela pertenceu à nobreza portuguesa. Tendo tido uma educação franciscana desde a infância, despertou um profundo interesse pela religião, particularmente pela figura de Nossa Senhora.

Representação artística de Santa Beatriz da Silva. Ela usa roupa que cobre os cabelos, pescoço e todo o corpo. Além disso, broche de Nossa Senhora com o menino Jesus no colo em seu manto.
Fonte: Wikipedia

Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação

Em 1º de setembro, a Igreja Católica celebra o Dia Internacional de Oração pela Proteção da Criação. A data, instituída pelo Papa Francisco em 2015, tem um significado universal porque também é observada pela Igreja Ortodoxa desde 1989.

Hoje, o papa nos convida pessoalmente e nos pede para refletir sobre a criação. Esta data foi adicionada ao período do Tempo da Criação, que as comunidades cristãs de todo o mundo celebram de 1º de setembro a 4 de outubro, Dia de São Francisco de Assis.

Frase "1º de setembro - Dia mundial da Oração pelo Cuidado da Criação" escrita em foto de paisagem de montanhas com muitas árvores.
Fonte: Informa

1º de setembro: conclusão

Embora 1º de setembro não seja um feriado, a data possui celebrações de muita importância. Nesse sentido, a Igreja Católica celebra hoje o Dia de Santa Beatriz da Silva. Dessa forma, o orixá de quinta-feira é Oxóssi.

Em resumo, são as datas comemorativas de hoje: Dia do Profissional de Educação Física, Dia do Corinthians, Dia da Bailarina, Dia de Santa Beatriz da Silva e Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação.

  • Por fim, confira também Feriados em 2022: Veja datas e dia da semana de todos!
Compartilhe

Notícias em Alta

Últimas Notícias