20 de maio é Aniversário de Palmas. As datas comemorativas de hoje, sábado

Hoje é o vigésimo dia do quinto mês do ano, Dia do Pedagogo. Confira as celebrações de 20 de maio, frases e cartões para compartilhar

Hoje é dia 20 de maio! Embora não seja feriado é um dia com celebrações muito importantes. Em seguida, você aprende um pouco sobre a relevância e a origem de cada uma delas.

Ao mesmo tempo, o Fashion Bubbles preparou algumas dicas de conteúdo e frases que podem ser compartilhados nas redes sociais. Assim, você aproveita para interagir com os seus seguidores. Continue acompanhando!

Quando é dia 20 de maio?

Fonte: Canva (adaptado)

Em 2023, 20 de maio cai em um sábado. Trata-se do 140º dia do ano. Dessa forma, agora faltam 225 dias para 2024. Além disso, a fase da Lua é nova e estamos na outono. Nascidos em 20 de maio são do signo de Touro.

Assim sendo, estamos na metade do quinto mês do ano! Aproveite para ficar ligadinho nas datas comemorativas e feriados do mês no calendário de maio de 2023. Por lá, você também encontra dicas de conteúdo para compartilhar nas suas redes sociais.

  • Então, veja Frase de bom dia sexta-feira: 50 mensagens para começar o melhor dia da semana

Qual o horóscopo de hoje?

Veja, no Spotify, o horóscopo de hoje para seu signo.

Qual o signo de quem nasce em 20 de maio ?

Fonte: Canva (adaptado)

Nascidos em 20 de maio são de Touro. Sem dúvida, os taurinos são conhecidos por serem inteligentes, sociáveis, exigentes, gulosos e um pouco teimosos.

Similarmente, pessoas desse signo são estratégicos e por isso precisam avaliar e pensar duas vezes antes de fazer alguma coisa. Sendo assim, tendem a gostar de profissões estáveis e consolidadas e por esse motivo são mais propensos a trabalharem em áreas como contador, engenheiro, chef de cozinha, gestor público e economista.

O que se comemora no dia 20 de maio?

Você não sabe o que se comemora no dia 20 de maio? Então, confira mais a seguir sobre o Aniversário de Palmas, Dia do Pedagogo, Dia Nacional do Técnico e Auxiliar de Enfermagem, Dia Mundial das Abelhas, Dia Nacional do Medicamento Genérico e Dia do Comissário da Infância e da Juventude.

  • Saiba ainda mais Planner 2022: 10 modelos gratuitos para se organizar para o novo

Aniversário de Palmas

No dia 20 de maio, celebra-se o Aniversário de Palmas. Fundada em 1989, a cidade completa 34 anos em 2023.

Dessa forma, a data é considerada um feriado municipal e durante o dia acontecem diversas comemorações pela cidade. São exemplos, o tradicional corte de bolo na feira da 307 Norte e o show do Leo Santana no Espaço Cultural.

Fonte: Canva (adaptado)

Em seguida, confira mensagens de homenagem à Palmas.

Frases de Aniversário de Palmas

  • Parabéns para essa cidade tão apaixonante, que dia 20/05 completa mais um ano! Feliz Aniversário Palmas!
  •  20 de maio é o aniversário de Palmas! Te carrego no peito, minha cidade!
  • Eu amo minha cidade, e hoje, mais do que nunca, é dia de declarar meu amor por ela. Feliz 20/05, Palmas!

Dia do Pedagogo

No dia 20 de maio é celebrado o Dia do Pedagogo. A data foi instituída através da Lei nº 13.083, de 8 de janeiro de 2015.

Assim, o pedagogo é o profissional responsável pelos processos de ensino e aprendizagem. Com isso, pode atuar nos ramos de gestão escolar, supervisão, na alfabetização e, também, na Pedagogia Hospitalar e Empresarial.

Dessa forma, a celebração tem como principal objetivo homenagear esses profissionais que se dedicam diariamente na formação e educação de crianças e adolescentes. 

Fonte: Canva (adaptado)

Dia Nacional do Técnico e Auxiliar de Enfermagem

No dia 20 de maio, celebra-se o Dia do Técnico e Auxiliar de Enfermagem. A data foi estabelecida a partir da resolução nº 294, de 2004 e foi definida pelo Conselho Federal de Enfermagem (COFEN).

Dessa forma, a comemoração tem como objetivo homenagear os profissionais que se dedicam a cuidar da saúde dos pacientes com muita dedicação, coragem e amor.

No Brasil, o Dia do Técnico e Auxiliar de Enfermagem fecha a “Semana da Enfermagem”, que se inicia com o Dia Internacional da Enfermagem, em 12 de maio.

Fonte: Canva (adaptado)
  • Logo após, veja Frases de amor: as 130 mais belas mensagens para compartilhar

Dia Mundial das Abelhas

No dia 20 de maio, se comemora o Dia Mundial das Abelhas. A data é uma homenagem ao esloveno Anton Jansã, que é considerado o pioneiro da apicultura moderna, e foi estabelecido pela ONU, em dezembro de 2017.

Dessa forma, o dia tem como objetivo celebrar a incrível diversidade de abelhas e suas contribuições para a saúde e bem-estar do ser humano. Afinal, através da polinização, as abelhas auxiliam diretamente na conservação de florestas e da biodiversidade.

Fonte: Canva (adaptado)

Dia Nacional do Medicamento Genérico

No dia 20 de maio, celebra-se o Dia Nacional do Medicamento Genérico. Desde 10 de fevereiro de 1999, por conta da Lei nº 9.787, o Brasil tem o direito de fabricar e vender medicamentos genéricos e similares para a população do país.

Related Post

De modo geral, os genéricos são medicamentos, que possuem a mesma dosagem e princípio ativo de remédios que já tem suas patentes expiradas. Assim, por não ter que investir em pesquisas, eles acabam sendo mais baratos.

Sendo assim, sem dúvidas, o genérico é muito importante para o benefício do consumidor que procura medicamentos seguros, com qualidade e bom preço.

Fonte: Canva (adaptado)

Dia do Comissário da Infância e da Juventude

No dia 20 de maio, comemora-se o Dia do Comissário da Infância e da Juventude. A data foi criada pelo Projeto de Lei nº 0179, de 1978 e publicado no Diário da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Assim, o Comissário da Infância e da Juventude, também conhecido como Comissário de Menores, tem uma função muito nobre e difícil. Afinal, ele é o responsável por fiscalizar as normas de proteção às crianças e adolescentes.

Assim, que tal homenageá-los hoje? Para isso, preparamos um cartão virtual muito especial, que você pode publicar nas redes sociais!

Fonte: Canva (adaptado)

Sábado é o dia de qual orixá?

Na Umbanda, cada dia da semana conta com suas próprias entidades. Só para exemplificar, o sábado é dia de 2 orixás: Oxum e Iemanjá. Com isso, venha ver como homenagear cada uma delas!

Quem é Oxum na Umbanda?

Oração para Oxum. Fonte: Canva (adaptada)

Também conhecida como a deusa dos lagos, dos rios, da riqueza, dos jogos de búzios e do amor, Oxum representa a pureza e a feminilidade. Para homenageá-la, acenda velas nas cores branca, amarela, rosa e azul-clara.

Além disso, a comida ritual do orixá se chama Omolocum, um cozido de feijão-fradinho, cebola, pó de camarão defumado, sal e azeite de dendê.

Qual o santo do dia 20 de maio?

No dia 20 de maio, a Igreja Católica celebra o dia de São Bernadino de Siena.

São Bernardino de Sena

Hoje, dia 20 de maio, a Igreja Católica celebra o dia de São Bernardino de Siena. Bernardino nasceu no ano 380, em uma família nobre de Sena.

Aos sete anos, já era órfão de pai e mãe e por isso, foi criado por duas tias. Assim, as duas alimentaram o coração do menino com a devoção à Virgem Maria e a Jesus Cristo.

Bernardino completou seus estudos na Universidade de Sena aos 22 anos. No entanto, nessa época decidiu abandonar tudo e ingressar na Ordem dos Franciscanos.

Dentro da Ordem, Bernardino se tornou Frei e aos 35 anos iniciou uma missão de pregador que seguiu até a sua morte.

Dessa forma, o missionário faleceu aos 64 anos, em 1444, após inúmeras pregações e sacrifícios.

São Bernardino de Sena foi canonizado 6 anos após a sua morte e é considerado o padroeiro dos publicitários.

Oração a São Bernardino de Sena

“Ó Deus, que destes ao presbítero São Bernardino de Sena ardente amor pelo Nome de Jesus, ascendei sempre em nossos corações a chama da Vossa caridade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém. São Bernardino de Sena, rogai por nós.”

Fonte: Canva (adaptado)

Próximas datas comemorativas do mês de maio

  • 21 de maio – Dia da Língua Nacional, Dia do Afilhado, Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento e Dia Mundial da Migração dos Peixes;
  • 22 de maio – Dia Internacional da Biodiversidade, Dia do Abraço, Dia do Apicultor e Dia de Santa Rita;
  • 23 de maio – Dia da Tartaruga e Dia da Juventude Constitucionalista;
  • 24 de maio – Dia do Vestibulando, Dia Nacional do Café, Dia da Infantaria, Dia do Datilógrafo, Dia do Telegrafista, Dia do Detento, Dia Nacional do Calcário Agrícola, Dia Nacional do Cigano e Dia Nacional do Milho;
  • 25 de maio – Dia da Indústria, Dia do Massagista, Dia da Costureira, Dia do Orgulho Geek, Dia Nacional da Adoção, Dia do Trabalhador Rural, Dia Internacional do Sapateado, Dia Internacional das Crianças Desaparecidas, Dia do Desafio, Dia Nacional do Respeito ao Contribuinte e Dia Internacional da Tireoide;
  • 26 de maio – Dia Nacional de Combate ao Glaucoma e Dia do Revendedor Lotérico;
  • 27 de maio – Dia Nacional da Mata Atlântica, Dia do Profissional Liberal e Dia do Serviço de Saúde;
  • 28 de maio – Dia do Ceramista, Dia do Hambúrguer, Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher, Dia Nacional de Luta pela Redução da Mortalidade Materna e Dia de São Germano de Paris;
  • 29 de maio – Dia Mundial da Energia, Dia do Estatístico, Dia do Geógrafo, Dia Internacional dos Soldados da Paz das Nações Unidas, Dia de São Maximino, Dia Mundial da Saúde Digestiva e Dia do Ibgeano;
  • 30 de maio – Dia do Geólogo, Dia do Decorador, Dia da Santa Joana d’Arc e Dia Mundial da Esclerose Múltipla;
  • 31 de maio – Dia do Espírito Santo, Dia do Aeroporto, Dia do Comissário de Bordo, Dia Mundial sem Tabaco e Dia Mundial de Combate ao Fumo.

20 de maio: conclusão

Embora 20 de maio não seja um feriado a data celebra marcos importantíssimos para a sociedade.

Em resumo, é neste marco o Você não sabe o que se comemora no dia 20 de maio? Então, confira mais a seguir sobre o Aniversário de Palmas, Dia do Pedagogo, Dia Nacional do Técnico e Auxiliar de Enfermagem, Dia Mundial das Abelhas, Dia Nacional do Medicamento Genérico e Dia do Comissário da Infância e da Juventude.

Ao mesmo tempo, é o São Bernadino de Siena.

Montagem: Paulo Costa
Thamyres Barbosa: Estudante de Letras na UFRJ, apaixonada por literatura, por moda e pelo mundo.
Posts Relacionados

Usamos cookies em nosso site para oferecer uma melhor experiência. Ao clicar em “Aceitar tudo”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. No entanto, você pode visitar "Configurações" para ajustar quais cookies deseja aceitar ou não em nossa Política de Privacidade.

Leia mais