20 de setembro é Dia do Gaúcho. As datas comemorativas de hoje, quarta

Hoje é o vigésimo dia do nono mês do ano, dia do Funcionário Municipal. Veja celebrações de 20 de setembro e frases para compartilhar

Compartilhe

Hoje é dia 20 de setembro! Embora não seja feriado é um dia com celebrações muito importantes. Em seguida, você aprende um pouco sobre a relevância e a origem de cada uma delas.

Ao mesmo tempo, o Fashion Bubbles preparou algumas dicas de conteúdo e frases que podem ser compartilhados nas redes sociais. Assim, você aproveita para interagir com os seus seguidores. Continue acompanhando!

Quando é dia 20 de setembro?

Foto de mesa de computador rosa com frase de bom dia em destaque
Fonte: Canva (adaptado)

Em 2023, 20 de setembro cai em uma quarta-feira. Trata-se do 263º dia do ano. Dessa forma, agora faltam 102 dias para 2024. Além disso, a fase da Lua é nova e estamos no inverno. Nascidos em 20 de setembro são do signo de Virgem.

Assim sendo, estamos no final do nono mês o ano! Aproveite para ficar ligadinho nas datas comemorativas e feriados do mês no calendário de setembro de 2023. Por lá, você também encontra dicas de conteúdo para compartilhar nas suas redes sociais.

Qual o horóscopo de hoje?

Veja, no Spotify, o horóscopo de hoje para seu signo.

Qual o signo de quem nasce em 20 de setembro?

Ilustração com o signo de Virgem, com uma mulher de cabelos ao vento, uma costelação e a data "23 de agosto a 22 de setembro"
Fonte: Canva (adaptado)

Nascidos em 20 de setembro são de Virgem. Sem dúvida, os virginianos são conhecidos por serem organizados, detalhistas, inteligentes e dedicadas.

Similarmente, pessoas desse signo tendem a ter características perfeccionistas e costumam ser muito críticos. Além disso, os virginianos também são pessoas muito é no chão. Por isso, sempre vão pelo caminho mais seguro e racional.

Sendo assim, tendem a gostar de profissões exigem atenção aos detalhes e organização. Por esse motivo, são mais propensos a trabalhar em áreas como escritor, jornalista, analista de sistemas, costura e nutrição.

O que se comemora no dia 20 de setembro?

Você não sabe o que se comemora no dia 20 de setembro? Então, confira mais a seguir sobre o Dia da Revolução Farroupilha (Dia do Gaúcho), Dia do Engenheiro Químico e Dia do Funcionário Municipal.

Dia da Revolução Farroupilha (Dia do Gaúcho)

No dia 20 de setembro, celebra-se o Dia do Gaúcho. A data relembra o início da Revolução Farroupilha, no ano de 1835.

Dessa maneira, ela é considerada um mito fundador da comunidade gaúcha e por isso, é uma das datas mais importantes para o Estado. Com isso, de acordo com o Decreto Estadual nº 36.180, de 1995, o dia é considerado um feriado para o Rio Grande do Sul. Você é Gaúcho? Então, não deixe de prestar suas homenagens nas redes sociais!

Foto com Frase "Feliz Dia do Gaúcho" e Ilustrações do Rio Grande do Sul e da Revolução Farroupilha
Fonte: Canva (adaptado)

Dia do Engenheiro Químico

Hoje, dia 20 de setembro, celebra-se o Dia do Engenheiro Químico. A data é uma homenagem aos profissionais que são responsáveis por trabalhar nas indústrias químicas, seja desenvolvendo produtos ou realizando processos químicos em uma escala industrial.

Com isso, se você administra uma página na rede social que é relacionada com a Engenharia Química, não deixe a data passar em branco!

Foto com frase "Dia do Engenheiro Químico" com foto de engenheiro químico ao fundo
Fonte: Canva (adaptado)

Dia do Funcionário Municipal

No dia 20 de setembro, se comemora o Dia do Funcionário Municipal. A data celebra os profissionais que trabalham na prefeitura de um município.

Dessa maneira, eles são os responsáveis por manter um bom funcionamento de uma cidade, assim como os garis, médicos, professores, engenheiros e muitos outros. Conhece algum Funcionário Municipal? Então, não esqueça de parabenizá-lo!

Ilustrações com diversos profissionais e a frase "Dia do Funcionário Municipal"
Fonte: Canva (adaptado)

Quarta-feira é o dia de qual orixá?

Na Umbanda, cada dia da semana conta com suas próprias entidades. A quarta-feira, por exemplo, é dia de três orixás: Iansã, Obá e Xangô. Logo depois, veja como homenagear cada um!

Quem é Iansã na Umbanda?

Iansã é a dona dos mortos, orixá dos ventos e das tempestades. Foi a terceira mulher de Xangô e, como resultado, o acompanhou à guerra. Para agradecê-la, acenda velas brancas, cor-de-rosa ou vermelhas. Iansã gosta de cabra, galo e acarajé, só que não come abóbora.

oração para Iansã escrita em fundo rosado com ilustração do orixá
Oração para Iansã. Fonte: Canva (adaptada)

Quem é Obá?

Forte e protetora, ela foi a primeira esposa de Xangô. Suas velas podem ser cor-de-rosa, brancas, laranjas ou violetas. Obá come conquem, cabra, assim como pato.

oração para Obá escrita em fundo esverdeado com ilustração do orixá
Oração para Obá. Fonte: Canva (adaptada)

Quem é Xangô na Umbanda?

Um dos orixás mais poderosos, Xangô é o deus do raio e do trovão. Uma vez que suas cores são vermelho e branco, vale acender velas desses tons às quartas-feiras. Cágado e amalá (caruru) são suas comidas favoritas.

oração para Xangô escrita em fundo amarronzado com ilustração do orixá
Oração para Xangô. Fonte: Canva (adaptada)

Qual o santo do dia 20 de setembro?

No dia 20 de setembro, a Igreja Católica celebra o o dia de Santo André Kim Taegon e companheiros.

Santo André Kim Taegon e companheiros

Hoje, dia 20 de setembro, a Igreja Católica celebra o dia de Santo André Kim Taegon e companheiros. Santo André nasceu em uma família cristã, na Coréia, em 1821.

Aos 15 anos, foi enviado para China juntamente com a sua família para fugir da perseguição aos cristãos. Então, quando chegou em Xangai, o bispo o ordenou sacerdote. Durante uma viagem para um encontro com as autoridades eclesiásticas de Pequim, Santo André Taegon e seus companheiros foram descobertos e presos.

Condenados ao martírio, André e outras 103 pessoas foram mortas em setembro de 1846, na Coréia. Com isso, em 1984, o Papa João Paulo II canonizou Santo André Taegon e seus companheiros e determinou o dia 20 de setembro para a festa litúrgica.

Oração de Santo André Kim Taegon e companheiros

“Deus todo-poderoso, que destes ao mártir Santos André Kim Taegón e companheiros a graça de sofrer pelo Cristo, ajudai também a nossa fraqueza, para que possamos viver firmes em nossa fé, como eles não hesitaram em morrer por vosso amor. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.”

Foto de paisagem vermelha com a Oração de Santo André Kim Taegon e companheiros em destaque
Fonte: Canva (adaptado)

Relacionadas

Próximas datas comemorativas do mês de setembro

  • 21 de setembro – Dia da Árvore, Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, Dia do Adolescente, Dia da Tia e Dia Internacional da Paz;
  • 22 de setembro – Início da Primavera, Dia do Contador e Dia Mundial Sem Carro;
  • 23 de setembro – Dia do Sorvete, Dia dos Filhos e Dia de Combate ao Estresse;
  • 24 de setembro – Dia do Mototaxista em São Paulo;
  • 25 de setembro – Dia Nacional do Trânsito, Dia Internacional do Farmacêutico, Dia do Rádio e Dia da Radiodifusão;
  • 26 de setembro – Dia dos Primos. Dia Nacional dos Surdos, Dia Mundial do Mar, Dia Interamericano das Relações Públicas e Dia Internacional para a Eliminação Total das Armas Nucleares;
  • 27 de setembro – Dia de São Cosme e Damião, Dia Nacional de Doação de Órgãos, Dia do Encanador, Dia Mundial do Turismo, Dia Nacional do Turismólogo e dos Profissionais do Turismo e Dia Nacional dos Vicentinos;
  • 28 de setembro – Dia do Hidrógrafo, Dia Mundial de Luta contra a Raiva, Dia Internacional do Acesso Universal à Informação, Dia da Lei do Ventre Livre e Dia de São Venceslau;
  • 29 de setembro – Dia do Anunciante, Dia Mundial do Petróleo, Dia Mundial do Coração, Dia Marítimo Mundial e Dia dos Santos Arcanjos Miguel, Rafael e Gabriel;
  • 30 de setembro – Dia da Secretária, Dia da Bíblia Católica, Dia da Navegação, Dia Nacional do Jornaleiro, Dia Mundial do Tradutor e Dia Internacional da Tradução.

20 de setembro: conclusão

Embora 20 de setembro não seja um feriado a data celebra marcos importantíssimos para a sociedade. Em resumo, é neste marco celebra-se a Revolução Farroupilha (Dia do Gaúcho), o Dia do Engenheiro Químico e Dia do Funcionário Municipal. Ao mesmo tempo, é o dia de Santo André Kim Taegon e companheiros.

Foto de escrito 20 de setembro com flor branca e papel no asfalto
Fonte: Fashion Bubbles

Compartilhe

Enquete BBB 2024: quem vence o programa após a eliminação de Anny?

Anny foi a nona eliminada do Big Brother, e agora restam 16 pessoas na disputa pelo prêmio. Qual delas você acha que merece ganhar o reality? Participe da votação na enquete Fashion Bubbles e confira resultado parcial em tempo real!


Newsletter

Inscreva-se em nosso newsletter e receba diretamente em seu e-mail artigos exclusivos, dicas de beleza imperdíveis e as últimas novidades dos reality shows mais badalados. Não perca a chance de estar sempre à frente, conhecendo as tendências e segredos que só os verdadeiros conhecedores do universo fashion e do glamour dos realitys têm acesso!

Não fazemos spam! Leia mais em nossa política de privacidade.


Últimas notícias BBB

Últimas notícias