Foto de prancheta em mesa de escirtório com a frase "21 de dezembro" escrito em rosa

21 de janeiro é Dia Mundial da Religião. Veja as datas comemorativas de hoje, sábado

Também é o Dia de Santa Inês de Roma e dia do orixá Oxum e Iemanjá. Veja celebrações de 21 de janeiro e frases para compartilhar

Compartilhe

Hoje é dia 21 de janeiro! Embora não seja é um dia com celebrações muito importantes. Em seguida, você aprende um pouco sobre a relevância e a origem de cada uma delas.

Ao mesmo tempo, o Fashion Bubbles preparou algumas dicas de conteúdo e frases que podem ser compartilhados nas redes sociais. Assim, você aproveita para interagir com os seus seguidores. Continue acompanhando!

Quando é dia 21 de janeiro?

Frase de Bom dia
Nesse sentido, confira o cartão virtual de bom dia que você pode compartilhar nas suas rede sociais. Fonte: Canva (adaptado)

Em 2023, 21 de janeiro cai em uma sábado. Trata-se do 21º dia do ano. Dessa forma, agora faltam 344 dias para 2024. Além disso, a fase da Lua é nova e estamos na verão. Nascidos em 21 de janeiro são do signo de Aquário.

Assim sendo, estamos no final do primeiro mês do ano! Aproveite para ficar ligadinho nas datas comemorativas e feriados do mês no calendário de janeiro de 2023. Por lá, você também encontra dicas de conteúdo para compartilhar nas suas redes sociais.

  • Ao mesmo tempo, veja Calendário 2023: feriados, datas comemorativas e ideias de posts

Qual o horóscopo de hoje?

Veja, no Spotify, o horóscopo de hoje para seu signo.

Qual o signo de quem nasce em 21 de janeiro?

Nascidos no dia 21 de janeiro são de Aquário. Sem dúvidas, os aquarianos são conhecidos por serem criativo, inteligentes e comunicativos.

Ilustração do signo de aquário, com data de início e fim
Fonte: Canva (adaptado) Montagem: Thamyres Barbosa

Similarmente, pessoas desse signo tendem a ser muito independentes e por isso, costumam não gostar de dramas emocionais. Além disso, também são pessoas impulsivas por esse motivo, podem perder os controle de algumas situações.

Sendo assim, os aquarianos tendem a gostar de profissões que lhe dão a chance de inovar. Por esse motivo, são mais propensos a trabalhar com moda, jornalismo, letras ou cinema.

O que se comemora no dia 21 de janeiro?

Você não sabe o que é comemorado no dia 21 de janeiro? Então, confira mais a seguir sobre o Dia Mundial da Religião, Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa e Dia Internacional do Moletom.

Dia Mundial da Religião

No dia 21 de janeiro celebra-se o Dia Mundial da Religião. A data foi criada em dezembro de 1949, em uma Assembleia Nacional dos Baha’is, uma religião monoteísta fundada por Bahá’u’lláh, no século XIX, na Pérsia.

Sendo assim, este dia tem como objetivo reforçar a necessidade do respeito, da tolerância e do dialogo entre todas as religiões do mundo.

Dia Mundial da Religião 21 de janeiro
Fonte: Canva (adaptado)

De acordo com as resoluções desta data, não importa se a religião é monoteísta, ou seja, acredita em um Deus, ou politeísta, acredita em vários deuses. O importante é que todas se respeitem e tenham uma convivência pacífica.

Então, você sabe quais são as religiões mais populares do mundo? Confira as 8 primeiras!

As maiores religiões do mundo

  • 1º – Cristianismo
  • 2º – Islamismo
  • 3º – Hinduísmo
  • 4º – Religião Tradicional Chinesa
  • 5º – Budismo
  • 6º – Sikhismo
  • 7º – Judaísmo
  • 8º – Espiritismo

  • Além disso, veja Frases de amor: as 130 mais belas mensagens para compartilhar

Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa

No dia 21 de janeiro também se comemora o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa.

A data foi instituída pela Lei nº 11.635, de 27 de dezembro de 2007, em homenagem à morte da Mãe Gilda, do terreiro Ilê Abassá de Ogum, em Salvador.

Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa
Fonte: Canva (adaptado)

No Brasil, é previsto pelo artigo 5º, VI, da Constituição Federal o direito à liberdade de religião e crença. Sendo assim, a intolerância religiosa também é passível de punição de acordo com o Código Penal.

Dessa forma, esta data tem como objetivo alertar a população sobre os problemas da intolerância religiosa e também comemorar a luta pelo direito e igualdade de todas religiões existentes no mundo.

Dia Internacional do Moletom

No dia 21 de janeiro, é comemorado o Dia Internacional do Moletom. O Moletom foi criado em 1920 para proteger os trabalhadores nos frigoríficos.

Assim, ele é um tecido feito de algodão ou lã, cujo nome tem origem francesa “molleton”.

Dia Internacional do Moletom
Fonte: Canva (adaptado)

Ao longo dos anos, o moletom foi ganhando seu espaço no mercado e atualmente, ele assumiu o protagonismo nas produções. Isso porque, a peça versátil, prática e super confortável, ganhou o amor da sociedade nos tempos de pandemia.

Sendo assim, o estilo “comfy” está sendo produzido por diversas marcas e tem para todos os gostos, desde os mais arrumados aos mais esportivos.

Portanto, esta data é uma ótima data comercial. Então, que tal você usar um cartão virtual e chamar a atenção dos seus clientes?

Com certeza, é uma ótima estratégia de marketing e você poderá vender muito mais!

Próximas datas comemorativas do mês de janeiro

  • 22 de janeiro – Ano-Novo Chinês e Dia de Santo André;
  • 23 de janeiro – Dia Internacional da Medicina Integrativa e Dia de Santo Ildefonso;
  • 24 de janeiro – Dia Internacional da Educação, Dia da Previdência Social e Dia dos Aposentados;
  • 25 de janeiro – Dia dos Correios e Telégrafos, Dia do Carteiro, Dia Nacional da Bossa Nova e Aniversário de São Paulo;
  • 26 de janeiro – Dia da Gula e Dia de São Timóteo;
  • 27 de janeiro – Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto e Dia do Orador;
  • 28 de janeiro – Dia Internacional da Privacidade de Dados, Dia Internacional do Lego, Dia Nacional do Auditor-Fiscal do Trabalho, Dia do Portuário, Dia do Comércio Exterior, Dia de São Tomás de Aquino e Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo;

Sábado é o dia de qual orixá?

Na Umbanda, cada dia da semana conta com suas próprias entidades. Só para exemplificar, o sábado é dia de 2 orixás: Oxum e Iemanjá. Com isso, venha ver como homenagear cada uma delas!

Quem é Oxum na Umbanda?

Oração para Oxum
Oração para Oxum. Fonte: Canva (adaptada)

Também conhecida como a deusa dos lagos, dos rios, da riqueza, dos jogos de búzios e do amor, Oxum representa a pureza e a feminilidade. Com o objetivo de homenageá-la, acenda velas nas cores branca, amarela, rosa e azul-clara.

Além disso, a comida ritual da orixá se chama Omolocum, um cozido de feijão-fradinho, cebola, pó de camarão defumado, sal e azeite de dendê.

Quem é Iemanjá?

Oração para Iemanjá
Oração para Iemanjá. Fonte: Canva (adaptada)

Deusa dos mares e oceanos, Iemanjá é muito conhecida no Brasil. Assim, para fazer uma homenagem à entidade, as melhores opções de velas são branca, azul clara, rosa e verde-clara.

Dessa maneira, a comida para a orixá é o Ebó, feito com milho branco, azeite, sal e cebola.

Qual o santo do dia 21 de janeiro?

No dia 21 de janeiro, a Igreja Católica celebra o dia de Santa Inês de Roma.

Santa Inês de Roma

Hoje, dia 21 de janeiro, a Igreja Católica celebra o dia de Santa Inês de Roma. Inês pertencia a uma família nobre romana e foi cuidada por uma Aia, uma babá, que só a deixaria após o casamento.

Dede muito nova, ela demonstrou ter personalidade forte e seguia a Deus fielmente, consagrando sua pureza a Ele!

Com apenas 12 anos, por conta de sua beleza, Inês era muito cortejada. Então, um de seus pretendentes, o filho do prefeito de Roma, fez o um pedido de casamento formal à família, porém Inês não aceitou, por conta de sua devoção a Deus.

Como resultado, ele a denunciou como cristã, no tempo da perseguição aos cristãos. Com isso, Inês foi presa e condenada a vários castigos, para que assim, ela renunciasse de sua fé.

Entretanto, novamente, Inês negou-se a renunciar sua fé. Por isso, o prefeito, com muita raiva, condenou-a a ser exposta nua em um prostibulo, para que, todos os homens de Roma a vissem.

Assim, Inês pediu proteção e Deus e uma luz celestial a protegeu, de forma que ninguém conseguiu vê-la.

Logo depois, uma série de milagres protegendo a Santa aconteceram, e o prefeito de Roma ficou com medo e passou o caso ao vice prefeito chamado Aspasio.

Dessa maneira, Aspasio mandou queima-la e as chamas nada a fizeram. Por fim, ele decidiu mandar cortarem sua cabeça. Nesse sentido, ela foi morta, com apenas 13 anos, no dia 21 de janeiro de 317.

Por fim, Santa Inês é considerada a padroeira da pureza, da castidade e dos noivos. Além disso, no local onde era localizado o prostibulo, hoje fica a Basílica de Santa Inês, em Roma.

Oração a Santa Inês

Ó dulcíssimo Senhor Jesus Cristo, fonte de todas as virtudes, amigo das almas virginais, vencedor fortíssimo das ciladas dos poderosos, severíssimo extirpador de todos os vícios, lançai propício vosso olhar para a minha fraqueza, e pela intercessão de Vossa Santíssima Mãe, a Virgem Maria e de Santa Inês, concedei o auxílio de vossa divina graça.

Santa Inês, rogai por nós.”

Oração a Santa Inês
Fonte: Canva (adaptado)

21 de janeiro: conclusão

Embora 21 de janeiro não seja um feriado a data celebra marcos importantíssimos para a sociedade.

Em resumo, é neste marco celebra-se o Dia Mundial da Religião, Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa e Dia Internacional do Moletom.

Ao mesmo tempo, é o de Dia de Santa Inês de Roma. Fora que todo sábado é dia do orixá Oxum e Iemanjá.

Datas Comemorativas 21 de janeiro
Montagem: Paulo Costa

Compartilhe

Notícias em Alta

Últimas Notícias