Ilust

24 de janeiro é Dia Internacional da Educação. Veja as datas comemorativas de hoje, terça

Hoje é o vigésimo quarto dia do primeiro mês do ano. Confira as celebrações de 24 de janeiro e frases para compartilhar

Compartilhe

Hoje é 24 de janeiro! Não é feriado, mas um dia com datas comemorativas importantes. Em seguida, você aprende um pouco mais sobre cada uma delas e encontra frases para compartilhar com quem quiser.

Em simultâneo, o Fashion Bubbles preparou alguns cartões virtuais que podem ser compartilhados e dicas para as redes sociais. Assim, você aproveita para interagir com os seus seguidores. Continue acompanhando!

Quando é dia 24 de janeiro?

Foto de mar com frase de bom dia com fé em Deus
Fonte: Canva (adaptado) Montagem: Thamyres Barbosa

Em 2023, 24 de janeiro cai em uma segunda-feira. Trata-se do 24º dia do ano. Assim sendo, hoje faltam 341 dias para 2024. Além disso, estamos no verão e a fase da Lua é nova. Enfim, quem nasce em 24 de janeiro é do signo de Aquário.

Hoje é o vigésimo quarto dia do primeiro mês do ano! Aproveite para ver todos os feriados e as datas comemorativas do mês no calendário de janeiro de 2023. Lá você encontra também dicas de conteúdo para postar nas suas redes sociais!

Qual o horóscopo de hoje?

Veja no Spotify, o horóscopo de hoje para seu signo.

Qual o signo de quem nasce em 24 de janeiro?

Nascidos no dia 24 de janeiro são de Aquário. Sem dúvidas, os aquarianos são conhecidos por serem criativo, inteligentes e comunicativos.

Ilustração do signo de aquário, com data de início e fim
Fonte: Canva (adaptado) Montagem: Thamyres Barbosa

Similarmente, pessoas desse signo tendem a ser muito independentes e por isso, costumam não gostar de dramas emocionais. Além disso, também são pessoas impulsivas por esse motivo, podem perder os controle de algumas situações.

Sendo assim, os aquarianos tendem a gostar de profissões que lhe dão a chance de inovar. Por esse motivo, são mais propensos a trabalhar com moda, jornalismo, letras ou cinema.

O que se comemora no dia 24 de janeiro?

Está se perguntando: afinal, 24 de janeiro é dia de quê? Então, saiba mais sobre Dia Internacional da Educação, Dia da Previdência Social e Dia Nacional dos Aposentados.

Dia Internacional da Educação

Em 24 de janeiro celebra-se o Dia Internacional da Educação. O marco tem por objetivo reforçar a importância da educação no desenvolvimento humano em diversos aspectos.

A educação é importante para a humanidade, pois fornece ferramentas que nos permite evoluir e conquistas uma vida mais digna e melhor.

No Brasil, o Dia Internacional da Educação é comemorado hoje, porém também em 28 de abril. Isso porque a ONU, em 2018, escolheu a 1ª data com a proposta de reafirmar uma série de objetivos que visam o desenvolvimento sustentável e à paz.

No entanto, muitos educadores brasileiros entendem que o marco deve ser celebrado no 28 de abril. Por conta de que neste dia no ano 2000 foi assinado um compromisso internacional pelos líderes de 164 países (Brasil incluso) a fim de garantir o desenvolvimento da educação no mundo.

  • Enquanto isso, confira Mesa de estudos: 20 ideias de como usar na decoração do quarto

Que tal hoje compartilhar conteúdo sobre a data em suas redes sociais. Caso você seja professor, 2022 é mais um ano em que possivelmente os estudos, por conta da pandemia, possam não ser realizados da melhor e ideal forma. Então, você pode falar da importância da educação, refletir sobre o futuro das crianças e adolescentes que estudaram anos por meio de um dispositivo móvel ou até mesmo dar concelhos para os responsáveis da geração futura.

Dia da Previdência Social

O Dia da Previdência Social é comemorado anualmente em 24 de janeiro. Em 2022, a Previdência Social completa 99 anos.

O marco faz homenagem ao Decreto Legislativo 4.682/1923, de 24 de janeiro de 1923, também conhecido como Lei Eloy Chaves. Essa foi a lei que instituiu a base do sistema previdenciário brasileiro.

Foto sobre o Dia da Previdência Social, data comemorativa de hoje.
Fonte: Camaramilha

Dia Nacional dos Aposentados

Outra data comemorativa de 24 de janeiro, o Dia Nacional dos Aposentados. O marco homenageia os profissionais que tiveram uma vida inteira dedicada ao trabalho e agora usufruem de um merecido descanso.

No Brasil, os aposentados contam com os benefícios da previdência social, recebendo do governo uma remuneração por todos os anos prestando serviços ao país.

Foto sobre o Dia do Aposentado, data comemorativa de hoje.
Fonte: Previcrato

Contudo, que tal hoje postar uma mensagem especial sobre a data comemorativa?

  • É dia de agradecer a quem, com trabalho contribuiu para um presente mais digno, deixando o legado da ética, da competência e da garra.
  • Prolongar é desejo de todos, desfrutar de uma aposentadoria sadia é sabedoria de poucos.
  • Para sonhar com o futuro é necessário investir no presente. Nossa homenagem a todos aqueles que acreditaram sempre no futuro.

Próximas datas comemorativas do mês de janeiro

  • 25 de janeiro – Dia dos Correios e Telégrafos, Dia do Carteiro, Dia Nacional da Bossa Nova e Aniversário de São Paulo;
  • 26 de janeiro – Dia da Gula e Dia de São Timóteo;
  • 27 de janeiro – Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto e Dia do Orador;
  • 28 de janeiro – Dia Internacional da Privacidade de Dados, Dia Internacional do Lego, Dia Nacional do Auditor-Fiscal do Trabalho, Dia do Portuário, Dia do Comércio Exterior, Dia de São Tomás de Aquino e Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo;
  • 29 de janeiro – Dia Nacional da Visibilidade Trans e Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase 2023;
  • 30 de  janeiro – Dia Mundial da Não-Violência e Cultura de Paz, Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos, Dia do Padrinho e Dia da Saudade;
  • 31 de janeiro – Dia do Mágico, Dia do Engenheiro Ambiental, Dia de São João Bosco e Dia Nacional das Reservas Particulares do Patrimônio Natural.

Terça-feira é o dia de qual orixá?

Na Umbanda, cada dia da semana conta com suas próprias entidades. Só para exemplificar, a terça-feira é dia de 1 orixá: Oxumarê. Logo depois, veja como homenageá-lo!

Oxumarê

Oração a Oxumarê
Oração a Oxumarê. Fonte: Canva (adaptado)

Também conhecido por renovar nossa criatividade, Oxumarê, acaba com ciclos dolorosos, trazendo alegria e nos fazendo tomar as melhores decisões para a vida. Com o objetivo de homenageá-lo, acenda velas nas cores branca, ou bicolores amarela e verde.

Além disso, a comida ritual do orixá se chama Aberém, uma comida feita com milho moído, macerado em água e cozido em folhas de bananeiras secas.

Qual o santo do dia 24 de janeiro?

Em 24 de janeiro a Igreja Católica celebra o São Francisco de Sales. Francisco teria nascido em Castelo de Sales, Ducado de Saboia, e vivido nos séculos XVI e XVII.

O santo foi bispo de Genebra de 1602 a 1622. A sua profunda fé e abordagem gentil aos conflitos religiosos que inflamaram sua diocese durante a Reforma Protestante o tornaram famoso.

Francisco escreveu obras sobre direção e formação espiritual, duas delas são: “Introdução à Vida Devota” e “Tratado do Amor de Deus”.

Foto de imagem de São Francisco de Sales.
Fonte: Wikipédia

Francisco morreu em Lyon no dia 28 de dezembro de 1622 após sofrer um derrame. Foi bentificado em 1661 pelo papa Alexandre VII, que quatro anos depois o canonizou. O papa Pio IX declarou Francisco, Doutor da Igreja em 1877.

São Francisco de Sales é conhecido por o Santo Cavalheiro” devido a sua paciência e gentileza.

24 de janeiro: conclusão

Embora 24 de janeiro não seja um feriado, a data possui celebrações de muita importância.

Em resumo, hoje é comemorado o Dia Internacional da Educação, Dia da Previdência Social e Dia Nacional dos Aposentados .

Ao mesmo tempo, é o dia de São Francisco de Sales. Fora que toda terça é dia do orixá Oxumarê.

Foto de calendário com a data 24 de janeiro.
Montagem: Equipe Fashion Bubbles

 

Compartilhe

Notícias em Alta

Últimas Notícias