Hoje é 27 de janeiro! Não é feriado, mas um dia com datas comemorativas importantes. Em seguida, você aprende um pouco mais sobre cada uma delas e encontra frases para compartilhar com quem quiser.

Em simultâneo, o Fashion Bubbles preparou alguns cartões virtuais que podem ser compartilhados e dicas para as redes sociais. Assim, você aproveita para interagir com os seus seguidores. Continue acompanhando!


Quando é dia 27 de janeiro?


Em 2022, 27 de janeiro cai em uma quinta-feira. Trata-se do 27º dia do ano. Assim sendo, hoje faltam 338 dias para 2023. Além disso, estamos no verão e a fase da Lua é Minguante. Enfim, quem nasce em 27 de janeiro é do signo de Aquário.

Hoje é o vigésimo sétimo dia do primeiro mês do ano! Aproveite para ver todos os feriados e as datas comemorativas do mês no calendário de janeiro de 2022. Lá você encontra também dicas de conteúdo para postar nas suas redes sociais!


Qual o horóscopo de hoje?


Veja no Spotify, o horóscopo de hoje para seu signo.



Qual o santo do dia 27 de janeiro?


Em 27 de janeiro a Igreja Católica celebra a Ângela Merici, virgem, e Marcolino de Forlì, presbítero. Ângela teria nascido em  Desenzano del Garda, Itália, e vivido nos séculos XV e XVI. Já Marcolino nascido em Forlì, Itália, e vivido no século XIV.

Ângela foi uma jovem órfã da Ordem Terceira Franciscana que ficou conhecida por sua generosidade para com todos. A vida da santa é descrita como de total apostolado.

Em Bréscia, no ano 1535, Ângela fundou o Irmãs Ursulinas, um instituto feminino para assistência e formação de meninas pobres. Morreu em 1540 sendo canonizada em 1807 pelo Papa Pio VII.


Foto com imagem de Santa Ângela.
Representação de Santa Ângela. Fonte: Wikipédia

Marcolino ficou marcado pela simplicidade e serenidade de sua vida, porém também por seu compromisso caritativo com os pobres e as crianças.

Viveu no convento de San Giacomo Apostolo dei Domenicani em ForlÌ, onde passou uma vida orando e amando a Deus. Seu corpo está hoje na Catedral de Forlì.


Foto dos restos do beato Marcolino na Catedral de Forlì.
Altar do beato Marcolino na Catedral de Forlì, com os restos do beato. Fonte: Wikipédia


O que se comemora no dia 27 de janeiro?


Está se perguntando: afinal, 27 de janeiro é dia de quê? Então, saiba mais sobre Dia Internacional em Memória às Vítimas do Holocausto, Dia do Orador e Dia da Elevação do Brasil Vice-Reinado (1763)


Dia Internacional em Memória às Vítimas do Holocausto


Em 27 de janeiro celebramos o Dia Internacional em Memória às Vítimas do Holocausto. O marco é dedicado às milhões de pessoas que sofreram torturas e foram mortas nos campos de concentração comandados pela Alemanha Nazista, durante a Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945), sob o comando de Adolf Hitler.

As primeiras vítimas dos nazistas foram os deficientes mentais ou física, e opositores do governo. Além disso, grupos que eram considerados “inferiores” para o nazismo, como homossexuais, negros, ciganos, Testemunhas de Jeová, morreram nos campos de concentração.

A maioria das pessoas assassinadas eras judeus, estimam-se que tenham sido mortas mais de 6 milhões durante o Holocausto.

A crueldade foi tão grande que, com o objetivo de evitar episódios semelhantes no futuro, foi criada a UNESCO — Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura.



Foto sobre o Dia Internacional em Memória às Vítimas do Holocausto.
Fonte: Facebook

Em seguida, você pode compartilhar alguma das frases abaixo em suas redes sociais hoje para fazer uma homenagem às milhões de vítimas do Holocausto:

  • Que não aconteça nunca mais! O que é feito não pode ser desfeito, mas podemos prevenir que aconteça novamente. (Anne Frank)
  • Neste dia, tire um minuto para lembrar as atrocidades que uma guerra pode fazer.
  • Para que a história não se repita. Para que a memória não se perca.

Dia do Orador


Comemora-se o Dia do Orador também em 27 de janeiro. Embora não tenhamos encontrado nada que oficialize a data, é relevante ressaltar a importante do papel desse profissional na vida das pessoas.

Orador é aquele que fala em público, que possui uma boa oratória e faz uso disso para atividades pessoais, sociais e profissionais.


Foto sobre o Dia do Orador, hoje.
Fonte: Prefeitura Municipal de Nortelândia


Dia da Elevação do Brasil Vice-Reinado (1763)


No dia 27 de janeiro de 1763, a capital do Brasil, antes Salvador, passou a ser o Rio de Janeiro. Por isso, a data é considerada como a elevação do Brasil Vice Reinado.

O Rio de Janeiro não precisou de grandes modificações e adaptações para desempenhar da melhor forma possível seu papel, pois de forma gradativa foi crescendo e se adaptando ao seu destino.

Depois disso, o Brasil ainda teve Curitiba como capital. Hoje, portanto, desde 1960, a capital do país é Brasília, já que a cidade foi propositalmente projetada durante o mandato de Juscelino Kubitschek para ser símbolo da modernização e desenvolvimento do então presidente do país.



Foto sobre o Dia da Elevação do Brasil Vice-Reinado (1763).
Fonte: Colégio Web

Que tal compartilhar uma frase sobre a história do nosso país hoje? Confira algumas abaixo:

  • Brasil: país de rica história!
  • Hoje é Dia da Elevação do Brasil Vice-Reinado (1763)! Que Deus abençoe o nosso país. Que o sol da justiça possa brilhar sobre nossa pátria, trazendo paz e prosperidade.

Próximas datas comemorativas do mês de janeiro


  • 28 de janeiro – Dia Internacional da Proteção de Dados, Dia do Portuário, Dia Nacional do Auditor-Fiscal do Trabalho, Dia Internacional do Lego, Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, Dia de São Tomás de Aquino e Dia do Comércio Exterior;
  • 29 de janeiro – Dia Internacional do Hanseniano e Dia Nacional da Visibilidade Trans;
  • 30 de janeiro – Dia da Saudades, Dia do Padrinho, Dia Nacional de Combate a Prevenção da Hanseníase, Dia Mundial da Não-Violência e Cultura de Paz, Dia do Portuário e Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos;
  • 31 de janeiro – Dia do Lançamento do 1º Satélite (EUA), Dia do Engenheiro Ambiental, Dia Nacional das Reservas Particulares do Patrimônio Natural, Dia de São João Bosco e Dia Mundial do Mágico;
  • 1 de fevereiro – Dia do Publicitário e Ano-Novo Chinês;


27 de janeiro: conclusão


Embora 27 de janeiro não seja um feriado, a data possui celebrações de muita importância. A Igreja Católica celebra hoje a santa Ângela Merici, virgem, e o Marcolino de Forlì, presbítero.

Em resumo, hoje é comemorado o Dia Internacional em Memória às Vítimas do Holocausto, Dia do Orador e Dia da Elevação do Brasil Vice-Reinado (1763).


  • Por fim, confira também Feriados em 2022: Veja datas e dia da semana de todos!